Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coronavírus: Bolsonaro passará por novos testes nesta semana

Questionada pela Coluna, a assessoria do Palácio informou que não vai divulgar os resultados dos exames do teste e contra-prova

16/03/2020 10:17

Corona palaciano

O presidente Jair Bolsonaro passará por novos testes nesta semana para averiguar se contraiu mesmo o coronavírus. Questionada pela Coluna na sexta-feira, a assessoria do Palácio informou que não vai divulgar os resultados dos exames do teste e contra-prova, e os médicos que os validaram, para endossar o que o presidente se limitou a dizer vagamente no Twitter: de que deu negativo. Mesmo assim, cancelou agenda em Natal, usou máscaras e ontem, ao participar das manifestações pró-Governo, não desceu do carro na Esplanada. Na sexta, a Coluna informou que o primeiro teste dera positivo para os sintomas do coronavírus. Bolsonaro desmentiu, mas não mostrou os exames. O presidente os fez no Hospital das Forças Armadas, e depois a contra-prova no Laboratório Sabin. O Palácio não quis dar publicidade. 

Praxe

A praxe nos hospitais é: se a pessoa testa positivo para sintomas, deve fazer a contra-prova com mais exames detalhados, que pode constatar a contaminação ou apenas gripe. Deu negativo no primeiro, vai para casa. 

Saúde do Brasil

O presidente foi prudente. Falar numa sexta 13, no meio do dia, que havia sido infectado ou estava com suspeitas, derrubaria a Bolsa de Valores, que já cambaleia em fuga de capitais. 

Ombro a ombro

Os governos dos Estados não informam claramente se há exames em novos detentos que entram (em já lotadíssimos) presídios. São potenciais focos de contágio.

Diagnósticos 

Um médico que deu palestra no Ministério dos Direitos Humanos na sexta foi claro: há quem esteja contaminado, não sabe, e vai se curar. Há os que pegaram, mas os sintomas ainda não aparecem – e outros que deram negativo, mas o vírus, resistente, poderá aparecer num exame em sete dias. Daí a preocupação do presidente em novo teste.

Metal ‘condutor’

Maior contato com o coronavírus é pelo metal, no qual sobrevive até 12 horas. Corrimão de escada e de transportes coletivos deve ser evitado ao máximo. Há possibilidade grande também de uma pessoa pegar o vírus duas vezes – neste caso, a segunda vez pode ser fatal, a depender do grau de imunidade do organismo. 

Caixa bancário

Os repasses do Tesouro para subsidiar os bancos não se limitarão à Caixa e BB. Os bancos privados pressionam. Receosas, recuam no crédito – e quem tem interesse, ainda pega a juros exorbitantes. É que o risco do calote na praça é alto nos próximos meses.

Do coldre

A Polícia Federal adiou o curso de formação na Academia Nacional em Brasília. Centenas de nomeados e a corporação, que demanda pessoal, terão de esperar.

Comitiva

Os ministros da comitiva aos Estados Unidos, que passaram por testes, e são monitorados: Ernesto Araújo (Itamaraty), Augusto Heleno (GSI), Fernando Azevedo (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Tão perto, tão longe

Da bancada do DF, apenas os deputados federais Bia Kicis e Luís Miranda votaram com o Governo na manutenção do veto ao aumento bilionário do BPC. Do contra, foram Érica Kokay, Celina Leão, Júlio Cesar, Prof. Israel, Flávia Arruda e Paula Belmonte – cujo marido, o advogado Luiz Felipe Belmonte, é um dos patrocinadores do Aliança pelo Brasil, novo partido dos Bolsonaro. 

Turistando 

Depois de circular por pontos de Lisboa, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, fez o circuito enogastronômico. Passou por restaurantes estrelados, sem deixar de entrar no emblemático Mercado da Ribeira Time Out, no Cais do Sodré. O passeio durou até o início da madrugada da quinta.

Turistando 2

A desculpa para estar em Portugal foi a renomada feira da Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realizaria neste fim de semana. Mas o evento foi cancelado há muitos dias, por conta do surto de coronavírus, antes de ele embarcar para Lisboa. 

Luiza e Curitiba

Luiza Trajano, da Magazine Luiza, enviou vídeo de incentivo para evento com público feminino que aconteceu em Curitiba. Ela virou fã da capital pelo Empreendedora Curitibana, programa para classificação de mulheres que querem um negócio próprio. 

Correção

Ao contrário do publicado nesta Coluna, no senador Marcos Rogério, de Rondônia, é do DEM, não do PDT.

ESPLANADEIRA

# Rafael Thomé, vice-presidente da BAP Administração de Bens, foi eleito presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis - ABADI.

Mais sobre: