• COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 2019 - 2020
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

02 de agosto de 2019

Questão dos direitos esportivos toma caminhos bem complicados

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta sexta-feira (2) no Jornal O Dia.

Questão dos direitos esportivos toma caminhos bem complicados 

Band e Rede TV! ainda mantêm alguma esperança, mas as chances de qualquer uma transmitir o campeonato alemão na televisão aberta são bastante remotas. A negociação é muito complicada. Garantidos, só os canais fechados, Fox e ESPN, por acaso, TVs da mesma Disney. A situação em relação ao campeonato francês é semelhante. A Rede TV! já desistiu e só a Band ainda tem alguma esperança, mas sabe que as suas chances também são muito remotas. A DAZN, a dona no caso, só aceita conversar a partir de R$ 30 milhões por temporada. Não é por nada, mas do jeito que vai, com esses grandes grupos entrando com tudo, alguns de origem não tão conhecidas, é difícil saber como vai caminhar a questão dos direitos esportivos. As preocupações no meio já são muito sérias. O mercado, percebe-se, está bem assustado.

Nova série 

Terminaram, em São Paulo, as gravações de “Colônia”, do diretor e roteirista André Ristum, série do Canal Brasil, ainda sem data de exibição. Andréia Horta faz uma prostituta, Valeska, que vai parar em um hospício, mesmo destino da personagem de Fernanda Marques, Elisa, confinada porque engravidou antes do casamento. Ainda no elenco, Stephanie de Jongh, Rafaela Mandelli, Eduardo Moscovis, Marat Descartes, Nicola Siri, entre outros.

(Foto: Divulgação)

Complicou muito 

A venda do canal Fox Sports está enfrentando sérias dificuldades. Segundo fontes da própria Fox, os resultados negativos da empresa acabaram por surpreender, até assustar potenciais interessados. Torna-se difícil entender, isto sendo verdade, a posição do Cade ao autorizar a negociação.

Cenário nebuloso

 Vale sempre destacar que o Fox Sports acabou se constituindo em uma opção das mais importantes para o público. Vindo a se confirmar essa situação complicada, é quase impossível para alguém ou qualquer grupo se interessar pela sua compra. O canal correrá o risco de ser descontinuado, acabando com muitos empregos. Preocupa.

Por via das dúvidas 

Todo aquele que vai à TV Globo, no Rio, antigo Projac, ainda encontra os estúdios do “Vídeo Show” do mesmo jeitinho. O programa, vale lembrar, deixou de ser apresentado em 11 de janeiro passado. Ninguém sabe o dia de amanhã.

Está na edição 

As gravações do segundo especial de Natal do Porta dos Fundos terminaram na segunda-feira. Já entrou em edição e estará totalmente finalizado em dois meses. No ar, na Netflix, em dezembro.

A propósito

O Porta está comemorando os bons resultados alcançados no primeiro trimestre deste ano. Foi o melhor de toda a história, com seis bilhões de views. E recentemente chegaram à marca de mil esquetes postadas no próprio canal

01 de agosto de 2019

Mudança no futebol de domingo é promessa de fortes emoções na TV

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quinta-feira (1º) no Jornal O Dia.

Mudança no futebol de domingo é promessa de fortes emoções na TV 

No meio TV já existe uma expectativa muito grande em torno dessa mudança na programação da Globo, domingo, com o futebol começando às 19 horas. Entre as certezas, o “Fantástico” deve sair como principal beneficiado, porque a troca de público, se vier a acontecer, não será em níveis tão elevados. Por outro lado, “Domingão do Faustão”, “Eliana” e  “Hora do Faro”, colocados lado a lado e como outro aspecto a ser considerado, estarão disputando o mesmo telespectador. Isto, claro, em se tratando das três principais redes. Mas há também a dúvida em torno do comportamento das demais. Caso da Band, por exemplo. Será que desta vez a sua direção irá repetir a mesma besteira do final da Copa América, Brasil e Peru? Colocar o esportivo “Terceiro Tempo” no ar, encarando Corinthians e Palmeiras em campo e os torcedores de São Paulo e Santos secando os dois? É um domingo que promete fortes emoções.

Na cama com Jô 

Um outro momento muito aguardado de “A Dona do Pedaço”, aquele em que Juliana Paes, a Maria da Paz, flagra Reynaldo Gianecchini, o Régis, na cama com Agatha Moreira, Jô, já tem dia certo para ir ao ar. A sequência será exibida em duas partes, nos dias 17(sábado) e 19(segunda) de agosto. Mesmo com tudo jogando contra, a vilã, uma vez mais, se fará de vítima.

Oscar do pornô

Maurício Meirelles também confirmou presença para a entrega de prêmios da 6ª edição do Prêmio Sexy Hot, dia 6, em São Paulo. Vai se juntar a Valesca Popozuda, MC Carol, Antônia Fontenelle, Marcos Chiesa e as drags queens, Aretuza Lovi e Tchaka. 

Esquece 

Circularam informações sobre um suposto desejo da Globo em fazer um remake de “A Sucessora” (1978), adaptação de Manoel Carlos do romance homônimo de Carolina Nabuco. Pode até existir a vontade de alguém. Só que oficialmente nada consta na Teledramaturgia.   

Subiu 

Em São Paulo, o segundo capítulo de “Bom Sucesso” superou a audiência do primeiro. Marcou 32 pontos de média. 

Atriz Fabíula Nascimento. (Foto:  Globo / Victor Pollak)

Bobagem 

Em se tratando de programação, a mexida da Record, trocando a exibição do “Dancing Brasil” para a noite de terça-feira, não poderia ser mais desastrosa. Média de 3,6 pontos, das 22h50 à 0h34, frente 9,9 do SBT e 18,6 da Globo. Dados da Grande São Paulo. 

Título escolhido 

“Família Frente a Frente” é o nome escolhido para o programa do Tiago Abravanel no SBT. Estreia em outubro, ainda sem data definida, com exibição nas noites de sexta, depois do Ratinho.

Tudo a ver 

Está na internet, a propósito da culinária espalhada: - Se arruma filho, vamos à Missa. - Vou assistir à Missa pela TV, mãe. - Então tá bom... Quando tiver fome, assiste ao “MasterChef”. 

Segura na cadeira 

Ordem de cima, por aí se entenda de quem: até o final deste agosto, o SBT irá repetir a exibição de “Rosa de Guadalupe”, que recentemente foi tirada do ar em função dos maus resultados. E, mais uma vez, será no horário da segunda novela da tarde. 

Trilha 

O SBT, ainda meio que devagarinho, vai disparando os trabalhos de “Patinho Feio”, a substituta de “As Aventuras de Poliana”. E isso inclui uma de suas áreas mais exigidas, a de clipes musicais e trilha sonora. Um trabalho sempre bem executado pelo produtor Arnaldo Saccomani, que passou a contar também com a participação de Thomas Roth. 

Depois da Globo

 Anna Rita Cerqueira, que fez “Espelho da Vida”, é a novidade em “Jezabel”, novela da Record, desde a última terça-feira. Milena, a sua personagem, é uma israelita, serva do palácio.

31 de julho de 2019

Porchat tem a TV Globo por trás no seu novo programa do GNT

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quarta-feira (31) no Jornal O Dia.

Porchat tem a TV Globo por trás no seu novo programa do GNT

Diferentemente dos tempos de Record, Fábio Porchat não terá maiores dificuldades em levar bons convidados no seu novo programa do GNT. Demonstrando um pouco disso, nas duas gravações desta quarta-feira, com jornalistas na plateia, ele irá receber Claudia Raia, Ney Latorraca e Marcos Veras primeiro, e Regina Casé, Ingrid Guimarães e Alex Escobar depois. Um deles será escolhido para a estreia. E já existem mais dois prontos, com as participações de Lúcio Mauro Filho, Zeca Camargo e Katiuscia Canoro em um, e Dani Calabresa, Fátima Bernardes e Chay Sued no outro. Tudo saindo conforme o planejado, criando em todos uma expectativa das mais interessantes e uma alegria muito grande em contar com atrações de peso. A possibilidade de ter o elenco da Globo à disposição será um facilitador importante para este novo lançamento do canal GNT. “Que História é Essa, Porchat?” estreia na próxima terça, dia 6.

CNBB 

A TV Aparecida exibe nesta quarta-feira, a partir das 20h, a cerimônia de entrega do 52º Prêmio de Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A premiação é dada a produções de diferentes mídias que destacam valores humanos e cristãos em suas obras. 

Desfalque

Deborah Secco não vai mais integrar o elenco da comédia “Deus Não Erra”, com filmagens agora em agosto. Luciana Paes, atualmente no “Zorra”, entra em seu lugar. A coincidência com o início dos trabalhos da novela “Salve-se Quem Puder”, na Globo, determinou a substituição.   

Vale acrescentar 

Convém salientar que, independentemente da estreia de um novo jornal às 22 horas, o “Jornal da Noite” será mantido em seu horário habitual na Band. Apresentação seguindo com Fábio Pannunzio.

Laços de família 

Em cena prevista para ir ao ar a partir de hoje em “A Dona do Pedaço”, Maria da Paz (Juliana Paes) e Fabiana (Nathalia Dill) se encontram no apartamento da boleira. A ex-noviça vai para conhecer o local já que pensa em adquirir o imóvel e nem imagina que está diante de sua tia. Maria também não desconfia do parentesco.

(Crédito Raquel Cunha/TV Globo)
Próxima das seis 

Antonio Calloni segue a rotina de bons papéis em produções da Globo, após “O Sétimo Guardião” e “Assédio”. Na próxima novela das seis, “Éramos Seis”, ele viverá um dos protagonistas, Júlio, marido de Lola (Gloria Pires). 

Jornalismo

Boris Casoy, após período de férias, reassume nesta quarta-feira seus trabalhos no “Rede TV News”, na Rede TV!. Durante sua ausência, Augusto Xavier marcou presença na bancada. 

Aberração 

A Band, tapando buraco da sua programação na segunda-feira, está reprisando “Uma Escolinha Muito Louca”, classificado como programa de humor. Só que longe disco. Caso até de lançar um desafio a quem encontrar algo mais tosco. 

E com agravantes 

Ao se decidir por um produto tão ruim, gravado em 2010, não foram considerados aspectos dos mais importantes. O pior deles é que, para efeito de comparação, a “Escolinha” original, do Chico Anysio no Viva, e do Bruno Mazzeo, em nova temporada na Globo, seguem com suas exibições normais. Está difícil. A Band, antes, ainda errava no atacado, mas acertava no varejo. Hoje, nem isso. 

Dupla afinada 

Entre as mudanças realizadas no “Jornal da Cultura”, a escolha das suas apresentadoras Karyn Bravo e Ana Paula Couto foi das mais acertadas. Experiência conta. As duas têm fichas extensas de bons serviços prestados. 

Jogando contra

O cenário do novo “Jornal da Cultura” impressiona, mesmo parecendo um puxadinho do antigo. O que não funciona, e não se deve insistir com isso, é rechear a tela com tantas informações. Além da apresentadora colocar um assunto, existem dois outros em enormes caracteres, um sem nada a ver com o outro. É o caso de perguntar em qual o telespectador deve prestar atenção.

30 de julho de 2019

Globo estuda produzir novelas das 18h com apenas 100 capítulos

Essa novidade em análise já recebe aplausos por parte dos autores, que só observam vantagens.

Globo estuda produzir novelas das 18h com apenas 100 capítulos 

A Teledramaturgia da Globo possui um projeto em estudo, que visa a produção de novelas para as 18 horas com a duração de no máximo 100 capítulos. Importante informar que está tudo muito no início e não se sabe ao certo quando, se aprovado, será colocado em prática. Tanto assim que as próximas da fila – “Éramos Seis” e “Nos Tempos do Imperador” – terão um total de 155 capítulos. Porém, essa novidade em análise já recebe aplausos por parte dos autores, que só observam vantagens e enumeram algumas: 1ª - Uma duração menor fatalmente permitirá equilibrar melhor os seus custos. 2ª - Aumentará o rodízio de roteiristas titulares no horário. 3ª - Reduzirá o risco de “barrigas”, obrigando seus autores a trabalhar com maior agilidade. 4ª - Atenderá uma antiga reinvindicação de atores da casa. Há o entendimento, de outra parte, que a cobrança por  qualidade também será maior. Por enquanto, isso está sendo pensado somente para o horário das seis. As faixas de “Malhação”, “19h” e “21h” não estão incluídas. 

Candidata 

Liminha, já veterano diretor de palco de Silvio Santos, fez a festa de 10 anos do seu casamento com a dentista Fernanda Fiuza, em Belo Horizonte, onde moram. Em meio aos festejos, também foi bastante especulada a presença dela entre os participantes da próxima “Fazenda”. 

Popstar 

Após “Verão 90”, vilã da novela, Totia Meireles se prepara para um novo trabalho na Globo, mas agora num campo bem diferente. Nome dela está na lista de participantes do próximo “Popstar”, que estreia em outubro. Totia e Nany People estão entre os confirmados. 

Mudança na grade

O futebol na Globo, domingo que vem, em vez horário de sempre, 4h da tarde, será jogado a partir das 7h da noite, com as transmissões de Corinthians x Palmeiras, Vasco x CSA e AtléticoMG e Cruzeiro. O site Máquina do Esporte antecipou a informação. Tal mudança se impõe, intervalo das 72 horas, porque o Corinthians jogará pela Sul-Americana, em Montevideo, às 21h30. Diante de tudo, o “Domingão do Faustão” irá ao ar a partir das 16h.

Fim de ano 

Estão acontecendo em São Paulo as filmagens de "10 Horas Para o Natal", longa produzido pela Paris Entretenimento. Giulia Benite, de "Turma da Monica - Laços", Pedro Miranda, do “The Voice Kids”; e Lorena Queiroz, de "Carinha de Anjo", fazem Julia, Miguel e Bia, filhos de Marcos Henrique (Luís Lobianco). Dirigida por Cris D'Amato, essa comédia tem estreia marcada dezembro.

Foto: Fábio Braga

Esclarecimento – 1 

A TV Cultura, contrariando nota publicada no dia 25, esclarece que deu total cobertura à Retrospectiva de Tarsila do Amaral no Masp. Informa, usando palavras como “retratação” ou “correção”, que desde abril vem dispensando merecida atenção ao acontecimento e que o programa “Metrópolis”, naquele mesmo mês, em duas oportunidades abordou o assunto. 

Esclarecimento – 2 

Que a TV Cultura tenha nas ocasiões citadas destacado a exposição, nada mais lógico e natural. Porém a nota para a qual é solicitado o pedido de “retratação” ou “correção”, limitou-se aos acontecimentos da última terça-feira, 23, entrada gratuita, com filas de mais de quatro horas. Dia, aliás, que a TV Cultura não esteve lá e limitou-se a apresentar em seu telejornal uma nota coberta por imagens de um celular. Isso e só isso. Quem leu direitinho, entendeu.

Data marcada 

O TNT vai exibir às terças-feiras o talk show comandado por Leandro Hassum, o “Tá Pago”. No ambiente de um bar, o agora ex-Globo receberá os seus convidados. A estreia está marcada para dia 27 de agosto, às 22h30. 

Cantinho diferente 

A marca da Igreja Universal do Reino de Deus, em seus programas de TV, agora está colocada na parte inferior da tela, lado direito. Só na CNT ainda existe a particularidade de aparecer também o logo da emissora. 

Piloto valendo 

Domingo foi um dia de trabalho normal para Joel Datena e Laura Ferreira, gravação de um piloto do “Bora São Paulo”, já no cenário do jornal. Está no ponto. Band confirma a estreia para a próxima segunda, 7h da manhã.

25 de julho de 2019

TV Cultura subestima um dos maiores acontecimentos culturais de SP

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quinta-feira (25) no Jornal O Dia.

TV Cultura subestima um dos maiores acontecimentos culturais de São Paulo 

A retrospectiva de Tarsila do Amaral, no Masp, com mais de 120 obras, já se tornou a exposição de um artista brasileiro mais vista na história do museu. Entre elas está Abaporu, considerada a mais emblemática da carreira de Tarsila, pintada em 1928. De acordo com a Folha, até o final da noite de terça-feira, dia em que a entrada é gratuita, tinha atraído cerca de 300 mil pessoas. Fila com mais de quatro horas para entrar. Não por acaso, foi capa e páginas dos jornais, assunto de toda imprensa e matéria nos diversos telejornais. “Diversos”, menos um, por acaso a TV Cultura. De todas as grandes TVs, ela teve o capricho de não destacar uma equipe de reportagem para acompanhar tão importante acontecimento da cidade e da sua vida cultural. Limitou-se a uma nota coberta, com imagem de celular. Será que existe alguma explicação para tamanho pouco caso? Como se vê tem muito trabalho à espera de Leão Serva, que a partir do próximo dia 1º assumirá a sua direção de jornalismo.

Radar

Ivan Moré participou de uma reunião com diretores da Band na última segunda-feira. Ninguém, muito menos ele, entra nos maiores detalhes. Tudo indica que tem a ver com a ideia de um novo reality show. 

Rádio do Ratinho 

Em setembro, quando tomar posse da sua emissora em São Paulo, Ratinho também assumirá o controle de uma rádio em Santos, 102,1 MHz, como nova afiliada da Rede Massa de Rádio. Cobertura de toda Grande São Paulo, Litoral Norte e agora Baixada Santista. 

Malhação

A partir de segunda-feira, 29, começa a participação de Sophia Abrahão, como apresentadora de um reality show, em “Malhação: Toda Forma de Amar”. Mesmo dia da entrada de Nelson Freitas, vivendo um executivo de TV. 

Estreia 

A partir deste domingo, às 18h30, Mário Frias comanda o programa “A Melhor Viagem” na Rede TV!. Participações dos youtubers Lucas Maciel e Bibi Tatto.

Parque de diversão 

Silvio Santos também gosta: na gravação de terça-feira, ele insistia com as colegas de trabalho, querendo saber por que Leo Dias e Lívia Andrade tinham brigado. Com toda certeza deve estar se divertindo com a confusão estabelecida nos bastidores do “Fofocalizando”. 

Não tem essa 

Ao contrário dos muitos mentários, não existe nenhuma intenção no SBT, muito menos por parte do seu dono, em acabar com o “Fofocalizando”. O programa segue faturando bem e com audiência das mais razoáveis. 

Mais do mesmo 

Um dos planos da TV Gazeta para a hora do almoço é um novo programa reunindo vários jornalistas para falar de celebridades. Apresentação de Pâmela Domingues. Prova provada que não existe mesmo capacidade de criar nada diferente.

Audiência 

"A Dona do Pedaço”, novela das 21h na Globo, anotou mais um recorde semanal, entre 15 e 20 de julho, no PNT – nacional. Foram 32 pontos de audiência e 49% de participação.

Fim de papo 

A propósito de “A Dona do pedaço”, Gretchen encerrou participação especial nas gravações da novela. Mas ela ainda vai ficar um bom tempinho no ar, possivelmente até a primeira semana de agosto.

Terminou também

 Com Gretchen encerrando gravações em “A Dona do Pedaço”, o mesmo vale para Oscar Magrini, que começa a aparecer na próxima terça-feira. Ele entra como Honorato, marido da Gina.   

24 de julho de 2019

Audiência de Verão 90 já desbanca Deus Salve o Rei e O Tempo Não Para

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 na edição desta quarta-feira (24) no Jornal O Dia.

Audiência de Verão 90 já desbanca Deus Salve o Rei e O Tempo Não Para 

“Verão 90”, novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, vai chegando ao fim no horário das sete na Globo e com um balanço audiência dos mais interessantes, segundo dados do Kantar/Ibope da Grande São Paulo. Das 14 últimas produções desse horário, “Verão 90” já superou 9 delas, incluindo as duas antecessoras, “Deus Salve o Rei” e “O Tempo Não Para”, com média de audiência, até aqui, de 26 pontos. O seu recorde semanal foi alcançado entre 15 e 20 de julho, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Dirigida por Jorge Fernando e movimentando nomes como os de Cláudia Raia e Dira Paes, a trama pode não ter agradado a gregos e troianos... mas, em se tratando de audiência, os números demonstram, conquistou uma ótima fatia de público. 

Internacional

 A CNN Brasil tem planos bem especiais para Nova York e Londres, praças da maior importância. No caso de Londres, sempre bom lembrar, os investimentos vão além da contratação de Evaristo Costa. Se ele puder colaborar com alguma outra coisa que não seja o seu programa, tudo bem. Mas a proposta principal é contar com correspondentes nas duas bases. 

Olha que bom 

João Carlos Martins, maestro e pianista, deu de presente a vinheta musical, que será utilizada na abertura do “Bora São Paulo”, com Joel Datena e Laura Ferreira. Um trabalho, quem ouviu garante, dos mais bonitos. 

E atenção 

A propósito do “Bora São Paulo”, a sua estreia está mesmo confirmada para o próximo dia 5, no ar das 7h às 9h da manhã. Assim como a do novo “Café com Jornal”, das 5h às 7h, com Luiz Megale.

Crossover 

Em “As Aventuras de Poliana”, capítulo desta quarta-feira, vai ao ar uma sequência de “cross”, na qual o personagem Lindomar, vivido por Ivan Parente, fará uma participação no “Programa do Ratinho”. Na história ele é um sambista frustrado que tentará a sorte no quadro “Dez ou Mil” cantando uma música de sua autoria. A participação irá mudar a vida de Lindomar.

A explicação 

Joana Treptow não estará mesmo ao lado do Luiz Megale na apresentação do “Café com Jornal”, como inicialmente foi previsto. Mas a informação é que um “papel melhor” está reservado a ela no jornalismo da Band. Por enquanto, segredo em cima.

No entanto... 

Fuçando aqui, fuçando ali, a coluna foi descobrir que para agosto a Band está planejando estrear o “Jornal das 10”, informativo na faixa das 22 horas, que irá ao ar na saída do horário da igreja. Apresentação sabe de quem? Da Joana Treptow. Provavelmente o “Jornal da Noite” deixará de existir. 

Sem arrependimentos 

Dia 30, a partir das 19h na livraria Travessa do Barra Shopping, no Rio, vai acontecer o lançamento de “Solange Gomes – sem arrependimentos”, biografia que tem prefácio de Gugu Liberato. Solange fala de tudo - busca pela fama, carnaval, relacionamentos, a passagem pelo quadro “Banheira do Gugu”. Depoimentos de Gilberto Barros, João Kleber, Roberto Manzoni, entre outros. 

Previsão 

As novidades do Grupo Record em relação ao Jornalismo serão disparadas na semana de 26 de agosto, segundo um dos envolvidos. É com essa data que se trabalha. Por Grupo, porque aí também se inclui a nova Record News que está sendo idealizada por Rogério Gallo. 

 Vai daí que... 

Por esse plano, se nada se alterar, o novo “Domingo Espetacular” será apresentado no dia 1° de setembro. E já com Mariana Weickert integrando os seus trabalhos.    

Fica de olho 

Nada oficial, talvez nem conversado diretamente ainda, mas existe, sim, a possibilidade de alguma coisa entre SBT e Ronnie Von. Na altura atual, como melhor definição, uma paquera das mais jeitosas, com “participações especiais” trabalhando forte em busca do final feliz.

23 de julho de 2019

Programação desastrosa coloca TV Gazeta em situação muito difícil

Quais planos a direção da TV Gazeta tem pela frente, após decidir o fim dos programas de Celso Zucatelli e Ronnie Von?

Programação desastrosa coloca TV Gazeta em situação muito difícil 

Fica agora a grande questão: quais planos a direção da TV Gazeta tem pela frente, após decidir o fim dos programas de Celso Zucatelli e Ronnie Von? Se com eles, nomes conhecidos do público, a situação já era bem desconsoladora – 12º lugar em junho, atrás de todos os canais abertos e muitos outros da TV fechada, o caminho natural só nos leva a um cenário muito pior. Zucatelli e Ronnie, nos horários que ocupavam, foram substituídos por reprises e a programação da Gazeta, a que é produzida por ela, se caracteriza por ser uma só: todos os programas têm o mesmo DNA ou uma fórmula única: apresentadora, participantes convidados – alguém com fofocas e uma cozinheira. Como únicas diferenças, o “Gazeta Esportiva” e o “Jornal da Gazeta”, mas aí já no comecinho da noite. Não bastasse tamanha mesmice, das 24 horas do dia, 13 estão nas mãos de igreja ou programas de televendas, com mais duas agora, na hora do almoço, pingando na área à espera de um comprador interessado. Um quadro desanimador e só em condições de piorar ainda mais.

Desfalque 

O “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini no SBT, acaba de perder uma das suas principais peças. O chefe de reportagem, Tiago Samora, pediu demissão e vai para o núcleo investigativo da Record.

Só mais um 

A saída de Tiago Samora é só mais uma que entra na lista dos tantos que têm trocado o SBT pela Record nesses últimos tempos. E todos valores bem importantes. O pior, sabe-se, é que outros já estão em vias de tomar o mesmo caminho. 

E vamos combinar 

O tal “acordo de cavalheiros” entre Edir Macedo e Silvio Santos, apregoado às tantas especialmente depois da criação da tal Simba, sempre foi colocado em dúvida. Na prática, percebe-se, nunca existiu.

Saindo 

Nesta semana, quatro produtos deixam a programação da Globo. Hoje, vai ao ar o último episódio de “Cine Holliúdy”, com a participação especial de Michel Melamed, marido da protagonista Letícia Colin, fazendo um diretor de televisão. Também nesta terça, chega ao fim a temporada de “Carcereiros”; na quinta, “Sob Pressão” e, na sexta, acontece a exibição do último capítulo de “Verão 90”. 

Gravações

 O SBT marcou para quinta e sexta-feira próximas as primeiras gravações do novo “Topa ou Não Topa”, formato da Endemol Shine, com apresentação de Patricia Abravanel. A estreia já pode ser anunciada para o dia 17 de agosto, um sábado. 

Pela ordem 

Desde a sua edição dessa segunda-feira, o “Jornal da Record” passou a abrir espaço para a cobertura dos Jogos PanAmericanos, inclusive contando com o trabalho do pessoal que já está em Lima. A partir de hoje o mesmo passa a acontecer em outros telejornais da casa, a partir do “Fala Brasil”.

Atrás de seguidores 

Depois da Vivi (Paolla Oliveira) e Josiane (Agatha Moreira), Kim, personagem de Monica Iozzi, agora vai cuidar das redes sociais do lutador de boxe Rock (Caio Castro). A parceria de trabalho vai começar a partir do capítulo de 3 de agosto em “A Dona do Pedaço”.

 

(Crédito: Globo/Estevam Allencar)

Escalação 

Ainda em se tratando do Pan, a Record definiu que a cerimônia de abertura terá a transmissão de Lucas Pereira, com as participações de Virna e Luísa Parente. Na mesma sexta-feira, Adriana Araújo e Mylena Ciribelli entram no “Jornal da Record” para destacar o mesmo acontecimento. 

Nada mais louco 

Apesar das tantas reclamações e de um problema tão escancarado, a direção da Band parece que não está nem aí, nada interessada em resolver a mistura da dublagem com o original em “Ouro Verde”. Poucas vezes se viu algo tão confuso. Estão jogando a novela no lixo.

19 de julho de 2019

Programa da Fátima pode não ser melhor ou pior que os outros. É diferente

A diferença, das mais significativas em relação aos demais, é que o dela não tem culinária, item que se tornou obrigatório e imprescindível para a sobrevivência da absoluta maioria.

Programa da Fátima pode não ser melhor ou pior que os outros. É diferente

O “Encontro”, da Fátima Bernardes, e aí vai do gosto de cada um, pode até não ser considerado o melhor entre os vários programas da manhã e da tarde, mas considerando-se as opções disponíveis é o único que sai do lugar comum ou da insuportável mesmice. A diferença, das mais significativas em relação aos demais, é que o dela não tem culinária, item que se tornou obrigatório e imprescindível para a sobrevivência da absoluta maioria. Talvez por isso se destaque mais. Além de saber conduzir e se colocar com muita simpatia, leveza e elegância, à Fátima também é oferecida essa possibilidade de se renovar permanentemente. No seu “Encontro” não existe o preestabelecido. Nada se repete ou faz parte de uma cartilha. Ao contrário, o que passa como principal obrigação é que o seu público ou os próprios convidados devem ser surpreendidos todos os dias. Um resultado, como se vê, dos mais merecidos e que não acontece por acaso. Tem um trabalho por trás.

Hassum na saideira 

Neste próximo domingo vai ao ar o último episódio desta temporada do programa “Tamanho Família”, apresentado por Márcio Garcia. Numa dessas coincidências, Leandro Hassum, que deixou a Globo, será um dos participantes. O comediante, além da mulher Karina, levou a filha Pietra e o amigo de infância e assessor de imprensa, Bruno. A disputa é contra Simone e Simária.

(Crédito: Paulo Belote/Globo)


Prejudicada 

A saída de Humberto Martins, inexplicável até agora, comprometeu seriamente a participação de Dira Paes em “Verão 90”. A sua personagem, bem importante e presente no começo, foi se desmanchando com o correr da história. Para uma atriz do tamanho dela, lamentável.

Descanso 

Na Band, as principais decisões sobre mudanças na programação, previstas para este semestre, terão que esperar pelos primeiros dias de agosto. O dono e presidente, Johnny Saad, está em férias e só deverá reassumir as suas atividades no dia 28.

Por enquanto 

Em se tratando de Band, somente a estreia do “Bora São Paulo”, com Joel Datena e Laura Ferreira, está confirmada para o dia 5 de agosto. Sobre o novo jornal das manhãs, apresentação do Luiz Megale, não há ainda nada definido.

Gramado 

Antes da estreia nos cinemas em 26 de setembro, a cinebiografia de Hebe Camargo, “A Estrela do Brasil”, será uma das atrações da mostra competitiva de longas da 47ª edição do Festival de Gramado. Exibição marcada para o dia 16 de agosto.

Está aprovada 

A série “Amor Crônico”, de Mariana Santos e Marcelo Serrado, está aprovada pelo GNT. Mas por causa dos compromissos que os dois atores já assumiram, só entrará em produção no ano que vem.

Parceria 

Está tudo caminhando para que a produtora Casablanca assuma a substituta de “Topíssima”, “Amor sem Igual”, na Record. Segundo fontes da emissora, a tendência é essa. 

18 de julho de 2019

Netflix acelera produção de um novo reality show com brasileiros

O programa coloca os seus participantes em uma disputa para descobrir quem é o mais popular nas redes sociais.

Netflix acelera produção de um novo reality show com brasileiros 

Agora já se sabe o motivo das frequentes viagens de um grupo formado por profissionais brasileiros da área técnica e de produtores à Inglaterra: eles estão conhecendo melhor os mecanismos de um novo reality show, “The Circle”, que será apresentado na plataforma de streaming Netflix. O programa, que ganhará uma versão no Brasil e tem uma mistura de “Big Brother” com “Cat Fish”, coloca os seus participantes em uma disputa para descobrir quem é o mais popular nas redes sociais. Assim como os outros, o vencedor levará um prêmio em dinheiro, valor ainda não divulgado. No formato, todos vivem durante um período em um moderno bloco de apartamentos, conectados apenas por um aplicativo de comunicação chamado “The Circle”. Enquanto trabalham em seus perfis, para reunir uma maior quantidade de cliques, existe a possibilidade de fazer amizades e criar alianças. No site do programa consta a informação que “as audições e as filmagens” irão até novembro de 2019” na Inglaterra. Os selecionados terão que ser maiores de 18 anos e “serão contatados até agosto”. Tudo indica que é uma novidade para o começo do ano que vem.

Última forma 

Mylena Ciribelli também irá integrar a equipe da Record no Pan-Americano do Peru e para desempenhar funções das mais importantes. Todo a ancoragem será dela, ao lado de Adriana Araújo e Carla Cecato.

A propósito 

As transmissões do Pan-Americano na Record começam na próxima quarta-feira, com um programa especial. Na outra sexta, Adriana Araújo e Lucas Pereira ficarão encarregados de narrar a cerimônia de abertura dos jogos.

Festivo 

O programa “Sensacional” desta quinta-feira, comandado por Daniela Albuquerque na Rede TV!, terá uma edição especial em homenagem ao aniversário da apresentadora, prestes a completar 37 anos. Participação de João Kleber e depoimentos de Rodrigo Faro, Vera Viel, Sabrina Sato, Hugo Gloss, Karina Bacchi, Amaury Jr. e o marido, Amilcare Dallevo Jr. 

Uma contra a outra 

Em “A Dona do Pedaço”, capítulo desta quinta-feira, após desconfiar de Fabiana (Nathalia Dill) como sócia da construtora, Virgínia (Paolla Oliveira) questiona a irmã sobre a herança que ela ganhou. A discussão evolui para lavagem de roupa suja e elas brigam feio.

(Foto: Divulgação)

E mais uma 

A Record contratou para a sua equipe do Pan muita gente boa que estava fora do mercado. Casos, por exemplo, dos narradores Maurício Bonato - ex-BandSports, Rafael Spinelli – ex-rádio Record e SporPlus, e Fernando Camargo – ex-rádio Bradesco. 

Transplantes - 1 

A Medialand estreia dia 24, a partir das 20h20, a série "Transplantes" no canal Discovery Science. Serão 12 episódios abordando a corrida de pessoas que aguardam a chegada de um novo órgão para ter a chance de uma melhor segunda vida. 

Transplantes - 2 

Para o programa, mais de 30 médicos foram entrevistados, de hospitais como Incor, Hospital das Clínicas-SP, Leffort e Oswaldo Cruz, e 24 pacientes falaram de doação, expectativa e esperança. Uma segunda temporada já está em pré-produção.

Desligamento 

Chegou ao fim o contrato de Mauricio Gyboski com a Globo. Colaborador de Aguinaldo Silva em três novelas, todas do horário nobre, o roteirista agora vai se dedicar a projetos autorais enquanto aguarda convite para novos trabalhos na televisão. 

Falta afinar 

Os índices de “Outo Verde”, em exibição na Band, não foram tão bons nesses últimos dias como na estreia, segunda-feira, mas ainda assim continuam se mantendo em níveis bem interessantes. Há, no entanto, a necessidade de melhorar a sincronia na dublagem. Em se tratando de uma novela portuguesa, deve-se dobrar o cuidado com o movimento da boca. 

Nomes 

Dizem, mas ainda não provam, que o elenco do “Popstar”, da Globo, já está inteiramente fechado. Nany People, por exemplo, que vem de bom trabalho em “O Sétimo Guardião”, segundo se comenta, é um dos nomes certos.

17 de julho de 2019

Record deixa volta de Sabrina Sato para o ano que vem

A ideia é que, a exemplo de Xuxa e Gugu, Sabrina também volte com um conteúdo de temporada.

Record deixa volta de Sabrina Sato para o ano que vem 

Considerando uma série de situações, a direção da Record entendeu mais conveniente deixar para 2020 o lançamento de um novo programa comandado por Sabrina Sato. O calendário apertado para este segundo semestre, com uma série de estreias já previstas, entre elas “A Fazenda” em setembro, foi um dos fatores que mais pesou nesta decisão. E, por outro, é que nenhum dos formatos pesquisados ou oferecidos foi considerado o mais adequado. A ideia é que, a exemplo de Xuxa e Gugu, Sabrina também volte com um conteúdo de temporada e assim como existiu com eles dois, se encontre aquele que melhor se ajuste às características da artista. Até lá, para movimentar sua imagem, passa a existir a possibilidade de ela aparecer como convidada especial dos programas da casa. Sabrina e Record têm mais dois anos e meio de contrato pela frente.

Volta confirmada 

A terceira temporada de “Sob Pressão” termina dia 25, quinta-feira da semana que vem. Mas o seu fim, ao contrário do que se supunha e até a Globo chegou a anunciar, não será agora. Já existe uma decisão sobre a sua continuidade em 2021. 

Venda do Fox Sports 

A definição sobre quem vai ficar com o canal Fox Sports caminha a passos largos. Os concorrentes se organizam e, nesta altura, não é mais possível subestimar a força de grupos brasileiros, inclusive com novos conceitos de atuação no mercado. A movimentação nos bastidores é das mais interessantes. 

Karyn assinou

Agora assim, com absoluta segurança já é possível anunciar a contratação de Karyn Bravo pela TV Cultura. Ao lado de Ana Paula Couto, ela será uma das apresentadoras do “Jornal da Cultura”, a partir da próxima segunda-feira, com novos cenários e um conceito diferente do atual.

Temático 

O “Dancing Brasil” será temático nesta quarta-feira, dedicado aos anos 1950, em comemoração ao seu 50º episódio. Xuxa inclusive vai dançar um sucesso de Elvis Presley. 

Aquela força 

Cleo Pires será a entrevistada de Tatá Werneck no “Lady Night” desta quinta-feira, na Globo. Após a exibição, haverá uma chamada da quarta e nova temporada do programa no Multishow, que estreou segunda.

(Crédito: Gianne Carvalho)

Streaming 

A série “Rua Augusta”, uma produção da O2 Filmes para o TNT, foi disponibilizada pela Amazon Prime Video. O trabalho tem as casas noturnas de uma das ruas mais famosas de São Paulo como cenário central e aborda o submundo das drogas e prostituição. Fiorella Mattheis integra o elenco. 

Cinema

Terminaram as filmagens de “Nada é por acaso”, baseado no livro de mesmo nome, da escritora e médium Zíbia Gasparetto, morta no ano passado. Roteiro de Audemir Leuzinger e Cláudio Torres Gonzaga, com direção de Márcio Trigo. No elenco Giovanna Lancellotti, Rafael Cardoso, Werner Schunemann, Laura Proença, entre outros.

Nova plataforma 

A Guigo TV, desenvolvida pelo empreendedor brasileiro Renato Svirsky, já está disponível para smartphones, tablets e PCs. E com o aplicativo para Smart TVs, a partir de agosto. Entre os vários canais que integram o seu pacote está a TLN Network, produzido pela Televisa, que transmite novelas mexicanas dubladas em português nas 24 horas. Dos brasileiros licenciados, Cultura e Band. 

Musical 

A terceira temporada da série “3%”, na Netflix, trouxe como novidade o paulista Fernando Rubro. Que já se garantiu no elenco de “Castelo Rá-Tim-Bum - O Musical”, estreia do Theatro Net, em São Paulo, no próximo mês. Ele viverá Bogô, um entregador de pizza. 

Visita 

Renata Kuerten, após o fim do “Conexão Models”, volta à Rede TV! neste sábado como convidada do “Mega Senha”. Durante as gravações, ela falou sobre a segunda temporada do reality “Um Show de Noiva”, que apresenta no canal E!.

16 de julho de 2019

Globo grava em SP nova série sobre ensino noturno para jovens e adultos

Em uma unidade estadual, o público irá acompanhar a dura jornada de cinco professores.

Globo grava em SP nova série sobre ensino noturno para jovens e adultos

Aos mestres com carinho! A Globo grava em São Paulo a série “Segunda Chamada”, sobre ensino noturno para jovens e adultos e que tem estreia prevista para outubro. Serão 12 episódios na primeira temporada. Em uma unidade estadual, o público irá acompanhar a dura jornada de cinco professores, que resistem à péssima infraestrutura da escola, ao abandono institucional e à falta de reconhecimento. Ainda assim, renovam, dia após dia, a fé no trabalho que realizam. Seria uma “Sob Pressão” do ensino?

Nesse horário, as salas de aula integram o sistema EJA (Educação para Jovens e Adultos) e são compostas por pessoas de 17 a 70 anos, que enfrentam desafios diários e que retornam à escola na esperança de uma vida melhor.

É neste contexto que a missão dos mestres surge ainda mais urgente: lembrar a todos que nunca é tarde para uma segunda chance.

Apesar de todas as dificuldades, a vocação fala mais alto para o diretor Jaci (Paulo Gorgulho), Lúcia (Débora Bloch), professora de Língua Portuguesa; Sônia (Hermila Guedes), professora de História e Geografia; Eliete (Thalita Carauta), professora de Matemática; e Marco André (Silvio Guindane), professor de Artes.

Juntos, os profissionais mostram que, dentro da fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, há espaço para conflitos, divergências e obstáculos constantes à realidade de educadores e de alunos, mas também histórias de superação.

(Hermila Guedes / Crédito: João Miguel Júnior/TV Globo)

TV Tudo

Equipe de trabalho

“Segunda Chamada” marca a estreia de Joana Jabace na direção artística e também reúne no elenco Carol Duarte, Felipe Simas, Mariana Nunes, Nanda Costa, Linn da Quebrada, Otávio Müller, Marcos Winter, José Dumont, Caio Blat e Arthur Aguiar, entre muitos outros.

Escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com Maíra Motta, Giovana Moraes e Victor Atherino, a série é uma coprodução com a O2 Filmes.

Mistureba - 1

Ontem, o “Aqui na Band” apresentou longa matéria com Neymar, ao lado de Patrícia Abravanel e com a “participação especial” do diretor Vildomar Batista, gravada dentro do SBT.

Este é só o começo do imbróglio.

Mistureba – 2

O interessante é que a matéria exibida na Band, para todos os fins e efeitos, era para promover um evento que já é tradicional, realizado pelo instituto do jogador Neymar.

E evento que é exibido no SBT. Alguém entendeu? Nem eu.

Ponto a favor

Muito boa a matéria do “Bom Dia São Paulo”, do repórter Filipe Gonçalves, no acompanhamento de uma deficiente visual, com um cão-guia. As dificuldades em pegar ônibus, encontrar lugar etc.

Precisa como sempre a apresentadora Glória Vanique, delicadamente intervindo com perguntas que deixaram de ser feitas.

Olha a loucura

Gravação do primeiro “Pesadelo na Cozinha”, a produção da Band marca com a figuração às 2h da tarde, informando que até 7h da noite estariam liberados.

E todos ficaram, em pé, na calçada ao lado do restaurante, esperando o momento de começar. E só começou às 7h e meia da noite. Meio desorganizado.

Fogão

A culinária tem rendido bons resultados para o GNT. O canal da Globosat, de acordo com o Kantar/Ibope, garantiu 98% da audiência no horário nobre dos canais de TV por assinatura dedicados ao gênero no primeiro semestre.

As 300 exibições com maior audiência no horário nobre são do GNT, com “Cozinha Prática”, “Tempero de Família”, “Perto do Fogo” e “Rainha da Cocada”. Foram 280 horas dedicadas pelo canal à gastronomia.

Voz padrão

Walker Blaz, com mais de 38 anos de Bandeirantes – saiu em 2013, tem grandes possibilidades de voltar.

Após participar de alguns trabalhos como convidado, estuda-se agora um compromisso mais definitivo. Dono de uma voz marcante, além das chamadas e institucionais na Band, sempre foi muito requisitado pelas grandes distribuidoras de filmes. 

Certa decepção

Teve quem não aprovou a matéria-homenagem do “Domingo Espetacular” da Record ao Paulo Henrique Amorim no programa do último domingo.

Nas redes sociais falaram em frieza e que ele merecia muito mais. De qualquer forma, foram 15 minutos no ar.

Carona

Aproveitando a estreia do filme “O Rei Leão” nesta semana, o Animal Planet vai exibir o especial “Rei da Selva”, quinta-feira, sábado e domingo.

Dentre os programas que serão apresentados, “Os Grandes Felinos”, “Na Cova dos Leões” e “Leões-da-Montanha: Vida no Limite”.

Música de qualidade

Gal Costa é uma das grandes convidadas da 4ª temporada do programa “Vamos Tocar”.

Junto com o saxofonista Leo Gandelman, Gal canta os clássicos “Divino, Maravilhoso”, “London, London”, “Baby” e “Castigo”. Estreia nesta quinta, às 23h30, no canal Bis.

Gal Costa é uma das grandes convidadas da 4ª temporada do programa “Vamos Tocar”. (Foto: Gianne Carvalho)

Bate – Rebate

•     Globoplay anuncia para 23 de agosto o lançamento de Viva, novo projeto audiovisual do Luan Santana.

•     O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, em 2017, já apresentou reclamações...

•     ... Mas os protestos da classe ao seriado “Sob Pressão” ainda são muito fortes...

•     ... Há, de acordo com eles, um erro grave ao fato da série sempre centralizar nos médicos o protagonismo de qualquer assistência...

•     ... As qualidades são tantas e tão merecidamente destacadas, que este assunto poderia estar resolvido com alguma tranquilidade.

•     O sambista Péricles em dois tempos no Multishow: “Música Boa Ao Vivo”, hoje, e apresentação do “TVZ”, amanhã.

•     Em sua estreia, na semana passada, a quinta temporada da “Escolinha” colocou o Viva na segunda posição da TV paga...

•     ... E, em dois episódios, atingiu mais de 900 mil espectadores.

•     Narrador Milton Leite vai sumir das transmissões do SporTV. Férias. Só volta em agosto.

•     Patrícia Poeta entrou de férias na Globo e viajou com o filho, Felipe...

•     ... Antes, ela recebeu Oscar Schmidt nas gravações de um quadro de competição culinária que estreia em agosto no “É de Casa”.

.     Gisele Itié é um nome que poderá aparecer no elenco de “Gênesis”, próxima novela bíblica da  Record.

C´est fini

A ordem na Record é desocupar os estúdios de “Topíssima” para acelerar a montagem dos cenários da substituta, “Amor sem Igual”, também escrita por Cristianne Fridman.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

12 de julho de 2019

A Globo hoje tem a produção de séries como um dos seus principais negócios

Em número exato, e como informação oficial, a dramaturgia da Globo tem 26 projetos já aprovados.

 A Globo hoje tem a produção de séries como um dos seus principais negócios 

Além de Mariana Ximenes, Rômulo Estrela, Eriberto Leão e Erom Cordeiro, Chris Couto também está na segunda e última temporada de “Ilha de Ferro”, já gravada, mas ainda sem data de estreia definida. Aliás, os diretamente envolvidos garantem que o trabalho do cineasta Afonso Poyart superou o da primeira. Só que isso foi insuficiente para garantir uma terceira. Enquanto toca projetos para o cinema, o mesmo Poyart conversa com a Netflix. Os investimentos no Globoplay, por outro lado, serão muito maiores a partir deste segundo semestre. Como plano já estabelecido e aprovado, a ideia é aumentar significativamente o número de produções por ano, para atender as exigências do mercado daqui e de fora. Em número exato, e como informação oficial, a dramaturgia da Globo tem 26 projetos já aprovados. Todos eles em coprodução internacional. O segredo que ainda existe é em torno dos nomes da maioria desses títulos.

Só esse

Dentro do SBT a informação é que em agosto haverá apenas uma estreia, a do “Topa ou Não Topa” – formato Endemol Shine, aos sábados, às 15h30. Apresentação de Patrícia Abravanel. 

Outros tempos

No novo “Topa ou Não Topa”, conforme comunicado, “26 maletas irão esconder prêmios que vão de 50 centavos a R$ 500 mil em barras de ouro”. Em relação a outros tempo, deram um corte pela metade. No passado tinha maleta de até Um Milhão de Reais.

Programa do Tiago

Em relação ao novo programa “de comida” do Tiago Abravanel, há várias questões que ainda não garantem a sua estreia. E que vão desde gravações de pilotos, que não começaram, lado comercial... precisa vender tudo antes, e o principal, o SBT ainda não adquiriu o formato, também da Endemol Shine.

Meio esquisito

Ontem, quinta, a chef Luiza Hoffmann foi ao “Aqui na Band” ensinar as fazer o “Enroladinho de Salsicha”. O modo de preparar é que chamou um pouco atenção, não pela salsicha, mas a preparação da massa: a assistente, sem a menor cerimônia, enfiou a mão no leite para misturar com a gema. E ficou ali, um bom tempinho,  mexendo, até conseguir. Estranho, não acha? Será que tem que ser assim mesmo?

Aquilo mesmo

Mesmo sem o Corinthians em campo, a Rede TV! vai voltar a exibir, ao vivo, os jogos da Sul Americana. Inclusive já se pode anunciar para o próximo dia 25, às 21h30, o confronto entre Independiente, da Argentina, e Universidad Católica, do Equador, em Buenos Aires.

E outra

O jogo de volta das duas equipes, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, também será mostrado pela Rede TV!. Mas aí já no dia 1º de agosto.

Possibilidade

Há o entendimento que ainda é cedo para mexer com isso, porém, no esporte da Band, existe a disposição de chamar Mauro Naves para participar como convidado em alguns programas. Fala-se no “Jogo Aberto”, da Renata Fan, e “Os Donos da Bola”, do Neto. Mas isso no momento oportuno.

E tem mais

A partir do instante em que foi anunciada a saída de Mauro Naves da Globo, já começaram as especulações sobre o seu futuro. E já apontando Record ou CNN, uma das duas, como seu provável destino. Que fique claro: data hoje, não existe rigorosamente nenhum movimento no sentido de qualquer uma delas. E nem de qualquer outra.

Estreia

No Canal Brasil, nesta sexta, às 22h30, estreia a série “Elis – Viver É Melhor que Sonhar”. É a mesma que a Globo já exibiu, com Andréia Horta, Lucio Mauro Filho, Caco Ciocler, Zécarlos Machado, Rodrigo Pandolfo, Julio Andrade, Isabel Wilker e Thelmo Fernandes, entre outros. Direção de Hugo Prata.

Volta da Sophia

Sophia Abrahão começou a gravar participação especial em “Malhação: Toda Forma de Amar” como apresentadora de um reality show musical que Raíssa (Dora de Assis) e Nanda (Gabriella Mustafá) irão participar. As primeiras cenas estão previstas para irem ao ar partir do fim do mês. "Adorei o convite! Voltar à ‘Malhação’ como eu mesma, e exercendo ambas as vertentes que eu tanto adoro, que é apresentar e atuar, é muito especial. Fiquei bem animada! Espero que todos acompanhem e curtam", diz Sophia, que havia trabalhado em “Malhação” entre 2007 e 2009.

Fantástico

Whindersson Nunes concedeu uma longa entrevista para a repórter Ana Carolina Raimundi, que vai ao ar domingo no “Fantástico”, revelando como enfrentou a batalha da depressão. O programa também estreia uma nova série da BBC sobre as causas e consequências das mudanças climáticas no planeta. É uma das ameaças mais graves em milhares de anos e os cientistas alertam: é preciso agir rapidamente.

(Crédito: Victor Pollak/TV Globo)

Bate - Rebate

·Parece que as ligações da Band com Portugal podem se fortalecer ainda mais nos próximos tempos..

·... E existem chances de irem muito além da novela “Ouro Verde” que estreia segunda-feira...

·... Aliás, um encanto que envolve diretamente o seu presidente, Johnny Saad...

·... É o tipo da questão que merece melhor acompanhamento a partir de agora, não só para saber do que realmente se trata...

·... Assim como os seus desdobramentos.

·As gravações de “Topíssima”, nos estúdios da Casablanca, Rio, devem prosseguir até o dia 30...

·... A Record ainda não informa até quando a novela será exibida...

·... Os trabalhos da sua substituta, “Amor sem Igual”, estão começando só agora.

·Nesta sexta-feira, no Teatro das Artes, em São Paulo, tem a estreia de “Sylvia”...

·... Texto de A.R. Gurney e direção de Gustavo Wabner, com Françoise Forton, Cássio Scapin, Simone Zucato e Rodrigo Fagundes.

C´est fini

A TV Cultura corrige a coluna: Carlos Taquari não está na direção do seu jornalismo. A área, segundo informa a emissora, continua interinamente sob os cuidados de Ricardo Taira. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

11 de julho de 2019

Record já tem nome escolhido para nova novela de Cristianne Fridman

“Amor sem Igual” é o título do novo folhetim que já está em suas últimas semanas de gravações

Record já tem nome escolhido para nova novela de Cristianne Fridman

“Amor sem Igual” é o título da nova novela de Cristianne Fridman, substituta de “Topíssima”, já em suas últimas semanas de gravações. A escalação do elenco deve começar a partir de agora, ou imediatamente após a definição de Ivan Zettel como seu diretor-responsável. Embora se dê como certa, a escolha do nome dele ainda não é confirmada de forma oficial. Por outro lado, a direção da Record também já decidiu que no lugar de “Jezabel” e antecedendo a estreia de “Gênesis”, entrará a reprise de “O Rico e Lázaro”. Aliás, é das mais curiosas a história desta novela. Aqui, entre março e novembro de 2017, a sua exibição foi tremendamente prejudicada pelo apagão das operadoras, briga que SBT, Record e Rede TV! travaram na ocasião com as empresas de TV por assinaturas. Mas entre todas as produções bíblicas realizadas, é até o momento um dos maiores sucessos lá fora, especialmente nos Estados Unidos. Há a certeza que agora, em reapresentação, os seus resultados serão muito melhores.

Momento especial 

Diego Hypolito será uma das atrações do SporTV durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, ao lado de  Daiane dos Santos (ginástica artística), Thiago Pereira (natação), Fabiana Murer (atletismo) e Tiago Camilo (judô). “O Pan sempre me trouxe momentos positivos, medalhas, fui bicampeão de solo e salto e isso é algo muito marcante. Então, não estarei apenas comentando, mas também vivendo um momento muito especial”, afirma o ginasta, que, paralelo aos treinos, também trabalha em projetos musicais em São Paulo.

E tem mais 

Não tem nada assinado, nem ao menos conversado até agora, mas são grandes as possibilidades da produção de “Amor sem Igual” também ficar sob os cuidados da Casablanca. Segundo se informa, falta só o vice-presidente Artístico e de Programação, Marcelo Silva, bater o martelo.

Bastidor 

Caio Castro e Juliana Paes em momento “selfie” nos bastidores de “A Dona do Pedaço”, antes da gravação da cena que vai ao ar a partir de hoje, quinta-feira, com participação direta dos dois. Agno (Malvino Salvador) vai com Rock (Caio) até a fábrica de bolos de Maria da Paz (Juliana), para apoiar o jovem na conversa com a empresária sobre a acusação de que ele teria roubado as joias dela na véspera do casamento com Régis (Reynaldo Gianecchini). Rock acusará Jô (Agatha Moreira).

Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

Triste 

A morte de Paulo Henrique Amorim surpreendeu a todos na manhã dessa quarta-feira, vítima de um infarto fulminante. Domingo, no Maracanã, Brasil e Peru, acompanhado da mulher e de um casal de amigos, foi a sua última aparição pública. 

BandNews Docs 

O BandNews vai exibir na próxima terça-feira, às 23h, um documentário sobre o primeiro debate à Presidência da República, que reuniu nove candidatos, promovido pela Band após o Regime Militar, em 17 de julho de 1989. O programa conta com imagens do seu acervo e depoimentos inéditos de jornalistas que atuaram na cobertura e mediação, como Marilia Gabriela e Fernando Mitre.   

Neymar x Patrícia

 Além do tradicional especial de fim de ano, “Feliz Natal Brasil – Believe”, para exibição no SBT, o jogador Neymar também gravará nesta quinta-feira o “Jogo das 3 Pistas”. Ele vai disputar o quadro com Patrícia Abravanel.

Neymar 2 

Ainda a propósito da visita de Neymar ao SBT nesta quinta-feira, o craque dará nos bastidores uma entrevista exclusiva para Luis Ernesto Lacombe. O material entrará no programa “Aqui na Band” e a ideia é falar sobre tudo: acusação de estupro, Copa América, Instituto Neymar e PSG/Barcelona. 

Record já tem nome escolhido para nova novela de Cristianne Fridman

“Amor sem Igual” é o título do novo folhetim que já está em suas últimas semanas de gravações

Record já tem nome escolhido para nova novela de Cristianne Fridman

“Amor sem Igual” é o título da nova novela de Cristianne Fridman, substituta de “Topíssima”, já em suas últimas semanas de gravações. A escalação do elenco deve começar a partir de agora, ou imediatamente após a definição de Ivan Zettel como seu diretor-responsável. Embora se dê como certa, a escolha do nome dele ainda não é confirmada de forma oficial. Por outro lado, a direção da Record também já decidiu que no lugar de “Jezabel” e antecedendo a estreia de “Gênesis”, entrará a reprise de “O Rico e Lázaro”. Aliás, é das mais curiosas a história desta novela. Aqui, entre março e novembro de 2017, a sua exibição foi tremendamente prejudicada pelo apagão das operadoras, briga que SBT, Record e Rede TV! travaram na ocasião com as empresas de TV por assinaturas. Mas entre todas as produções bíblicas realizadas, é até o momento um dos maiores sucessos lá fora, especialmente nos Estados Unidos. Há a certeza que agora, em reapresentação, os seus resultados serão muito melhores.

Momento especial 

Diego Hypolito será uma das atrações do SporTV durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, ao lado de  Daiane dos Santos (ginástica artística), Thiago Pereira (natação), Fabiana Murer (atletismo) e Tiago Camilo (judô). “O Pan sempre me trouxe momentos positivos, medalhas, fui bicampeão de solo e salto e isso é algo muito marcante. Então, não estarei apenas comentando, mas também vivendo um momento muito especial”, afirma o ginasta, que, paralelo aos treinos, também trabalha em projetos musicais em São Paulo.

E tem mais 

Não tem nada assinado, nem ao menos conversado até agora, mas são grandes as possibilidades da produção de “Amor sem Igual” também ficar sob os cuidados da Casablanca. Segundo se informa, falta só o vice-presidente Artístico e de Programação, Marcelo Silva, bater o martelo.

Bastidor 

Caio Castro e Juliana Paes em momento “selfie” nos bastidores de “A Dona do Pedaço”, antes da gravação da cena que vai ao ar a partir de hoje, quinta-feira, com participação direta dos dois. Agno (Malvino Salvador) vai com Rock (Caio) até a fábrica de bolos de Maria da Paz (Juliana), para apoiar o jovem na conversa com a empresária sobre a acusação de que ele teria roubado as joias dela na véspera do casamento com Régis (Reynaldo Gianecchini). Rock acusará Jô (Agatha Moreira).

Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

Triste 

A morte de Paulo Henrique Amorim surpreendeu a todos na manhã dessa quarta-feira, vítima de um infarto fulminante. Domingo, no Maracanã, Brasil e Peru, acompanhado da mulher e de um casal de amigos, foi a sua última aparição pública. 

BandNews Docs 

O BandNews vai exibir na próxima terça-feira, às 23h, um documentário sobre o primeiro debate à Presidência da República, que reuniu nove candidatos, promovido pela Band após o Regime Militar, em 17 de julho de 1989. O programa conta com imagens do seu acervo e depoimentos inéditos de jornalistas que atuaram na cobertura e mediação, como Marilia Gabriela e Fernando Mitre.   

Neymar x Patrícia

 Além do tradicional especial de fim de ano, “Feliz Natal Brasil – Believe”, para exibição no SBT, o jogador Neymar também gravará nesta quinta-feira o “Jogo das 3 Pistas”. Ele vai disputar o quadro com Patrícia Abravanel.

Neymar 2 

Ainda a propósito da visita de Neymar ao SBT nesta quinta-feira, o craque dará nos bastidores uma entrevista exclusiva para Luis Ernesto Lacombe. O material entrará no programa “Aqui na Band” e a ideia é falar sobre tudo: acusação de estupro, Copa América, Instituto Neymar e PSG/Barcelona. 

10 de julho de 2019

Novelas da Globo do passado também usaram a “quebra da quarta parede”

A série “Eu, a vó e a Boi”, de Miguel Falabella, irá se valer do recurso que promove a “quebra da quarta parede”.

Novelas da Globo do passado também usaram a “quebra da quarta parede”

Domingo, quando aqui se falou da série “Eu, a vó e a Boi”, do Miguel Falabella, foi destacado que a sua produção irá se valer do recurso que promove a “quebra da quarta parede”, trabalho desenvolvido em conjunto com a equipe de efeitos visuais da Globo. E que a “quebra da quarta parede” nada mais é que um determinado personagem, ao desviar o olhar para a câmera, falar diretamente com o público. Até aí tudo certo, mas a citação de “Deadpool”, como exemplo, filme americano de ação e comédia, realizado em 2016, valeu um “presta atenção” de leitores mais atentos deste espaço. Muito antes, recordaram eles, isso já tinha acontecido em duas novelas brasileiras do passado. A primeira vez em “Jogo da Vida”, exibida entre 1981 e 1982, com a personagem Mariucha, vivida pela Elizangela, e repetido na novela “Guerra dos Sexos”, em 1983, com a maioria dos personagens usando deste recurso. Dois trabalhos, por acaso, escritos por Silvio.

Jornalismo 

Tassia Sena, que atuava como repórter, moça do tempo e, eventualmente, apresentadora do "Jornal da Gazeta", foi contratada pela TV Globo. E já vem participando dos telejornais de São Paulo. 

Ano sabático

Juca Silveira, ex-executivo da Band, diz que sua prioridade agora é dedicar-se à família e “viajar muito”. Isso, pelo menos, nesses próximos tempos. Sobre o futuro, não tem nada conversado, muito menos encaminhado com ninguém.

 Visto da ponte

Antonio Zimmerle pode ainda não ser de fato, mas de direito já é o novo diretor geral da Band, cargo que foi exercido por Juca Silveira, citado acima. É ele quem tem se comportado como tal, inclusive traçando todas as diretrizes para a programação e artístico.

Vai demorar 

Depois de aparecer em vários trabalhos seguidos, Marina Ruy Barbosa (foto) agora terá um período de férias bem mais longo na Globo. De acordo com os planos de agora, o seu nome só será disponibilizado para escalações em meados do ano que vem.

Foto: Raquel Cunha/Globo

Próxima do SBT 

O elenco infantil de “Patinho Feio”, próxima novela do SBT, já está praticamente fechado e a preparação vai começar em agosto. Resta ainda Iris Abravanel conferir os testes. Como uma boa maioria das crianças são do Rio de Janeiro, também entra em questão agora o processo de mudança para São Paulo.  

Chamadas

 GNT intensifica chamadas de estreia do “Que História é Essa, Porchat?”, o novo programa de Fábio Porchat. No ar a partir do dia 6 de agosto, uma terça-feira. O apresentador que já participa do “Papo de Segunda” no mesmo canal.   

Nada diferente 

O procedimento que a Globo agora adota para Marina Ruy Barbosa, não é nada diferente ao de Bruna Marquezine. Mesmo despertando interesse de diversos autores, ela está fora do ar desde “Deus Salve o Rei”, encerrada em julho do ano passado. 

Estreia marcada 

O programa “A Melhor Viagem”, com apresentação de Mário Frias, tem estreia confirmada para dia 28 na Rede TV!. E já tem horário escolhido. Será levado ao ar a partir das 18h30.

09 de julho de 2019

Transmissões de futebol na TV insistem no mesmo modelo do passado

A transmissão de futebol, além do jogo em si, poderia perfeitamente se transformar num trabalho jornalístico mais amplo, completo e atraente.

Transmissões de futebol na TV insistem no mesmo modelo do passado 

Há muito se reclama por mudanças e inovações nas transmissões do futebol, que em nada são diferentes das realizadas por Tupi e Record, ou mais antigas ainda quando Jorge Amaral deixava o seu cavalo amarrado num poste do Pacaembu enquanto ia narrar a partida. A evolução se deu apenas na parte tecnológica e o que se reivindica é uma cobertura mais completa, com atrativos capazes de atrair a atenção do telespectador, antes da bola rolar ou depois que parar. 

Por mais absurdo que isso possa parecer, a única grande inovação ao que antes existia são imagens dos times chegando ao estádio, com os jogadores descendo apressadamente do ônibus em direção ao vestiário. O mais destacável está no desfile de fones de ouvidos que todos fazem questão de acrescentar aos seus nem discretos paramentos de sempre. 

Por que não ampliar os trabalhos de reportagem? Ou não experimentar e ousar um pouco mais, acrescentando detalhes de produção que hoje são desprezados? Usar de maior criatividade. 

A transmissão de futebol, além do jogo em si, poderia perfeitamente se transformar num trabalho jornalístico mais amplo, completo e atraente. 

Por que não?

(Crédito: Globo/ João Miguel Júnior)

Tietagem

Nos bastidores da final da Copa América no Maracanã, Marcelo Adnet fez questão de posar ao lado do ídolo Leo Batista. O humorista não perdeu a oportunidade de dizer que sabe imitar a sua voz.

Jornalismo - 1 

Beatriz Ivo, na sexta-feira, se desligou da direção de jornalismo da TV Jornal do Recife, afiliada do SBT. A função, desde o dia de ontem passou a ser exercida por Mônica Carvalho, que estava como editora-executiva. 

Jornalismo – 2 

A repórter Sabrina Pires, demitida juntamente com dezenas de profissionais do Departamento de Jornalismo da TV Gazeta, voltou a trabalhar no "Jornal da Gazeta". O comentarista José Nêumanne Pinto também foi recontratado. É a volta dos que saíram.

Disparado 

Luan Santana está batendo recorde em execução nas rádios de todo o Brasil com “Quando a Bad Bater”. Os últimos levantamentos mostram que ele tem números superiores ao dobro do segundo colocado, Gustavo Mioto, com “Fake News”. Wesley Safadão é o terceiro, “Igual Ela, Só Uma”. Música na novela “Na Correria”, trabalho da Luciana Mello, entra na trilha sonora de “Bom Sucesso”, novela das sete, na Globo, que estreia dia 29 de julho. Foi escolhida para ser um dos temas de Paloma, personagem da protagonista Grazi Massafera. Trecho da música: Eu levo a vida na correria/Sou mãe, mulher/ Sou força, sou graça/ Dou sangue, dou raça/ De noite e de dia. 

Apoio médico 

Ainda da mesma “Bom Sucesso”, Antonio Fagundes será um milionário, que sofre de uma doença terminal. Um assunto que a produção da novela vai cuidar com extremo cuidado, inclusive com apoio médico, durante todo o decorrer da novela. 

Mais um 

A Band não marcou o dia ainda, mas já tem decidida a gravação de um segundo piloto com Hélio de la Peña. O primeiro, com as participações de Denílson e Milton Neves, serviu como referência e o desejo, em relação ao próximo, é gravar valendo. Algo mais definitivo.

Por outro lado 

Embora com estreia marcada apenas para 5 de agosto, o novo jornal das manhãs, “Bora São Paulo”, que terá apresentação de Joel Datena e Laura Ferreira, continua merecendo atenções especiais. Há todo um trabalho voltado para colocar no ar um produto pronto e bem acabado.

Cinema 

Filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, “Bacurau”, premiado no Festival de Cannes, tem estreia marcada para o dia 29 de agosto. Antes, no dia 16 do mesmo mês, terá sua première nacional na cerimônia de abertura da 47ª edição do Festival de Gramado. O elenco reúne Sônia Braga, Karine Teles, Bárbara Colen, Silvero Pereira e o alemão Udo Kier, entre outros.