Os Esportes Eletrônicos (ou eSport, e-sport) estão em grande ascensão no Brasil com o crescimento do número de torneios organizados pelos próprios jogadores, online ou presenciais. Em 2014, alguns eventos trouxeram palcos com competições simultâneas de vários títulos, como League of Legends, Dota e World of Warcraft.
Final do Brasileiro de League of Legends (LoL) reuniu mais de 6 mil pessoas. (Uol)
Uma prova desse crescimento está na legitimidade ao chamarem a atenção de pessoas e empresas que normalmente não se envolvem com games. Em São Paulo, a X5 Mega Arena teve duas edições no ano, e foi considerada um sucesso por seus organizadores, quando na final do Brasileiro de League of Legends (LoL) reuniu mais de 6 mil pessoas no Maracanãzinho em 2014.
Cenário do eSport para 2015
Com eventos específicos para fãs da modalidade e até mesmo final de campeonato no Ginásio do Maracanãzinho, os tais 'esportes eletrônicos' conseguiram invadir um pouco do espaço dos esportes tradicionais. O otimismo compartilhado por quem está no meio nasce da perspectiva de que os investimentos só tendem a crescer.
Final do LoL no Ginásio do Maracanãzinho. (Uol)
Empresas grandes como a Lenovo, KaBuM! e até o site pornô You Porn criaram novas equipes de eSports, e startups como a Behive também movimentam o cenário. A própria Riot, maior criadora de jogos para o gênero, confirmou que realizará a final do Brasileiro de "LoL" na arena do Palmeiras em agosto, promete distribuir R$ 560 mil em prêmios ao longo do ano.
Riot confirmou final do Brasileiro de "LoL" na arena do Palmeiras em agosto e promete R$ 560 mil. (Divulgação)
"Quadruplicamos nosso orçamento de marketing em relação a 2014, e temos um planejamento ambicioso". Queremos que todo mundo, e não apenas quem curte games, entenda que o eSport é algo que merece atenção e respeito", revela Roberto Iervolino, da Riot.
Fonte: Uol Games