Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA ENGRAVIDAR

alimentos e fertilidade

24/11/2011 16:29

Sempre sou questionada no consultório sobre alimentos que aumentam a fertilidade ou dietas específicas para quem deseja engravidar. Infelizmente ainda não descobrimos um alimento mágico capaz de favorecer a ovulação.

Porém alguns fatores como sobrepeso, obesidade e sedentarismo desencadeiam processos no organismo que levam à disfunção na ovulação e, consequentemente, dificuldade em engravidar.

Estudos recentes revelam que o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico está relacionado positivamente com a infertilidade. Mas não adianta cortar os carboidratos da dieta por conta própria é necessário orientação do seu nutricionista.

Todas as mulheres que pretendam engravidar deverão receber orientação nutricional/dietética cerca de 4 a 6 meses antes da concepção, ao longo da gravidez e após o parto. Desta forma você terá seu peso corrigido, evitará carências nutricionais favorecendo a fertilidade e, iniciará a gravidez com o peso adequado, repercutindo-se beneficamente na sua saúde e do bebê.

O ganho de peso durante a gestação deve ser monitorado e depende do seu Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional. Converse com seu nutricionista sobre qual o ganho de peso adequado para você.

Mais sobre: