• COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 2019 - 2020
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

25 de setembro de 2019

Gretchen será a convidada do “Superpop”, na noite desta quarta-feira

omo principal assunto a experiência dela em “A Dona do Pedaço”, convidada por Walcyr Carrasco.

Falta de planejamento ainda é o maior problema da Record

Voltou à tona na Record nesses últimos dias um problema que nunca foi devidamente enfrentado e só tem conturbado, historicamente, a sua ordem de trabalhos: a falta de planejamento.

O caso envolvendo a saída de Reinaldo Gottino foi considerado gravíssimo, principalmente pelos efeitos em outros produtos e pessoas.

Deixaram o caso dele, o da renovação de contrato, e só como mais um da série, para ser resolvido aos 45 do segundo tempo. Deu no que deu. Será que a lição serviu?

Outro caso pendurado é o da Sabrina Sato, há meses fora do ar, porque até agora não foi descoberto um programa para ela apresentar ou participar.

É descaso ou falta de competência?

E assim como outros tantos, e até na dramaturgia. Fala-se na necessidade de se contratar novos autores, mas até agora ninguém sabe quem irá escrever a substituta de “Amor Sem Igual”, que estreia em dezembro.

E novela não se produz do dia para a noite. Como se vê, na Record dos dias atuais, tem muita coisa que precisa mudar, inclusive o aventurismo e amadorismo na sua direção.

TV Tudo

Fora do ar

O que é a natureza. Fora do ar, Sabrina Sato tem um canal na internet, onde fala de tudo, especialmente das suas viagens ou aventuras no mundo da moda. E está faturando horrores com ele. Um dinheiro que, com certeza, a Record está deixando de ganhar.

Nova série

A Globo estreia em 8 de novembro a série de espionagem “Whiskey Cavalier”, já exibida pela Warner e que não passou da primeira temporada. Traz no elenco Scott Foley (Scandal, The Unit e Felicity), Lauren Cohan (The Walking Dead, Supernatural e Vampire Diaries), Tyler James Williams (Todo Mundo Odeia o Chris), entre outros. 

Posto de observação

Sabe o passarinho? Acho que um pardal deu rasante por aqui, deixando o nome da Adriane Galisteu escrito em um papelzinho. E outro escrito Record, programa de domingo, meio-dia. Alguém sabe o significado?

É bucha

O caso desse programa que irá substituir o de Geraldo Luís, aos domingos, é dos mais delicados.Todo aquele que aceitar o desafio deve saber que, se perder, a derrota será dele. Não tanto da Record. E vai depender muito do que será apresentado. O risco de uma queimação é enorme.

Data marcada

O Space marcou para 20 de outubro, às 21h, a estreia da série “Irmãos Freitas”, em 8 capítulos, que conta a história do boxeador Popó, vivido por Daniel Rocha, e de Luís Cláudio (Rômulo Braga), seu irmão. Edvana Carvalho vive Zuleica, mãe deles. O elenco contará também com Roberto Birindelli, Maria Flor, Julio Machado, Rui Ricardo Dias, Vinícius de Oliveira, Antonio Pitanga, Gero Camilo e Marina de La Riva.

Iniciativa

A ideia de contar a história de Popó foi uma aposta do cineasta Walter Salles, que assina a supervisão artística.  No início, inclusive, o projeto era para um longa-metragem, mas acabou evoluindo para série.

(Crédito Stella Carvalho)

Aniversário

O “Mulheres”, da TV Gazeta, que faz festa de 39 anos no dia de hoje, ao vivo, além de Palmirinha Onofre, contará com as participações de Dudu Nobre, Grupo Molejo e Moacyr Franco. Também durante o programa será exibido um pouco dos bastidores e o dia a dia da apresentadora Regina Volpato. Começa às 14h.

Imagine a cena

Silvio Santos chegando, sábado, no SBT. Um funcionário, com uma faixa estendida à frente do carro, reclama da falta de pagamento de um retroativo. Ele, Silvio, abaixa o vidro, encara o reclamante e diz: “Não é um problema meu. É problema do Brasil”. E acelerou.

Virou guerra

A CNN Brasil está em posição de ataque e espera definir, ainda no decorrer dos próximos dias, a contratação de outros dois nomes da Record. Pelo menos. Um deles, um apresentador, pessoa muito próxima a Douglas Tavolaro, o seu CEO.

Humor

Enquanto a Rede TV! não tem nada decidido para o “Entubados”, o humorista Gustavo Mendes, que foi convidado para apresentar o programa, vai tocando seus trabalhos no “Multishow”. Na última segunda, ele começou a gravar a quarta temporada da série “Xilindró” e também aparece no “Treme Treme”.   

A proposito

Em se tratando de Rede TV!, Gretchen será a convidada do “Superpop”, na noite desta quarta-feira, na Rede TV!. Como principal assunto a experiência dela em “A Dona do Pedaço”, convidada por Walcyr Carrasco.

De volta

Longe das novelas desde “A Lei do Amor”(2016), Otávio Augusto está confirmado em “Salve-se Quem Puder”, a próxima das sete na Globo. Ele fará Ignácio, o avô de Alexia, personagem de Deborah Secco.

Bate – Rebate

·       Monique Alfradique começou a gravar, “A Dona do Pedaço”,  na segunda-feira, vivendo uma policial...

·       ... E a participação de Duda Nagle, o Paixão, rival de Rock (Caio Castro) pode ser ampliada...

·       ...Há o entendimento que deu “liga” a história dele com Monica Iozzi, a Kim.

·       A empresária e consultora de moda, Costanza Pascolato participa do “Mariana Godoy Entrevista”, nesta sexta, na Rede TV!.

·       Mudança de planos, a Rede TV! está em busca de um outro alguém para se juntar a Lígia Mendes e Franklin David na apresentação do “Tricotando”...

·       ... E passar a ocupar o lugar que até bem poucos dias pertencia a Val Marchiori.

·       Ronan Santiago é o novo diretor comercial da Rede Brasil de Televisão...

·       ... Entre os nomes definidos para compor a sua equipe está o de Rafael Moreno...

·       ... Rafael Moreno, que lá atrás, quando apresentador de telejornais na Band, teve seu nome sugerido à Globo...

·       ... No dia que o Boni resolveu assistir, era a sua folga...

·       ... E o seu substituto, William Bonner, acabou sendo contratado. 

C´est fini

“Nas Savanas do Quênia” é a nova série do “Jornal da Record” que estreia na próxima segunda-feira. Dividida em cinco partes, entre outros temas, irá mostrar Kibera, uma comunidade localizada na capital do Quênia e considerada uma das maiores favelas do mundo, com cerca de 1 milhão de habitantes. Reportagem de André Tal e produção de Rosana Teixeira e Marta Cibele.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

24 de setembro de 2019

Ana Hickmann vai aos EUA inaugurar novos estúdios da Record

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Ana Hickmann vai aos EUA inaugurar novos estúdios da Record 

Ana Hickmann foi escolhida para apresentar a cerimônia de inauguração da nova sede da Record, na próxima sexta-feira, na Flórida. Entre essas dependências, três estúdios irão ocupar uma área de mais de cinco mil metros quadrados, projetados “para receber o que há de mais moderno na indústria mundial de broadcast”, informa Mônica Palomo, executiva da Record Internacional. Artistas e personalidades também estarão presentes. Nos Estados Unidos, a distribuição da programação é realizada através de operadoras como Xfinity Comcast, Sling TV, Optimum TV, RCN e Dish Network. No Canadá, pelas operadoras Bell Canadá e Rogers. Em se tratando de Brasil, também nesta sexta-feira, a Record vai oferecer uma festa aos seus funcionários, na data em que chega aos 66 anos de existência.

“Mestre” em Portugal 

“Mestre do Sabor”, reality de culinária da Globo, que estreia no dia 10, tem mais uma novidade, além daquelas já anunciadas: o programa também será exibido em Portugal. Não fosse por outras razões, o programa tem no seu “trio de mestres” a presença do chef português José Avillez. Caberá a ele a missão de orientar e avaliar os 24 chefs profissionais escolhidos para a competição. 

Desafios

“Para mim é um enorme orgulho fazer parte do time. Estou muito feliz por terem me convidado. O grande desafio no ‘Mestre do Sabor’ vai ser estar num país diferente, com uma cultura diferente e num formato também diferente. Mas estou confiante de que será um sucesso”, declara Avillez. Que destaca ainda os atributos preciosos para um chef, em sua opinião: “Não pode faltar respeito, sacrifício, vontade, paixão. E um toque de bom humor é sempre bemvindo”. 

Trabalhando forte 

Por enquanto, isso só foi falado por aqui, mas a expectativa é que na próxima semana, mais tardar, o BandSports oficialmente comunicará a transmissão da Olimpíada no ano que vem. Na paralela, todas as providências necessárias já estão sendo tomadas. 

Por outro lado

Nos interiores da Band já se dá como certa, para muito em breve, mudanças na sua área comercial. Resta saber as suas dimensões. A ideia defendida por alguns é ter um único setor vendendo todas as empresas, as várias TVs e emissoras de rádio.

Operação: basquete 

Em “Bom Sucesso”, cenas no ar a partir de outubro, vai acontecer a transformação de Gabriela, personagem de Giovanna Coimbra. Ela corta o cabelo para se passar por um menino e assim poder participar dos últimos minutos do campeonato de basquete masculino.

Desestabilizar 

O “Jornal da Record” jogou pesado no ataque ao dono do CNN Brasil, Rubens Menin, na edição da última sexta-feira, após perder Reinaldo Gottino. Misturando as coisas, canal e empresário, quis passar a ideia de que “as flores não são tão perfumadas”. E justo no momento em que a CNN promete promover novos desfalques na concorrência – apresentadores e repórteres. A resposta, dizem, pode vir através de outros ataques a gente de lá. 

Protocolar 

Gugu Liberato, elegante, em suas manifestações tem dito e repetido que não foi procurado pela Record para assumir o horário do Geraldo Luís aos domingos. A verdade é que essa possibilidade, ter um programa direto como no passado, nem passa pela sua cabeça. Por enquanto, a ideia é continuar com os formatos de temporada, “Power Couple” e “Canta Comigo”, mais adaptados à sua vida atual. 

Mercado 

A gerente de produção internacional da série “La Casa de Papel”, Laia Coll, confirmou presença no Festival de Petrópolis. O evento terá início no próximo dia 23. Laia será uma das palestrantes.

Velha casa

Palmirinha Onofre confirmou para esta quarta-feira a sua presença no “Mulheres”, como parte das comemorações de 39 anos do programa e com a ideia de apresentar um prato exclusivo. Desde que deixou a TV Gazeta em 2010, ela fez algumas pequenas participações em seus programas. Mas, receita mesmo, só agora, informa seu staff. 

23 de setembro de 2019

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de “Avenida Brasil”

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de “Avenida Brasil” na Globo

Todo o barulho causado no anúncio de “Avenida Brasil” como próxima atração do “Vale a Pena Ver de Novo”, a partir de outubro, já justifica a escolha da Globo. Mas outras importantes razões levaram a isso. Primeiro que para substituir “Por Amor” a ideia sempre foi escolher um grande sucesso. “Êta Mundo Bom!”, de Walcyr Carrasco, e “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, desde o primeiro instante passaram a ser cogitadas. Ambas, de enorme apelo popular e que em suas exibições alcançaram excelentes resultados de audiência. Mas, foi avaliado também que a novela do Walcyr, por ser de época, passada nos anos 1920 e 1930 em sua maioria e com núcleo importante numa cidade do interior paulista, ficaria em um universo muito próximo ao de “Éramos Seis”, que será exibida às 18h. “Avenida Brasil”, urbana, na periferia carioca, se distanciará de qualquer semelhança. Uma definição que exigiu cuidados, porque o “Vale a Pena Ver de Novo” é uma alavanca importante para “Malhação”, que por sua vez é o esteio da novela das seis e por aí em diante. Um “Vale a Pena” fraco, prejudica toda a programação.

Nova direção

A partir desta terça-feira, Marco Nascimento assume a direção de jornalismo da Record no Rio de Janeiro. Passa a ocupar o cargo de André Ramos, contratado pela CNN Brasil para dirigir a sede de Brasília.

Evento

Ivete Sangalo, próxima apresentadora do “Música Boa ao Vivo” do Multishow, dará uma prévia da temporada do programa no palco do Conexão Globosat, dia 10 de outubro, a partir das 19h30, no Golden Hall, em São Paulo. Trata-se de um evento para o mercado publicitário e convidados sobre as novidades da programadora.

Liberação

Ana Paula Padrão e José Luiz Datena foram os artistas da Band liberados para o Teleton, no SBT, dias 25 e 26 de outubro. A confirmação da participação dos dois agora passa a depender de cada um deles.

Vaga exclusiva 

Como já informado neste espaço, a Record vai ampliar consideravelmente o número de vagas no seu estacionamento na sede da Barra Funda, em São Paulo. E um detalhe deve lembrar o modelo adotado pelo SBT na Anhanguera: muitas das vagas terão os nomes de seus usuários marcados.       

E um detalhe

De acordo com representantes das duas TVs, pessoas autorizadas a falar sobre elas, não existe nenhum acordo de cavalheiros entre SBT e Record. Que isso não passa de uma lenda. De que uma não pode tirar ou querer contratar alguém da outra. Prova é que...

Mistura brava

São muitas as queixas de funcionários da Rede TV!, de vários dos seus departamentos que, além da televisão, estão sendo obrigados a prestar serviço para a Peanuts, canal digital. Como contratados de uma empresa, têm que trabalhar também na outra. É bom o RH e o jurídico ficarem de olho.

Feira

Grande aposta da Globo, a nova série “Segunda Chamada”, sobre ensino noturno para jovens e adultos, será um dos destaques do catálogo da emissora na MIPCOM, em Cannes entre os dias 14 e 17. Débora Bloch faz a protagonista, Lúcia, uma professora de língua portuguesa que não desiste dos alunos, dentre eles, Solange, vivida por Carol Duarte. O lançamento no mercado internacional vai acontecer quase que simultaneamente à estreia da série no Brasil.

(Carol Duarte está em “Segunda Chamada” / Crédito: Mauricio Fidalgo/TV Globo)

Mala cheia

Além de “Segunda Chamada”, a Globo também levará para a MIPCOM “Aruanas”, “Onde Está Meu Coração” e “Desalma”, produções originais Globoplay, que também serão lançadas em primeira mão no evento. E ainda a terceira temporada de “Sob Pressão” - série que em suas temporadas anteriores já foi licenciada para mais de 70 países -, mais a segunda temporada de “Ilha de Ferro”.

Sem chance

Não tem nada a ver esse papo espalhado no mercado, de um interesse da CNN Brasil em comprar a Rede 21, da Band. Isso não existe e nunca foi cogitado, até por ser impossível. O licenciamento da CNN é para cabo, TV paga, e isso para o mundo inteiro, sem exceções.

Palavra oficial

Para passar a régua no assunto, depois de consultada, a coluna foi oficialmente informada pela CNN Brasil: “somos licenciados para comercializar nosso sinal para as operadoras de TV por assinatura. Nosso projeto é multiplataforma e não inclui TV aberta”.

Confidencial

A definição da Record pelo nome de Geraldo Luís para apresentar o “Balanço Geral” SP e a informação que ele continuará também com o “Domingo Show” é provisória. Vai valer até a escolha de um novo projeto para os domingos.

20 de setembro de 2019

Record realiza reformas e afasta de vez boatos de mudança

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Record realiza reformas e afasta de vez boatos de mudança

Boa parte das instalações da Record, em São Paulo, foi transformada em um canteiro de obras. O teatro entrou em reformas para poder receber um número maior de pessoas e acolher melhor as plateias, da mesma maneira que já existem providências para ampliar o número de vagas no estacionamento interno. Duas providências pertinentes. Há tempo reclamadas. Por outro lado, estão bem acelerados os trabalhos nos estúdios L e M do jornalismo, ambos com previsão de entrega no primeiro trimestre do ano que vem. Iniciativas que devem afastar de vez as especulações sobre mudanças da Barra Funda. Um desejo, aliás, que nunca existiu. Há o entendimento que as instalações atuais de São Paulo e Rio de Janeiro atendem perfeitamente às exigências da sua produção, já de algum tempo distribuídas entre as duas praças. Não há, se assegura, necessidade nenhuma de buscar um outro lugar.

Em cartaz 

Maria João Bastos vive a vilã brasileira Olívia, na novela “Na corda bamba”, produção do canal português TVI. Escrita por Rui Vilhena e dirigida por Helena Varvaki, a produção também reúne no elenco os brasileiros Lucélia Santos, Edwin Luisi e Cristina Lago.

Programação 

A Globo já informou a todas as emissoras da rede e afiliadas, que a partir do dia 30, na estreia de Maju Coutinho no “Hoje”, serão realizadas mudanças na sua grade de programação. Jornal da Praça irá até 13h; “Globo Esporte”, 13h25; “JH”, 14h25, com o “Se Joga” entrando na sequência. 

O detalhe 

Em toda essa mexida, vale salientar que a duração do “Hoje” será ampliada. Atualmente, no ar com 50 minutos, passará a ter uma hora a partir do dia 30. 

Está tudo bem 

Laerte Vieira, sozinho, apresentando o “Jornal da Gazeta” nesses últimos dias, chamou atenção do público presente. Nada de anormal. Em férias, a sua companheira de bancada, Luciana Magalhães, voltará já no comecinho de outubro. 

Estreia 

Bruna Aiiso, atriz nipo-brasileira, no papel der Toshi, fará a sua estreia em “Bom Sucesso”, da Globo, na segunda fase da novela. Toshi Noshimura, uma tradutora, vem ao Brasil acompanhando um escritor japonês à Bienal do Livro.

Mercado 

As agências de propaganda trabalham com a informação de que a CNN Brasil só iniciará as suas atividades no começo de março. Em fevereiro, sem chance, porque o Carnaval cairá na última semana e a CNN, no segundo mês do ano, sempre realiza toda a sua reforma visual. De nada adiantaria entrar no ar de um jeito e, logo em seguida, ser obrigada a mudar.

19 de setembro de 2019

CNN Brasil vai tentar acordo de parceria com a TV Cultura

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

CNN Brasil vai tentar acordo de parceria com a TV Cultura 

Os frequentadores da avenida Paulista estão se acostumando com a presença de câmeras da CNN Brasil, circulando em todas as direções e operadas até por alguns dos seus executivos, preocupados em captar imagens de arquivo. O mesmo trabalho, hoje limitado a São Paulo, também se estenderá a outras capitais e a algumas grandes cidades. Possuir um bom estoque é uma necessidade que toda TV tem, maior ainda em se tratando de um canal jornalístico. Aliás, prevendo dificuldades em se relacionar com as grandes redes de TV, Globo e Record especialmente, a cúpula da CNN trabalha com a possibilidade estabelecer um contrato de parceria com a TV Cultura. Se alguém não sabe, o arquivo da Cultura é dos mais valiosos, farto em preciosidades. Assim, como pelo histórico, conseguir também não será uma tarefa nada fácil. Historicamente, as dificuldades sempre foram enormes.

Radar 

Ainda em se tratando de CNN Brasil, o canal de notícias fará uma forte investida em mídias digitais - Twitter, Facebook e Instagram – e irá montar uma equipe especialmente para essa área. Profissionais da concorrência inclusive estão sendo observados. Neste momento, um nome muito em estudos é o de Ananda Vasconcellos, repórter do SBT, em São Paulo. 

A mesma prática 

O hábito de reunir representantes de diferentes setores em um café da manhã, colocado em prática nos seus tempos de SBT, é repetido agora por José Roberto Maluf como presidente da TV Cultura. Sempre às quartas-feiras.

Definido 

A temporada 2020 de “Malhação”, escrita por Márcia Prates e Priscila Steinman, já tem sua principal ambientação escolhida: o bairro de Copacabana. Que naturalmente terá alguns pontos importantes reproduzidos nos Estúdios Globo. 

Missão cumprida 

As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, completado o serviço em “Órfãos da Terra”, entraram em férias na Globo. Ainda não há nada conversado sobre uma próxima missão e nem mesmo descartada a possibilidade de, daqui em diante, cada uma seguir seu próprio caminho.

Rock In Rio 

Nyvi Estephan (foto), apresentadora do “Start”, quadro de e-sports do “Esporte Espetacular”, também irá integrar a equipe da Globo na cobertura do “Rock in Rio”. Começa no dia 27.

Tem estrela 

O sírio Kaysar Dadour, hoje, não pode mesmo reclamar da vida. Atualmente em “Órfãos da Terra” e na “Dança dos Famosos”, a partir de 28 de novembro ele também poderá ser visto no cinema, com o lançamento de “Carcereiros”. Da turma que passou pelo “Big Brother Brasil”, nesses últimos tempos, foi o que mais conseguiu espaço como “ator”.   

Está fechado 

A Band ainda não divulga nada e nem mesmo confirma, mas no mercado da propaganda a NBA já é dá como certa. Segundo se informa, serão duas transmissões por semana, começando agora em outubro.

Gravado 

O próximo “Grande Círculo”, do SporTV, foi gravado na segundafeira, tendo o ex-jogador Tinga como entrevistado. E como entrevistadores, Alexandre Alliatti, Casagrande, Diogo Olivier, Flavia Oliveira, Marcelo Medeiros Carvalho e Maurício Noriega. Apresentação de Milton Leite. 

Reencontro 

Lembra aquele episódio, Cristiane Dias versus William Waack, no “Jornal da Globo” em 2016? O tal estranhamento? Pois bem. Para provar que tudo ficou no passado, os dois já têm um encontro marcado. Ele será o entrevistado dela no programa “Dias de Cris”, programa na plataforma Click Tube do Youtube.

Volta depressa 

Levado por uma necessidade comercial, o artístico da Rede TV! foi obrigado a interromper nova viagem de Luciana Gimenez ao exterior. Ontem, quarta, ela já retornou ao Brasil, para apresentar o seu “Superpop” ao vivo. 

18 de setembro de 2019

Rádio do Ratinho, em SP, será inaugurada na semana que vem

Rádio do Ratinho, em SP, será inaugurada na semana que vem

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Rádio do Ratinho, em São Paulo, será inaugurada na semana que vem 

A inauguração da rádio Massa, em São Paulo, 92,9 MHz, já pode ser confirmada para a próxima quarta-feira, 25, às 12 horas, no vencimento do prazo de três meses, estipulado em sua compra. 

No dia 23, à meia-noite, terminará o contrato de concessão com a Igreja Comunidade Cristã Paz e Vida, do pastor Juanribe Paglarin. Durante o intervalo de 36 horas, uma espera especial será colocada no ar. 

Obra do acaso, em todo 25 de setembro se comemora o Dia do Rádio. 

A rádio Massa já tem como contratados os comunicadores Rony Magrini, Telma Emerick, Fernando Telles, Márcia Mayumi e Yves Resende, todos com passagens em tantas outras emissoras. 

Há a possibilidade da programação diária também contar com a participação do dono Ratinho, algo ainda em estudos pelo seu desejo de fazer algo diferente do que normalmente apresenta na televisão. 

A Massa SP - FM virá a se tornar a cabeça de uma rede, hoje com mais de 30 rádios, entre próprias e afiliadas. 


Foto: Reprodução/SBT

E mais um... 

Daniel Adjuto, do jornalismo do SBT, também no alvo, é um outro nome que a CNN Brasil praticamente dá como certo. Negociação bem avançada, para que ele possa ancorar e fazer reportagens em Brasília. 

Agito 

O que se observa é que a CNN Brasil, ainda sem estar no ar, continua ocupando espaços importantes em toda a mídia. Fontes de lá dentro revelam que a lista de Douglas Tavolaro tem outros 16 nomes como alvos. Dois deles, seguramente, da Record. 

Último trabalho 

Fábio Pannunzio, em sua última tarefa como contratado da Band, finaliza uma série especial para o “Jornal da Band” sobre Energia Nuclear. Passo seguinte irá se dedicar exclusivamente a montagem da sua WebTV. 

Meio de vida 

Participar de reality show, no caso de alguns, virou meio de vida. O cantor Vinicius D’Black, recém-saído do “Dancing Brasil”, já acertou sua entrada no “Canta Comigo”, do Gugu Liberato e da mesma Record. Fora as experiências passadas no SBT e Globo. 

Ainda do rádio 

Rodolfo Schneider, após assumir a direção executiva do jornalismo da Band, no começo do mês, também continuará com o seu programa diário na BandNews FM. Mas agora em toda a rede e no horário que, durante muito tempo, foi ocupado por Ricardo Boechat. 

Espelho meu 

Susana Vieira, como sempre, foi um dos destaques no lançamento da novela “Éramos Seis”, segunda, no Rio. E, já na entrada, chamou a luz em cima. Em frente a um enorme espelho, tirou os óculos escuros, deu aquela encarada básica e comentou: “Nossa! Estou bem melhor do que imaginei”. 

Bola cantada 

E não foi por falta de aviso... Um dia essa história da Record deixar a renovação de contratos para os 44 do 2º tempo ia dar confusão. E deu. Reinaldo Gottino foi um desses casos. Na segunda-feira, 15 dias antes do fim do seu compromisso atual, ele apenas avisou que estava de saída. Se serviu a lição... 

Também lá 

Mayana Neiva, surpresa de última hora no elenco de “Éramos Seis”, também esteve na festa de lançamento. Será a sua volta às novelas, depois de alguns filmes e séries. A última foi “O Outro Lado do Paraíso”, exibida em 2017. 

Fato é que 

Ontem, nas primeiras horas da manhã, Fabíola Reipert e Renato Lombardi foram chamados para rediscutir as suas condições contratuais. Inclusive a forma como as ações de merchandising passam a ser redistribuídas, após a saída do Gottino. 

Gente de confiança 

Todos os apresentadores contratados pela CNN Brasil, além de participar normalmente das reuniões para discussão de formatos de programas, receberam sinal verde para também interferir e sugerir contratações. O “Hora 1”, por exemplo, já é um desses alvos.

17 de setembro de 2019

CNN Brasil vai abrir nova temporada de contratações

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

CNN Brasil vai abrir nova temporada de contratações 

A CNN Brasil tem conversas adiantadas com vários repórteres e editores-chefes e vai começar a anunciar essas contratações imediatamente. Quase certeza, já a partir desta semana. Um que certamente tem o seu nome incluído nesta lista é o repórter Fabio Diamante, atualmente no SBT.  Aliás, ter o Diamante trabalhando ao seu lado é uma pretensão que Douglas Tavolaro alimenta desde os tempos em que era o vice de jornalismo na Record. Foram várias as tentativas de contratá-lo. A última delas em 2017, inclusive com a promessa de torná-lo repórter especial. Na ocasião, o acordo que existia entre as emissoras incluídas no Simba – SBT, Record e Rede TV! – também acabou atrapalhando. Resta saber se desta vez ele aceitará. O fato é que, além do Diamante, as pretensões da CNN Brasil se estendem a outros profissionais importantes do mercado. Vários deles, nesta altura, já conversados e combinados.

Apressado

O “Programa Silvio Santos” tem um perfil no Twitter, que é atualizado durante a sua exibição. Mas que na chamada do último intervalo, antes do programa terminar, já sai fora. Agradece a audiência e deseja boa semana a todos. 

Problema técnico 

No sábado, por volta de 11h da noite, a TV Brasil interrompeu o programa “Todas as Bossas”, e ficou por quase uma hora só com chamadas, vinhetas e institucionais no ar. Ontem, por nota, a emissora admitiu que houve uma falha técnica. Lamentou o ocorrido e divulgará em breve uma nova exibição. 

Calculadora 

Para não repetir os mesmos erros do passado, a direção da Band passou a acompanhar o resultado de cada um dos seus programas. Não só a audiência. A ordem é tirar imediatamente do ar todo aquele que trabalhar no vermelho. Alguns já estão em estado de atenção. 

Passado conta

Na Band, quando se fala em não repetir os erros do passado, sempre é citado o exemplo do “Superpoderosas”, de tão triste memória. Levado ao ar por cerca de seis meses, acumulou prejuízo superior a R$ 600 mil.

Não deu outra

Antonio Fagundes e Grazi Massafera, protagonistas de “Bom Sucesso”, na Globo. Seus personagens caíram rapidamente nas graças do público que acompanha a novela.   

(Foto: Divulgação/Tv Globo)

Campo aberto 

Sobre a chegada de Samy Dana à Jovem Pan, além da “proposta interessante”, segundo ele também pesou o fato da liberdade dentro e fora do ar.  Se renovasse contrato com o Grupo Globo, por exemplo, ele não poderia mais fazer consultorias, palestras, entre outros trabalhos. “Fora que depois que Dony[De Nuccio] saiu, meu melhor amigo e sócio, também não me sentiria bem”, diz Samy.

Palavra do Ecad 

Sobre nota publicada na coluna, estranhando o fato do compositor Antonio Scarpellini ter recebido apenas R$ 15 pela execução da sua música pela exibição de “Terra Nostra” no Viva, o Ecad se manifesta: “A quantia recebida por Andó exclusivamente pela música ‘Tormento D´Amore’, tema de abertura da novela ‘Terra Nostra’, não é relativa às execuções musicais do Canal Viva, uma vez que os valores oriundos desta reexibição da novela serão distribuídos no mês de novembro deste ano.”

Créditos 

Os capítulos de “Amor Sem Igual”, substituta de “Topíssima” na Record, já distribuídos ao elenco trazem nos créditos Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo. O nome dela aparece como responsável pela supervisão de texto. 

Prós e contras 

O fato de Cristiane Cardoso, já de algum tempo atuar nessa área, em especial nas histórias bíblicas, tem forte apoio de setores da Record, especialmente aqueles mais ligados à Igreja Universal. Mas há também quem faça sérias restrições a essa interferência.

15 de setembro de 2019

Dificuldades burocráticas começam a travar produção de séries no Brasil

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Dificuldades burocráticas começam a travar produção de séries no Brasil

Já de algum tempo, mas muito mais agora, a nossa vida cultural tem enfrentado enormes dificuldades, que tornam inviáveis os lançamentos de novos trabalhos. Um drama que ninguém sabe mais como enfrentar. As grandes redes de televisão, e por aí todas se incluem, passaram a se valer do sistema de parcerias para viabilizar alguns dos seus projetos, em especial os relacionados com a dramaturgia. Mas as dificuldades enfrentadas para a liberação de verbas, mais que um enorme desestímulo, passaram a jogar contra a grande maioria dessas iniciativas.  Um, entre esses tantos casos, é a série “Z4”. Realizada pelo SBT e Formata, indicada ao Emmy e uma das finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, corre sério risco de não realizar novas temporadas. De acordo com os diretamente envolvidos, não há, dentro do atual cenário, a menor condição de nem ao menos se planejar qualquer coisa. Já exibido no SBT, Disney e Netflix, por questões burocráticas da Ancine, a Formata não recebeu até agora os R$ 2 milhões da sua produção. Nessas condições ninguém se atreve a fazer nada.

Olha só

Claudio Petraglia, 89 anos, maestro, compositor e um alguém com a vida inteira dedicada ao mundo das artes, foi convidado por Johnny Saad e está novamente prestando serviços na Band. É o mesmo entusiasmado de sempre.

Primeira encomenda

Aliás, nesta sua volta à Band, Petraglia já se dedica a um trabalho muito especial. A sua primeira missão é produzir um documentário sobre Cacilda Becker, no ano do cinquentenário da sua morte, e que é até hoje considerada uma das maiores atrizes do teatro brasileiro.

Dupla de hoje

Sandro Dalpícolo, da RPC, do Paraná, e Luana Borba, da Rede Amazônica, do Amazonas, neste sábado, formam a terceira dupla a apresentar o “Jornal Nacional” no rodízio comemorativo dos 50 anos do jornal. A ação, que começou no dia 31 de agosto e vai até 30 novembro.

Caminho de volta

Na Band que deu certo, o jornalismo e esporte sempre tiveram prioridade. E não é que, aos poucos, isso está voltando. Hoje, contando tudo, inclusive as suas recentes estreias, os telejornais passaram a ocupar 12 horas da grade diária. Fora os boletins.

A propósito

Rodolfo Schneider, escolhido para substituir André Luiz Costa na direção executiva de jornalismo da Band, vai assumir oficialmente o seu cargo no próximo dia 20. É o tempo necessário para providenciar sua mudança em definitivo para São Paulo.

Rádio Camanducaia

Uma das maiores atrações do “Show de Rádio”, do Estevan Sangirardi, foi a Rádio Camanducaia, criada pelo Odayr Batista que recentemente nos deixou. Alguns desses áudios ainda são possíveis de ouvir.

Só por acaso

Mas os últimos acontecimentos, essa chegada da CNN Brasil e as informações sobre as suas tantas contratações – incluindo por aí o recente caso do Cesar Tralli, fazem lembrar a Rádio Camanducaia. Cujo slogan era “quando não tem notícia, nóis inventa”.

Lugar reservado

Globo está confirmando a autora Cláudia Souto na fila das 19 horas. “Amor em Ação”, título provisório da sua novela, está aprovada e em desenvolvimento, já com vários capítulos escritos. História ambientada no Rio.

Trabalhando o elenco

“O Selvagem da Ópera”, supersérie sobre a vida de Carlos Gomes, escrita por Maria Adelaide Amaral, ainda não tem o seu elenco totalmente fechado. Ao contrário. A diretora Denise Saraceni tem trabalhado, inclusive, na escolha de alguns protagonistas. Vale lembrar que Alice Wegmann, Marjorie Estiano e Júlio Andrade, inicialmente escalados, não irão fazer mais.

(Marjorie Estiano / Crédito Raquel Cunha / TV Globo)

Espaço à disposição

A TV Cultura, sob a gestão de José Roberto Maluf, agora aposta na locação de estúdios e do seu teatro para produtoras, artistas e empresas que queiram realizar seus trabalhos.

Personalidades como Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, além da Maurício de Sousa Produções, são alguns dos clientes que utilizaram recentemente as dependências da Fundação Padre Anchieta, na Água Branca.


12 de setembro de 2019

Domínio do “MasterChef” leva Band a não pensar em outra coisa

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Dependência: domínio do “MasterChef” leva Band a não pensar em outra coisa 

Assim, naturalmente, meio que sem querer mesmo, acabou se criando na Band o chamado “Núcleo MasterChef”. Oficialmente, o departamento não existe com esse nome, uma vez que é conhecido como núcleo de realities, porém, nem precisava. Além dos títulos derivados do formato tradicional, como “Para Tudo”, “Profissionais” e o novo “A Revanche”, todos os seus integrantes, agora, terão programas solos. Erick Jacquin já está com o “Pesadelo na Cozinha” em sua segunda temporada. Para o ano que vem, se nada mudar, Paola Carosella e Henrique Fogaça também terão os deles. "Lado C" e "Mistérios do Pantanal", respectivamente, ambos apostando no ramo da culinária. Até onde isso será bom ou ruim, só o tempo dirá. O fato é que a criatividade ou o poder de pensar em produtos diferentes, na Band, parece que só vai até a página 2. Ou não consegue sair da cozinha. Que tal pensar num restaurante? Numa dessas...

Perigo na área 

Por outro lado, nos interiores da Band são fortes os comentários que os programas anunciados para Ivan Moré e Hélio de la Peña correm risco de não saírem do papel. Ambos já foram deixados para o ano que vem. 

Por outro lado 

Também já estão em estudos novas mudanças na direção da Band. A saída de André Luiz Costa, do jornalismo para o digital, com a chegada de Rodolfo Schneider, foi só a primeira delas. Vem aí uma mexida no Artístico. 

Na ativa 

Felipe Bueno, ex-repórter da Band-SP, está de volta à ativa. O profissional foi contratado pela Record TV-RS justamente num momento importante para o futebol gaúcho. 

Cancelada 

Por favor, quem leu aqui de uma entrevista do Boris Casoy com Sergio Moro, nesta quinta, em Brasília, por favor apague. O ministro cancelou. Ficaram de remarcar, mas bem lá na frente. 

Confirmada 

“Êta Mundo Bom!” será a substituta de “Por Amor”, no “Vale a Pena Ver de Novo”. Novela de Walcyr Carrasco e Maria Elisa Barredo, com as participações de Flávia Alessandra, Sérgio Guizé, Camila Queiroz, Eliane Giardini, Elizabeth Savala, Bianca Bin, Eriberto Leão, Rainer Cadete e Débora Nascimento nos principais papéis. Foi ao ar, pela primeira vez, em 2016.

Contratações 

Depois de “O Outro Lado do Paraíso”(Globo) e “Jesus”(Record), Valentina Bulc acertou sua volta às novelas. Após participações discretas, a jovem atriz terá uma personagem de destaque em “Salve-se Quem Puder”, substituta de “Bom Sucesso” na faixa das 19h.  Cirilo Luna, que esteve em “Verão 90” e “Shippados”, também assinou para esta novela.

Não para 

Vivian de Oliveira, que adaptou “Os Dez Mandamentos” para a Record, entre outros trabalhos, está agora mergulhada em dois roteiros para o mercado internacional. “Também tenho o projeto de um livro infantil, que estou terminando de escrever. A ideia é que meu filho de 10 anos, Benjamin, faça as ilustrações”, informa a autora.

Coringão 

O diretor Caco Milano vai contar no cinema a história da criação do Corinthians. Está previsto para dezembro o início das filmagens de “O Time do Povo”. Cotados para o elenco, Sérgio Guizé, Bianca Bin, Toquinho, Péricles, Neuza Borges e Oscar Filho. Thiago Rocha, da Rede TV!, fará uma participação.

Negócio fechado

A DAZN fechou mesmo a compra do NBB, basquete profissional brasileiro, para exibir nas suas plataformas e em algumas TVs. Band e ESPN entre elas. Valores não revelados. O apetite desta empresa é algo a ser acompanhado. 

Fim de jogo 

Em meio à polêmica do beijo gay que não foi ao ar, das personagens de Bia Arantes e Anajú Dorigon, as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes entregaram o último capítulo da novela “Órfãos da Terra”. Os momentos finais vão girar em torno de Dalila, personagem de Alice Wegmann. “Órfãos” terá seu encerramento no dia 27. 

Categoria

Depois de criar uma obra de arte para a abertura do “Bora São Paulo”, de todas as manhãs, na Band, João Carlos Martins se superou em compor uma outra para o “Band Notícias”, jornal das 22 horas. Algo muito acima dos padrões.

11 de setembro de 2019

Uso do VAR deixou o futebol ainda mais maluco e bagunçado

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Uso do VAR deixou o futebol ainda mais maluco e bagunçado

 Há toda uma discussão em torno do uso do VAR, Video Assistant Referee, aqui simplesmente chamado de “árbitro de vídeo”. O que poderia, ou logicamente indicaria, ser unanimidade, porque estabeleceria a tão reclamada “justiça no futebol” e deixaria de colocar só no apito do juiz as mais importantes decisões em campo, acabaram por aumentar o tamanho da desordem. O resultado até aqui é dos mais trágicos. De acordo com o Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba, houve 98% de acerto nas decisões capitais, o que nos leva a concluir que a arbitragem nunca atravessou uma fase tão ruim. Ou, então, a quase certeza, se considerarmos as trágicas e recentes atuações de Leandro Vuaden e Anderson Daronco em jogos da Série C e sem VAR. Um pelo pênalti que assinalou e o outro pelo que não deu. Ou ainda a lambança do “juiz de vídeo”, Jean Pierre Gonçalves Lima, em Santos e Athletico PR, no último domingo. Aliás, um “especialista” em se meter ou interromper partidas e estabelecer confusões. No Palmeiras e Bahia já tinha sido assim. Como bem destaca Arnaldo Cezar Coelho, parafraseando Chacrinha, na parte que nos toca, o “VAR veio para confundir, não explicar”.

Curioso

 No passado, nos programas esportivos, comentava-se mais futebol, as principais jogadas, e muito menos erros do juiz em campo. Hoje, em ordem totalmente inversa, uma boa maioria deles fica o tempo todo discutindo as decisões do VAR. Não é maluco?

Voltando ao Arnaldo 

Ainda da conversa da coluna com Arnaldo Cezar Coelho, e essa de dizer que erro de juiz pode ser fundamental no resultado de uma partida, até pode ser. Mas, segundo ele, assim como atacante perdendo gol feito e goleiro engolindo frango.

Liberado 

Gilberto Braga passou por alguns problemas de saúde, mas superou tudo e tem trabalhado normalmente. Já escreveu o seu episódio da série “Os Expedientes” e agora trabalha na adaptação de um livro, para transformar em novela na faixa das 18 horas. 

Escala 

Pedro Nercessian, de volta à Record, também estará no elenco de ”Amor Sem Igual”, de Cristiane Fridman. Foi escolhido para o papel de Beto, um dos últimos que ainda faltava ser definido.

Musical 

Dirigido por Ulysses Cruz, o musical “Isso Que é Amor” estreia nesta sexta-feira no Teatro das Artes, em São Paulo, e é baseado em 25 músicas de Luan Santana. A montagem também visitará Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro. No destaque, os protagonistas Daniel Haidar e Isabel Barros.

Festival

 1 A 23ª edição do Festival Brasileiro de Miami, entre os dias 14 a 21 próximos, contará com alguns dos nossos conhecidos artistas. Entre eles Lília Cabral, protagonista de “Maria do Caritó”, que abrirá o evento; Camila Morgado, como atriz convidada; Dira Paes, grande homenageada e estrela dos filmes “Veneza” e “Divino Amor”. 

Festival 2 

Orlando Morais e a filha Antonia Morais vão representar o documentário “Orlamundo”; Bruno Garcia, por “De Pernas pro Ar 3”, e Fabrício Boliveira, de “Simonal”, concorrem ao troféu “Lente de Cristal” de Melhor Ator. Miguel Falabella estará na disputa pela direção de “Veneza”, enquanto Malu Mader concorre pelo filme “Boca de Ouro”, de Daniel Filho. 

Bruna 

Nesta quarta-feira, Bruna Lombardi grava o “Persona em Foco”, do Atilio Bari, na TV Cultura. Além da carreira na televisão e no cinema, ela também deverá falar sobre a segunda temporada da série “A Vida Secreta dos Casais”, que estreia em outubro na HBO. Trabalho que divide com o marido, Carlos Alberto Ricelli e o filho, Kim. 

Fase diferente

Alexandra Martins começou a gravar as cenas da enfermeira Leila, sua personagem em “Bom Sucesso”, não mais na Mansão Prado Monteiro. Nos próximos capítulos, ela já aparecerá fora do seu ambiente de trabalho, inclusive com transformações na maneira de se vestir. Nada a ver com o seu comportado figurino de agora.

10 de setembro de 2019

Equipe de “Se Joga” já trabalha como se o programa estivesse no ar

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Equipe de “Se Joga” já trabalha como se o programa estivesse no ar 

Para o “Se Joga” não ter qualquer surpresa ou correr qualquer risco, a partir da sua estreia no dia 30 deste mês, a Globo trabalha como se o programa já estivesse no ar. Uma rotina que a sua produção e apresentadores, Érico Brás e Fabiana Karla, ao lado de Fernanda Gentil, já tem estabelecida para afinar todos os detalhes possíveis e tentar evitar problemas de última hora. Segundo o seu pessoal, há toda uma preocupação, inclusive com os mínimos detalhes. Daí os tantos ensaios e as gravações dos pilotos, para se chegar ao entrosamento desejado. Fazer tudo funcionar da melhor maneira possível. Mesmo em se tratando de Globo, que dá audiência até com color bars (barras de cor), há sempre uma pressão natural, inclusive a de entrar no horário que o “Vídeo Show” fez história e tentar frear os resultados da concorrência, especialmente Record, no horário. A expectativa é que essa receita, de puro entretenimento, possa alcançar os resultados esperados. De qualquer forma, a vinda do “Se Joga” faz crescer a expectativa de uma competição que promete ser das mais saudáveis.

Decisão 

A quinta temporada do “Dancing Brasil”, na Record, chega ao fim nesta quarta-feira. Bia Feres, Dany Hypolito e Vinicius D´black são os finalistas do programa. Um deles levará o prêmio de R$ 500 mil, além do troféu de campeão. O bailarino profissional com quem faz par ganhará um carro zero km.

E depois 

Após o encerramento do “Dancing Brasil”, Xuxa deve seguir com a turnê do seu show, provavelmente usando um nome diferente. Em vez de “Xou Xuxa”, como foi até agora, será “Xou da Xuxa”. TV, na Record, além de um especial em dezembro, só voltará com temporadas normais no ano que vem. 

Registro 

Além do filme e da série na Globo, a história de Hebe Camargo também será contada em um documentário. E assim como o longa-metragem, a Loma Filmes em parceria com a Paris Filmes, se encarregará da sua produção.

A propósito 

Por falar em cinema, Renato Aragão começa a preparar um novo filme. Vem aí “Didi Babá e os 40 Ladrões”, com produção da Mixer Rio.

Programa do Porchat 

Welder Rodrigues, ator do “Zorra”, será uma das atrações do “Que História é Essa, Porchat?”, nesta terça-feira no GNT. Silvero Pereira e Preta Gil são outros convidados do programa.

Jornalismo 

Inspirada na minissérie “Olhos que condenam”, da Netflix, com 16 indicações ao Emmy, o “Jornal da Cultura” vai estrear a série “Olhos que Condenam o Brasil”. No ar, a partir do dia 16, irá mostrar casos de inocentes colocados na prisão pelo sistema judicial brasileiro. 

Muito comentado 

A chamada “Rodada de Fogo” vai até a próxima terça-feira, 17, no “The Voice Brasil”. Na sequência, os shows ao vivo, com a participação do público. Em tempo: o início da “Rodada de Fogo”, quinta passada, fez com que os comentários do reality nas redes sociais aumentassem em 122% em comparação com a semana anterior, enquanto a hashtag #thevoicebrasil permaneceu por cinco horas nos Trending Topics Mundo.

Personagens 

Esta série de reportagens, em cinco episódios, vai revelar alguns desses casos. Entre eles, há o de Marcelo que trabalhava em uma ONG em São Paulo e ficou preso injustamente durante cinco meses acusado de tráfico de drogas. O Wlaedson, preso por usar uma camiseta rosa, semelhante à de um assaltante. No Rio, Rodrigo, sem antecedentes criminais, acusado de praticar mais de dez crimes depois que já estava prisão.

Reforços 1 

A Record vai mesmo reforçar seu quadro de autores, garante o número 1 da área comercial da emissora, Walter Zagari. Segundo ele, já existe um trabalho em curso na direção de Teledramaturgia do Rio visando encontrar esses profissionais.  

Reforços 2 

Essa iniciativa tem tudo a ver com o atual momento da Record, novamente investindo em dois horários inéditos. O executivo declarou ainda que as novelas bíblicas, lançadas a pedido de Edir Macedo, desde “Os Dez Mandamentos”, continuam normalmente na grade. 

09 de setembro de 2019

GloboNews ignora chegada da CNN e a existência de seus atuais concorrentes

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

GloboNews ignora chegada da CNN e a existência de seus atuais concorrentes

Considerado o maior e mais atuante canal de notícias do país na TV paga, o GloboNews só tem observado à distância toda essa movimentação envolvendo a implantação da CNN Brasil. Até agora, pelo menos, não há nenhum indicativo de  qualquer alteração na atual ordem dos trabalhos. De duas, uma: ou os seus responsáveis não enxergam risco nenhum ao atual panorama das corridas ou havendo a necessidade de qualquer alteração, isto só acontecerá no momento oportuno. Como mensagem, o que passa, é que não está existindo qualquer preocupação. A GloboNews, considerando os resultados atuais, trabalha com larga vantagem em relação aos seus concorrentes. É sempre o canal de notícias mais assistido. Os demais, BandNews e Record News, nem aparecem no seu retrovisor. Números de agosto, o GN ficou em 6º lugar na classificação geral dos canais pagos, atrás do Viva, Discovery Kids, Cartoon Network, SporTV e Fox Sports. Como se vê, em seu segmento, só tem mesmo o vento à sua frente.

TV Tudo

Tentativa

Ricardo de Barros, diretor artístico da Rede TV!, trabalha com a possibilidade de colocar dois novos produtos na programação, se possível ainda este ano, às terças e quintas, depois dos programas de Luciana Gimenez e Daniela Albuquerque. Um deles, com certeza, é o projeto do “Casseta”.

Por outro lado

Ainda da Rede TV!, na última quarta-feira, Marcelo de Carvalho recebeu o senador Flávio Bolsonaro nas gravações do “Mega Senha”. Sabe-se lá por que, mas existiu até um segredo em cima disso.

Agora é moda

Silvio Santos antes, Marcelo de Carvalho agora, o fato é que nunca se misturou tanto política com entretenimento como nos tempos atuais. Seria interessante saber como isso é recebido pelo público desses programas. E fora outras conclusões, que são inevitáveis, é uma mistura que não tem nada a ver. 

Quem responde?

Diante de tantas demonstrações, que incluem jantares, desfiles, programas e até jogos de futebol, cabe a pergunta: Qual o resultado prático desse jogo de agrado tão excessivo por parte de SBT e Rede TV!?

Operação de guerra

A Record só pretende revelar os participantes da próxima edição de “A Fazenda” no dia da estreia, 17, terça da semana que vem. Para tanto, haverá a necessidade de uma “operação de guerra” para evitar vazamento.   

Lá atrás

Em 2008, a Globo até tentou, mas desistiu de fazer um bloco direto de informação de meio-dia até o encerramento do jornal “Hoje”. Se fosse viabilizado, o “Globo Esporte” passaria a ser uma parte integrante desse projeto, se tornaria um quadro. Ou uma coluna. Como a ideia não avançou, o “GE” se manteve independente e é assim que funciona, até hoje, em toda a rede.

Rumores

Só que nos últimos dias, essa ideia de mexer com o “Globo Esporte” voltou a ser comentada nos bastidores. Chegam até a falar que seria a partir do dia 30, quando estreia o “Se Joga” da Fernanda Gentil. A coluna já colocou a questão para a assessoria da Globo e está no aguardo de uma resposta. 

Devagar

Titulares de “Malhação-2020”, as autoras Márcia Prates e Priscila Steinman trabalham com muita calma e atenção nos capítulos iniciais. Nos próximos dias, elas devem fechar o primeiro mês. A produção estreia em abril e será dirigida por Paulo Silvestrini.   

Vida que segue

Após deixar a Record, onde permaneceu por 15 anos, Marcílio Moraes passou a desenvolver alguns trabalhos: “Escrevo um romance e começo a divulgar os projetos de TV que tinha na gaveta”. O profissional continua no mercado.

Difícil 

Sexta-feira foi mais um dia tenso no SBT por causa do processo de demissões, em curso após resultado de uma auditoria. Desta vez, as equipes de externas foram as atingidas e logo no começo da manhã.  Tristeza.

Bom astral

Sérgio Guizé e Paolla Oliveira são os campeões de brincadeiras nos bastidores de “A Dona do Pedaço”, o que comprova também o bom ambiente da novela. Nos próximos capítulos, Camilo (Lee Taylor) descobre sobre o passado de Chiclete como justiceiro e obriga Vivi a casar-se com ele. Com isso, a digital influencer mente para o namorado e decide terminar o namoro para protegê-lo.

(Crédito João Miguel Júnior/TV Globo)

06 de setembro de 2019

Vida longa e próspera: é devaneio apostar na morte da TV aberta

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Vida longa e próspera: é devaneio apostar na morte da TV aberta

Na festa do último domingo, o presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho, ressaltou a importância do agora cinquentão “Jornal Nacional” para as emissoras próprias e afiliadas e a participação de cada uma no processo do telejornal mais conhecido do País. “Cumpriu um papel ao longo desses anos inigualável”, destacou Marinho. “O melhor de tudo é o brasileiro sentindo o esforço, a qualidade, a isenção da nossa informação, dando sempre preferência a nós”, prosseguiu. O executivo, ao se referir também ao crescimento de outras plataformas, como internet, ainda chamou atenção para a inquestionável força da televisão aberta. Apesar de toda a competição existente, afirmou que ela continuará sendo o grande veículo de comunicação de massa no Brasil e em diversos países do mundo. E o sistema mais acessível. A TV aberta, como tudo na vida, sofre oscilações, mas sua morte está muito longe de ser decretada, como exageram alguns. É uma grande asneira apostar no seu fim. Só como exemplo simples, muita gente que possui TV paga passa mais tempo assistindo à variedade de produtos das emissoras convencionais. Isso é comprovado pelos relatórios de audiência.

Indiscutível 

É o que já se colocou por aqui: assim como a política e futebol, a TV aberta está sempre entre os assuntos mais comentados na internet. O tempo todo é assim. Essa “história” de que perderá espaço para a própria TV paga, plataformas de streaming, Youtube..., no fundo, no fundo, não passa de um grande devaneio.  Uma bobagem. Continua forte agora e assim será por muitos e muitos anos, até pela importância que representa para público e mercado.

Perfil 

Em “Amor de Mãe”, substituta de “A Dona do Pedaço”, Taís Araújo fará a bem-sucedida advogada Vitória, que defende políticos e empresários de ética duvidosa. Casada com Paulo (Fabrício Boliveira), perdeu, no passado, um bebê aos seis meses de gestação. A busca pela sonhada gravidez acaba atrapalhando o seu relacionamento e o casal se separa. Só que após uma noite com Davi (Vladimir Brichta), Vitória descobre estar grávida. A novela estreia em novembro.

Tratamento diferente

É digno de destaque a atenção que Globo e Record, muito mais que as outras, dispensam às suas emissoras afiliadas. Em se tratando das duas, diferentemente das demais, a relação é sempre muito próxima. Nunca falta apoio e respeito. 

Ação 

Essa iniciativa da Record, programada para domingo, que vai reunir todos os seus venenosos na “Fazenda”, faz parte desta política de integração. Serão 16 pessoas trancadas lá dentro. Gente de todo o Brasil. 

Por enquanto 

Sérgio Gabriel continuará na apresentação do “Jornal da Noite”, na Band, por prazo indeterminado. Posição que ele ocupa desde o começo de agosto, quando Fábio Pannunzio foi obrigado a se afastar por um problema no coração. Pannunzio que, na noite de quarta-feira, anunciou seu desligamento da emissora.

Por outro lado 

E aí é que vem a novidade, André Luiz Costa, ao mesmo tempo em que vai assumir todo o digital, também começa a se afastar das suas atuais funções na Band. Rodolfo Schneider, do Rio, foi o escolhido para assumir, no lugar dele, a direção-executiva de jornalismo.

05 de setembro de 2019

Alguma coisa não bate no discurso das TVs

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Alguma coisa não bate no discurso das TVs

O que mais se ouve é que as TVs, em sua grande maioria, estão passando apertado, daí as tantas demissões que são obrigadas a fazer e até os programas tirados do ar nesses últimos tempos.

Mas, do outro lado da rua, você encontra a CNN Brasil, que não entrou no ar até agora e, portanto, nem apoio comercial ainda possui, gastando à vontade em contratações e na construção das suas sedes em São Paulo, Rio e Brasília.

Vivendo em um mundo, parece, completamente diferente.

Afinal, quem está falando a verdade?

Tem crise ou não tem crise no setor?

Silvio Santos, e isso o tempo todo, não cansa de repetir que “ser dono de televisão no Brasil é a maior roubada”. Diz, mas nunca aceitou vender a dele.

Aí vem um animado empresário da construção civil, Rubens Menin, que resolve se transformar em dono de televisão e coloca toda essa dinheirama na CNN Brasil.

Não é por nada. Mas alguma coisa não está batendo.

TV Tudo

E anote:

A informação no mercado é que o lançamento da CNN Brasil só vai acontecer após o Carnaval de 2020, ou seja, em março. E olhe lá.

Isso contraria completamente a assessoria do canal, que insiste na estreia ainda para este 2019, final deste mês, começo do outro.

Visual

É com esse visual que Bruna Hamú começou a gravar “A Dona do Pedaço”. Sua personagem, Joana, técnica de enfermagem, entra na novela a partir do capítulo 100, previsto para ir ao ar no dia 12 de setembro.

Ela vai ajudar Maria da Paz (Juliana Paes) após um assalto e se envolverá com Rock (Caio Castro).

(Crédito Victor Pollak/TV Globo)

Olha isso

Parece, e isso é claro que a Globo não confirma, que o próximo “Big Brother”, além dos selecionados, também contará com a presença de alguns famosos convidados.

Gente jovem, bonita e descolada.

Os nomes

Ontem, por aqui se falou do desejo da Record em colocar pessoas do SBT e Rede TV!, por um dia na “Fazenda”, no próximo sábado, entre os seus venenosos.

Pois bem, essas pessoas atendem pelos nomes de Leo Dias e Thiago Rocha.

ESPN Brasil 2

Não é de agora, mas de algum tempo, que o “BandSports virou uma “filial” da ESPN Brasil, muito por causa do seu diretor, Denis Gavazzi, que também saiu de lá.

Arnaldo Ribeiro, por exemplo, já tem participado dos seus programas de debates.

Interessante

Além do diretor responsável, mas também muito por causa do pessoal que já trabalhou na ESPN - apresentadores, comentaristas, produtores e editores-, o BandSports se transformou num canal de conversa o dia inteiro.

Uma fórmula, prova provada, que não leva a lugar nenhum.

Bestialidade

A propósito de incoerências, o “SportsCenter”, do Paulo Soares e Antero Greco, historicamente, sempre se colocou, e continua se colocando entre os programas de maior repercussão da ESPN Brasil. Certamente, e muito por causa dos dois, é o que mais dá barulho.

Mas os gênios da sua programação insistem em apresentá-lo a partir da meia-noite. Muitas vezes, até mais tarde que isso.

Boa terça

A Band teve na terça-feira resultados que há muito não alcançava. Programas como “Jogo Aberto”, “Os Donos da Bola”, “Brasil Urgente” e “Pesadelo na Cozinha”.

Todos com médias acima de 3 pontos na Grande São Paulo. 

Escala

Caroline Verban, que fez “A Força do Querer” em 2017, também está no elenco de “Éramos Seis”, no papel de Nely, melhor amiga de Marion, personagem de Ellen Rocche.

As duas como dançarinas de um cabaré. Gravando.

Agora vai?

Record e Sabrina Sato estão tentando chegar a um acordo sobre o novo programa. E mais: parece que estão bem próximas disso.

As conversas, de uns tempos para cá, ficaram um pouco mais animadas.

Bate – Rebate

•  Alguém, com absoluta responsabilidade, precisa verificar o que, de fato, anda acontecendo no setor técnico das novelas do SBT...

•  ... Há denúncias de que tudo é organizado para benefício de uns poucos...

•  ... E funciona de acordo com a “lei deles”.

•  O cantor José Augusto, prestes a comemorar 50 anos de carreira, é o convidado da Mariana Godoy, nesta sexta-feira, a partir das 23h, na Rede TV!.

•  No ar com a primeira, Paloma Bernardi já gravou a segunda temporada de “O Escolhido”, série do Netflix...

•  ... A estreia está prevista para novembro.

•  Os trabalhos de preparação com elenco da novela “Amor Sem Igual”, da Record, estão atrasados...

•  ... E mesmo com o grupo praticamente fechado.

•  Mesmo sofrendo alguns cortes na sua equipe técnica, o “Esquadrão da Moda” não corre qualquer risco no SBT...

•  ... Segundo a direção de lá, “é sempre segundo colocado na audiência e tem um faturamento muito bom.

C´est fini

A Globo definiu 8 de outubro como data de estreia da série “Segunda Chamada”, que será exibida nas noites de terça-feira, até 17 de dezembro. O ensino público noturno para jovens e adultos é o carro-chefe.

Débora Bloch faz a protagonista, Lúcia Helena, uma professora que possui uma frase muito marcante: “O aluno pode desistir da escola. Mas eu não desisto do aluno”.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

04 de setembro de 2019

Instalação do digital está parada e ninguém sabe quando será retomada

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Instalação do digital está parada e ninguém sabe quando será retomada

Levantamento realizado pela coluna aponta que a digitalização já atingiu 130 milhões de brasileiros em mais de 1,3 mil grandes cidades das 62 principais regiões do país. Agora faltam perto de 4 mil municípios menores e mais complexos economicamente. Muitos deles recebem os sinais de TV através de torres, construídas pelas suas prefeituras.

 Para o digital, existe a possibilidade de várias emissoras compartilharem a mesma torre e um transmissor único para 4 ou 6 sinais. A questão é que não há recursos para este investimento e a lei de responsabilidade fiscal limita a ação das prefeituras. Diferentemente do passado, não é mais permitida a colocação de dinheiro público em torres de televisão. 

A proposta da radiodifusão é usar parte do R$ 1 bi que sobrou da primeira etapa, para financiar o restante do país. Mas o processo está parado. 

O próprio governo já fala em destinar uma parcela deste valor para o programa de ampliação da internet na Amazônia. O fato é que, diante do colocado, a implantação do digital está momentaneamente paralisada. E não há qualquer informação de quando e em quais condições será restabelecida.

Entrevista 

Amaury Júnior, como convidado de Daniela Albuquerque, nesta quinta, na Rede TV!, vai falar dos seus 40 anos no jornalismo e o motivo de ter entrado na televisão: ”só fui para TV porque tinha uma baita vaidade”. E também porque queria se mostrar para as namoradas.

Inovando

 A TV Cultura transmitiu jogos e a final do Torneio Internacional de Futebol Feminino de Seleções, realizado em São Paulo, dispensando ao trabalho um tratamento gráfico bem especial. Além da trilha sonora assinada por João Marcelo Bôscoli, a cada gol, a tela era invadida por emojis, linguagem própria de outras plataformas. 

A propósito 

A TV Cultura ficou em primeiro lugar nos Trending Topics Mundial, no “Roda Viva”, segunda-feira, com o jornalista Glenn Greenwald como convidado. Programa bom. Alguns dos entrevistadores é que nem tanto. 

Arte 

A artista plástica Magda Colares, que sempre busca traçar o corpo humano nos seus trabalhos, utilizando-se do linho cru como base das pinturas a óleo e, às vezes, usando também folhas de ouro, vai expor em São Paulo, dia 14, das13h às 17h, na Galeria Roberto Camasmie. Magda que vem de exposições em Firenze e Berlim. 

Jornalismo 

Na próxima segunda-feira, a Record coloca no ar o novo “Jornal da Record” e os quatro boletins, que terão o envolvimento de Janine Borba e Sérgio Aguiar. A Band, na mesma data, terá a estreia do “Band Notícias” com Cynthia Martins e Rafael Colombo na bancada.

Bateu o desespero 

As ações de merchandising, responsáveis pelo faturamento e existência de vários programas, também observaram uma queda bem significativa nesses últimos tempos. A audiência muito baixa da maioria não contribui e nem desperta o efeito desejado. O telefone anunciado para as ligações não toca. 

Preocupação 

Band, Rede TV! e Gazeta, por exemplo, estão entre as emissoras que mais apelam para o recurso do merchandising. Diante da baixa observada, várias das suas produções já foram colocadas em estado de alerta. Do outro lado, o “Jogo Aberto”, da Band, e “A Tarde é Sua”, da Rede TV!, são citados entre os que mais funcionam. 

E assim vai indo 

Depois de William Waack e Evaristo Costa, como contratações importantes, a CNN Brasil anunciou ontem Monalisa Perrone. E a promessa é que vem mais por aí. Tudo muito bom, tudo muito bem. Resta saber agora como é que vai fechar toda essa conta.

Ficou assim 

A primeira temporada de “Famílias Frente a Frente”, programa com apresentação de Tiago Abravanel no SBT, a partir de outubro, terá dez episódios. São doze famílias participando de uma competição gastronômica, formato em parceria da Amazon, Endemol Shine e SBT.