Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A cerveja no seu copo ideal

Aprenda a degustar uma boa cerveja artesanal no copo certo

24/08/2017 12:00

Na minha viagem a Bélgica, além de beber muito claro, também observei algo que algumas pessoas podem dizer que é frescura de BIERCHATO, cada cerveja é servida no copo certo do estilo e da própria cervejaria, e eles são extremamente puristas com isso. Às vezes você pensa, Ah! Mas eu não vou ficar comprando vários copos. Realmente você não precisa comprar todos os copos da face da terra, mas existe copo coringa que dá para servir vários estilos.

Ma o leitor deve estar se perguntando: Por que eu simplesmente não bebo a cerveja artesanal em qualquer copo?

Bem, o copo de vidro é utilizado para perceber melhor a cerveja, análise do aroma, cor e sabor, e o vidro é um elemento que não vai influenciar nas mudanças do paladar. Mas também não podemos pegar um copo americano e beber uma cerveja Dubbel, pois no copo americano você não vai perceber o aroma da cerveja como se ela fosse servida num cálice.

Cada copo tem seu propósito e influencia na sua degustação. Por exemplo há copos como o cálice que possui hastes para que você não troque calor com a cerveja e atrapalhe na mudança de sabor da cerveja. É a mesma coisa se comparado ao sushi, no qual a tradição japonesa é ter apenas homens fazendo sushi pois as mãos das mulheres no período fértil são mais quentes e podem influenciar na qualidade e sabor do alimento.

Mas também não é só a influência do copo para o estilo de cerveja, imagina tomando uma cerveja produzida pelo método champenoise em um copo de buteco. A cerveja tem que ser bem tratada assim como um bom vinho.

Há algumas regrinhas simples como o uso de copos e taças com bordas e bocas mais largas que liberam melhor os aromas e favorecem cervejas aromáticas, cujos aromas estarão presentes desde o momento em que a cerveja foi servida até seu último gole, e uso de taças que possuem bordas e bocas mais estreitas, com formas abauladas, para reter os aromas de maneira mais efetiva, guardando dentro do próprio copo, o que facilita percebê-los, além do seu formato dar suporte para a formação de espuma, que por si só já é um excelente retentor de aromas.

Então vamos lá para alguns tipos de copo!

Cálice

Cálices são um dos tipos maiores e mais extravagantes copos de vidro que os bebedores de cerveja se deparam. Ao contrário dos copos Pint que possuem uma quantidade específica de líquido, os cálices podem ser encontrados em uma variedade de tamanhos. Podem ser descritos como tendo uma haste longa e grossa, geralmente têm paredes de vidro mais espessas e podem ser mais pesados. Você pode achar alguns cálices com uma borda de ouro ou prata. Isso é meramente decorativo e não serve de propósito real em termos de melhorar a qualidade da cerveja.

Os cálices são ótimas escolhas para cervejas encorpadas e maltadas, como cervejas belgas e alemães tipo Bock. Este tipo de vidro tem uma ampla abertura que ajuda na percepção maior dos aromas da cerveja, assim como auxilia na manutenção da espuma.

Weizen

Os copos Weizen geralmente são confundidos com copos pilsner, devido à sua forma e tamanho semelhantes. A principal diferença entre esses dois estilos é que os copos Weizen têm maior curvatura no topo do copo.Começando com uma base forte e estreita, o vidro tem uma curva distinta para ele no corpo do copo. Outra característica importante, os copos Weizen são projetados e utilizados principalmente para cervejas de trigo (Weizenbier) que são mais carbonatadas e tem uma maior formação de espuma. A borda curva no topo do vidro ajuda a prender e reter uma espuma grossa, permitindo que você aprecie o aroma e o sabor completo que acompanham as cervejas de trigo.

Pilsner ou Pilsen

Este tipo de copo de cerveja é alto e fino com pouca ou nenhuma curvatura. O copo pilsner foi projetado e usado principalmente para cervejas mais leves, como pilsen, é claro.Normalmente, há uma variedade de tamanhos de copos pilsner, mas, na sua maioria, todos possuem menos capacidade de cerveja do que um copo Pint. O design fino permite que os bebedores apreciem as cores e as bolhas de carbonatação dentro da cerveja. O topo ligeiramente mais amplo do vidro também ajuda a reter a espuma da sua cerveja e trás o seu verdadeiro perfil de sabor e aromas. Este tipo de copo de cerveja é incrivelmente popular entre os americanos e os europeus. Eles aumentam a sua capacidade de apreciar o verdadeiro sabor da sua cerveja.

Pint

Da esquerda para direita, pint inglês e pint americano
Embora existam vários tipos de copos Pint, o copo de cerveja americano é provavelmente o copo de cerveja mais comum, pelo menos nos Estados Unidos. Este é o copo que você provavelmente será servido em um bar ou restaurante. O American Pint Glass, às vezes chamado de copo Shaker, tem uma forma cilíndrica simples e um pouco magra que se alarga até o topo. Este tipo de copo Pint normalmente possui 473 ml. E é comum de usar com a maioria dos tipos de cervejas, incluindo lagers e ales, bem como outros estilos, como IPA, stouts e porter.O copo Pint inglês, também conhecido como um copo Imperial ou Nonic, é semelhante ao Pint Americano, mas tem um leve curvatura perto do topo para um melhor encaixe das mãos, evitando que o copo escorregue com facilidade. A cerveja inglesa também contém 568 ml. E geralmente é preferido para beber cervejas ale e lagers inglesas.Este tipo de copo é barato para fabricar, barato para comprar e fácil de beber. Os bares adoram armazenar o copo de cerveja porque são fáceis de limpar e simples de empilhar.

Mug

A caneca de cerveja é robusta, fácil de usar e dá pra colocar muita cerveja. Comum na Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, este tipo de copo de cerveja vem em todos os tamanhos.A principal característica da caneca de cerveja é a sua forma cilíndrica ampla com uma alça no lado. As paredes de vidro grossas ajudam a preservar a temperatura para manter a cerveja gelada, enquanto a alça ajuda a impedir que suas mãos aqueçam inadvertidamente sua cerveja. Às vezes, canecas de cerveja terão covinhas em todo o vidro. Enquanto a maioria acredita que isso é meramente para fins decorativos, outros argumentam que as covinhas ajudam um bebedor a apreciar a cor geral e a clareza de sua cerveja. Não importa o que você acredita, não há como negar a popularidade deste copo de cerveja. Eles são fáceis de usar, fortes o suficiente para brinde seus amigos de uma maneira calorosa, e tem muita cerveja!

Perfeita para Munich Helles, English Porter ou Oktoberfest.

Snifter

Este tipo de copo de cerveja é um pouco raro de encontrar. No entanto, não permita que isso o impeça de experimentar. Você já já ouviu falar sobre o copo Snifter, pois geralmente é usado para degustar conhaque, mas muitas pessoas não percebem que também é excelente em enriquecer os aromas da cerveja. A forma única do vidro permite que você rode sua cerveja, liberando o aroma completo da sua bebida.

Este tipo de copo é pequeno com uma haste fina e não precisa enchê-lo de cerveja, uma vez que tem que ter espaço para girar a cerveja na taça. Este tipo de copo de cerveja é tipicamente usado para cervejas mais fortes, como Double ou Imperial IPA, IPAs belgas, Barleywine e Russian Imperial Stout e é um favorito entre os entusiastas da cerveja.

Tulipa

E por último ficou o copo coringa, muito utilizados em bares e restaurantes, e no qual você pode apreciar diversos estilos de cervejas. Seu corpo arredondado se assemelha ao do Snifter, o que o torna ideal para retenção dos aromas, porém sua borda se estende para fora, formando um encaixe mais confortável para a boca. Copo bem usado para os estilos Saison, Bière de Garde e Belgian Stron Ale.


Agora escolha sua cerveja e aprecie com moderação! Cheers!

Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: