• COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 2019 - 2020
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Flávio Ricco

23 de outubro de 2019

A insistência da televisão brasileira com formatos de fora

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

A insistência da televisão brasileira com formatos de fora

Impossível saber o quanto se gasta na televisão, pagamento em dólares, 4 por 1, na compra de formatos de programas, que na grande maioria dos casos em nada alteram o quadro de audiência. Entre exceções, como “BBB”, “The Voice” ou “MasterChef”, nada do que se compra lá fora consegue fazer alguma diferença. Pior de tudo é a insistência no erro. A própria TV Globo não cresceu comprando produtos estrangeiros, mas criando e produzindo os seus programas. O país tem muita gente de talento à disposição e em condições de realizar trabalhos muito melhores. A época de ouro da Record TV também se deu em cima de criações próprias, com capricho, carisma e endereço certo, o mesmo com Tupi e Excelsior em seus melhores momentos. Está na hora de cair essa ficha porque, em determinado momento, a conta sempre acaba chegando. Basta lembrar de tristes exemplos como “Got Talent” e “A Casa”(Record), além de “X Factor Brasil” e “Exathlon”(Band), entre outros. 

Quer mais?

A Record admite que está fechando a compra de algumas temporadas de “Irmãos à Obra”, série apresentada pelos irmãos gêmeos canadenses Drew e Jonathan Scott, para exibir aos domingos, antes do “Domingo Show” da Sabrina Sato. Este, “junto com outros programas da TV fechada”. Será que não é a hora de oferecer ao seu pessoal a oportunidade de criar alguma coisa?

Conflito

Em “Malhação”, capítulo da próxima segunda-feira, Lígia (Paloma Duarte) vai entrar em confronto novamente com Rita (Alanis Guillen) durante as visitas da jovem a Nina na Vara da Infância e Juventude. Rita conversa com a filha se referindo a ela mesma como sua mãe e Lígia a recrimina, alegando que pode confundir a cabeça da criança.

(Crédito Paulo Belote/ TV Globo)

Piloto da série

O cineasta Afonso Poyart, após “Ilha de Ferro” para a Globoplay, começou a rodar o piloto da série “Próteses”, gênero ficção científica.  No elenco Cauã Reymond, Alli Willow(Bacurau) e Flávio Reitz, recordista paralímpico de salto em altura. Por enquanto é isso, apenas um piloto, que depois será apresentado para executivos de TVs, cinema e streaming. Um investimento da empresa Black Filmes.

Segundo lugar

O “Famílias Frente a Frente”, bem posicionado entre Ratinho e “The Noite”, continua mantendo a vice-liderança no horário e sua briga é mesmo com a Record por essa posição. No último confronto, deu 6,7; Record, 5,8 e Globo, 14,4 na Grande São Paulo. Lembrando que a Amazon tem a chamada primeira janela do programa. 

Duas frentes

O reality musical ‘‘PopStar” estreia terceira temporada neste domingo, após o “Esporte Espetacular”, movimentando Babi, Claudia Ohana, Danilo Vieira, Eriberto Leão, Helga Nemetik, George Sauma, Jakson Follmann, Leticia Sabatella, Marcelo Serrado, Nany People, Robson Nunes, Totia Meireles e Yara Charry. Para a apresentadora Taís Araújo, já às voltas com a nova novela das nove “Amor de Mãe”, o programa só deverá alterar sua rotina a partir de 10 de novembro. É quando começa a edição ao vivo.

Sufoco

Em “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco, o vilão Gael (Sérgio Guizé) foi parar na cadeia por agredir e tentar estuprar a mocinha, Clara(Bianca Bin). Agora, a vilã Josiane (Agatha Moreira), em “A Dona do Pedaço”, terá o mesmo destino e, no presídio, precisará brigar por espaço na cela com outras detentas. Uma coisa meio “Vis a Vis”. 

Joelma

A cantora Joelma será uma das atrações do “Só Toca Top” da Globo no próximo sábado. Ela é top no ranking Artista Rádio Brega com a música “Ai Baby”, que já tem quase 3 milhões de visualizações no clipe oficial.

Virando o jogo

A Band está conseguindo reverter a situação da Florida Cup. Data hoje, as possibilidades da sua transmissão, em janeiro, são muito boas. Por aí se entenda, dois jogos ao vivo e um gravado.

Bom lembrar

Em sua sexta edição, em 2020, a Florida Cup terá a participação do Atlético Nacional, de Medellín, e Spartak, de Moscou, além dos brasileiros Palmeiras e Corinthians. Jogos entre os dias 15 e 18 de janeiro, no Exploria Stadium, em Orlando.

Reforço

O BandSports já tem parte da sua equipe montada para a cobertura da Olimpíada, em Tóquio, no ano que vem. A cobertura vai envolver todo seu pessoal, com Oliveira Andrade, Álvaro José, Elia Junior, Marcelo Negrão, Fábio Piperno, Cacá Fernando e as gêmeas Bia e Branca Feres, entre outros. Agora, confirma-se também a participação do Neto, que além de comentarista é o apresentador do “Baita Amigos”.

Posições

Ainda com relação a transmissão dos Jogos Olímpicos, no ano que vem, o BandSports já tem posições asseguradas para as transmissões do iatismo, natação e vôlei. Mas há o desejo de conseguir mais alguma coisa.

Que hora!

As demissões no SBT voltaram a acontecer praticamente às vésperas de mais uma edição da campanha “Teleton”. E na Rede TV!, a revolta provocada pelo anúncio de corte de  horas extras, se dá a menos de um mês do seu aniversário de 20 anos.

22 de outubro de 2019

Mudanças administrativas levam Rede TV! a enfrentar fase muito difícil

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Mudanças administrativas levam Rede TV! a enfrentar fase muito difícil 

Assim como a Band fez há alguns anos e até hoje paga por isso, a direção da Rede TV! também contratou os serviços de uma consultoria para prestar auxílio nos assuntos administrativos. Complicado discutir questões técnicas, porém algumas das decisões que estão sendo tomadas terão reflexo inevitável na sua produção. O quadro de trabalho, já bastante reduzido ao longo desses últimos meses, ficará ainda mais limitado com o corte das horas extras, expediente que até agora foi utilizado para compensar as inúmeras perdas e até mesmo completar os ganhos da maioria. Difícil saber como será daqui em diante. O ambiente interno é de total insegurança e insatisfação. E embora não se possa imaginar nada diferente, só resta torcer para que nada disso termine em novos loteamentos de horários.

Chegando 

Ângela Vieira será a novidade dos próximos capítulos de “Bom Sucesso” na Globo. No dia 4, ela surgirá como Vera, mãe de Eugênia (Helena Fernandes) e nova responsável pela área de marketing da editora Prado Monteiro.

Especiais da Record 

A Record praticamente definiu sua programação de fim de ano. O especial de Michael Bublé foi marcado para o dia 13 de dezembro; “O Figurante”, com Eri Johnson, 18; “Família Record”, 17 e 19; “Retrospectiva dos Famosos”, 25; “Retrospectiva do Jornalismo”, 26, e musical sobre Elvis Presley, 28. 

Mensagem 

Mais de 300 profissionais, entre diretores, produtores, cenógrafos, figurinistas e fotógrafos contribuíram para as gravações da tradicional mensagem de fim de ano da Globo, no sábado e domingo. Lançamento previsto para o “Fantástico”, em novembro. (Marco Luque, Paolla Oliveira e Casagrande nos bastidores de gravação)  

Contratada 

A modelo brasileira Suzy Cortes, campeã da primeira edição do Miss Bumbum World, foi contratada pelo Unicable, canal da Televisa. Estreia em janeiro em um novo programa de variedades, que vai misturar de tudo um pouco, desde música até esporte, com brincadeiras no palco – “serei a Sabrina de lá”, diz Susy. Clipe Pedro Carvalho, Abel em “A Dona do Pedaço”, e a atriz e passista Camila Silva gravaram o clipe da música “Bom Bom”, da banda “Loosetanos”. Lançamento na noite desta terça-feira, no bar Senhor Capitão, Rio de Janeiro.

E tem outra 

Sobre o caso com a transexual Britney (Glamour Garcia) na novela, Pedro Carvalho afirma que “todos somos seres humanos e as diferenças dos outros são qualidades”. Para compor o personagem, ele se inspirou no confeiteiro Marco Borges, do “Big Brother” de Portugal.

Terceira temporada 

As gravações da terceira temporada de "Aeroporto: Área Restrita" foram concluídas. Desta vez, a série documental vai mostrar o processo de inteligência dos órgãos de segurança e combate ao crime dos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Confins (MG). O programa, uma coprodução com a Moonshot Pictures, tem estreia prevista para janeiro no Discovery.

Da mesma forma 

O programa “Aeroporto: Área Restrita”, autorizado pela Discovery, também teve uma temporada exibida pela Record, com apresentação de César Filho. Um trabalho muito bem cuidado e com resultados de audiência dos mais interessados. Mas ainda não há nenhuma informação sobre uma próxima.

Definições 

Em “Gênesis”, próxima bíblica da Record, com sua escalação praticamente concluída, Rafaela Sampaio e Bruno Guedes foram escolhidos para os papéis de Naamá e Noé na fase jovem. Depois serão vividos por Cássia Linhares e Oscar Magrini.

18 de outubro de 2019

Redução de espaços das igrejas na TV já é bem importante

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Redução de espaços das igrejas na TV já é bem importante 

Aqui, sábado passado, se falou da possibilidade da Igreja Internacional da Graça de Deus vir a deixar a programação da Band, especialmente o horário que ocupa no seu prime time. Pois bem, embora alguns setores já admitam como certa, qualquer novidade neste sentido, também segundo informações internas, não acontecerá antes da primeira metade do ano que vem. Existe a questão contratual. Mas o esvaziamento, ao que parece, está em curso e este, da Band, está longe de ser um exemplo isolado. A Igreja Universal, que por mais de uma década vinha ocupando quatro horas diárias na programação da TV Gazeta, hoje só está com três. A Plenitude, que antes tinha mais da metade da grade da Rede Brasil, ficou só com duas. Essas, além de muitas outras. Como se observa, os espaços estão sendo enxugados. Ou muitas preces passaram a ser ouvidas.

A lei e o crime 

Em “Amor de Mãe”, substituta de “A Dona do Pedaço”, Tuca Andrada fará o personagem Belizário. No caso, um policial que é comparsa de Álvaro (Irandhir Santos), o grande vilão da história.

Muito estranho 

Ou a Band tem conceitos completamente diferentes ou as pessoas da sua direção preferem trabalhar sem muito critério. Nos programas esportivos, por exemplo, a determinação de agora é privilegiar os convidados de fora. Eles passam a ter preferência sobre os contratados da casa.

Até aí

Não por acaso, programas como “Jogo Aberto”, “Donos da Bola” e “Terceiro Tempo”, já de alguns dias passaram a obedecer esta nova ordem. Ordem que se limita a ex-jogadores ou a companheiros das emissoras concorrentes. Eles sempre em primeiro lugar. Meio esquisito. 

Revelação 

Em meio a tantos ex-jogadores transformados em comentaristas de futebol, vale destacar o trabalho de Paulo Nunes no SporTV. Nos programas ou transmissões, só fala o absolutamente indispensável, sem nunca passar a intenção de querer ser o professor ou tentar ensinar alguma coisa. Vai bem.

Jornalismo 

Depois de passagens por outras emissoras de TV e rádio, e já com um bom tempo na casa, Luiz Guerra acaba de ser transferido para o núcleo investigativo do jornalismo da Record. Uma área que, aliás, ele transita com muita facilidade.

Encostando 

A TV Cultura, que aos poucos vai ativando mais a sua produção, segundo levantamento de audiência entre 13 de setembro a 13 de outubro, conseguiu superar a Band em muitos momentos. Ou em mais de 209 horas ocupou o quarto lugar na Grande São Paulo.

17 de outubro de 2019

Fábio Porchat já prepara nova temporada do “Que História” para o GNT

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Fábio Porchat já prepara nova temporada do “Que História” para o GNT 

Chegaram ao fim as gravações da primeira temporada do “Que História É Essa, Porchat?”, exibido às terças-feiras, 22h30, no GNT. E já com volta garantida à grade, em 2020, com exibições de março a dezembro. O programa foi considerado um grande acerto pela direção da Globosat, tanto com base nos índices alcançados quanto em repercussão nas mídias sociais. Desta vez, tudo conspirou a favor de Fábio Porchat. Diferentemente dos tempos de Record, ele não teve dificuldades em contar com bons convidados, de todos os setores e TVs, a começar pelo elenco da Globo colocado à disposição. Foi sempre um festival de grandes atrações e assim será até o fim da atual edição. No dia 5 que vem, ele vai receber Miá Mello, Cauã Reymond e Edson Celulari; 12; Ivete Sangalo, Marisa Orth e Samantha Schmütz; 19, Tiago Abravanel, Mônica Martelli e Lázaro Ramos; 26, Mateus Solano, Otávio Muller e Gabriel Louchard. Em dezembro, dia 3, Tadeu Schmidt, Kiko Mascarenhas e Letícia Spiller; 10; Celso Portiolli, Flávia Reis e Ellen Rocche, e 17, Luciano Huck, Nego do Borel e Fabiana Karla. 

Panorama

Na Rede TV!, o “Encrenca” fechou setembro com audiência média de 6 pontos na Grande São Paulo. Exibido aos domingos, o programa se mantém invicto à frente da Band durante o ano todo, ocupando o quarto lugar no ranking de canais abertos. 

Globalização

A ESPN Brasil já está utilizando uma nova logomarca em seus microfones, destacando apenas a letra “E”. Embora simples, é outro passo na iniciativa de integrar os seus canais. Nos Estados Unidos e na América Latina esta nova prática já foi adotada.

(O repórter Mendel Bydlowski e o comentarista Wlamir Marques durante a transmissão de Corinthians x São Paulo, pelo NBB, na terça-feira. (Crédito: Divulgação)

Glória na fila

Como já é de conhecimento, Glória Perez, após passagem pela área de séries e supervisão de novela, voltou para a fila das 21h na Globo. Mas sem motivo de pressa. As primeiras previsões indicam que o seu próximo trabalho irá ao ar em 2022. Já existe uma pesquisa em cima.

NBA

Com apresentação de Paloma Tocci, a Band exibe nesta quinta-feira, a partir das 23h30, o especial “NBA - O Espetáculo do Basquete”. O programa vai destacar como foram os seis jogos das finais da temporada 2018-2019 entre Toronto Raptors e Golden State Warriors, com as participações de Álvaro José, Chico Garcia, Ivan Bruno, Eduardo Barão e Danilo Castro, jogadores de basquete e convidados especiais.

Embarque

Pessoal do programa “Viagem a Qualquer Custo”, com Fernanda Paes Leme e Luana Xavier à frente, viaja nesta quinta-feira para um período de 20 dias de gravações por países da América Latina. O GNT ainda não marcou data de estreia. 

Confirmado

Daniel Alves, do São Paulo e da seleção brasileira, será o próximo entrevistado do “Grande Círculo”, do Milton Leite, no SporTV. Grava na terça-feira.

Sodinha

Rubens Antonio da Silva, nome na história da MPB e que o mundo aprendeu chamar de Caçulinha, será homenageado com um grande show, dia 5, no Teatro Itália-SP, pelos seus 60 anos de carreira como compositor e instrumentista. Do lado dele, Simoninha, Luciana Melo, Agnaldo Rayol, Wanderléia, Ronnie Von, Claudete Soares, Zé Luiz Mazziotti, Tom Cavalcante e Tobias da Vai Vai, entre outros.

Causa nobre

A artista visual Paula Costa e as atrizes Mariana Ximenes e Mônica Nêga farão uma performance em prol de causas ambientais e das minorias. Nesta quinta, 10h da manhã, na entrada do MASP.

(Crédito: Divulgação)

Locação

Após iniciar os trabalhos da novela “Amor Sem Igual” em estúdio, no complexo Casablanca, a Record grava nesta quinta-feira sua primeira externa no Rio de Janeiro. Vale lembrar que a produção será ambientada em São Paulo e tem estreia prevista para dezembro.

16 de outubro de 2019

Novela das sete terá núcleo de ginástica artística

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

De “olho” na Olimpíada, nova das sete terá núcleo de ginástica artística 

A próxima novela das sete na Globo, “Salve-se Quem Puder”, uma comédia romântica escrita por Daniel Ortiz e prevista para estrear em janeiro, vai apostar em um núcleo de ginástica artística – para também entrar no clima da Olimpíada do Japão que começa em julho. Valentina Bulc (foto), Daniel Rangel, Lívia Inhudes (ex-Chiquititas), Conrado Caputto, entre outros atores desse núcleo, já estão fazendo um trabalho de preparação, o popular laboratório, para entenderem a rotina dos atletas.  O roteiro inclui inclusive conversas do elenco com alguns dos grandes nomes da nossa ginástica. Arthur Nory, medalha de ouro no Campeonato Mundial, que terminou  domingo, em Stuttgart, na Alemanha, por exemplo, falou um pouco sobre o seu dia a dia para Daniel Rangel. O ginásio Cláudio Coutinho, casa da ginástica do Flamengo, no Rio, servirá de locação para as gravações de “Salve-se Quem Puder”. Substituta de “Bom Sucesso”, a trama terá suas primeiras ações passadas em Cancún, no México, e depois se voltará para São Paulo. No elenco também estão Carolina Kasting, Deborah Secco, Flávia Alessandra, Vitória Strada, Juliana Paiva, Dandara Mariana, Rafael Cardoso, Guilhermina Guinle, Marianna Armellini, Felipe Simas, entre outros. 

Singeleza

Se a ordem entre os escraches é tentar segurar um desavisado pelos caracteres, o “Casos de Família”, do SBT, continua fazendo a dele. Da pior maneira possível, como sempre. Tema do programa de segunda-feira: “Vai Bater na sua Mãe e Depois Me Conta Se Foi bom”. Delicado, não acha?

Mas tem mais

 Da plateia do mesmo “Casos de Família”, um cidadão tentava dar conselhos de como resolver um problema familiar e dizia para o convidado: "Você não é homem, parceiro. Eu já tive no seu lugar e resolvi meu problema. Eu quebrei a cara do meu cunhado". E o entrevistado, na cadeira do palco, respondia: "Eu sou homem, sim, malandro. Já regacei a cara dele várias vezes...". 

Só uma 

Desde a semana passada, até o dia 29, Karyn Bravo vai seguir sozinha na apresentação do “Jornal da Cultura”, faixa das 21 horas. Ana Paula Couto, companheira de bancada, em férias, só retornará no dia 30. 

Feira 

A MipCom, em Cannes e em curso, desde segunda até sexta-feira, conta com a presença de Douglas Tavolaro, CEO, e o vice-presidente de programação da CNN Brasil, Virgílio Abranches. Entre os objetivos, reuniões para fechar parcerias de coprodução, aquisição de conteúdo e articulações para venda de séries originais que serão produzidas por aqui.

Xuxa na festa

 A Record confirma para novembro a gravação do especial “Dancing Brasil” com Xuxa para exibição na programação de dezembro. Porém, ainda não existe uma posição sobre o “Canta Comigo”, apresentado por Gugu, para o mesmo período.

Teatro 1

Após a macrossérie “Jezabel” na Record, Leonardo Miggiorin dedica-se aos ensaios do espetáculo “O Ovo de Ouro”, ao lado de Sérgio Mamberti, Luccas Pappi, Rita Batata e Ando Camargo, dirigido por Ricardo Grasson. A produção fala sobre o período do nazismo e tem estreia marcada para o dia 21 de novembro no Sesc Santo Amaro-SP. 

Teatro 2 

O Teatro Prudential, no Rio, vai receber o musical “Brilha La Luna” a partir do dia 2 de novembro. No elenco Myra Ruiz, Helga Nemetik, Léo Bahia, Lyv Zieze e Victor Maia, interpretando Thalia, uma drag queen que luta contra o preconceito dentro de um reality show de música.

15 de outubro de 2019

Poliana vai levar o SBT à loucura e ao recorde de maior número de capítulos

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Poliana vai levar o SBT à loucura e ao recorde de maior número de capítulos

 Aqui já foi colocado, mas não custa repetir: o SBT só produz uma novela por vez, com período de exibição nunca inferior há um ano, as vezes até um pouquinho mais, e ainda assim se atrapalha. Essa decisão de espichar “Poliana” a perder de vista é tão estapafúrdia, como completamente irresponsável.  Não existe história para isso. Se depois de 16 meses, já se observa queda na audiência, é de se imaginar como chegará daqui a um ano. Ou agora dois, como se pretende. No começo, os registros eram na casa dos 14 ou 15 pontos de média, contra 10 nos dias atuais. E a tendência é cair ainda mais. O público do começo não é mais, na totalidade, o de agora. Muitos já desistiram no meio do caminho. Um, dois anos, é bastante tempo na vida de uma criança ou adolescente. Os hábitos foram naturalmente se modificando. Será que nada disso é levado em conta? Os tostões economizados com a sua continuidade, como alguns tentam fazer prevalecer por benefício pessoal, terão um custo impossível de ser calculado lá frente. 

Vale o parênteses

"Patinho Feio”, próxima atração anunciada, já tinha sinopse e primeiros capítulos aprovados por Iris Abravanel, testes realizados e elenco infantil em fase de contratação. Alguém, no entanto, está levando Silvio Santos ao erro de espichar “Poliana”. As consequências, ruins, serão inevitáveis. Para o SBT, já de muito tempo, a novela tem importante papel no sucesso do seu prime time.  Serve de alavanca.

Passando a limpo

Vale repetir e deixar esclarecido: “Poliana”, por vias normais, iria até julho de 2020. Só aí já seriam mais de dois anos em cartaz, com seiscentos e tantos capítulos. Agora, diante da decisão de espichar, irá até metade ou um pouco mais que isso em 2021.  Vai passar de mil. Já imaginou? “Chiquititas”, produção de 1997, por exemplo, teve 807.

Panela no forno 

Hoje, o que mais se tem na televisão, é cheiro de comida. E vem mais: nesta terça, na Band, tem a estreia do “MasterChef – A Revanche”, com 20 exparticipantes. 

Paola Carosella experimenta receita da participante Ana Luiza. (Foto: Divulgação)

Contraordem

Recordliberou mesmo Marcos Mion para o Teleton do SBT junto com Sabrina Sato. Só que o Mion, envolvido com as apresentações do musical “Zorro”, não poderá comparecer. Não há informações se outro alguém irá em seu lugar. 

Arde os olhos 

Nesta segunda a Record estreou o novo cenário do “Fala Brasil”, nas berrantes cores verde e amarelo, em barras retas. Só que não ficou bom. É tão espalhafatoso, que chama mais atenção que a notícia. Contraria tudo que se aprendeu na vida. 

Lição do Boni 

Lá atrás, quando na Globo se exagerava ou alguém escorregava em alguma coisa, Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, disparava seus comunicados, explicando direitinho como devia ser feito. Este que vos fala, graças à amizade com Edwaldo Pacote, direto do Boni, teve acesso a vários deles. Lições que deixou para a televisão. 

Em um deles 

Num desses comunicados distribuídos, foi explicado pelo Boni que as cores berrantes tinham que ser evitadas, a todo custo, nos cenários e figurinos. Assim como “contrastes fortes são rigorosamente proibidos em qualquer caso. Cores básicas claras e tons ‘pastel’ são fundamentais”.

Inversão de valores 

Pior é que hoje o que mais tem são cenários rebuscados, cheios de luzinhas piscando o tempo todo, chamando mais atenção do que está em cena. É uma cafonice tão esparramada, que chega a doer os olhos.

Tem outra 

Ainda com relação às barras retas, Niemeyer disse certa vez: “Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher amada. De curvas é feito o Universo. O universo curvo de Einstein”.

 Parte 2 

Marcus Majella começou a gravar, no Rio, “Um Tio Quase Perfeito 2”, como o protagonista Tio Tony. Com direção de Pedro Antônio, o filme também traz Letícia Isnard, como Angela, irmã de Tony, Ana Lúcia Torre, como Cecília, mãe e “ex-parceira” de trambique, e as crianças Julia Svacinna (Patricia), Sofia Barros (Valentina) e João Barreto (João). Completam o elenco Danton Mello (Beto) e Fhelipe Gomes (Rodrigo).

11 de outubro de 2019

Tiago Abravanel estreia reality de comida no SBT em “horário dos sonhos”

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Tiago Abravanel estreia reality de comida no SBT em “horário dos sonhos” 

Tiago Abravanel, após quase seis anos de Globo envolvido em novelas, seriado e atrações de música e dança, estreia nesta sexta-feira, às 23h15, o formato “Famílias Frente a Frente” no SBT. Trata-se de uma competição culinária em 8 episódios exibidos semanalmente que dará um prêmio de R$ 100 mil e o título de "Família Gastronômica Número 1 do Brasil". O programa já está inteiramente gravado e, até em função disso, existe um cuidado especial para que não vazem informações sobre o que rolou. Tal situação é sempre um drama, enfrentado constantemente pela produtora do programa, a Endemol Shine, em outros veículos, caso da Band com o “MasterChef”. O “FFF” entrará no ar sempre às sextas-feiras, mas poderá ser visto também no streaming pela Amazon Prime Video. Por outro lado, SBT e Endemol só deverão bater o martelo sobre uma segunda temporada após analisados os resultados da primeira. No entanto, sua sequência na programação é dada como certa, muito em função da versatilidade que acompanha o neto de Silvio Santos.  Evidente que se houver logo de cara uma grande resposta de audiência e surpresas comerciais, os processos certamente serão antecipados.  “Fazer um reality não é fácil. Foram 20 dias intensos de gravação... Eu não vejo a hora de ver no ar e gravar a próxima temporada, se Deus quiser”, diz Tiago. (Alê Costa, Carmem Virgínia, Gilda Bley e Tiago)

Escolhido a dedo 

Nada se pode dizer ainda sobre este produto que promove a volta do Tiago ao SBT. Só que a faixa escolhida para sua apresentação, entre o “Programa do Ratinho” e o “The Noite com Danilo Gentili”, oferece uma enorme segurança. Pode se afirmar que é o “horário dos sonhos” de qualquer um. 

Melhor esperar

 Em se tratando da Ana Paula Padrão, a informação que vem da Band é que o “Missão Notícia” foi mesmo descartado – “mas nada contra a Floresta”, produtora que seria a sua realizadora. A ideia agora é avançar internamente em um novo projeto no jornalismo para Ana Paula, mas “algo desenvolvido pela própria casa – temos que tirar do conforto os nossos criativos e até exportar depois”. 

Desagradável 

Nem adianta falar mais dos tantos programas de culinária que existem. Ao contrário, eles continuam se multiplicando. O pior é que na grande maioria deles, todos falam com a boca cheia. E hoje, a TV, digitalizada, entrega tudo, até o que é mais desagradável. 

Por outro lado 

O SBT não está preparando nada de especial para o fim do ano. A exceção será o show produzido em parceria com o Instituto Neymar Jr., com apresentação de Patrícia Abravanel.

Se Joga

 Longe das novelas desde “O Sétimo Guardião”, Vanessa Giácomo é uma das atrações do “Se Joga”, nesta sexta-feira. Ela entra no quadro “Quase Gêmeos” e vai precisar acertar o maior número de famosos parecidos numa espécie de jogo da memória virtual..

Período de férias 

Silvia Poppovic e Luiz Ernesto Lacombe começaram a gravar programas do “Aqui na Band” para serem exibidos entre 20 de dezembro e 13 de janeiro. A equipe toda vai parar neste período, apenas o jornalista João Paulo Vergueiro será acionado para apresentar o bloco de notícias ao vivo.

10 de outubro de 2019

A volta de antigas novelas sempre será uma necessidade

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

A volta de antigas novelas sempre será uma necessidade

O resultado no ar e a audiência que vem conquistando atestam o acerto da Globo em realizar uma nova versão de “Éramos Seis”, depois de Record, Tupi duas vezes e SBT, em 1994. A aceitação do público se dá, naturalmente, por se tratar de um trabalho de qualidade, desde o original de Maria José Dupré, passando pelas adaptações de Ciro Bassini, Pola Civelli, Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, e a atual de Ângela Chaves. E também porque, para muitos, é novidade. A sua última exibição foi há 25 anos. Evidente que há a necessidade de se investir em novos trabalhos, em textos originais, mas também é importante pensar em produzir novamente algumas das muitas novelas de sucesso do passado. Já imaginou quantas podem ser incluídas nesta lista? De barato, é possível citar algumas como “Roque Santeiro”, “Rainha da Sucata”, “O Salvador da Pátria” e “Tieta”, entre tantas outras. É preciso considerar o público novo. O cinema faz muito isso. Por que a televisão também não? Ou por que não faz mais?

Volta da Isis

Isis Valverde, depois de longo afastamento, já está totalmente envolvida com seu novo trabalho na Globo, “Amor de Mãe”, substituta de “A Dona do Pedaço”. Neste seu retorno, ela será Betina, uma enfermeira do hospital onde Leila (Arieta Corrêa) está internada e Brenda (Clara Galinari) faz tratamento.

Trama costurada

Neste primeiro trabalho da autora Manuela Dias na faixa das 21h, a personagem da Isis vai conhecer Magno (Juliano Cazarré), marido de Leila e pai de Brenda, e os dois vão se envolver. Em meio a isso, Betina sofrerá intensa perseguição do seu ex, Vicente (Rodrigo Garcia), que não aceita a separação. 

(Crédito: João Cotta/ TV Globo)

Jornalismo

Daniel Adjuto foi deslocado de Brasília para Salvador, com a missão de acompanhar a repercussão e preparar matérias especiais da canonização de Irmã Dulce para o “SBT Brasil”. Mas a possibilidade de acertar com a CNN Brasil ainda existe. A próxima semana pode ser decisiva.

Vai com calma

Nada se deve esperar da nova Record News para os próximos meses ou no começo do próximo ano. O processo de reformulação do canal envolve muitos acordos, inclusive com grupos do exterior. Talvez só no segundo semestre de 2020. E olhe lá.

Cinema

Confirmado para o dia 31, o lançamento de “O Intruso”, um suspense, gênero pouco explorado pelo cinema brasileiro. No elenco, Eriberto Leão, Danton Mello, Lu Grimaldi, Genézio de Barros, Juliana Knust, Charles Daves, Karla Muga e a menina Ingrid Clemente. Direção de Paulo Fontenelle.

A fila anda

Em “Bom Sucesso”, capítulo desta quinta-feira, Gisele (Sheron Menezzes), decepcionada com Diogo (Armando Babaioff), resolve dar uma chance para Yuri (Marcello Melo Jr), que está no Rio de Janeiro para fazer Mestrado em Economia e começa a trabalhar como garçom no bar Chapeleiro Maluco. Ela toma a iniciativa de convidá-lo para sua casa.

(Crédito Victor Pollak / Globo)

Furacão

Antes da viagem ao México, o elenco da próxima novela das sete, “Salve-se Quem Puder”, tem gravado cenas dos primeiros capítulos no Rio de Janeiro como se estivesse enfrentando um furacão em Cancún. São várias sequências invadindo a madrugada e debaixo d’água, movimentando os personagens de Deborah Secco, Vitória Strada, Felipe Simas e Juliana Paiva.

Recorde da Globo

A Globo alcançou em setembro a melhor média mensal do horário nobre dos últimos dois anos em São Paulo. Desde outubro de 2017, não registrava 29 pontos e 45% de participação na faixa das 18h às 24h de segunda a sexta. O resultado pode ser explicado pelo bom resultado das novelas, desde o “Vale a Pena Ver de Novo” até “A Dona do Pedaço”

Números

“Por Amor”, com 19 pontos, alcançou a maior média mensal do “Vale a Pena” desde o último mês de “Senhora do Destino”, exibida em novembro de 2017. “Malhação: Toda Forma de Amar” igualou sua melhor média mensal, também com 19, pelo terceiro mês consecutivo. Na reta final, “Órfãos da Terra”, com 23 pontos, teve o melhor resultado mensal de uma novela das seis desde março de 2018. “Bom Sucesso” fechou com 29 e “A Dona do Pedaço”, 38, igualou a maior média da novela das 21h desde maio de 2018.

Fim de jogo

A Band concluiu no sábado as gravações do “MasterChef – A Revanche”. Portanto, como já destacado aqui, o programa vai estrear na próxima terça-feira, no lugar de “Pesadelo na Cozinha”, dependendo apenas do processo de edição. 

Prêmio

“Como Será?”, apresentado por Sandra Annenberg nas manhãs de sábado da Globo, conquistou o prêmio “VerCiência 2019”, que valoriza a disseminação da cultura científica pela televisão, internet e outros meios. A entrega da premiação será no dia 2 de novembro, às 14h30, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio.


08 de outubro de 2019

Personagem do Fagundes presta serviço de utilidade pública

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Personagem do Fagundes, em Bom Sucesso, presta serviço de utilidade pública

Um dia, bem lá atrás, encontrei Antonio Fagundes numa lanchonete do Cal Center, na Faria Lima, ele quietinho num canto, completamente entregue a leitura de um livro. Provavelmente usou aquele momento como espera dos vários cinemas que existiam lá. Curioso é que, mesmo sendo ele uma pessoa já conhecida, nem eu e nem ninguém, entre os tantos que passaram por ali naquele momento, tivemos a ousadia de interrompê-lo com um cumprimento ou pedido de autógrafo. Naquele tempo, década de 1990, nem se imaginava que um dia a selfie viria a existir. Pois bem, hoje, em “Bom Sucesso”, em uma iniciativa das mais interessantes dos autores Rosane Svartman e Paulo Halm, encontramos o personagem Alberto Prado, do Fagundes, dono da editora de livros, Prado Monteiro, às voltas com uma grave crise financeira. Nada mais oportuno, principalmente porque o mercado do livro, aqui do lado de fora, também atravessa o seu momento mais difícil – livrarias fechando as portas e as que bravamente resistem, registrando seguidas quedas de vendas. A literatura juvenil e artes têm os piores desempenhos. Quem sabe a força de uma novela possa contribuir para aliviar um futuro com perspectivas tão ruins.

Time completo

“Salve-se Quem Puder”, a próxima novela das sete, está com o seu elenco completamente fechado. Espaços, só para participações especiais ao longo da trama. Andressa Robles, Cláudio Olegário, Lívia Inhudes, Bárbara Sut, Giordano Becheleni, Aline Dias e Nina Frosi (foto) estão entre os últimos convocados. 

(Nina Frosi / crédito João Cotta/TV Globo)

Grade

Tradicional atração do fim de ano, o “Show da Virada” já tem a sua gravação marcada para 19 de novembro. O trabalho está marcado para os Estúdios Globo, no Rio. 

Necessário reconhecer

Tão criticado em outras ocasiões por aqui, é válido reconhecer que o “Zorra”, hoje, atravessa uma de suas melhores fases. O quadro do avião, com Maria Clara Gueiros, valeu o programa do último sábado.

Fumaça branca

Não sei se hoje ou amanhã, mas certeza que a CNN Brasil ainda no decorrer desta semana deve anunciar outras contratações. E parece que novos comentaristas.

Dia de estreias

“Acredito que em ‘Segunda Chamada’ as pessoas vão torcer pela educação, já que a série é absolutamente inspirada na realidade em que a gente vive”. Recado de Paulo Gorgulho, que faz o Jaci, diretor de uma escola voltada para jovens e adultos do ensino noturno. Estreia hoje na Globo, logo após “Filhos da Pátria”, outra novidade da Globo.

(Crédito: Globo/ Maurício Fidalgo)

Jornalismo

Desde a edição de segunda-feira, o “Jornal da Band”  apresenta a série “É bom, é nosso”, mostrando algumas das mais valorizadas iguarias brasileiras. Trabalho do repórter Márcio Campos.

Cheirando a tinta

O novo cenário do “Fala Brasil”, da Record, será apresentado na próxima segunda-feira, quando Salcy Lima passará a formar dupla com Roberta Piza. A bancada, aliás, ficará no mesmo estúdio do “Jornal da Record”.   

Audiência

Na semana de estreia de Maria Julia Coutinho como titular do “Hoje”, entre 30 de setembro e 4 de outubro, o jornal registrou média de 12 pontos e 28% de participação em São Paulo. No Rio, 17 pontos com 38% de share. Também um ponto acima da média da faixa e share de 2 pontos acima. 

Futebol europeu 1

A ESPN se mobiliza para a cobertura de clássicos do futebol na Inglaterra e Espanha na semana que vem. O narrador Paulo Andrade e o comentarista Mauro Cezar Pereira estarão em Manchester, no estádio Old Trafford, para Manchester United e Liverpool, no dia 20, com reportagens de João Castelo Branco e Natalie Gedra.

Futebol europeu 2

Já no dia 26, confronto no Camp Nou, Barcelona X Real Madrid, a ESPN também marcará presença com o narrador Rogério Vaughan e os comentaristas Paulo Calçade e Fábio Luciano. Natalie Gedra, nas reportagens, desta vez terá a companhia de André Linares, correspondente na Espanha.

Virando a página

A equipe de “A Dona do Pedaço” já entrou no modo “reta final” para os trabalhos da novela, que fica no ar até a segunda quinzena de novembro. No texto, sem surpresas, Walcyr Carrasco está disparado. 

04 de outubro de 2019

“Se Joga”: ganhar da Record não deve ser a prioridade da Globo

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

“Se Joga”: ganhar da Record não deve ser a prioridade da Globo

A estreia do “Se Joga”, pelo menos até aqui, não alterou em quase nada a audiência na Grande São Paulo. Na faixa de confronto, a Record seguiu na liderança com o “Balanço Geral”, agora apresentado por Geraldo Luís e as presenças sempre marcantes de Fabíola Reipert e Renato Lombardi. A simplicidade de um contra a tentativa da outra em impor o peso e importância do seu elenco. A pergunta é: será este o caminho mais indicado? Antes de se colocar à frente da concorrência no horário, a Globo precisa se preocupar apenas em ter um bom programa no ar, algo que vá ao encontro do telespectador do horário. Simples assim. Treino é treino, jogo é jogo. O longo período de preparação não foi suficiente para o “Se Joga” se apresentar como um produto pronto e bem feito. As correções agora terão que ser feitas em pleno voo e, de acordo com cada exibição, procurar chegar cada vez mais próximo daquilo que o público do horário deseja assistir. Ganhar da Record, neste momento e no caso do “Se Joga”, não pode e nem deve ser o principal objetivo.

Horário cheio

Em São Paulo, a Record está trabalhando para que o “Balanço Geral”, novamente apresentado por Geraldo Luís, possa ficar em primeiro lugar durante todo o seu horário de exibição. Isto só acontece no “A Hora da Venenosa”. A ideia, inclusive, é investir mais nas reportagens do Geraldo.   

Chamada de embarque

Cerca de 100 brasileiros, contratados pela Amazon, seguiram viagem para a Inglaterra no começo desta semana. Todos envolvidos com a produção do “The Circle”. Devem ficar de dois a três meses em Manchester.

Voto vencido

A direção do SBT tentou evitar, de todas as maneiras, o lançamento do “Alarma TV”, anunciado como “revista popular”, mas que não passa de um telejornal de mau gosto, exibido com algum sucesso para o público hispânico dos Estados Unidos. Prevaleceu a vontade do dono Silvio Santos. Porque comprou o programa, ele queria, porque queria, colocar no ar. E colocou.

Problema de sempre

Formatos apelativos como o “Alarma TV”, este com conteúdo extremamente inconveniente, num primeiro instante chegam a despertar a curiosidade de uma parte do público. Mas são sempre desastrosos os seus resultados na parte comercial. E o SBT, diante dos tantos cortes que vem realizando, parece que não está no momento de rasgar dinheiro.

Primeiro capítulo

No primeiro episódio da segunda temporada da série “Filhos da Pátria”, do Bruno Mazzeo, que estreia terça-feira, na Globo, Maria Teresa (Fernanda Torres) é tomada por um profundo encantamento pelos militares gaúchos que chegam ao Rio de Janeiro, nas tropas de Getúlio Vargas. Com Lucélia (Jessica Ellen, com ela na foto), a patroa terá alguns choques, já que as novas leis trabalhistas vão soar, para Maria Teresa, como uma afronta.

(Crédito: Paulo Belote/TV Globo)

Arigatou

O canal BandSports, na segunda-feira, 7, em São Paulo, utilizando-se de um espaço dedicado a divulgação do Japão contemporâneo por meio da arte, cultura e tecnologia, vai anunciar oficialmente transmissão da Olimpíada do ano que vem. Na ocasião já serão revelados alguns detalhes desta cobertura.

Interessante isso

Na Band, o BandSports, para alguns sempre foi colocado como “patinho feio”. Evitavam até passar perto. Agora, com a Olimpíada, no Japão, confirmada pela frente, esses mesmos já começam a se comportar de outra maneira. Como é a vida.

Reencontro

Em “Salve-se Quem Puder”, próxima novela das sete da Globo, Leopoldo Pacheco fará um empresário bem-sucedido e controlador. Bem diferente do trabalho anterior, em “O Sétimo Guardião”. O único ponto em comum é que ele irá contracenar com Flávia Alessandra. Formarão um casal. 

Estreia

Bianca Saraiva, da TV Cidade de Fortaleza, será uma das apresentadoras do “Fala Brasil” na manhã deste sábado. Iniciativa que vai ao encontro da nova proposta do jornalismo da Record em valorizar e oferecer oportunidade aos bons valores das praças.

(Crédito: Instagram)

No sacrifício 

Gripado, quase sem voz, em Grêmio e Flamengo, Galvão Bueno ainda se viu obrigado a gritar vários gols que o VAR anulou. No fim, ainda pediu desculpas ao telespectador. 

ESPN Brasil

Prestes a completar 20 anos de casa, Carlos Maluf foi anunciado quarta-feira como novo presidente da ESPN Brasil, posição ocupada por German Hartenstein até abril. Maluf responderá ao presidente da Disney Brasil (nome a ser definido) e também a Guillermo Tabanera, gerente-geral da Disney América Latina. O cargo de vice-presidente de Jornalismo e Produção, que foi ocupado por João Palomino, não existe mais.

03 de outubro de 2019

Produtora acusa Rede TV! de copiar quadro; emissora nega

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Produtora acusa Rede TV! de copiar quadro; emissora nega 

A jornalista Selma de Oliveira procurou a coluna para informar que o formato “De Carona com Olga”, apresentado no programa de Olga Bongiovanni na Rede TV!, pertence à empresa Cara Preta Criações, da qual é sócia, e que já de algum tempo vem negociando com Vildomar Batista para a sua exibição no “Aqui na Band”. “Até a vinheta é cópia, e cópia muito mal feita”, reforça. “Lá atrás, deixamos nosso portfólio com o Chiquinho [Francisco Almeida, ex-diretor de programação da Rede TV!]”, demitido em abril deste ano. “E com certeza tem algo errado”, avalia Selma. A profissional declara que já solicitou a imediata interrupção de sua exibição a fim de evitar “problemas jurídicos”. No entanto, a Rede TV!, por meio dos seus advogados, informa que “o  quadro foi desenvolvido pela equipe de produção do programa 'Olga', a partir de experiências anteriores da própria apresentadora. Trata-se de um formato de entrevista exibido de forma recorrente na televisão brasileira e que proporciona boas histórias ao telespectador. Assim, a Rede TV! informa que o 'De Carona com Olga' será mantido no programa apresentado pela jornalista Olga Bongiovanni”

Acaba hoje 

A Globo exibe nesta quinta, após “A Dona do Pedaço”, a final de mais um “The Voice Brasil”, edição que se destacou pelo elevado nível dos participantes. Na disputa Willian Kessley - time Ivete; Ana Ruth – time Iza; Lúcia Muniz – time Lulu, e Tony Gordon – time Teló, que pode chegar ao “penta”. (Lúcia Muniz, Willian Kessley, Tony Gordon e Ana Ruth, finalistas do The Voice Brasil)

Passar a limpo

 A direção da Band pretende rever todos os contratos de parceria firmados para produção de programas. A ordem é não renovar com os que estiverem no prejuízo ou deixando de apresentar resultados convincentes. Terceirização da grade A presença da produtora Floresta no processo do novo “Domingo Show” com Sabrina Sato é mais um passo da Record no sentido de terceirizar toda a sua programação – exceção ao jornalismo. Intocável, por enquanto, apenas o programa do Rodrigo Faro. 

Fila das sete 

Está caminhando bem na Globo o projeto “A Morte Pode Esperar”, comédia escrita por Mauro Wilson para exibição no horário das 19h. Allan Fiterman, que integrou a equipe de “O Sétimo Guardião”, será o diretor da novela. Apresentação prevista para o segundo semestre de 2020, após “Salve-se Quem Puder”.  Um e outro Luiz Bacci sai de férias, a partir de hoje, na Record. Vai ficar 20 dias fora. Durante a sua ausência, Bruno Peruka ficará no comando do “Cidade Alerta”.

Por outro lado 

Mariana Bispo, repórter do Rio de Janeiro, de fato é uma das candidatas para assumir o lugar de Carla Cecato no “Fala Brasil”. Mas como é muito jovem, recém-formada, poderá passar por um período de preparação antes de assumir uma bancada.

Por que não?

 O “The Voice”, como formato, é um achado. Dos melhores em cartaz. E a sua realização, no todo, impecável. Mas a falta de uma maior presença da MPB no seu repertório continua incomodando um pouco. A maioria dos participantes parece que vive longe daqui.

Cinema 

Rafael Portugal, ator do “Porta dos Fundos”, em "Carcereiros - O Filme", vai interpretar seu primeiro papel longe da comédia. Um enfermeiro que presta serviços no presídio. A produção da Globo Filmes estreia dia 28 de novembro nos cinemas.

Garantido 

Vai rolar a segunda temporada do quadro “Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua” no programa “É de Casa”, atração dos sábados na Globo, com apresentação de Patrícia Poeta. Só falta definir período de gravação e exibição. .

02 de outubro de 2019

Primeira reunião do programa da Sabrina serviu para marcar a segunda

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Primeira reunião do programa da Sabrina serviu para marcar a segunda 

Na segunda-feira, a Record realizou a primeira reunião de produção do novo “Domingo Show”, que terá apresentação de Sabrina Sato. A princípio trabalha-se com a ideia de estrear mesmo em novembro, na saída do Geraldo Luís, mas a possibilidade de deixar para o ano que vem também não é descartada. Entre as definições, ao encontro do que se antecipou por aqui, em vez das 4h45 atuais, o programa terá no máximo duas horas de duração. E no lugar da Rita Fonseca, como aconteceu até agora com a Sabrina na Record, ela será dirigida por João Scortecci e Rafael Boucinhas. Em vez do entretenimento, o jornalismo ficará responsável pela sua produção. Ainda em relação ao início de trabalhos deste novo programa, bem definiu um alguém diretamente envolvido no projeto: “Nada de importante foi falado. A primeira reunião, como sempre, só serviu para marcar a segunda”.

Nada com isso 

A Ancine acaba de liberar R$ 12 milhões para a Paris Filmes produzir o longa “Silvio Santos Vem aí”, baseado no livro “Silvio Santos – A Biografia”, escrito por Marcia Garcia e Anna Medeiros. O SBT faz questão de ressaltar que trata-se de um “filme não autorizado”.

Entrevista 

Camila Pitanga conversa nesta quarta-feira no programa “Superbonita”(GNT), às 23h, com a âncora do “JN” Renata Vasconcelos. No tema “a beleza do tempo”, a jornalista fala sobre seu processo de assumir os fios brancos. Para ela, beleza vai muito além do físico: “As mulheres não têm só um padrão de beleza, muito pelo contrário, são muitas referências e padrões. Ganhamos em liberdade de escolha”, diz Renata.

Em vias de 

Não tem nada assinado ainda, mas está bem avançada a negociação da CNN Brasil com a Net, para a distribuição do canal. Há um trabalho em desenvolvimento também com outras operadoras. A expectativa, na ocasião do lançamento, é ter assegurado um mínimo de 10 milhões de assinantes. 

Não deu no bico 

Domingo, depois de muito tempo, a Band voltou a vencer a Rede TV! na média/dia e com 20% de vantagem: 1,8 contra 1,5, das 7h às 24h. E fez isso com aquilo que ficou conhecida pelo público: muito esporte ao longo da programação, temperado com filmes e um programa de entretenimento ao final da noite. 

Agora tem o seguinte

No último “Band Esporte Clube”, Renato Gaúcho foi creditado como volante do Grêmio. Nada consta na biografia dele a respeito. Atacante no passado e treinador atualmente sim. Mas só isso.

Norma da casa 

Assim como “A Dona do Pedaço”, que tem nos créditos “novela criada e escrita por Walcyr Carrasco”, a Globo adotou este procedimento nos demais horários da teledramaturgia. Isto após as acusações de plágio dirigidas a “O Sétimo Guardião”, na sua exibição. 

Participação especial 

Júlio Andrade será Sinésio, irmão e sócio de Selma, personagem de Adriana Esteves em “Amor de Mãe”, novela da Manuela Dias, que vai substituir “A Dona do Pedaço” na Globo. Uma participação especial. Mesmo encontrando resistências, a todo custo, ele vai querer vender o restaurante português da família.

 Forte candidata 

O jornalismo da Record sempre trabalhou com a possibilidade de buscar alguém da rede para o lugar de Carla Cecato no “Fala Brasil”. Mariana Bispo, repórter do Rio, está entre as mais cotadas. Na segundafeira, ela passou o dia em São Paulo por conta disso.

01 de outubro de 2019

Dony De Nuccio e SBT estão muito próximos de um acordo

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Dony De Nuccio e SBT estão muito próximos de um acordo

Na terça-feira passada, como ele mesmo admitiu, Dony De Nuccio participou de uma reunião com a direção do SBT e na oportunidade, ao ser consultado, admitiu este encontro “assim como com outras emissoras, pra falar de projetos e decidir sem pressa o melhor pro futuro”. De fato, desde que deixou a TV Globo, em agosto passado, algumas possibilidades foram levantadas sobre o seu futuro na televisão. Num primeiro momento, inclusive, a novata CNN Brasil chegou a ser apontada como destino certo, a exemplo da Record em uma outra oportunidade. Data hoje, no entanto, é possível assegurar que se ainda não se pode falar em 100% fechado com o SBT, ele está muito próximo disso, restando apenas alguns pequenos detalhes para serem definidos, como espaço na grade, horário e definição sobre estreia. Falta apenas isso para o anúncio oficial. Dony, ao contrário do que fez até agora, em vez do jornalismo irá se dedicar ao entretenimento. Tem um projeto de programa pronto e já aprovado pela direção da casa.

Abertura

A grade da CNN Brasil será preenchida basicamente por conteúdo próprio, como são os casos dos jornalísticos de William Waack e Monalisa Perrone, o programa do casal Phelipe Siani e Mari Palma, entre outros. Mas, também haverá espaço para trabalhos de empresas independentes, responsáveis pela produção de documentários.

Vai daí 

Rafael Gomide, chefe de redação da Record, está muito cotado para atuar nesse núcleo de documentários da CNN Brasil. Na Record, o assunto não é mais segredo. Resta saber se vai como contratado ou atuar por meio de uma empresa. 

Mais curto 

O “Domingo Show”, na Record, após a saída de Geraldo Luís, no dia 27, e a entrada de Sabrina Sato, possivelmente em 3 de novembro, terá uma duração menor. Não serão mais 4h45 de programa como acontece atualmente. 

Andar da carruagem 

Como definição, já se sabe que com Sabrina Sato, o “DS” terá duas horas de duração, possivelmente das 13h45 às 15h45. Antes dela, e por aí ainda se faz segredo, existe a ideia de lançar um outro programa. 

Elenco 

Michelle Batista, após uma participação em “As Aventuras de Poliana”, no SBT, volta às novelas da Record. A atriz vai integrar o elenco de “Amor Sem Igual”, substituta de “Topíssima” que inicia gravações neste mês. 

Figura do repórter 

No rádio ou na TV, desde sempre, a figura do repórter esportivo sempre foi essencial e com participação efetiva em todas as transmissões. Fausto Silva, Silvio Luiz e Reali Junior foram só alguns desses grandes nomes que saíram dos gramados. 

Mas cadê eles? 

Para as TVs diretamente envolvidas, demonstra-se, não há mais nenhum interesse em destacar a figura do repórter. Por exemplo: nos releases enviados de suas transmissões, só são citados os nomes dos narradores e comentaristas. Caso da “Libertadores”, por exemplo, com jogos das semifinais a partir de hoje. 

E mais essa 

A Globo, nas suas transmissões, resolveu criar um troféu ao “Craque do Jogo”. O repórter, muitas vezes o único que vai a campo – com narrador e comentaristas no estúdio – não tem direito ao voto. Uma pena que assim seja

Qualquer coisa

 Imagine um programa ruim, da pior espécie, que nem a televisão de antigamente tinha coragem de colocar no ar. Pois bem é o tal “Festa Popular”, que a Rede TV! corajosamente tem colocado no ar aos domingo, 17h30. Com toda certeza, horário vendido. Pagou, entrou.

Bate – Rebate 

·Erica Reis, apresentadora do “Leitura Dinâmica” na Rede TV!, viaja nesta quinta-feira a Los Angeles para entrevistar parte do elenco do filme “Projeto Gemini”... 

·...A produção é estrelada por Will Smith e estreia dia 10. 

·Carmem Virginia e Gilda Bley estarão com Alê Costa no time de jurados do programa “Famílias Frente a Frente”, no SBT. Estreia dia 11. 

·Priscila Ubba está no elenco do curta-metragem português “Voo da Capo”, que será exibido no festival de Petrópolis entre os dias 23 a 27... 

·...A atriz está morando e desenvolvendo sua carreira em Portugal. 

·Leandro Hassum recebe na edição desta terça-feira do “Tá Pago”, às 22h30 na TNT, Ratinho, Diego Hypolito, Lexa e Ceará... 

·...Em tempo: a edição que reuniu Whindersson, Tirullipa, GKay e Falcão, semana passada, deixou a TNT em terceiro lugar na TV paga..

27 de setembro de 2019

Globo comemora crescimento na audiência do futebol

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Globo comemora crescimento na audiência do futebol 

As transmissões dos campeonatos estaduais de janeiro a abril, Copa do Brasil de fevereiro a setembro, Libertadores também a partir dos primeiros meses e campeonato brasileiro em curso, além dos amistosos da seleção brasileira, fizeram a audiência do futebol na Globo crescer de maneira bem importante. Se em 2018 os resultados já foram muito bons, neste 2019, eles são ainda melhores. A média do futebol, antes na casa dos 23 pontos, subiu para 25, de acordo com levantamento que considerou as audiências apontadas até julho passado. Isto significa que um pouco mais de 50 milhões de pessoas foram alcançadas em cada partida, quase 600 vezes mais que o Maracanã completamente lotado. E o tempo dedicado a cada jogo, agora é de 1h e 3min contra 0h58 do ano passado. O futebol na TV, que já experimentou momentos não tão auspiciosos, hoje atravessa uma das suas melhores fases.

Tendência 

Ninguém fala de forma oficial, mas dentro da teledramaturgia da Globo já se dá como certeza que “Órfãos da Terra” será a última novela em conjunto das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid. Entre outras razões, porque são duas autoras absolutamente capazes de seguir seus próprios caminhos.

Mãos à obra 

No remake de “Éramos Seis”, que estreia segunda-feira na Globo, a personagem Lola, vivida por Glória Pires, não tem nada de acomodada. Costura, faz tricô e crochê. Não só para os filhos, para o marido, para ela mesma ou para as irmãs. As peças também são vendidas, com o objetivo de complementar a renda da família. Uma dívida alta com um  banco também tira o sono de Lola. É a substituta de “Órfãos da Terra”.

Foto: Raquel Cunha/TV Globo

Mais essa 

Não bastassem os tantos problemas para tirar da frente antes de colocar a emissora no ar, a direção da CNN Brasil também está se vendo obrigada a controlar a ansiedade dos seus contratados. Ou de alguns deles mais incomodados em receber todo final de mês, mas sem ainda poder trabalhar.

Próxima parada 

O ator Cosme dos Santos, após “Espelho da Vida”, fechou um novo trabalho na Globo. Ele viverá Jerônimo Martins em “Salve-se Quem Puder”, a próxima novela das sete. O personagem será pai de Dandara Mariana, atualmente na “Dança dos Famosos” e também um dos capangas da vilã de Guilhermina Guinle. 

Atenção, atenção 

Novas mudanças estão previstas para acontecer no “Domingo Espetacular”, da Record. As críticas internas são muito maiores e mais pesadas que as do próprio telespectador.

Jogou a toalha 

Diante das tantas confusões apresentadas, algumas bem complicadas de administrar, Silvio Santos preferiu desistir e não tem mais o “Fofocalizando” sob as suas asas. O programa, a partir de agora, será de inteira responsabilidade do diretor artístico Fernando Pelégio. 


26 de setembro de 2019

Band define estreia e final do “MasterChef” com ex-participantes

Confira o texto publicado na coluna Canal 1 no Jornal O Dia.

Band define estreia e final do “MasterChef” com  ex-participantes 

A Band está com um teaser no ar chamando atenção para o novo “MasterChef – A Revanche”, que reúne exparticipantes do programa. Enquanto isso, e como é tradição no formato, as gravações já foram disparadas e serão encerradas na próxima semana, muito antes da estreia no dia 15. A grande final, e aí ao vivo, com o anúncio do vencedor, será em 17 de dezembro. Até lá, a partir do lançamento, o grande drama, comum ao de todo “MasterChef”, será evitar vazamentos. Uma missão que sempre é bastante complicada, diante da dificuldade de administrar o silêncio dos eliminados. Após uma equivocada passagem pelas noites de domingo, o programa retomará suas exibições nas noites de terça-feira, dia em que invariavelmente conquistava resultados muito bons, bem acima dos atuais padrões da Band.

Mais espaço 

Ampliando o espaço dedicado ao universo das artes, o “Metrópolis”, na TV Cultura, passa a ser exibido também às segundas-feiras. Portanto, todos os dias da semana às 20h45 e aos domingos 20h. Só aos sábados que não. 

Mesma equipe 

Toda a produção do “Domingo Show” será aproveitada no novo programa da Sabrina Sato, com previsão de estreia para novembro. Notícia, aliás, que tranquilizou a todos. 

Onde tudo começou 

O diretor e roteirista Estêvão Ciavatta, marido de Regina Casé, na infância, gostava de escutar histórias da sua família de imigrantes italianos, contadas por seu avô e sua mãe, que viveram na Fazenda Dumont, sempre imaginando como teria sido a vida de Alberto Santos Dumont naquelas paisagens. Tudo o que ouviu virou trabalho.

Livro e série 

Ciavatta, após estudar por 3 anos a vida de Santos Dumont, decidiu fazer uma série para TV e escrever o livro infantil “Mais Leve que o Ar” (Matrix Editora), juntando o material de suas pesquisas com o que ouviu quando criança. Estreia dia 10 de novembro na HBO e o livro terá tarde de autógrafo no dia 5 de outubro, na livraria da Travessa de Ipanema, no Rio. Em tempo: João Pedro Zappa viverá o protagonista na TV.

Deu ruim 

Em “A Dona do Pedaço”, capítulo desta quinta-feira, Josiane (Agatha Moreira) sai do coma após brigar com Fabiana (Nathalia Dill) e conta com a ajuda de Amadeu (Marcos Palmeira) e Téo (Rainer Cadete) para voltar à rotina no seu flat. Mas ambos estranham a relação dela com Fabiana (Nathalia Dill) e passam a investigar, contando com a ajuda de Rock (Caio Castro). 

Pé no freio 

Vários nomes da Record continuam sendo apontados como possíveis alvos da CNN Brasil. A coluna, no entanto, pode assegurar que, em se tratando de apresentadores ou apresentadora, ninguém mais será procurado. 

Pegou do zero 

A Record não aproveitou absolutamente nada da sinopse de “Gênesis” elaborada por Gustavo Reiz (hoje na Globo) e sua equipe. Emílio Boechat, após convite para assumir o projeto, começou o trabalho do zero. É inteiramente novo e já com vários capítulos em produção. 

Jornalismo 

Gláucia Santiago, que era correspondente em Santos, está de saída do Grupo Globo. Santos e Grêmio, sábado, foi o seu último jogo. Contratada pela ESPN Brasil, agora ela vai virar apresentadora. 

Acusação 

A empresa Fill The Blank, criadora e desenvolvedora de formatos e projetos para TV e Internet, está acionando a Band por plágio, apropriação indébita de propriedade intelectual e danos morais. Alega que o “Planeta Startup”, estreia de hoje, não é uma ideia inédita. Mas um plágio do “Startup Show”, reality de startups exibido na internet de julho a novembro de 2018, com patrocínio da IBM. A ação tramita na 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, em São Paulo.