Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cinco Campos

Confira o texto publicado na coluna Prego na Chuteira na edição desta quarta-feira (31) no Jornal O Dia.

31/07/2019 08:38

Cinco Campos

Meus amigos, o futebol desta serie B Piauí neste ano será disputado em cinco  estádios deste Estado  e estes campos tem que ter o tal de laudo  que é um documento onde se diz que o dito tem condição de receber jogo e  gente para ver este jogo. Condição no gramado e no cimentado. É onde estão os direitos humanos  que uns confundem com os direitos do Elmano que era meu amigo, nos  bons tempos de Mão Santa  no Palácio de Karnac e estava em moda  comprar  carro na Automac.E os campos  são estes: De Campo Maior, Picos, Floriano, Oeiras e Timon . É a  desestadualização  do campeonato, fato inédito no futebol nacional. Um time de um estado  de carência disputar   campeonato em outro estado de  necessidade. Isto  se justifica com o  nosso “slogan”: ‘Só  no Piauí mesmo !” Ficará na história e futuramente dirão que isto aconteceu no tempo do Carcará de Barras de Maratoan, sucessor de Cesarino, primeiro e  único,  de saudosa memória.E a bola rola porque é redonda , vai rolar nos  estádios piauienses de Oeiras, Picos,Floriano, Campo Maior, na capital Teresina e na sua “prima” Timon que é do Maranhão mas é  nossa filha adotiva, é de casa e gente daqui mora lá e gente que mora aqui  e tem gente que come lá e dorme aqui e come lá e assim  um vai e vem, assim como o Lula e o doutor Gil Alves dos Santos. E pela primeira vez,  um clube maranhense vai disputar  o certame piauiense como se teresinense fosse.  Assim como os rapazes e moças de lá vêm concorrer  com os de cá nos concursos públicos e muita gente de lá é casada com o povo de cá. Porque o rio Parnaiba não separa .Une  o Piauí coo o Maranhão. E o esporte é uma atividade lúdica  que tem na sua mais bela expressão a união, a confraternização, até pelo contato carnal.  O corpo a corpo, o mano a Elmano até ao “vai que é tua , Tafarel!” como diz o locutor da rêde Globo. E aqui, na capital do Piauí, a federação de futebol sob o comando  de Braum,o Carcará dads Barras de Maratoan, sucessor de Casarino primeiro e único, dá prazo para interessados  ao campeonato de futebol profissional   arrumarem  seus campos de jogo porque o caso é sério não é futebol de meia  tigela não. Ajeitem os campos. Picos de Miolinho, Floriano  de Aldênio, Oeiras Conceição Pipoca,Tadeu  e Bil, Piripiri de Luiz “Menez” e Raimundo Pão e o “naturalizado” Sergil Araujo. E agora com mais um novidade interestadual. Timon (MA) no campeonato do Piauí. Os cearenses, irônicos, irão dizer:-“ Só no Piauí mermo” !

O Piauí em alta

Em foto do meu arquivo implacável  e subtraído, Alfredo Nunes era presidente da  FPD e medalhava João Havelange  em solenidade na Federação, com Magal e Genésio Araujo, ao fundo e dona Genu Morais.O local era a sede da mentora.

Era Carcará I

O atual comando do futebol piauiense marcará época no jogo de bola como a primeira vez que se “naturaliza”  um time. Timon, do Maranhão, vem  disputar campeonato piauiense de pebol e é já que os cearenses, invejosos como são, vão até botar o time de Tianguá neste certame piauiense, eles, vizinhos de Piripiri e Pedro Segundo. Pois o Timon está na série B de Batalha do Piauiense que começa no dia da parada, 7 setembro. E a grande pedida será, sem dúvida, a participação de uma equipe de outro estado  no estadual do Piauí. Mais um motivo para os cearenses zoarem os piauienses, dizendo o bordão: “Só no Piauí mesmo !”

Era Carcará II

Diz Braun I e único que ele mesmo vai visitar todos os estádios, até o de Timon, para ver se tudo está de acordo com o gabarito do laudo dos bombeiros e em caso contrário, pode até jogarem lá mas será com os portões fechados e pregos em cima dos muros com as pontas para cima. O sucessor de  Cesarino Oliveira declarou que ele mesmo vai examinar todos os locais de jogos em todas as cidades, ver de perto para contar de certo e não ir pela cabeça dos outros como piolho. Ele concorda com o pensador da Cacimba Velha, nosso Wiilliam Bogéa, o” VeI” diz nas suas “para-bolas”  conclusórias de que “futebol é coisa séria, meus amigos”.

Mais sobre: