Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O lanche da escola pode ser saudável e gostoso

Lanche escolar

31/10/2011 14:37

Seguindo a solicitação de nossa leitora Gilmara Martins, elaboramos uma sugestão de lanche escolar para seu filho. Lembramos, porém, que trata-se apenas de uma sugestão e que a escolha dos alimentos vai depender dos hábitos da criança. Procure sua nutricionista para lhe oferecer orientações mais individualizadas.

O lanche escolar deve ser uma refeição saudável, saborosa e, principalmente, segura. O passo inicial é a escolha da lancheira que deve ser térmica. Estas lancheiras possuem um material que dificulta a troca de calor com o meio ambiente, funcionando como uma geladeira e mantendo os alimentos refrigerados. Porém se não colocarmos um doador de frio dentro dela (bolsa térmica de gel), será como uma geladeira desligada. Procure comprar uma bolsa térmica e coloque-a todos os dias no congelador para quando for preparar a lancheira ela esteja na temperatura adequada.

É importante que os bons hábitos de casa se mantenham na escolha dos alimentos para o lanche escolar. A família deve incentivar a criança para que seja responsável pelos próprios hábitos alimentares, assim como a escola deve também ajudar na formação de bons hábitos alimentares. Os lanches podem ser gostosos, variados e ao mesmo tempo saudáveis. Veja os exemplos abaixo com algumas sugestões de lanches:

O lanche deve ser composto por alimentos predominantemente energéticos para a criança ter disposição para brincar e aprender, mas é interessante acrescentar alimentos fonte de vitaminas como as frutas com o objetivo de melhorar a imunidade, bem como o funcionamento do intestino. Alimentos como salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes não devem ser consumidos diariamente, pois, além de contribuir para a obesidade, elevam o colesterol e são pobres em fibras e vitaminas.

Espero ter ajudado nossa querida Gilmara Martins, e aguardamos sempre boas contribuições de nossos leitores. Um abraço.

Mais sobre: