Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Castrar ou não castrar? Deixe essa indecisão de lado

Marlon Lemos - Médico Veterinário

21/02/2019 06:36

Se você tem um animal de companhia, deve pensar em primeiro lugar saúde do animal e nos impactos que sua decisão pode ter na saúde e bem- estar do seu melhor amigo, dessa forma informar-se das vantagens que a castração trará, tornou-se indispensável, pois além de prevenir doenças comuns, como piometra e tumor de mama, impede que o animal procrie e que esses filhotes sejam abandonados ou sofram maus-tratos. Algumas pessoas têm medo da mudança de comportamento, principalmente em cães de guarda, o procedimento não muda a essência do seu pet, ele será um animal de guarda com ou sem testículos ou ovários.

A castração quando realizada antes da puberdade, evita que os machinhos demarquem território, levantando a patinha, manchando paredes ou corroendo portões, evitam fugas atrás de fêmeas no cio, pode evitar brigas e aumenta a expectativa de vida em fêmeas, minimiza o risco de tumores de mama e previne doenças como piometra (acúmulo de pus dentro do útero), que pode levar fêmeas à morte.

Importante lembrar que para submeter seu animal a realização de qualquer procedimento cirúrgico e anestésico, ele deve passar por um exame clínico minucioso e fazer exames pré-operatórios (hemograma, bioquímicos e eletrocardiograma), essa é uma etapa que não deve ser ignorada, pois a falta desses exames pode trazer complicações inesperadas durante a anestesia e procedimento, pois eles iram mostrar ao médico veterinário como está a quantidade de hemoglobina (que está ligada à oxigenação), plaquetas (relacionada com coagulação), leucócitos (se o animal tem algum sinal de infecção), ureia e creatinina (funcionamento renal), enzimas hepáticas (funcionamento do fígado) e coração (oxigenação e bombeamento do sangue), isso permite que o médico veterinário escolha o melhor tipo de anestesia, a mais segura para seu animal.

Não existe uma idade considerada ideal, há um consenso entre os veterinários de quando o animal de estimação terá uma recuperação pós-operatória mais rápida. Desse modo, o mais indicado é que a cirurgia seja realizada por volta dos seis meses de idade, ou seja, antes do primeiro cio das fêmeas e quando os animais já tomaram todas as vacinas. Contudo, mesmo que seu animal já seja adulto, não deixe de castrá-lo, porque a cirurgia poderá garantir a ele mais tempo de vida. Seguindo todas as etapas necessárias, e escolhendo uma equipe cirúrgica de médicos-veterinários ético e responsáveis, seu animalzinho não irá sentir dor.

No período pré-operatório, o médico veterinário costuma solicitar um período de jejum total, isso garante a segurança do seu pequeno durante a cirurgia, já que de estômago cheio ele pode vomitar e aspirar o conteúdo do vômito por estar anestesiado, isso provocaria pneumonia e outros tipos de complicações, dessa forma sempre respeite esse período determinado pelo médico veterinário. Opte por profissionais que trabalham dessa forma, isso significa que ele se importa com a saúde e bem-estar do seu melhor amigo, afinal uma anestesia ou procedimento feito de maneira irresponsável, pode trazer vários problemas ocasionando até mesmo a morte.

A cirurgia de castração nas fêmeas consiste na remoção dos ovários e útero, já nos machos é feita a remoção dos testículos, em casos particulares pode ser necessário a remoção da bolsa escrotal. Não se preocupe, os exames, o procedimento, a anestesia e o pós-operatório, costumam ser tranquilos, o animal deve usar roupa cirúrgica e/ou colar protetor, para evitar o acesso à ferida cirúrgica e contaminação, os pontos são retirados em torno de 07 à 10 dias após a cirurgia. Após uma cirurgia geralmente o pet fica por algumas horas no local até se recuperar, para retornar com segurança da anestesia.

Os animais recebem fluidoterapia (soro) durante a cirurgia, o que ajuda à corrigir a desidratação e a suprir as necessidades básicas, sendo comum o animal não comer no mesmo dia do procedimento, não se preocupe com isso. Seus esforços devem estar voltados para manter o ambiente em que o animal está repousando, calmo e tranquilo, e importante que você evite passar ansiedade e medo, para seu pequeno, já que são muito sensíveis aos nossos sentimentos, isso poderá acarretar em sofrimento para ambos, portanto mantenha a calma, ele precisa nesse momento apenas do seu amor e cuidado.

Outro ponto importante é providenciar imediatamente as medicações prescritas, elas são indispensáveis para recuperação segura, evitando dor, inflamação, facilitando assim o processo de cicatrização e promovendo o bem-estar do seu pet. Evite que ele pule de camas ou sofás, ou que faça muitas estripulias, afinal lembre-se que ele está recém-operado e que os pontos podem romper, os primeiros três dias são cruciais, para o sucesso da cicatrização, pois quando há o rompimento da sutura, podem ocorrer hérnias e outros problemas que requerem uma nova cirurgia e desta vez de emergência, complicando o quadro e comprometendo sua recuperação.

Se o seu amigo ainda não é castrado, corra para agendar esse importante procedimento, que além de ser uma verdadeira prova de amor , responsabilidade e cuidado com o seu pet, é um processo simples e de recuperação rápida, que muda a vida e saúde do seu animal, afinal quem ama você ama merece o melhor.

Mais sobre: