Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oktoberfest sem cerveja

O lado da Oktoberfest que você não conhece.

02/09/2017 08:17

Todo mundo sabe que Oktoberfest é a maior festa de cerveja do mundo. Errado!

A origem da Oktoberfest é de 12 de outubro de 1810, quando o príncipe herdeiro da Baviera, Luís, se tornou rei Luís I e casou-se com a princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen. Todos os cidadãos de Munique foram convidados para participar da festa nos campos em frente a porta da cidade para comemorar o feliz evento real. Com muitas atrações como, competições de tiro, feira de comidas típicas, festival de música e até uma corrida de cavalos, o evento foi um sucesso que mobilizou toda a população de Munique na época e acabou dando origem a Oktoberfest. A partir de então, todos os anos a festa era organizada com as mesmas atrações e passou a ficar cada vez mais conhecida. A partir de 1819, a população de Munique assumiu a responsabilidade da organização da festa, fazendo com que se tornasse um evento anual. Sucessivamente a duração da Oktoberfest foi aumentada e a data de início foi antecipada para usufruir os dias mais longos e mais quentes de setembro. Esse ano de 2017 a festa começa dia 16/09 e vai até dia 03/10.


Mas, e cadê a cerveja??? Somente a partir de 1918 que foi liberado o consumo de cerveja para o festival. E desde então são servidos muito e muito litros de cerveja na festa. Em 1950 foi introduzida a tradicional cerimônia de abertura do festival, “O 'zapft is”, e só a partir dessa cerimônia de abertura que as pessoas estão liberadas a beber.

A cerveja da Oktoberfest, em Munique, é servida por apenas 6 cervejarias da própria cidade de Munique, e é do tipo Märzen, uma cerveja de baixa fermentação e que pode chegar até 6% de álcool. O tipo da cerveja vem da tradição de se fabricar a cerveja no mês de março para o consumo dela no verão, ou seja, setembro e outubro, é uma cerveja com caráter mais amargo do que as tradicionais uma vez que o lúpulo, o ingrediente que dá o amargor, ser um conservante natural. As 6 cervejarias autorizadas a servir as cervejas para o evento são: Augustiner-Bräu, Hacker-Pscorr-Bräu, Löwenbräu, Paulaner-Bräu, Spatenbräu e Staatliches Hofbräu-München.

E no Brasil, a festa foi introduzida no Sul do país, região com grande quantidade de imigrantes e descendentes alemães, em 1984 em Blumenau, Santa Catarina. O evento atraiu milhares de pessoas e a cidade se tornou referência para o evento no país. Embora a cerveja seja carro chefe do evento, mas a Oktoberfest de Blumenau também é folclore e tradição. São 19 dias de festa, nos quais os blumenauenses mostram toda a sua riqueza cultural, pela música, dança e gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha. A cultura germânica está totalmente presente na festa através dos serviços oferecidos, de sociedades esportivas, recreativas e culturais, dos clubes de caça e tiro e dos grupos de danças folclóricas.

Embora Oktoberfest em Blumenau seja a maior e mais tradicional no Brasil, outras cidades também já fazem suas versões da festa. Segue então algumas cidades e datas para você curtir essa linda festa tradicional:

ALEMANHA

Munique

16/09/17 à 03/1017


BRASIL

Blumenau - SC

04/10/17 a 21/10/17


São Paulo - SP

29/09/17 a 08/10/17


Santa Cruz do Sul - RS

04/10/17 a 15/10/17


Fortaleza - CE

23/09/17



Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: