• cachoeir piaui
  • Campanha salao
  • APCEF
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Flávio Ricco

16 de abril de 2019

Em “O Sétimo Guardião", Gabriel vai acordar do coma

Em cena desta terça-feira em “O Sétimo Guardião”, Luz (Marina Ruy Barbosa) fica sozinha com Gabriel (Bruno Gagliasso).Ele, em coma, de repente agarra a mão dela.

Band vai transmitir Roland Garros direto... dos seus estúdios

Mais uma vez, a Band e o canal o BandSports frustram a expectativa do público em geral e da sua equipe de esportes em particular, ao não dedicar à cobertura de Roland Garros - hoje o seu único conteúdo esportivo relevante, o menor cuidado e atenção.

Está decidido que os jogos serão transmitidos do estúdio, em São Paulo, ao contrário do que se esperava para este ano. Até então, o que se prometia era um trabalho à altura da sua importância. Mas não.

Para Paris vai uma pequena equipe composta do apresentador Elia Junior, o repórter Marcelo Rozemberg, a produtora Taís Bafini e um representante da engenharia.

Mas, para completar a festa de todo ano, já estão reservadas passagens, hospedagens e ingressos para vários convidados.

TV Tudo

Por que não?

TVs que são consideradas redes, tais como Cultura, Globo, Band, Rede TV!, Gazeta, Brasil, Aparecida e Record News, todas mantêm um canal aberto para o público. O “Fale Conosco”. Só o SBT ainda é exceção. 

Explicação nº 1

Sobre a presença de Rosi Campos em “A Dona do Pedaço”, a sua próxima das 9, a Globo diz que ela fará Dorotéia, para qual “sempre esteve escalada”. Não tem relação com a personagem que foi prevista para Laura Cardoso, e não existe mais.

Explicação nº 2

Para o lugar da personagem que seria de Laura, informa a Globo ainda, entrou uma outra, escrita especialmente para Betty Faria, Cornélia. E veja só, como é novela, a Cornélia será mãe do Eusébio (Marco Nanini) – na real, ela tem 78 e ele 71,  e mulher do Chico (Tonico Pereira). Uma família que mora pelas ruas de São Paulo, ocupando imóveis abandonados.

Despertar

Em cena desta terça-feira em “O Sétimo Guardião”, Luz (Marina Ruy Barbosa) fica sozinha com Gabriel (Bruno Gagliasso).Ele, em coma, de repente agarra a mão dela.

(Crédito Estevam Avellar/Globo)


Uma pena

Exibido das 19h58 às 22h00, o “MasterChef” fechou com média de 2,7 pontos na noite do último domingo, na Grande São Paulo. A pior audiência do formato em toda a sua história. Falta de aviso não foi.

Interessante

No instante em que a transferência do “MasterChef”, das terças-feiras para os domingos, foi decidida, aqui e em outros tantos lugares partiram avisos sobre a bobagem que isto seria. Historicamente, o número de ligados no horário não recomendava esta mudança. Um dos seus diretores, no entanto, considerou tais avisos como “análises superficiais” e que eles, sim, tinham realizado estudos que recomendavam a troca. O que dizer agora?

Tiro no escuro

E se esses diretores da Band, responsáveis por tal mudança do dia de exibição do “MasterChef”, esperavam com ela aumentar o faturamento do programa, erraram duas vezes. Além dos resultados ruins, estão colocando em risco a boa receita que o programa sempre conseguiu.

Check-in 

Independentemente da postagem de Humberto Martins em uma rede social afirmando que não vai sair da novela “Verão 90”, a equipe mantém os planos para o seu Herculano. “O personagem vai viajar na trama” e tentará carreira de cineasta nos Estados Unidos. 

Jornalismo

Nesta quarta, 11 da noite, tem estreia da “Central GloboNews”, direto de Brasília. Heraldo Pereira, como mediador, e as presenças de Gerson Camarotti, Cristiana Lobo, Valdo Cruz, Miriam Leitão, Natuza Nery, Merval Pereira e Andréia Sadi para debater os fatos mais relevantes da política brasileira.

Avanço

A propósito de canal de notícia, é justo e merecido o reconhecimento às mudanças feitas na BandNews TV, que não se restringiram apenas a inauguração dos seus novos estúdios. O cuidado com o noticiário também observou melhoras bem importantes.

Bate – Rebate

·       Atriz e proprietária de uma produtora de audiovisual, Maria Gal, a Gleyce de “Poliana”, vai realizar dia 24, às 18h, uma palestra no auditório do SBT sobre diversidade ...

·       ... “Vidas Negras” é o tema.

·       O conteúdo do “Domingo Espetacular”, da Record, nunca fica devendo a ninguém...

·       ... Os assuntos colocados, inclusive, em nada se diferem aos do “Fantástico”, por exemplo...

·       ... A diferença, entre os dois, está na forma de se apresentar...

·       ... As reportagens no “DE” continuam exageradamente longas...

·       ... E isto, como norma geral...

·       ... Todos os assuntos do seu espelho, independentemente da importância de cada um, parecem obrigados a obedecer a uma duração mínima.

·        Como na Band “em 20 minutos” tudo pode mudar, as estreias dos programas “Aqui na Band” e “Primeiro Jornal” continuam previstas para dia 29...

·       ...Tudo ainda depende da organização de cenários e fechamento de equipes. E otras cositas mas.   

·       José Loreto faz participação especial na nova temporada de “Carcereiros”, que estreia hoje na Globo.

C´est fini

Completando nota sobre a transmissão que a Globo vai fazer do mundial feminino de futebol, a intenção é empoderar a presença feminina. Todas as mulheres que integram o departamento de esportes do Grupo Globo, Globo e SporTV principalmente, estarão envolvidas nesta cobertura. Nomes como Glenda Kozlowski, Ana Thais de Matos, Julia Guimarães, Janaina Xavier, Carol Barcellos e tantas outras. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

12 de abril de 2019

Luciana Gimenez seguiu novamente para os Estados Unidos

Adiantou as gravações do seu programa e foi. Primeiro para Los Angeles, e depois, Nova York.

Ligações

“Órfãos da Terra” tem mais uma “ligação” com “O Sétimo Guardião”, além do título que era de domínio de Aguinaldo Silva. O tema dos refugiados foi sugerido a Sílvio de Abreu por Maurício Gyboski, colaborador de Aguinaldo, após a entrega da sinopse de “Pátria Gigante”.

À época, dezembro de 2016, apesar da negativa, Sílvio, de acordo com Gybosky, comentou: “O tema central, o drama dos refugiados, pode despertar interesse por sua atualidade e pela abordagem de outras culturas”. Não deu outra.

A diferença é que no projeto de Gyboski o núcleo central era formado por haitianos, vindos para o Brasil após o terremoto, e com sírios e senegaleses em núcleos secundários.

Já o projeto de Thelma Guedes e Duca Rachid centrou a trama nos sírios, e terá congoleses e haitianos em núcleos secundários.

TV Tudo

Calendário europeu

Todas as TVs, invariavelmente, escolhem os primeiros meses do ano para o lançamento das novas programações. Só a TV Cultura, com essa mudança de direção, está discutindo a mudança da grade para junho ou julho. O chefe vai mudar e, por vias das dúvidas, é melhor começar a mostrar serviço desde já. Fazer o que não foi feito em quatro anos.

Dois pontos

Luciana Gimenez, em nova batida de asas, seguiu novamente para os Estados Unidos. Adiantou as gravações do seu programa e foi. Primeiro para Los Angeles, e depois, Nova York.

Caldeirão

Luciano Huck vai mostrar neste sábado, na Globo, uma matéria com um time de futebol americano amador de Sepetiba, no Rio de Janeiro. E de surpresa, os jogadores irão conhecer um dos maiores nomes do esporte em atividade atualmente, Russel Wilson, que participa do programa ao lado de sua mulher, a cantora Ciara.

Vale o registro

Desde que passou a existir, setembro de 1998, o Canal Brasil já exibiu mais de 4,5 mil filmes, entre longas e curtas-metragens. E hoje seu acervo possui mais de 900 títulos, das mais diferentes épocas, fases e gêneros. Muitas destas produções são exibidas com exclusividade e realizadas em sistema de parceria. Graças a investimentos do tipo, em 2018, 10 filmes foram selecionados para festivais internacionais como Berlim, Cannes, Veneza e Sundance.

Telhado de vidro

É bem interessante o funcionamento dos tantos programas de fofocas em cartaz nas mais diferentes TVs. Quase nada é dito sobre as emissoras em que são transmitidos. Críticas, então, nem pensar. O pior em matéria de noticiário, claro, é reservado para as concorrentes e seus respectivos contratados. 

Passando a limpo

Terminando “O Sétimo Guardião”, Aguinaldo Silva vai entrar em férias na Globo. Até cogitou lançar um concurso, que indicasse o melhor destino para o seu sumiço. Um desaparecimento que na televisão, pela ordem das novelas na fila das 9, deve se estender por mais um ano e meio ou dois. O seu atual contrato vence em setembro de 2020.

Precaução

Ainda não existe uma data para dar início às gravações da próxima temporada do “Lady Night”, mesmo com seus trabalhos de produção bem avançados. Nada mais natural, se sabendo que a Tatá está no terceiro mês da sua gravidez. Ela espera uma menina, ainda sem nome escolhido, que deve nascer em outubro.

Tá dentro...

Como já destacado por aqui, os atores estão voltando cada vez mais cedo, entre um trabalho e outro na TV. Rosi Campos, uma das protagonistas de “O Tempo Não Para”, por exemplo, já está confirmada como Dorotéia em “A Dona do Pedaço”, próxima das nove. Casada com Eusébio (Marco Nanini), ela torna-se amiga e confidente de Maria (Juliana Paes) ao se tornarem vizinhas.

... Tá fora

Se a Rosi Campos entrou, Laura Cardoso está fora desta nova próxima novela do Walcyr Carrasco. Onde pegou, a Globo não fala, mas a personagem que acabou sendo entregue a Rosi tem características bem semelhantes àquela que inicialmente foi pensada para a Laura.

(Crédito João Miguel Júnior/Globo)

Bate – Rebate

·       Aos poucos, depois de todo estrago causado pelas chuvas no começo da semana, as novelas da Globo voltaram ao seu quase normal ritmo de gravações.

·       “Dinastia”, superprodução da BBC, que o Discovery irá exibir em junho, terá narração de Rodrigo Santoro.

·       Olga Bongiovanni tem gravados várias externas para o seu novo programa da Rede TV!. Estreia segunda.

·       Na terceira temporada de “Sob Pressão”, o Hospital São Tomé Apóstolo é o novo local de trabalho de Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano)...

·       ... Parte de sua estrutura está desativada em decorrência das mazelas da saúde pública e a unidade funciona com apenas 20% de sua capacidade...

·       ... A realidade, em se tratando dos hospitais públicos brasileiros de forma geral, nunca estará tão presente...

·       ... Estreia, na Globo, dia 2 de maio.

·       O grupo “Roupa Nova” será uma das atrações do “Altas Horas” neste sábado...

·       ... Perto de comemorar 40 anos de carreira, os músicos estão trabalhando na promoção do novo disco, Todo Amor do Mundo.

C´est fini

Os ex-jogadores que atuam como comentaristas na ESPN Brasil estão todos de contratos renovados. Contando com um time de nove boleiros, a ESPN acertou nessa semana os novos vínculos de Fábio Luciano, Cesar Sampaio, Luizão, Zetti e Amoroso. Antes deles, Alex, Djalminha, Elano e Zé Elias também já estavam de contrato novo com a emissora.

(Fabio Luciano, André Plihal, Elano e César Sampaio/crédito Divulgação)

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

09 de abril de 2019

Guilherme dá um ultimato em Mirtes para apagar o site Tarja Preta

Ou ela apaga o site de fofocas ou ele conta para todos que ela é o misterioso Tarja Preta.

Jornal da Record se prepara para apresentar um novo modelo 

O “Jornal da Record” vai mesmo passar por uma reformulação bem importante. Há pelo menos três semanas, estão sendo discutidas propostas para o seu novo modelo, que não deve demorar muito para ser apresentado.

Mudanças que vão desde o grafismo, posicionamento de câmeras, linha editorial... Porém, uma questão que incomodava a equipe, a falta de créditos, durante e no encerramento de cada exibição do jornal, colocada em uma das últimas reuniões, foi resolvida. Cinegrafistas e auxiliares também já são sendo devidamente creditados nas reportagens.

E mais: uma das ideias apresentadas é que Adriana Araújo e Celso Freitas passem a apresentar o “JR” de pé, durante e na maior parte dele, além de uma participação muito mais frequente de especialistas nos mais diversos assuntos. Entre esses, já foi acertada, a entrada de um comentarista esportivo.

Tudo isso, repito, para muito breve.

TV Tudo

Nada pessoal

O SBT abriu mão dos serviços de Bruno Vicari, repórter e comentarista esportivo. Quase sem função e sem espaço nos telejornais, veio a opção pelo seu desligamento.

Finalmente

Silvio Santos chegou na manhã de domingo das suas férias nos Estados Unidos. A mais longa dos últimos tempos. A sua produção agora está no aguardo de quando poderá reiniciar as gravações. Por vias das dúvidas, foi tudo providenciado para esta terça-feira.

Quem é

Na semana passada, a Band comunicou a contratação de Mônica Monteiro para dirigir os seus canais fechados. BandSports, BandNews, Terra Viva, Arte 1 e companhia bela. Mônica, casada com o ex-ministro de Lula, Franklin Martins, é uma das acionistas da empresa de comunicação, Cine Group.

Nova empresa

Marcos Resende, José Roberto Viegas Lobo e Delvair Thomazelli, figuras conhecidas do meio, acabam de montar uma produtora de conteúdo. Que vai funcionar à base do “tailor made”. O cliente diz o que quer e a equipe produz.

Pode ser

Está nos planos da Globo, ainda para este ano, a estreia de um novo programa na faixa da tarde. São várias as possibilidades em estudo em torno de nomes e conteúdo. Mas ainda não há, no entanto, um horário definido para a sua exibição, se antes ou depois da “Sessão da Tarde”.

Caso Humberto

Por enquanto a Globo não sente necessidade de colocar alguém no lugar de Humberto Martins em “Verão 90”, mas essa decisão poderá ser alterada, segundo a equipe da novela. Nomes inclusive são avaliados. O desaparecimento de seu personagem ainda vai demorar, possivelmente no fim de maio. Humberto deixa a trama para cuidar da saúde. 

Mais cedo

A saída de Humberto, que faz o Herculano, vai apressar o romance de Raimundo (Flávio Tolezani) e Janaína (Dira Paes). Apressar, porque essa sequência já estava prevista no texto.

Tudo certo

Depois de dois adiamentos por causa de uma gripezinha bem chata, Jô Soares confirma para esta quinta-feira, no Teatro Faap-SP, a estreia do espetáculo “O Livro ao Vivo”. Ele ao lado do jornalista Matinas Suzuki Jr., coautor das suas “autobiografias não autorizadas”.

Melhor das impressões

Muricy Ramalho, em reportagem para o “Globo Esporte”, exibida nesta segunda-feira, saiu impressionado da visita às instalações do Centro de Treinamento do Corinthians, que leva o nome do médico Joaquim Grava. Considerando seus tempos de treinador, como gosta de ser chamado – e não técnico -, confessa que não conheceu nada igual.

Ultimato

Em “O Sétimo Guardião”, capítulo desta terça-feira, Guilherme (Caio Manhente) dá um ultimato em Mirtes (Elizabeth Savala). Ou ela apaga o site de fofocas ou ele conta para todos que ela é o misterioso Tarja Preta.

(Crédito: Victor Pollak/Globo)

os,

Agora não

A informação que circulava ontem nos corredores da Band é que as estreias do “Primeiro Jornal” e “Aqui na Band” vão ficar para dia 22. Entre outras razões, não há cenário pronto para esses programas.

Bate – Rebate

·       Depois de externas no sul e no Rio, “A Dona do Pedaço” iniciou gravações em estúdio. É a substituta de “O Sétimo Guardião”.

·       Recuperado da cirurgia no coração, Renato Lombardi voltou a participar do “Balanço Geral” da Record.

·       Nesta terça, depois do “BBB”, vai ao ar o último “Tá no Ar”...

·       ... De acordo com a Globo, o último de todos, daí a cerimônia fúnebre preparada para a ocasião...

·       ... A não ser, evidentemente, que um dia, como já aconteceu nas piores ou melhores novelas, tenhamos mais um caso de ressurreição...

·       ... Um pouco dele, ou da ideia dele, continua no “Isso a Globo não Mostra”, do “Fantástico”.

·       A reprise do “Troca de Esposas”, agora no lugar da Sabrina, até que deu uma pequena levantada nos índices de sábado da Record, mas ainda insuficiente para tirá-la do terceiro lugar...

·       ... Marcou 6,4 pontos, ante 10 do SBT que estreou “Fábrica de Casamentos” e 14,3 da Globo. Dados da Grande São Paulo.     

·       Em reunião ontem cedo nas dependências da emissora, o vice Marcelo de Carvalho informou que, a partir de agora, todos passam a ser funcionários da Peanuts...

·       ... Por aí se entenda estar a serviço da emissora de televisão, mas também dos conteúdos digitais. 

·       Um verdadeiro batalhão está representando o Jornalismo da Record na feira de Las Vegas – NAB.

C´est fini

A Band tem utilizado a repórter Yara Fantoni em reportagens na Europa sobre o Mundial Feminino, que vai acontecer na França entre 7 de junho e 7 de julho. É um trabalho preparatório para as transmissões, já definidas em acordo com a Globo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


04 de abril de 2019

José Loreto tem acompanhado apresentações de Sidney Magal

O ator realiza trabalho de preparação para viver o cantor no cinema

Tratamento diferente

O Prime Box Brazil se colocou, frente ao estranhamento da coluna - TV que se dedica à produção nacional, ela, além de tantas outras, vender horários para uma empresa de joias.

Afirma que os valores originados por contratos com operadoras e publicidade são infinitamente menores aos que são pagos aos canais internacionais. E que os independentes, no caso dele, recebem menos ainda. Daí a necessidade de recorrer a outros meios “em um mercado tão competitivo”.

E destaca que, “infelizmente, para fins de equilíbrio financeiro, a venda deste espaço de infomercial é vital para que possamos reinvestir estes recursos em novos conteúdos”. Informa ainda que faz uso desta modalidade comercial dentro das especificações legais - máximo de 6h de publicidade por dia e máximo de 1h30 no horário nobre, ciente de que há um prejuízo editorial para o canal.

Diante da colocação do Prime Box Brazil, é possível avaliar as suas dificuldades, como também se percebe que, além das tantas distorções conhecidas, as operadoras adotam também critérios e um tratamento bem diferente para os canais que compõem os seus planos. Algo que, no mínimo, causa uma estranheza ainda maior e faz por merecer melhores estudos.

TV Tudo

Comitiva da Band

Liderando uma numerosa comitiva da Band, Johnny Saad embarca hoje para a NAB em Los Angeles, considerada umas das mais importantes feiras de televisão do mundo. Começa neste sábado e vai até o dia 11.

Capote

A audiência do “Cine Espetacular”, do SBT, explodiu na terça-feira. Com a exibição do filme “Norbit”, foi primeiro lugar o tempo todo, em vários momentos, dando o dobro da Globo, no segundo lugar. Média de 11,8 e 29,9 de participação.

Lagoa de volta

Jacques Lagoa, 76 anos, responsável pela direção de várias novelas do SBT, começou a gravar participação como ator na macrossérie “Jezabel”, parceria da Record e Formata. Ancião, o seu personagem, é um sábio que trabalha diretamente com o protagonista, rei Acabe, interpretado por André Bankoff. 

Com festa

O detalhe sobre essa participação do Lagoa em “Jezabel”,  foi a sua recepção nos estúdios, em Paulínia, com festa de todo elenco e equipe. O convite para esta sua participação partiu do diretor Alexandre Avancini.

Treinamento

Como não poderia deixar de ser, há uma expectativa muito grande em torno da estreia do Eduardo Oinegue no “Jornal da Band”, o escolhido para ocupar a cadeira do Ricardo Boechat. Oinegue continua treinando. Ainda não está totalmente à vontade, o que é natural, mas vai chegar lá. Tem se empenhado para isso.

Magal à vista

José Loreto, entre uma folga e outra nas gravações de “O Sétimo Guardião”, tem acompanhado apresentações de Sidney Magal. Sempre que possível, vai aos seus shows ou de alguma forma assiste suas apresentações, como trabalho de preparação para viver o cantor no cinema. Magal não foi o responsável direto pela escolha de Loreto para o papel, mas deu seu total apoio.

De leve

Vivian de Oliveira, autora de tantos trabalhos na Record – em especial, “Os Dez Mandamentos”, depois de um período fora, nos Estados Unidos, está voltando à ativa. “Vou começar a investir em projetos pessoais na área de cinema”, avisa. Por enquanto, faz questão de destacar, “tudo ainda no início”.

Dor de cabeça

A decisão da Band em reprisar “O Aprendiz” nas tardes de sábado tem provocado problemas. 

O dia e o horário, os péssimos resultados provam, não são os mais apropriados. Para esta e tantas outras situações, a contratação do Antonio Zimmerle para dirigir a programação poderá ser importante. Isto, claro, se deixarem o homem trabalhar.

Papai Adamastor

Nos próximos capítulos de “O Sétimo Guardião”, Adamastor (Theodoro Cochrane) receberá um convite de Aranha (Paulo Rocha) para ser o doador genético, por meio de fertilização in vitro, de seu filho com Stella (Vanessa Giácomo).

Ele aceita, mas guarda segredo, para surpreender a amiga no momento certo.

Créditos:  Divulgação / João Cotta/Globo

 


Bate – Rebate

·       Mônica Monteiro acaba de assumir a direção executiva dos canais pagos do Grupo Band...

·       ... Por aí se entenda BandSports, BandNews, Terraviva, Arte1, Sexy Privê, Band Internacional e Bandnews Internacional...

·       ... Em função deste seu novo trabalho, Mônica está deixando a Cine Group, que ela fundou há 21 anos.

·       O “Globo Repórter” desta sexta-feira desembarca em uma região pouco conhecida da França...

·       ... No Jura, que deu origem ao nome “jurássico”, mais de 1500 pegadas de dinossauros ainda podem ser observadas, marcas de 150 milhões de anos.

·       “Órfãos da Terra”, nova das 6, na Globo, está passando a melhor das impressões...

·       ... A continuar assim, do jeito que começou, poderá se transformar num dos maiores sucessos do horário.

·       De férias na TV, aproveitando esse tempo para conhecer novos lugares, Deborah Secco seguiu para o Colorado.

·       Durante essas próximas seis semanas, as rádios Bandeirantes e BandNews irão transmitir quatro horas diárias de um estúdio no shopping Eldorado...

·       ... As duas integradas ao evento “Shopping de Viagens”, em sua quarta edição e que está reunindo mais de 70 expositores. 

C´est fini

Está mais do que nunca em pé na Record, o plano de lançar um novo jornal no fim de noite. A ideia, inclusive, é sair do modelo tradicional e trabalhar com um formato mais voltado para o jornalismo investigativo. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

03 de abril de 2019

Ontem chegou na Rede TV! pedido de empréstimo de Silvio Luiz

Silvio Luiz vai reviver uma narração do golaço do Dener em 1993 no Canindé...

Dependência absoluta

É curioso observar como em determinados pontos a televisão dos dias atuais deixa muito a desejar à que havia no começo.

Bem lá atrás, na primeira década, quando só existiam Tupi, Paulista e Record, em São Paulo, Tupi, Rio e Continental, no Rio de Janeiro, as suas operações se iniciavam invariavelmente ao meio-dia e iam até meia-noite.

E era tudo muito na raça. Doze horas direto de programações montadas aqui, com recursos próximos de zero, ao vivo e criatividade a mil.

Hoje, são zilhões de emissoras no ar 24 horas, de maneira geral produzindo quase nada, a maioria a ponto de vender os seus espaços, total ou parcialmente, para igrejas e outros do ramo.

Mesmo entre as principais, o percentual de produções próprias é insignificante, diante dos tantos formatos e novelas de fora, filmes, desenhos animados e por aí afora.

Isto sem contar que a lei do menor esforço se espalhou da forma mais nefasta possível, a ponto de não se criar quase mais nada e tornar essas tantas TVs reféns das grandes produtoras internacionais, só obedecendo ao que chega em detalhados manuais.

Aliás, já de alguns anos, no lugar dos verdadeiros diretores de televisão, surgiu a classe dos ledores de cartilhas, os que só se preocupam ou se dão ao trabalho de executar o que determinam esses prontuários. Braço curto. Não existe nem o meio termo.

Um retrocesso dos mais perigosos, tornando a operação da TV, cada dia mais cara, indolente, inviável e desinteressante.

TV Tudo

E vem mais

Na noite de segunda-feira, depois de várias horas de reunião, a direção da Record comunicou que o novo programa da Sabrina Sato será terceirizado. Todo feito fora. Possivelmente pela Fremantle. A justificativa é que vai sair mais barato. Tá bom.

Primeiro momento

O lado menos grave, até agora, é que não haverá  demissões na equipe que a Sabrina tinha na Record. Uma parte vai para o programa do Faro e outra para o jornalismo.

Vai indo

Tudo indica que a estreia do “Aqui na Band”, com Silvia Poppovic e Luiz Ernesto Lacombe, direção do Vildomar Batista, será mesmo no próximo dia 15. O que se informa é que já existe o “sinal verde” para o lançamento, após a parte comercial ter caminhado de maneira bem satisfatória.

Lolla na Globo

Pelo quarto ano consecutivo, Mariana Alves Lima, a MariMoon vai apresentar os melhores momentos do Lollapalooza na Globo, de sexta a domingo próximos. Já no dia 13, a Globo terá ainda um especial reunindo os melhores momentos de todo o festival – com direção-geral de Aída Silva.

(Crédito Victor Pollak/Globo)

Convite aceito

A produção da Maísa, do SBT, convidou a Xuxa para ser entrevistada no programa. Ela topou e a Record já autorizou gravar. Só o dia não será revelado por enquanto, porque existe o desejo de armar uma “surpresa”.

Também não

Nos interiores do SBT também se informa de um convite da mesma produção da Maísa para uma entrevista com Pedro Bial. Só que no caso dele não deu. A Globo, alegando uma questão institucional, não permitiu. Ainda assim, de próprio punho, o Bial mandou um bilhete dos mais carinhosos para a Maísa.

Gravando lá

Em relação ao que vai ao ar, as gravações de “O Aprendiz”, da Band, estão bem lá na frente. Os seus três finalistas, em trabalhos do programa, gravam na Jamaica. Mas só eles e a produção. O Justus não foi.

É amanhã

A Editora Agir e a Livraria da Vila convidam o para o lançamento do livro “Furacão Anitta”, escrito pelo Leo Dias, nesta quinta-feira. Começa às 19h, na Livraria da Vila, do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Armando a estreia

A Band ainda não fala nada, mas tudo caminha para a reestreia da Paloma Tocci, de volta ao departamento de esportes, acontecer no próximo dia 21. A maneira como isso se dará ainda está em estudos. É a mesma data em que os campeonatos regionais serão decididos.

Ele não voltou

Silvio Santos, que todo mundo esperava sua volta neste último final de semana, continua nos Estados Unidos. Férias esticadas de novo. É curiosa a situação. Todo santo dia, praticamente, ele telefona para alguém no SBT, fala dos mais diversos assuntos, mas nunca diz quando vai voltar. E ninguém tem coragem de perguntar. Sempre foi assim.

Bate – Rebate

·         Os novos episódios de “The Good Doctor” serão disponibilizados no Globoplay a partir do dia 17...

·       ... E a série nacional “Cine Holliúdy”, com seus 10 episódios, no dia 30.

·         Marcelo de Nóbrega deu um tempo nos trabalhos de “A Praça é Nossa”, no SBT, ainda por causa do susto em todos, devido ao recente problema no coração...

·       ... A direção do programa está sendo tocada pelo irmão, Beto Nóbrega. 

·       Ontem, aqui se falou de uma gravação da Globo, programa “Esporte Espetacular”, com participação do Silvio Luiz, revivendo uma narração do golaço do Dener em 1993 no Canindé...

·       ... Pois é, ontem chegou na Rede TV! outro pedido de empréstimo do mesmo Silvio Luiz...

·       ... Agora do Fox Sports, que também está produzindo um especial do mesmo jogador, falecido em abril de 1994...

·       ... Agora no dia 19 vão se completar 25 anos da sua morte.

·       Dramaturgia da Globo já começa a pensar em alguns nomes para o elenco da novela de Daniel Ortiz, na fila das 19 horas.

C´est fini

Marcello Novaes começou a gravar como novo delegado de Serro Azul, em “O Sétimo Guardião”. O vilão Sampaio é conduzido ao cargo após contar com o irrestrito apoio de Olavo (Tony Ramos). Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

29 de março de 2019

TV paga parece aceitar passivamente o seu fim

A TV paga parece aceitar passivamente o crescimento do streaming, sem esboçar a menor reação para um fim que parece muito próximo.

Diante de tantas baixas e índices de desistência cada dia mais elevados, nenhum trabalho mais profícuo se observa nos canais de filmes da TV fechada em condições de ao menos minimizar uma situação que já é tão triste.

Independentemente de horário, encontrar algo mais interessante é quase um convite ao desespero, tamanhos são os ananases descaradamente colocados em cartaz.

Um pouco caso que impressiona, por exemplo, a ponto de o Prime Box Brazil, que para todos os fins e efeitos deveria se dedicar a produção nacional, abrir espaço por mais de quatro horas, em todas as tardes, para uma televendas de joias.

Tornou-se exceção, em linha gerais, se deparar com algum conteúdo inédito e de maior qualidade.

O mais comum é, a todo instante, esbarrar nas velhas e esmerilhadas produções de sempre, como “Jurassic Park”, “Velozes e Furiosos”, “Greese” e por aí afora.

Difícil. A TV paga parece aceitar passivamente o crescimento do streaming, sem esboçar a menor reação para um fim que parece muito próximo.

TV Tudo

Tempo na Sabrina

A Record deixará de exibir o “Programa da Sabrina” a partir do outro sábado, 6 de abril. Amanhã vai ao ar o último. No lugar dela serão apresentadas reprises do reality “Troca de Esposas”, da Ticiane Pinheiro.


Pensando no próximo

A ideia da direção da Record, a partir de agora, é esconder a Sabrina do vídeo, até o seu próximo trabalho, que se informa, baseado em formato de namoro. Uma das pendências é se será mantido nas noites de sábado ou deslocado para outro dia da semana.


Expectativa

Segundo a direção do SBT, neste sábado, será possível tomar a temperatura exata do programa da Maisa. A estreia nunca pode contar e na semana passada, como houve jogo do Brasil, também não. O resultado deste próximo, dia considerado “normal”, servirá para se chegar a uma ideia mais efetiva das suas possibilidades.


Repaginada

Personagem Janaina, da Dira Paes em “Verão 90”, vai passar por quase completa remodelação em sua nova fase.  O tempero da chef de cozinha fará um enorme sucesso no “Sua Praia”, restaurante por quilo, e ela dará uma virada na vida.

(Crédito: Globo/César Alves)


Fechar a conta

A Globo, em todas as suas manifestações, tem colocado que a estreia de “A Dona do Pedaço” vai acontecer neste primeiro semestre. Errado não está, mas se “O Sétimo Guardião”, com 161 capítulos, vai terminar em 17 de maio, torna-se perfeitamente possível afirmar que será no dia 20. Ou não?


Lançamento

“Malhação - Toda Forma de Amar” terá em seu elenco a estreia do cantor Tony Ferreira. Chamado para o papel de Cauã, ele será rival de Filipe (Pedro Novaes), os dois na disputa por Martinha (Beatriz Damini). 

Festa em Paulínia

Morando em Paulínia, por causa das gravações de “Jezabel”, Monica Carvalho fez, ontem, a festa do seu aniversário no restaurante do “Vitória”, hotel onde todos estão hospedados. Ninguém, em se tratando de elenco, produção e técnicos, ficou de fora. 

(Crédito: Nino Lima)


Está andando

Após a contratação de Olga Bongiovanni, a Rede TV! começa agora a trabalhar na estrutura do seu novo programa, ainda sem data prevista para estreia e horário de exibição. Outro passo importante foi dado na última quarta-feira, com a escolha de Denis Salles para direção-geral. 

E tem mais

Olga Bongiovanni, depois de muito tempo no Paraná, já está morando em São Paulo. Nem poderia ser diferente, porque conduzirá um programa diário. Denis Salles passa a ter dois programas sob seu guarda-chuva na Rede TV!, ele que também responde pela direção do programa do Edu Guedes.       


Amazônia

Alter do Chão, uma pequena vila no oeste do Pará, no meio da Bacia Amazônica, nos períodos de cheia é chamada de “Caribe da Amazônia”. O “Globo Repórter”, na noite desta sexta, apresenta este pedaço do Brasil, onde rios e florestas criam paisagens surpreendentes. O trabalho é da jornalista Tatiana Nascimento(foto).

(Crédito: Divulgação/Globo)


Bate – Rebate

·       Primeira transformação de Paolla Oliveira para a nova personagem, Virgínia, em “A Dona do Pedaço”, foi mudar a cor dos cabelos. Está morena...

·       ... E os trabalhos desta nova novela do Walcyr Carrasco, sob a direção de Amora Mautner, agora se dividem entre externas no Rio e os estúdios da Globo.

·       A apresentadora Millena Machado, ex-“Auto Esporte”, foi nomeada uma das embaixadoras da “Ear Parade” no mundo...

·       ... Este será o primeiro evento de arte urbana no mundo relacionado à saúde auditiva...

·       ... As 50 obras serão personalizadas, ao vivo, no Shopping Frei Caneca, a partir de 22 de abril.

·       A palavra “programa” não fará parte do título do “Amaury Júnior”, nesta sua nova fase da Rede TV!, com direito a pré-estreia nesta sexta, com a reportagem do baile da Vogue...

·       ... Optou-se apenas pelo nome do apresentador, tal qual a Record, num passado recente, com o “Gugu”...

·       ... Pra valer mesmo, a estreia do “Amaury Júnior” deverá acontecer em um mês. 

·       Após “Orgulho e Paixão”, da Globo, Bruna Espínola dedica-se ao teatro e viaja com a peça “Homem ao vento”, da Companhia de Teatro Marcos Damasceno. De hoje a domingo, apresentações no Caixa Cultural, em Curitiba.

·       “Mariana, lama sem fim” é a série especial que o “Jornal da Record” estreia segunda-feira. Serão quatro reportagens com foco na Fundação Renova, que ficou responsável pela gestão dos programas voltados para a reparação dos danos humanos, ambientais e socioeconômicos decorrentes da maior tragédia ambiental do país...

·       ...Três anos depois, das 42 ações que a Fundação se comprometeu a fazer para reparar os danos, quase nada foi feito, de acordo com a série.

C´est fini


Lu Barbosa está trazendo Morris Albert para o Brasil na metade do ano; ele, paulistano, que desde o sucesso de “Fellings”, em 1974, foi morar no exterior. Primeiro, Estados Unidos e, já há muitos anos, na Itália. A sua nova turnê vai começar por São Paulo. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

28 de março de 2019

A Rede TV!! estava se preparando para anunciar a pré-estreia de Amaury Jr

Mas desistiu. Antes de o trabalho ficar pronto, o próprio Amaury se encarregou de espalhar nas suas redes sociais.

Programa de Marcelo Adnet vai sair do ar com funeral comemorativo

Em se tratando do “Tá no Ar” impossível esperar alguma coisa diferente.

Para marcar a “morte” do programa, no dia 9 de abril, foi montado um “cortejo de despedida”, preparado especialmente para a ocasião.

Um trabalho sepulcral às avessas, com o luto e a tristeza dando lugar à alegria e muito improviso. O cortejo passou pelos mais diferentes setores dos Estúdios Globo, no Rio, colocando na roda todos que encontrava pelo caminho.

Por aí se entenda atores das diversas novelas, funcionários dos vários departamentos e a equipe inteira do “Tá no Ar”, incluindo o seu elenco e roteiristas.

Tudo como parte de um evento tão marcante, a ponto de merecer destacada participação de Fátima Bernardes e uma reportagem de Pedro Bial. 

O “Tá no Ar” chegará ao fim na Globo após seis temporadas. Deveria ter parado na quarta. O plano inicial era este, mas a boa aceitação do público acabou não permitindo.

TV Tudo

Agenda

Fim do “The Four” e a Xuxa, agora, terá um período de descanso pela frente. Enquanto na Record existe a previsão de uma nova edição do “Dancing Brasil” no segundo semestre, ela, sem revelar detalhes, recebeu convite para fazer um filme ainda este ano. Está analisando.

Deu certo

O SBT acertou ao colocar o “Operação Mesquita”, do Otávio Mesquita, na sua grade diária. O programa tem alcançado a vice-liderança todas as noites e, de vez em quando, até belisca um primeiro lugar.

Bola nas costas

A Rede TV!! estava preparando um material especial para anunciar a pré-estreia do Amaury Junior, nesta sexta-feira, com a cobertura do Baile da Vogue. Mas desistiu. Antes de o trabalho ficar pronto, o próprio Amaury se encarregou de espalhar nas suas redes sociais.

Outra face

O programa “Viver do Riso”, conduzido por Ingrid Guimarães, já exibido no “Viva” e que irá ao ar durante toda semana que vem, após o “Jornal da Globo”, tem um bastidor dos mais interessantes. Foram mais de 90 entrevistas com comediantes, escritores, diretores, atores e grupos. Como proposta, mostrar a outra face da comédia brasileira, a dedicação, história e, claro, frustrações.

Está na espera

Não andou, pelo menos até agora, o plano de aumentar em uma hora a duração do “Domingo Show”, do Geraldo Luís. Isto chegou a ser cogitado, até como uma tentativa de barrar o crescimento do SBT no horário. O “Domingo Legal”, começando às 11h e terminando às 15h, nunca mais perdeu para a Record.

Performance 

O “Luciana By Night”, programa da Luciana Gimenez nas noites de terça-feira na Rede TV!, foi outro que fechou o mês de março com todas as suas edições em 4º lugar no Ibope, sempre na frente da Band. Nem mesmo a estreia do “MasterChef Para Tudo” foi capaz de alterar alguma coisa.

Música

Filho de Janete Clair e Dias Gomes, o baterista Alfredo Dias Gomes está lançando seu 11º CD solo, "Solar". Desta vez, o músico carioca reúne oito faixas autorais e inéditas, revelando-se um exímio compositor também nas harmonias mais brasileiras, regionais.

Data marcada

O reality “Cultura o Musical” tem estreia marcada para dia 7, ao meio-dia, na TV Cultura. Com apresentação de Jarbas Homem de Mello, o programa terá entre os jurados Tiago Abravanel, Saulo Vasconcelos e Leonardo Neiva. A grande final irá ao ar no dia 9 de junho.

Record informa

Diferentemente de nota publicada na coluna, o boletim do R7 tem entrado na programação da Record. Diariamente, nas faixas da manhã e tarde.

Top da semana

Bell Marques será o “Convidado Top da Semana” na estreia da segunda temporada do “Só Toca Top”, sábado, na Globo. Conforme antecipado por aqui, além das apresentações tradicionais, haverá sempre a participação de um artista consagrado cantando sucessos que marcaram época.

(Crédito Fábio Rocha / Globo)

Bate – Rebate

·       Maurício de Sousa convidou Fafy Siqueira e Paula Lima para o elenco de um espetáculo que vai rodar todo o país a partir de maio...

·       ... Em formato de um grande circo, reunirá 56 pessoas ao todo. Fafy fará todo o trabalho de narração e a Paula, sem surpresas, irá soltar a voz. 

·       Flávia Alessandra e Milhem Cortaz têm se destacado nesses momentos de despedida dos seus personagens em “O Sétimo Guardião”...

·       ... Os dois praticamente tomaram conta do capítulo de terça-feira.

·       Aguinaldo Silva já definiu que Milu, personagem de Zezé Polessa, será a terceira vítima do misterioso serial killer...

·       ... Antes dela, Machado e Feliciano, o próprio Milhem e Leopoldo Pacheco.

·       Luciana Huck começa a gravar nesta quinta-feira “The Gong Show”...

·       ... De certa forma, ele sai como grande vencedor...

·       ... A briga em cima deste formato sempre foi muito grande.     

C´est fini

Na Band, existe, sim, o desejo de lançar um jornal na hora do almoço. Ou será um novo com Luiz Megale ou uma reprise dos melhores momentos do “Primeiro Jornal”, do Joel Datena, que vai estrear nas manhãs.

Mas isto, fatalmente, vai mexer com a duração do “Jogo Aberto”, da Renata Fan, ou de “Os Donos da Bola”, do Neto. Um dos dois vai perder 30 minutos. Resta saber quem.

22 de março de 2019

O Encrenca, da Rede TV é uma das maiores audiências dos domingos

E isso num horário dos mais bravos, em competição intensa com Globo, Record e SBT

Na TV de hoje não haveria espaço para Golias, Chico, Jô e companhia bela

A audiência da “Praça é Nossa” em todas as exibições, garantindo sempre o segundo lugar no horário, às vezes até o primeiro, nem isso ou os seus 32 anos no ar comportando-se de igual maneira parecem incentivar a concorrência, e o próprio SBT, a pensar no humor com um pouco mais de entusiasmo e consideração.

Além da “Praça”, no mesmo campo, só tem o “Zorra”, da Globo, também na liderança aos sábados, como únicos dois exemplos de programas do gênero em toda a televisão aberta, numa demonstração clara que a atenção dispensada ao setor é nenhuma.

Ou porque não existe interesse ou porque não sabem fazer. Não tem outra.

E estamos falando de uma televisão que, entre outros nomes, já teve Golias, Pagano Sobrinho, Zeloni, Nair Bello, Zilda Cardoso, Renato Aragão e toda turma dele, Jô Soares, Arnaud Rodrigues, Lilico, Oscarito, Grande Otelo, Rony Rios, Zé Trindade, Ankito, Borges de Barros, Dercy, Costinha, Zezé Macedo, Consuelo Leandro, Chico Anysio, Castrinho, Brandão Filho, Lúcio Mauro, Cazarré, Walter e a irmã Ema D´Ávila, Renato Corte Real, Maria Tereza, Tutuca, Geraldo Alves, Murilo Amorim Corrêa, Marcos Plonka, Paulo Silvino, Orival Pessni, Simplício e... o Tom Cavalcante.

O Tom, como caso mais recente, passando de quatro décadas de carreira.

É bem o caso de se perguntar: o que seria deles todos se tivessem nascido anos depois? Ou, pior, nos tempos de agora?

Gente boa tem. Eles sobram por aí. O que não existe é oportunidade e quem saiba realizar.   

TV Tudo

Outro exemplo

O “Encrenca”, da Rede TV!, tem um modelo diferente, mas valendo-se de outros meios continua conquistando uma das maiores audiências dos domingos. E isso num horário dos mais bravos, em competição intensa com Globo, Record e SBT.

(Crédito Estevam Avellar/Globo)

Irmãs

Em “Toda Forma de Amar”, a próxima “Malhação”, com estreia em abril, Paloma Duarte e Rosanne Mulholland serão as irmãs Lígia e Lara, respectivamente. A personagem de Paloma é casada com Joaquim (Joaquim Lopes), enquanto Rosanne vive uma advogada ambiciosa e competitiva, que abre mão da ética para conseguir o que deseja.

Ano fechado

Mariana Ximenes vai aparecer em “Se eu fechar os olhos agora”, série do Ricardo Linhares, com exibição confirmada agora em abril na Globo. No segundo semestre, também com gravações já encerradas, ela será um dos destaques da segunda temporada de “Ilha de Ferro” para o Globoplay. Novela só em 2020, talvez com Daniel Ortiz, às 19 horas.

Ele e elas

Larissa Erthal também participou das gravações do programa piloto do “Primeiro Jornal”, falando sobre esporte. A exemplo de Laura Ferreira, com a previsão do tempo. O informativo, possivelmente, terá ainda outra figura feminina acompanhando as redes sociais. Comando de Joel Datena e Joana Treptow. Se tudo der certo, uma estreia para acontecer em 15 de abril.

Discretamente

O SBT, em meio as mudanças feitas na sua programação dos sábados, terminou de exibir os 10 episódios da fracassada reprise de “O Pássaros Feridos”. Terminou e quase ninguém notou, tamanho o descaso no Ibope.

Tudo na paz

A dramaturgia da Globo confirma que não existe nenhuma alteração na ordem de entradas ou saídas das suas novelas na fila das 9. Como caso mais imediato, Aguinaldo Silva vai com os 161 capítulos de “O Sétimo Guardião” até 17 de maio, com reprise no sábado, 18. “A Dona do Pedaço”, do Walcyr Carrasco, estreia no dia 20.

Não muda

A Globo vai manter o “Profissão Repórter” do Caco Barcellos nas noites de quarta-feira, após o futebol. O programa iniciará esta nova temporada no dia 17 de abril e será exibido até 18 de dezembro.

Zona de conforto

Silvio Santos continuou em Orlando e não apressou o seu retorno das férias ao Brasil porque deixou um estoque suficiente de programas gravados. Tem ainda mais dois inéditos na gaveta. Todo esse período de descanso, quase três meses fora, é um desconto de propósito porque no ano passado ele não foi. 

(Crédito: Globo/Fabiano Battaglin)

Vai brilhar

Manu, personagem de Isabelle Drummond em “Verão 90”, ganhará um programa na novela, o “No Fusca com Manu” e vai finalmente despontar na carreira. A atração será um sucesso de audiência da fictícia POPTV e Manu vai entrevistar convidados anônimos e especiais, entre eles, Tim Maia (Victor Sávios).

Bate – Rebate

·       Entre abril e maio a TV Cidade Fortaleza vai estrear o “Balanço Geral Ceará”, com direito ao “Hora da Venenosa” local...

·       ... Já existe todo um pessoal sendo chamado para compor a equipe.

·       Amanhã, sábado, vai ao ar o “Programa da Maísa”, no SBT, normalmente, com a esperança de repetir os bons resultados da estreia...

·       ...  Mas também tem Brasil X Panamá, às duas da tarde, na Globo...

·       ... Uma disputa que até poderá ser interessante...

·       ... Se bem que, vamos combinar, a seleção brasileira – tão distante do Brasil - está longe de despertar atenção de alguém.

·       A série “Segunda Chamada”, da Globo, tem Débora Bloch com uma das protagonistas definida...

·         ... Mas no seu elenco também já estão certas as escalações de Hermila Guedes, José Dumont e Paulo Gorgulho.

·         Neste sábado, 11 da noite, Milton Leite vai receber o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, no “Grande Círculo”, do SporTV....

·       ... Participaram do programa, o narrador Luis Roberto, o comentarista Casagrande e os jornalistas Martin Fernandez, Ana Thais Matos, Pedro Bassan e Mauro Naves.

C´est fini

Esses muitos anos de estrada sempre valem alguma coisa, até para saber melhor como a engrenagem toda funciona. Ontem, em leve toque, foi avisado que novas mudanças iriam acontecer na programação do SBT.

Como a possibilidade das ordens disparadas por Silvio Santos, ele mesmo, na quarta-feira, tinha chance quase nenhuma de dar certo, já se esperava por uma contraordem. E não deu outra: tudo voltou como era antes. E nada diferente do que sempre foi. Vamos esperar pela próxima.

19 de março de 2019

Olga Bongiovanni é a mais nova contratada da Rede TV!,

Olga Bongiovanni é a mais nova contratada da Rede TV!,

Tudo conversado e ajustado no final de semana, restando apenas definir data e horário de sua estreia.

Sucesso da Maisa mostra que para a TV dos dias atuais só o Ibope não basta

Numa televisão tão conservadora como a dos dias atuais, com o medo sempre presente ou falta de competência mesmo em investir no novo, o SBT - quem diria! - foi na certeza ao lançar o programa da Maisa Silva nas tardes de sábado.

Apesar de alguns fatores jogarem contra – dia e horário complicados e, o pior deles, sair em busca de um telespectador que não é propriamente aquele do SBT-, destaque-se aí o fato de ter uma programação bem pensada e amarrada.

Antes da Maisa, foi ao ar o seriado “Henry Danger”, que também “conversa” com o jovem e nem mesmo a entrega para o Raul Gil deve ser vista como troca de público, pela identificação que sempre existiu entre os dois. Foi lá, segundo ele, que tudo começou. 

O fato a se destacar, no entanto, foi a repercussão nas mídias sociais. O programa atingiu mais de 1,2 milhão de visualizações nas 24 horas após a sua exibição.

Hoje, como se percebe, medir a audiência apenas pelos números que o Ibope oferece está bem longe de refletir a verdade.

TV Tudo

Espetáculo na TV

Teve todo um teatrinho, com uma coreografia das mais interessantes, na prova de carga do reformado viaduto que quase desabou na marginal Pinheiros. Arrumaram 28 betoneiras da mesma empresa, cheirando a tinta, veículos limpinhos, parecendo que foram criados especialmente para a ocasião. Todas as TVs lá.

Tudo certo

Olga Bongiovanni é a mais nova contratada da Rede TV!, casa que ela deixou há exatos 10 anos. Tudo conversado e ajustado no final de semana, restando apenas definir data e horário de sua estreia. Ela ainda tem que se desligar da TV Tarobá, de Cascavel.

Vem aí

A série “Segunda Chamada”, estrelada por Débora Bloch, tem estreia confirmada na Globo no segundo semestre. De acordo com o alto comando da emissora “temos uma expectativa superpositiva sobre ela”. Débora viverá uma das professoras de uma escola para adultos nesta produção em 12 capítulos. O roteiro leva assinatura de Carla Faour, Jô Bilac e Júlia Spadaccini, com direção artística de Joana Jabace – aliás, a primeira dela. As gravações estão para começar e a proposta também é montar “um elenco bem diverso, com muitos lançamentos”.

(Crédito João Miguel Júnior/Globo)

Situação esdrúxula

O fato do jornalismo não assumir o novo jornal das manhãs, aquele que terá apresentação de Joel Datena e Joana Treptow, está provocando um fuzuê daqueles dentro da Band. Entre outros problemas porque alguns jornalistas, ou repórteres no caso, terão que trabalhar para o entretenimento. Ou não?

Lado bom

Ainda da Band o canal BandNews, em meio as comemorações dos seus 18 anos, está iniciando as transmissões do seu novo estúdio. Dos mais bonitos, por sinal.

Confidencial

Guilherme Uzeda, a “Tia”, vai voltar ao programa “Mulheres” da TV Gazeta, o mesmo que ele pediu para sair em 24 de janeiro. A ideia, agora, é que trabalhe nas edições de segunda, quarta e sexta, ao lado de Regina Volpato. A “Tia”, se nada mudar, será uma novidades da coletiva de programação marcada para esta terça-feira (19).

Além disso

Neste mesmo encontro de hoje, na Gazeta, devem ser anunciadas a contratação de Celso Zucatelli, para um novo programa nas manhãs, e a mudança de horário do “Todo Seu”. Aliás, quanto ao programa do Ronnie, foi tudo combinado entre ele e a direção da casa.

Direto da estufa

Homem de televisão pintar cabelo sempre existiu, mas nunca em tamanha proporção como agora. Impressionante o número. E haja Henê Maru para atender tanta gente. Pela quantidade que se observa, está vendendo de tonelada. E, do outro lado, tem uma galera que assume o grisalho numa boa, com a maior classe. 

Postura

Bonita a atitude de Marina Ruy Barbosa, seguida da maioria do elenco de “O Sétimo Guardião”, em recente reunião na Globo, ao declarar que estava muito agradecida por sua personagem, Luz, e elogiou ainda a produção da novela. E concluiu a fala, afirmando que trabalhará com o Aguinaldo “quantas vezes ele chamar”.

Importante salientar...

Que nesta mesma reunião de elenco que a Marina se colocou desta forma, ela foi acompanhada pela grande maioria dos atores da mesma novela. Por maioria, entenda-se, todos menos um. Ou, no caso, uma.

Bate – Rebate

·A rádio Bandeirantes também dispensou os trabalhos do editor Everton Martins.

·E o canal Terra Viva, também do Grupo Bandeirantes, deverá promover novas demissões...

·... O problema ali, dizem, é que o faturamento com as transmissões dos leilões está minguando...

·... Hoje, em vez da TV, pela questão do custo, os produtores estão preferindo usar o Youtube.

·O “Enquanto meu dono não vem”, quadro pet do Julinho Casares no “Hoje em Dia”, continua apresentando resultados muito bons...

·... Tão bons que levaram a Record a renovar seu contrato por mais um ano.

·A TV Cultura, como mais nova medida da sua direção, está proibindo divulgação da sua programação nas redes sociais...

·... No mundo de hoje, não existe sinal de maior atraso...

·... Fora completamente de sintonia com a realidade. Por aí se explica muita coisa. 

C´est fini

Numa entrevista ao youtuber Maicon Santini, Xuxa Meneghel salientou que raras vezes se sentiu tão bem profissionalmente como agora na Record. Destacou, principalmente, o tratamento sempre carinhoso do vice-presidente Marcelo Silva.

Mas não descartou a possibilidade de se aposentar da televisão num futuro próximo.

15 de março de 2019

Se a questão era audiência, a Sessão da Tarde resolveu o problema da Globo

A Globo está pegando pesado na programação de filmes, todos muito bons, na “Sessão da Tarde”, sempre apelando para o que existe de melhor no seu arquivo.

Só nesses últimos dias, foram exibidos sucessos como “Armações do Amor”, “Amor ao Primeiro Filho”, “Sully, O Herói do Rio Hudson” e, hoje, ”A Sogra”, com a história de uma mãe que faz de tudo para atrapalhar o namoro do filho. No seu elenco, só Jennifer Lopez, Michael Vartan e Jane Fonda.

Não tem como não dar audiência. E, do jeito que vai, difícil enxergar alguma chance para “A Lagoa Azul” nos próximos tempos.

De se lamentar apenas que esta mesma eficácia em querer barrar o crescimento das concorrentes no horário, especialmente a Record, não foi usada para revigorar o “Vídeo Show”.

Só a Globo, com o elenco que tem e o poder que possui, reunia condições de produzir e apresentar um programa com tais características no Brasil. As concorrentes morriam de inveja por isso.

Agora, ao perder da “Sessão da Tarde”, dizem que perdem dos filmes. 

TV Tudo

Ainda não...

Não existe ainda nenhum movimento na dramaturgia da Globo para o reaproveitamento de Sophia Abrahão em alguma próxima novela ou série. Para todos os efeitos, as férias dela, que começaram com o fim do “Vídeo Show”, devem continuar por mais um bom tempo.

... E também não

Depois da Karola, personagem marcante de “Segundo Sol”, e após renovar seu contrato, Deborah Secco é outra que ainda não tem dia certo para retornar ao trabalho na Globo. Folga combinada, que deve durar mais alguns meses ainda.

Jornalismo

Vale um reconhecimento especial o trabalho de Glaucia Santiago, repórter da TV Tribuna, em todas as suas intervenções e mesmo em entradas nas emissoras da Globo e Globosat. Sempre vai muito bem no ao vivo, sabe falar e se colocar. Começou na EPTV de São Carlos e já está em Santos há pouco tempo.

Série de terror

A Warner Channel adquiriu do Grupo Record a série “Terrores Urbanos” e fará sua estreia no próximo dia 21, às 21h40. São cinco episódios, com produção da Sentimental Filme. Em cada programa, lendas urbanas famosas adaptadas para a realidade de pessoas comuns e nos tempos atuais. Começa com “A Loira do Banheiro”, movimentando Rafaela Mandelli e Duda Balestero.

Por que não?

A cada dia se observa, como algo natural e inevitável, uma maior integração entre o jornalismo da Globo e GloboNews, na medida do possível, uma contribuindo com a outra. E faz tempo que está sendo assim. O estranho é a Band e o canal BandNews, em situações como a de Suzano, não agirem da mesma maneira. As sedes das duas e o dono são os mesmos, só o andar é diferente. 

Estreia

Luiz Fara Monteiro será a novidade da bancada do “Jornal da Record” neste sábado, fazendo a folga do titular Celso Freitas e dupla com Thalita Oliveira.  Ex-correspondente na África, radialista, baseado atualmente em Brasília, tem muito tempo de casa e somente agora passa a entrar na escala de apresentadores do principal jornal.     

Falando nisso...

José Occhiuso, como diretor de jornalismo do SBT, poderia muito bem providenciar um curso de boas maneiras para algumas das suas repórteres. Não todas, claro, mas diretamente aquelas que se acham mais artistas que jornalistas, são chegadas num flash e, às vezes, nem sabem se comportar ou que existe uma ordem e respeito nas coletivas.

Acelerado

A equipe de “O Aprendiz” tem trabalhado no fim de semana para abrir uma boa frente de programas. Há gravações marcadas inclusive para este domingo, véspera de estreia na Band.

Aniversário

O “Santa Receita”, da Claudete Troiano, está completando cinco de anos de exibições na TV Aparecida. Nesta sexta, às 15h15, vai ao ar um programa comemorativo, com muita música e convidados especiais, caso do nosso Miguel Arcanjo Prado. 

Retomada

Xuxa tem volta confirmada, segunda-feira, aos estúdios da Vera Cruz, em São Paulo, para gravar a semifinal do “Dancing Brasil”, que irá ao ar na quarta-feira. A grande final continua marcada para dia 27, por acaso a data do aniversário dela.

Fim de linha

O assassinato do delegado Machado (Milhem Cortaz) vai acontecer no encerramento do capítulo 124 de “O Sétimo Guardião”. Rita de Cássia (Flávia Alessandra) e Peçanha (Felipe Hintze) encontrarão o corpo na delegacia com o seguinte bilhete no peito: “Este é o primeiro. Faltam seis!”.  Como antecipado por Aguinaldo Silva, um misterioso serial killer matará os guardiões “um a um”. 

(Crédito João Cotta/Globo)

Bate – Rebate

·       A série “Os Carcereiros”, em nova temporada na Globo, voltará ao ar em 16 de abril...

·       ... A novidade de agora é que será apresentada às terças-feiras, logo depois da novela.

·       Band continua enxugando o seu departamento comercial...

·       ... Só nesta semana foram mais quatro demissões, todos contatos com muitos anos de casa.

·       A Globo segurou um pouco as mudanças que vinham sendo planejadas para “Verão 90” ...

·       ... Preferiu esperar pelo resultado dos grupos de discussão que se realizam em São Paulo.

·       E ainda da Globo, está tudo planejado para que as gravações da série “Segunda Chamada” comecem em abril...

·       ... Entre as providências principais, falta apenas completar a escalação do seu elenco.

·       O executivo Ney Braga Alves está assumindo a área de negócios do Grupo RIC, com base em Curitiba...

·       ... Ficam, agora, sob a sua responsabilidade as equipes comerciais e diretorias da RICTV Record, Rádios Jovem Pan Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa.

·       Nesta sexta, às 21h30, estreia o game show de confeitaria “Credo, que Delícia!” no GNT, com os  youtubers Danielle Noce e Paulo Cuenca.

C´est fini

Ex-jogador e agora comentarista da TV Gazeta, Müller, é o convidado do “Resenha ESPN”, nesta sexta, 21h30, com apresentação do André Plhihal.

Müller que hoje também é dirigente do Sociedade Esportiva Guarujá, novo time da cidade do litoral paulista.

14 de março de 2019

Maisa chega ao mesmo patamar de Angélica, Eliana e Xuxa

A história da TV, desde lá do começo, está recheada de casos de crianças prodígios que, ao crescerem, viram seu brilho diminuir.

Seja por decisões equivocadas de carreira, seja por aconselhamento inapropriado dos pais ou até porque decidiram dar outro rumo em suas vidas.

Na contramão dessas tantas histórias, os casos de exceção se resumem a Angélica, Eliana e Xuxa, que no momento certo, e com o merecimento que lhes cabe reconhecer, souberam fazer transições necessárias em suas carreiras.

A elas, agora, junta-se a Maisinha que o Raul Gil descobriu lá atrás no seu programa e com o correr dos tempos o público foi se acostumando a chamar de Maisa Silva.

Cresceu sem perder a sua espontaneidade. Mostra-se com opiniões adequadas para sua idade, sem parecer falsa ou forçada. É versátil e inteligente, com muitos milhões de seguidores nas mídias sociais.

E um fenômeno comercial. O seu programa que estreia sábado no SBT, começa com todas as cotas vendidas.

TV Tudo

Tragédia

Globo, Record e Band, nesta quarta-feira, tiveram o cuidado de interromper as suas programações e priorizar a cobertura do ataque a escola de Suzano, em São Paulo. Mais que isso procuraram ser respeitosas diante de um caso tão triste. Tudo ao contrário do que o SBT, vergonhosamente, procurou apresentar no seu “Primeiro Impacto” enquanto esteve no ar. Inqualificável.

Em compensação

Não tem mais como não destacar a GloboNews, ontem e de todos os dias, sempre mais preocupada em aprimorar a prática do bom jornalismo. Até os seus mais ferozes críticos dobram-se a ela no momento de encontrar a boa informação. Mesmo diante dos problemas naturais de qualquer cobertura ao vivo, o seu trabalho em Suzano foi o tempo todo superior ao de todas as outras TVs.

Suspenso

Por causa dos acontecimentos de ontem, o assassinato das crianças em Suzano, a Band cancelou a gravação do novo “Primeiro Jornal”.Ficou para hoje ou amanhã, mas com certeza ainda nesta semana.

Escala

O esporte do Grupo Globo continua movimentando o seu pessoal. Cleber Machado, no sábado, vai transmitir São Paulo e Palmeiras, jogo exclusivo do Premiere, no Pacaembu, às 16h30. Domingo, na TV Globo, Corinthians e Oeste terá narração de Milton Leite.

Piripaque

Marcelo de Nóbrega, filho do Carlos Alberto e diretor da “Praça”, sofreu um enfarte na quinta-feira da semana passada. Passou por uma angioplastia, ficou uma semana internado, mas já está em casa. E bem.

Astro do ringue

Henri Castelli será o Madureira em “Malhação – Toda Forma de Amar”, com estreia em abril na Globo. O ator tem feito aulas de muay thai para dar vida ao personagem, responsável pela criação do projeto “Boa Luta”, de assistência a jovens carentes por meio da prática do esporte.

(Crédito: Globo / Divulgação)

Concluído

Vinícius Dônola se afastou da televisão, em outubro, após dez anos de Record, para se dedicar inteiramente a um livro. “Falo dos bastidores das histórias que contei em 30 anos de jornalismo”, revela o profissional, parte delas fora do Brasil. O texto final acaba de ser entregue para uma editora e agora é aguardar o lançamento. Além do livro, Dônola planeja rodar um documentário. 

Musical

Maurício Xavier, ator de musicais e com vários trabalhos na Globo e na Netflix, acaba de fechar participação no espetáculo “Aparecida”, de Walcyr Carrasco e direção de Fernanda Chamma, que destaca alguns dos mais conhecidos milagres de Nossa Senhora. Estreia dia 22, no Teatro Bradesco do Bourbon Shopping, em São Paulo.  

(Crédito BandSports) 

Casão na estreia

Domingo, 9 da noite, começa a nova temporada do “Doc BandSports”, apresentando uma entrevista do Nivaldo de Cillo com Casagrande. Falou da Democracia Corinthiana, problema das drogas e com a ditadura militar.

Primeira edição

Rita Lisauskas lança nesta quinta-feira o seu podcast independente nas principais plataformas. Um conteúdo jornalístico acompanhado de grandes entrevistas. O primeiro será sobre os 365 dias sem Marielle Franco. Monica Benício, ex-companheira de Marielle; Jurema Werneck, da Anistia Internacional, e Talíria Petrone, Deputada Federal pelo PSOL participam do primeiro.   

Bate – Rebate

·       Os acontecimentos de Suzano fizeram José Luiz Datena transferir sua viagem de férias, que teria início no dia de ontem...

·       ... Ele só não marcou ainda uma nova data.

·       Nos 30 anos de Sandy & Junior, o Viva vai exibir sábado, às 19h30,  o show, ao vivo, da dupla no Maracanã em 2002...

·       ... Foram mais de 70 mil pessoas ao estádio.

·       A informação que vem de dentro da Band é que o seu jornalismo, veja só, não quis assumir a direção do “Primeiro Jornal”...

·       ... Daí a necessidade de entregar sua responsabilidade para Vildomar Batista, que é um homem do entretenimento...

·       ... A leitura disso é bem complicada. Revela, no mínimo, um completo desgoverno...

·       ... Cada um faz o que quer e, pelo jeito, até o que não quer.

·       Sérgio Marone e Rafael Cortez serão entrevistados por Mariana Godoy, nesta sexta-feira, na Rede TV!.

C´est fini

Assim como Tony Ramos, Elizabeth Savala continua ganhando espaço em “O Sétimo Guardião”. Nos próximos capítulos, ela vai ser expulsa de casa, após ela revelar para toda cidade que o delegado delegado Machado (Milhem Cortaz) gosta de usar calcinhas. E com ninguém aceitará dar abrigo para ela, será obrigada a se hospedar na pousada de Ondina (Ana Beatriz Nogueira).

13 de março de 2019

Globo promete “semana especial” de estreia para novela sobre refugiados

Globo promete “semana especial” de estreia para novela sobre refugiados

De acordo com a sua produção, foram realizados “capítulos bem trabalhosos”, que exigiram muito empenho de vários departamentos, gravando aqui todas as referências a outros países.

A Globo está preparando não um “primeiro capítulo”, como tradicionalmente acontece nessas ocasiões, mas uma “primeira semana” especial de estreia para “Órfãos da Terra”, novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, substituta de “Espelho da Vida”, no ar a partir do dia 2.

De acordo com a sua produção, foram realizados “capítulos bem trabalhosos”, que exigiram muito empenho de vários departamentos, gravando aqui todas as referências a outros países.

A história gira em torno de Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes), um casal que deixa a Síria para viver no Brasil, mas que é implacavelmente perseguido por um sheik muito poderoso, Aziz Abdallah, papel de Herson Capri.

E isto, em meio a um grande bombardeio, a passagem por um campo de refugiados e a dramática travessia pelo mar seguida de naufrágio, com todo o desespero daqueles que não sabem nadar.

Um drama de ficção, real na vida de muitos e dos mais atuais, de acordo com noticiário internacional.

TV Tudo

Apresentação

Amanhã, quinta, no Monte Líbano, Rio, em uma noite que se anuncia bem diferente, a Globo vai promover o lançamento de “Órfãos da Terra”.

E com a apresentação de todo elenco: Alice Wegmann, Letícia Sabatella, Allan Souza Lima, Marco Ricca, Bruno Cabrerizo, Ana Cecília Costa, Kaysar Dadour, Emanuelle Araújo, Paula Burlamaqui, Eliane Giardini,  Rodrigo Simas, Nicette Bruno, Marcelo Médici, Osmar Prado, entre outros.

Nome escolhido

“Primeiro Jornal” será o título do novo jornal das manhãs, na Band, aquele que terá apresentação de Joel Datena e Joana Treptow.

Um nome da casa e já usado em duas diferentes ocasiões, nos informativos apresentados por Fernando Vieira de Mello Filho, em 2005, e por Luciano Faccioli e Patrícia Maldonado, em 2012. 

Homem das manhãs

Ainda sobre essa nova programação planejada para as manhãs da Band, Vildomar Batista será o seu diretor responsável.

Surpresa nenhuma em relação ao programa de entretenimento da Silvia Poppovic. É bem a praia dele. A estranheza se dá quanto ao horário do Joel Datena. Até onde se sabe, ele, Vildomar, nunca trabalhou com jornalismo. Complicado saber também como isso será administrado internamente.

Voltar no tempo

Na Record, alguns poucos ainda se recordam dessa passagem: logo após a morte de Marcelo Rezende, diante do impasse, a escolha de alguém para substituí-lo no “Cidade Alerta”, o nome do Joel Datena chegou a ser apresentado.

Segundo quem sugeriu, seria a oportunidade de promover o confronto do pai contra o filho, em TVs diferentes, no mesmo horário e no comando de programas semelhantes. O diretor Douglas Tavolaro, à época, achou que não deveria.

Novo capítulo

Nesta quarta, 10 da noite, o SBT leva ao ar novo episódio de “A Garota da Moto”, em sua segunda temporada. “Descanse em paz” é o título.

Daniela Escobar é um dos nomes desta série, que tem texto da roteirista Manuela Cantuária.


Daniela Escobar - Foto: João Raposo/SBT

Criação visual

Na noite de segunda-feira, iniciando mais uma temporada de programas, o “Conexão Repórter”, do SBT, também apresentou a sua nova vinheta de abertura.

Um trabalho muito bem desenvolvido e que, propositadamente, remete às conexões do mundo moderno.

Procura-se um talento

A VIU Hub, unidade de negócios digitais da Globosat, e o SporTV abrem nesta quinta-feira as inscrições para o primeiro reality show promovido entre as duas marcas, o “Looking for a Caster”, que estreia em junho.

O objetivo é encontrar um talento da narração do game de tiro “Rainbow Six Siege” no país. O vencedor participará da transmissão da final do Brasileirão da categoria, levará R$ 10 mil reais e um troféu.

Temporada 2020

A partir desta semana, os melhores lances e gols mais bonitos do Pro Evolution Soccer - PES 2020 começam a ser gravados, com narração de Milton Leite e comentários do Mauro Beting.

Um trabalho que a dupla realiza desde 2017.

Chefe na área

Johnny Saad, presidente da Band, após ligeira pausa, reassume suas funções nesta quinta-feira.

Pauta bem recheada. Entre os tantos itens que esperam sua apreciação, se incluem os programas do entretenimento e jornalismo que serão lançados, possivelmente, em abril. 

Soldado no quartel

Na espera da próxima “A Fazenda”, Marcos Mion tem procurado colaborar com outros produtos da Record. Hoje, diante do impedimento da Xuxa, será dele a apresentação do “The Four”.

Assim como foi confirmada para a semana que vem, a sua participação nas gravações do “Top Chef”.

Bate – Rebate

  • A edição do “MasterChef” das terças-feiras receberá o subtítulo “Para Todos” ... Está faltando só a explicação sobre o significado.
  • Andréia Sadi, de volta das férias, já reassumiu suas posições no jornalismo da Globo e GloboNews.
  • Estreia do André Azeredo no comando das manhãs da Record está confirmada para o dia 25...
  • As gravações dos pilotos serão intensificadas para que ele possa adaptar a cintura e pegar o jeito de apresentar.
  • Com “O Sétimo Guardião”, nada se altera ao que sempre foi... Todos os dias o pico de audiência da Globo, hoje quase na casa dos 30 pontos, acontece durante a exibição da novela das 9.
  • O reality “Me Deixa Dançar” vai estrear no GNT, nesta sexta, às 22h30, com apresentação de Justin Neto e Lore Improta . São 13 participantes - de diferentes níveis, idades e tipos corporais – disputando prêmio de 15 mil reais.
  • Novela de Daniel Ortiz, na fila das 19 horas, na Globo, já está em processo de escalação.


Lore Improta - Foto: Tricia Vieira

C´est fini

Amaury Junior jantou com Amilcare Dallevo, em Orlando, encontro que também serviu para afinar os últimos detalhes da sua recontratação pela Rede TV!.

A ideia que prevalece é aquela mesma, programa uma vez por semana, possivelmente nas noites de sábado. Uma estreia que, se tudo correr como se espera, poderá ocorrer ainda em abril.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

12 de março de 2019

Rede TV! tem interesse em fechar parceria com a Fox Sports

Rede TV! tem interesse em fechar parceria com a Fox Sports

A Rede TV! só voltará com a Copa Sul-Americana no fim de maio, quando começa a segunda rodada com os times classificados.

Sob o risco de ser engavetada, novela de Manuela Dias é confirmada na Globo

A organização da Globo na sua Teledramaturgia tem permitido o desenvolvimento simultâneo de vários trabalhos, inclusive com liberdade e flexibilidade necessárias para eventuais ajustes, alternativas e decisões quanto a ordem estabelecida nos vários horários.

O projeto de Manuela Dias, anteriormente conhecido como “Troia” e agora transformado em “Amor de Mãe”, para o horário das 21h, é o exemplo da vez.

Sob o risco de ser cancelado, por não atender os padrões exigidos numa primeira demonstração, teve agora os seus 12 primeiros capítulos aprovados, após passar por uma quase completa remodelação.

Produção autorizada, será imediatamente intensificado o processo de escalação, missão já destinada ao diretor José Luiz Villamarim.

O início das gravações, ainda sem data definida, deverá acontecer em locações, no interior de Minas Gerais, para estrear entre outubro e novembro, depois de “A Dona do Pedaço”, do Walcyr Carrasco.

TV Tudo

Confidencial

Está tudo muito no começo ainda, sem qualquer condição de cravar alguma coisa, mas existe, sim, um interesse muito forte por parte da Rede TV! em fechar parcerias com o Fox Sports. Há, inclusive, o desejo de tentar viabilizar um modelo de negócio semelhante ao que foi feito com a DAZN, nas transmissões da Sul-Americana e campeonato italiano. Vale acompanhar.

A propósito

A Rede TV! só voltará com a Copa Sul-Americana no fim de maio, quando começa a segunda rodada com os times classificados.Haverá um sorteio para a fase em questão, e só neste momento a emissora saberá quais serão as próximas transmissões.

Férias do Datena

José Luiz Datena sai de férias na Band a partir desta quarta-feira.Durante os próximos 10 dias, Joel Datena reassumirá o comando do “Brasil Urgente”.

Em forma

Luciana Gimenez passou por um procedimento estético, logo depois do Carnaval, e se recuperou muito rapidamente. E que em nada comprometeu o seu trabalho nos programas da Rede TV!.

História continua

O goiano Thalysson Rodrigues de Araújo, repórter cinematográfico, é uma das novas apostas do jornalismo da TV Globo, no Rio. Ele é filho de ninguém menos que Ari Júnior, morto no voo da Chapecoense, que sempre será uma referência nesta função.

Programa novo

Nas últimas semanas de fevereiro, o Canal Brasil iniciou as gravações do "TransMissão", novo programa de entrevistas da faixa da meia-noite, com apresentação das cantoras trans Linn da Quebrada e Jup do Bairro.Um dos entrevistados foi o Fernando Haddad, que conversou com elas sobre a relação entre educação e direitos humanos. Vai estrear em junho.

Mudança de rumo

Natural que a partir de agora, por causa da introdução de um serial killer, a história de “O Sétimo Guardião” dê uma escanteada na parte comédia.O tom de mistério e suspense passará a prevalecer.   

Derrapada

Historicamente, o jornalismo e o esporte sempre foram os grandes negócios da Bandeirantes.Ontem, São Paulo debaixo de chuva, concorrentes derrubando programas e privilegiando o noticiário, e só a Band que não. A sua direção (?) preferiu manter a exibição dos desenhos animados, com direito a traço de audiência.

Não tem nada

Desde o final da semana passada, têm circulado notícias de que o SBT estaria planejando levar a exibição do “Primeiro Impacto” até 11h da manhã. Consultada, a direção da emissora informa que a chance é nenhuma. Vai tudo continuar como está.

Problema

A IURD não está gostando nem um pouco de pegar o horário lá embaixo, por causa do rendimento ruim das séries de fora exibidas pela Record no fim de noite.Com certeza haverá uma movimentação naquela faixa.   


Camila Queiroz e Gabriel Godoy, Vanessa e Galdino em “Verão 90”, vão unir forças contra Jerônimo (Jesuíta Barbosa). Crédito Divulgação


Bate – Rebate

·       Elenco de “Jesus”, da Record, se reuniu no sábado para o jantar de despedida das gravações.

·       Na Band, fala-se na possibilidade do Neto ganhar um novo programa.

·       Com direção de Amora Mautner, “A Dona do Pedaço”, do Walcyr Carrasco, encerrou as suas gravações em cidades do Rio Grande do Sul...

·       ... Os trabalhos foram realizados em Jaguarão, Nova Esperança do Sul e São Gabriel...

·       ... A partir de hoje começam as externas no Rio de Janeiro.

·       Fábio Porchat será o entrevistado do “The Noite”, do Danilo Gentili, nesta terça, no SBT.

·       O canal BandSports precisa investir um pouco mais na apresentação dos seus programas...

·       ... Se não já bastasse o modelo muito semelhante entre vários deles, sempre apelar para a velha e boa tapadeira não dá.

·       A partir do dia 21, os canais TNT e Space passam a transmitir jogos das eliminatórias da Eurocopa 2020.

C´est fini

A Record planeja promover no começo de abril algumas estreias do jornalismo e da dramaturgia. Não haverá dificuldades no caso de André Azeredo, porque a estrutura do informativo “SP no Ar” já está montada. Resta saber como ficará “Jezabel”, a macrossérie, se existe material suficiente. O elenco, sem folga, continua gravando em Paulínia. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!     

01 de março de 2019

Rede TV! marca um golaço com a transmissão da Sul-Americana

Nunca o minuto a minuto foi acompanhado com tanta atenção e vibração. Emoção no campo e nos registros do Ibope.

A Rede TV! saiu do traço, na exibição do programa do R.R. Soares, para picos de 16 pontos na Grande São Paulo com a transmissão de Racing e Corinthians na noite de quarta-feira. Ficou em primeiro lugar na cobrança de pênaltis.

Nunca o minuto a minuto foi acompanhado com tanta atenção e vibração. Emoção no campo e nos registros do Ibope.

Evidente que uma série de fatores contribuíram para esta eventualidade, mas ficou demonstrado que, também na TV, é perfeitamente possível uma maior competição.

E uma competição saudável, com chances de todos saírem ganhando.

Acomodar-se diante da liderança da Globo, julgá-la incontestável, foi o grande erro de muitas emissoras ao longo dos últimos anos.

Hoje, já começam a ser bastante visíveis as possibilidades de virar esse jogo.

TV Tudo

Mas tem um lado

É necessário que a DAZN melhore a qualidade da sua transmissão. Continua muito ruim a geração de imagens, agora a cargo da Conmebol, com cortes errados, as poucas câmeras mal posicionadas, desfocadas e sem qualquer critério com relação ao replay. Tenho até minhas dúvidas se estava em Full HD. E outra: uma apresentadora no sofá da Hebe, a mil por hora, contra 10 do Júlio César não dá. Tem muito que melhorar.

Xixi no meio

Entre o final do jogo, bola rolando Racing e Corinthians, e a cobrança de pênaltis, ninguém entendeu o corte para o estúdio, em vez de continuar no campo e aumentar a expectativa. Foi uma necessidade fisiológica. O narrador Dudu Monsanto precisou dar uma corridinha ao banheiro.

Só quero ver

Considerando todo este cenário, fica a expectativa do que vai acontecer com a Copa América, no meio do ano, aqui no Brasil. Quem vai gerar os jogos? A Globo, detentora dos direitos? Ou a Conmebol? Quer saber? Parece que até agora não tem uma decisão sobre isso.

Figuraça

Jorge Kajuru tem tudo para entrar na história do Senado Federal. “Empregado público”, como ele diz, faz questão de trabalhar todos os dias. Até aos sábados, numa casa onde a maioria só aparece de terça a quinta, ele manda abrir seu gabinete. E metade do seu salário é doado para uma instituição de Goiás.

Zattar deixa Globosat

Guilherme Zattar, decisão pessoal, está deixando o Grupo Globo. Em duas passagens, ele praticamente implantou a marca SporTV e depois esteve à frente do Multishow, além de contribuir para a implantação dos canais Bis e Off. Fez por merecer carinhoso comunicado do diretor-geral Alberto Pecegueiro.

Empoderamento

Tatiana Costa, muito reconhecida pela sua capacidade e que era Diretora de Programação da unidade do Zattar, até ser promovida para a direção da Unidade Infantil, passará a acumular as funções que eram dele. Tem 23 anos de casa. A partir de agora todas as unidades de negócio da Globosat passam a ser comandadas por mulheres.

Definição da grade

O programa do Joel Datena, na Band, ainda sem nome ou data de estreia escolhida, terá três horas de duração. Irá ao ar das 6h às 9h da manhã.

Moqueca com Loco

Bárbara Coelho, apresentadora do “Esporte Espetacular”, voltou a Vitória, sua cidade natal, para entrevistar o jogador uruguaio Loco Abreu. Um tour com o craque incluiu experimentar a tradicional moqueca capixaba. Ídolo do Botafogo-RJ, desde janeiro Loco está jogando no Rio Branco, de Vitória, o 28º clube de sua carreira.  A gravação vai ao ar neste domingo.

(Crédito Gustavo Rotstein/Globo)

Contratação

Laerte Vieira, com passagem na casa, acaba de acertar seu retorno para a TV Gazeta. Ainda não existe um comunicado oficial, mas já se tem como certo que, no decorrer dos próximos dias, ele deverá reassumir a bancada do jornal.

Não deu

As equipes de “O Sétimo Guardião” correram nos últimos dias para ficarem livres no Carnaval. Afinal, vários profissionais têm lá seus compromissos com a Sapucaí. Só que problemas inesperados atrapalharam o “planejamento”.  E tem gravação confirmada para este sábado, normalmente.

Bate – Rebate

·       A Globo vai iniciar a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, nesta sexta, pontualmente às 23h15...

·       ... Trabalhos sob o comando de Monalisa Perrone e Chico Pinheiro.

·       “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, do Plínio Marcos, depois de várias montagens no teatro e versões para o cinema, voltará aos palcos...

·       ... Agora com duas mulheres como protagonistas, Mayara Magri e Dalileia Ayala, com direção de Flávio Galvão...

·       ... Estreia no próximo dia 8, no Teatro West Plaza, em São Paulo.

·       A audiência de “Verão 90”, faixa das 19 horas, na Globo, vai se mantendo em números bem equilibrados...

·       ... A sua média em São Paulo, na semana passada, foi de 25 pontos e 26 no Rio.

·       A Record começou a gravar as chamadas de “Jezabel”, aproveitando o retorno do seu elenco ao Brasil, depois dos trabalhos no Marrocos...

·       ... Faz parte da campanha de lançamento, mas ainda sem fixar data de estreia.

·       Que bom! Essa santa coluna continua inspirando outros tantos chupinhadores de plantão. Melhor que correr atrás, né?

C´est fini

Alexandre Nero continua longe da TV, desde “Onde Nascem os Fortes”, e se dedicando cada vez mais ao cinema. No próximo dia 7, por exemplo, entrará em cartaz “Albatroz”, com o ator no elenco mais Andréa Beltrão, Camila Morgado, Maria Flor e Andréia Horta. Trata-se de um suspense psicológico em torno de um relacionamento mal resolvido – e no qual sonho e realidade se confundem. Projeto de  Bráulio Mantovani, o mesmo de “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

28 de fevereiro de 2019

Record estuda duas possibilidades para sequência de “Topíssima”

Paula Richard, responsável pela adaptação de “Jesus”, vai entrar em férias nos próximos dias, mas já deixou a sinopse de “Apóstolos” no ponto.

A parceria Record e Casablanca ainda não tem uma decisão sobre a substituta para “Topíssima”, de Cristianne Fridman, que estreia em breve na sua faixa dramático-religiosa. Trabalha-se com duas possibilidades.

A primeira, “Atos dos Apóstolos”, título provisório, é simplesmente uma continuação da “Jesus” atualmente em cartaz – a emenda de uma com a outra, de forma bem escancarada, poderá acontecer através de novos personagens. Serão eles os responsáveis por esta costura.

Paula Richard, responsável pela adaptação de “Jesus”, vai entrar em férias nos próximos dias, mas já deixou a sinopse de “Apóstolos” no ponto.

A segunda opção é a embaraçada “Gênesis”, que apesar dos vários percalços, ainda permanece na alça de mira. Não por outras razões, mas porque também possui uma forte torcida de Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Record.

Recentemente, o autor Gustavo Reiz foi afastado do projeto, mesmo após diversas alterações, porque a sua linha de trabalho “não atendeu os objetivos da casa”. Para o seu lugar, a Record deve anunciar o roteirista Emílio Boechat.

Boechat ganhou pontos depois de apagar alguns “incêndios” em “Apocalipse”, em função do afastamento de Vivian de Oliveira.     

TV Tudo

Convulsão

De acordo com profissionais que já deixaram o SBT, há uma instabilidade muito forte em toda a área de novelas. Cerca de 20 deles, demitidos há pouco tempo, entre operador de áudio, produtor de arte, auxiliar de iluminação, continuísta..., decidiram processar a casa. No entender de quase todos, Silvio Santos não sabe da missa a metade do que acontece lá dentro.

Nada a dizer

Como sempre acontece em ocasiões do tipo, o SBT não irá se manifestar sobre as demissões no setor de novelas. A questão, segundo a sua Comunicação, já está sob os cuidados do departamento jurídico.

Está no ar

“Em Foco com Andréia Sadi” estreou ontem na GloboNews, com exibição todas às quartas-feiras, 9 e meia da noite. O presidente do STF, Dias Toffoli, foi o seu primeiro entrevistado.

Contratação

A jornalista Thais Herédia, a partir da outra quinta-feira, dia 7, passará a integrar a equipe do “Jornal Gente” na Rádio Bandeirantes, das 8h às 10h. O programa já conta com fixas participações de José Paulo de Andrade, Rafael Colombo, Pedro Campos e Cláudio Humberto.

Começo foi na Band

Thaís Herédia iniciou sua carreira no rádio, há 25 anos, e afirma voltar ao veículo em seu melhor momento. “Vir para o Grupo Bandeirantes também é uma alegria porque foi na Band onde eu comecei minha carreira na TV. A Rádio Bandeirantes sempre foi uma referência e fazer parte desse time é um baita privilégio”, afirma a profissional, atualmente no canal online de notícias MyNews e com passagens também por SBT, Globo, GloboNews, entre outros.   

Está caminhando

Vai ganhando forma e conteúdo o projeto do novo programa do Fábio Porchat no GNT. Ele e equipe têm se reunido e trabalhado nisso quase todos os dias. A estreia, se tudo correr como se espera, poderá acontecer ainda no decorrer deste primeiro semestre.

Na espera

Globo ainda não tem uma previsão sobre o início de trabalho de Paolla Oliveira (foto) em “A Dona do Pedaço”, substituta de “O Sétimo Guardião”, com gravações em andamento no Rio Grande do Sul. Ela viverá Virgínia, sobrinha da protagonista Maria da Paz (Juliana Paes).

(Crédito Raquel Cunha/Globo)

Balanço

Está superando todas as expectativas o número de currículos enviados para a CNN Brasil. De acordo com o último balanço, já passou de 15 mil. O curioso é que entre os tantos garimpados, encontram-se jornalistas de todas as emissoras, inclusive as principais – Globo, SBT e Record. Interessante isso.

Não está fácil 

Faltam 34 capítulos para Aguinaldo Silva e sua equipe encerrarem os trabalhos de “O Sétimo Guardião”. Aguinaldo que precisou se desdobrar, ao lado de Joana Jorge, para reescrever as cenas em que Bruno Gagliasso participaria nas próximas gravações. Foram 24 no total. Bruno precisou passar por cirurgia para retirada de cálculos renais. 

Bate – Rebate

·       Concorrência interna nunca foi novidade na vida de televisão nenhuma...

·       ... Umas mais, outras menos, mas em todas sempre existe...

·       ... Na Rede TV!, no entanto, vários dos seus setores há muito não conversam mais uns com os outros...

·       ... E tudo, claro, jogando contra os interesses da própria emissora.

·       “Tamanho Família” do Márcio Garcia, volta aos domingos da Globo em 21 de abril...

·       ... Novos cenários e provas estão garantidos. Gravando. 

·       O programa “Fábrica de Sonho” deixou a grade da Rede TV!...

·       ... Era comprador de horário.

·       José Luiz Datena admite que já foram apresentadas a ele várias ideias de um novo programa...

·       ... Mas que saiba nenhuma avançou até agora.

C´est fini

Comandada por Caco Barcellos, a nova temporada do “Profissão Repórter” tem sua volta ao ar, na Globo, “prevista para abril”. Resta saber se continuará nas noites de quarta ou poderá ganhar um novo dia, devido ao “Segue o jogo” do Gustavo Villani.