Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bélgica o santuário cervejeiro PARTE II

Visita à cervejaria Het Anker

21/09/2017 12:42

Saudades da Bélgica, do aroma de chocolate que emana pelas ruas, das paisagens exuberantemente lindas e das melhores cervejas do mundo na minha opinião. A criatividade das cervejas na Bélgica não tem limites e é isso que me inspira quando faço cerveja em casa.

Outra cervejaria que visitei quando fui à Bélgica foi a Het Anker, uma cervejaria localizada na cidade de Mechelen localizada na província da Antuérpia na região de Flandres, e lá a língua é um dialeto alemão, mas dá pra desenrolar no inglês.

Het Anker, famosa pelas suas cervejas complexas no estilo Dubbel, Trippel e Quadruppel, é uma das cervejarias mais antigas da Bélgica, começou no século XV, a partir de uma comunidade católica leiga de caráter semimonástico que possuia um hospital onde se produzia cerveja.

Em 1471, Carlos - Duque de Borgonha, o Audaz, decidiu que “as beguines - mulheres que optavam por devotar sua vida a orações e ajuda aos enfermos, mas sem assumir os votos típicos das freiras - e os oficiais” ficariam isentas de quaisquer taxas e impostos sobre a cerveja fabricada para o hospital.

Em 1872, a família Van Breedam comprou a cervejaria e construiu uma cervejaria moderna com uma caldeira. O amor por esta profissão e o fascínio da família Van Breedam no apogeu de Mechelen durante o reinado dos Duques de Borgonha, são as bases do retorno às tradições e a cervejaria de cervejas especiais.

Em 1990, Charles Leclef, quinta geração da família Van Breedam assumiu a cervejaria e modernizou os equipamentos de preparo.

Mas a cervejaria investiu em outro nicho, de hotelaria, em 1990, a Het Anker inaugurou um hotel de três estrelas na cervejaria. Este é um conceito único na Bélgica. A brasserie reformulada abriu no final de 2010 e foram retomadas as visitas guiadas à cervejaria.

Mas se você pensa que a cervejaria parou por aí, você está enganado, também em 2010, a quinta familiar do século XVII em Blaasveld foi transformada numa destilaria de uísque. A produção do Gouden Carolus Single Malt começou nesse mesmo ano. O uísque foi lançado três anos mais tarde, em 2013, e já venceu vários prémios internacionais!

A Cerveja e uísque são produzidos a partir de grãos. Charles acredita em um bom uísque single malt destilado do mosto de Gouden Carolus Tripel. Esta cerveja é produzida com os melhores maltes claros e tem um caráter muito especial. Atualmente o espírito da Gouden Carolus Single Malt é destilado para maturar em um uísque com um sabor puro e balanceado e toques amadeirados e frutados diferentes.

As cervejas Carolus são complexas e bem alcoólicas, mas equilibradas, é uma cerveja para se apreciar devagar e sentindo todas sua complexidade de aroma e sabor.

Se der uma passada na Bélgica não deixe de fazer a visitação na cervejaria, as visitas são realizadas de terça a domingo nos horários de 11hrs e 13hrs, no final tem degustação de 2 cervejas, o valor por pessoa é de 8 euros. Quando descer da sala de degustação visite o restaurante e peça uma bela tábua de frios com queijos feitos com a própria cerveja, e lógico não deixe de provar as outras cervejas que estão On Tap. Ah e não esqueça de também de fazer umas comprinhas na loja da fábrica e aproveite para levar o uísque e cervejas que você vai encontrar só lá como cervejas com infusão de uísque.

De Bruxelas à Mechelen de trem leva 30 minutos bem pertinho não deixe de visitar uma das melhores cervejarias da Bélgica.

Endereço:

Guido Gezellelaan 49

B-2800 Mechelen

Belgium (Bélgica)

Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: