Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Melhor ingrediente: Cerveja!

Aprenda a cozinhar com cerveja.

08/02/2018 22:24

Chegando final de semana, e lógico também um feriadão de Carnaval. Tem uma galera indo pirar no litoral, mas também tem o pessoal que quer algo mais reservado, ficar em casa, fazer uma festinha, reunir os amigos, e não há momento mais propício do que preparar aqueles aperitivos e demonstrar seus dotes culinários. Sim o brasileiro está mais disposto a cozinhar atualmente, a mostrar pra galera seus dotes, mas também deixando mais de comprar tudo já pronto, e se ligando um pouco mais na saúde. 

A gastronomia é uma terapia também, mas como diz Jamie Oliver, " A população passou a ficar doente quando pararam de cozinhar ", bem o que ele quis passar é que quanto mais compramos comida pronta, que tá cheinho de ingredientes que nem sabemos o que é, mais ficamos doentes em decorrência de tantos conservadores entre outros ingredientes maléficos a saúde. Mas então, vamos colocar a mão na massa e preparar uns aperitivos no qual o nosso ingrediente mágico é a, ..., CERVEJA! 

Além de acompanhar os petiscos, pratos principais, a cerveja também é incluída como ingredientes de alguns pratos, potencializando os sabores do ingredientes utilizados. Na minha amada Bélgica alguns restaurantes é quase obrigatório o uso das cervejas nos pratos, as mais diversas cervejas, trazendo uma experiência única ao prato, chama-se de la cuisine à la bière. Quem der uma passada em Bruxelas não deixem de visitar o restaurante Restobières. 

Então vamos a algumas receitinhas do livro Receitinhas para Você:cerveja, livro dos Sommeliers de Cerveja, Luiz Caropreso e Bruno Giacomelli. Esse livro está muito bom e tem que fazer parte dos próximos pratos que você fizer pra sua família e amigos.

- Como entrada que tal um Guacamole com cerveja Saison:

 

INGREDIENTES: 

2 abacates maduros 

1 cebola picada em cubos pequenos 

3 tomates sem sementes picados em cubos pequenos 

2 dentes de alho picados 

Suco de 2 limões 

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada 

100 ml de cerveja do estilo Saison sem gás

Sal a gosto

10g de coentro picado

20g de salsinha picada

Molho de pimenta a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO:

Amassar os abacates com um garfo, adicionar todos os outros ingredientes, temperar com sal e molho de pimenta a gosto e levar para a geladeira por aproximadamente 1 hora, coberto com filme plástico. Servir acompanhado de tortillas, nachos ou torradas.

Dica: Utilizar uma Saison bem cítrica

Tempo de preparo: 75 minutos

Rendimento: 6 a 8 porções

- Prato principal: Fettuccine com Sweet Stout

INGREDIENTES:

500g de fettuccine

75 ml de azeite

75 g de manteiga

500 ml de creme de leite fresco

20 g de páprica doce

125 g de cebola picada

200 g de funghi secchi

500 ml de cerveja do estilo Sweet Stout

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Hidratar o funghi secchi na cerveja, deixando de molho por 30 minutos. Coar em um pano limpo e reservar o caldo. Lavar cuidadosamente, sob um fio de água, cada cogumelo para retirar qualquer resíduo de terra. Picar grosseiramente e reservar. Em uma frigideira, aquecer o azeite e a manteiga, refogar a cebola, acrescentar o funghi picado e a páprica, e adicionar o caldo previamente reservado. Cozinhar os cogumelos até reduzir o molho pela metade. Adicionar o creme de leite, misturar bem e reduzir até engrossar. Corrigir o sal se necessário. Enquanto isso, cozinhar o fettuccine em uma panela com aproximadamente 2 litros de água salgada até ficar al dente. Escorrer a massa e misturar ao molho.

Dica: Sweet Stout é uma vertente do estilo Stout, mas com características um pouco mais adocicadas.

Tempo de preparo: 90 minutos 

Rendimento: 8 porções

- SOBREMESA: AFFOGATO COM COFFEE PORTER OU KRIEK LAMBIC 

INGREDIENTES

2 bolas de sorvete de creme

300 ml de cerveja do estilo Coffee Porter ou Kriek Lambic

Cacau em pó ou cereja em caldas para decorar

MODO DE PREPARO

Servir, em uma bela taça, o sorvete e completar com a cerveja escolhida. Decorar com o cacau em pó, caso tenha escolhido a Coffee Porter, ou com a cereja, caso tenha escolhido a Kriek Lambic.

Dica 1: Kriek Lambic é uma cerveja do estilo Fruit Lambic feita com cerejas. Coffee Porter é uma cerveja derivada do estilo Porter com evidentes notas de café.

Dica 2: Caso ainda sobre cerveja na garrafa, adicionar ao affogato conforme ele for sendo degustado.

Tempo de preparo: 5 minutos

Rendimento: 1 porção

Ficaram empolgados? O livro Receitinhas para Você: cerveja, está disponível no site da Amazon: https://www.amazon.com.br/Receitinhas-Para-Você-Cerveja-Caropreso/dp/855040537X/ref=as_li_ss_tl?s=books&ie=UTF8&qid=1518004204&sr=1-3-fkmr0&keywords=receitinhas+para+voc~e&linkCode=sl1&tag=wwwsesispedit-20&linkId=89e02080c54c5624dfb3e590efe64a54


E Livraria da Travessa: https://www.travessa.com.br/receitinhas-para-voce-cerveja/artigo/9bb81149-259c-427a-8120-16dde2db79de

Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: