Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Treino para elas: As mulheres do Crossfit piauiense

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher o ODia fala sobre as mulheres que escolherem o crossfit como atividade

08/03/2018 09:16

A sensação de empoderamento aumenta significativamente quando você se torna forte e começa a perceber que é capaz de fazer coisas que não imaginava que conseguia, e essa é a sensação que as mulheres modernas encontraram no crossfit. Uma forma de praticar atividade física, se manter saudável e cada vez mais prontas para os desafios do dia-a-dia. A pratica do crossfit é relativamente nova no Brasil e ainda mais recente quando falamos de Piauí, mesmo assim já tem muitas adeptas no estado e algumas afirmam não se ver mais sem treinar crossfit.

Mirla treina crossfir há três anos (FOTO: Pâmella Maranhão)

Mirla Cavalcanti é amante dos esportes e adepta de uma vida saudável desde nova e já se testou em diversos esportes – handebol, vôlei, basquete e até mesmo a musculação, mas há três anos se dedica ao crossfit. “Eu conheci como uma alternativa da academia, pois eu nunca gostei de malhar, mas sempre gostei de atividade física e das dinâmicas possíveis. Eu fui para academia por indicação medica e na época o crossfit não existia em Teresina, existiam coisas parecidas como o funcional que foi quando eu tive o primeiro contato onde se trazia os princípios do crossfit, mas não era a franquia e alguns anos depois se instalou os box, quando tive o primeiro contato e logo depois foi paixão a primeira vista”, conta Mirla.

Outras conheceram a atividade física através de amigos e amigas e sentiram a curiosidade de praticar. Amanda Bezerra é policial civil e já foi obesa no passado. Ela conta que perdeu 18 quilos e que hoje o crossfit à ajuda manter o peso e também em sua profissão que exige um preparo físico acima da média. “Eu tive uma infância gordinha e cresci obesa, mas perdi 18 quilos e com o crossfit eu encontrei um exercício que me permite levar uma alimentação regrada, mas com momentos de prazer de forma que isso não influencie no meu corpo. A adrenalina do crossfit e o fato de você ir além do que você acreditava ser o seu limite é o que mais me atrai”, relata Amanda.

Amanda Bezerra é ex-gordinha e policial e o crossfit a ajuda a manter a boa forma (FOTO: Pâmella Maranhão)

A sensação de igualdade e democracia também faz com que a cada dia mais mulheres tenham o interesse de praticar o crossfit, e Amanda Bezerra deixa bem claro. “Aqui nos percebemos que somos pares iguais e se eles (homens) conseguem fazer algo a gente também consegue”, finaliza a policial.

Por ser uma atividade física recente no país o crossfit e visto por algumas com olhares preconceituosos, mas as mulheres deixam claro que tudo parte daquele que pratica. “Assim que eu entrei na box CF861 uma amiga me disse que crossfit era a atividade física que mais vem lesionando atletas e hoje eu posso dizer por mim. Eu tenho um desgaste no joelho esquerdo, que antes do crossfit eu sentia dor para caminhar e hoje não sinto mais dor no joelho, a gente quer culpar a modalidade, mas temos que culpar o atleta que não tem os cuidados”, frisa Daniele Araújo.

O crossfit desperta um interesse grande entre as mulheres por essa mudança na composição corporal acontecer logo nas primeiras semanas. Outro fator é a liberação de endorfina e serotonina, que deixam a mulher disposta e mais energia para as atividades da rotina.

Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: