Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sarah Menezes estreia no Grand Slam de Paris contra judoca do México

A competição marca o retorno de Sarah a categoria ligeiro (-48kg) com a seleção. A judoca enfrenta Edna Carrilo amanhã (10).

09/02/2018 15:22

A piauiense Sarah Menezes sobe aos tatames neste sábado (10) pelo Grand Slam de Paris, que acontece neste final de semana, na França. A competição também marca a reestreia de Sarah na categoria ligeiro (-48kg), após um ano competindo na categoria meio leve (-52kg). O sorteio da chave aconteceu hoje (9) e Sarah enfrenta na primeira luta a judoca mexicana Edna Carrilo, as duas já se enfrentaram em duas ocasiões e nas duas Sarah saiu dos tatames com a vitória.

Sarah sobe aos tatames neste sabádo em Paris (FOTO: Elias Fontenele)

“É uma competição muito importante para mim e chego bastante focada. Estou muito bem fisicamente e psicologicamente e claro o objetivo é estar no pódio”, disse Sarah Menezes.

Quem avançar no primeiro confronto luta com a judoca da Ucrânia, Daria Bilodid, de 17 anos, que é atual campeã europeia e teve folga na chave. Sarah Menezes retorna para categoria antiga sem privilégios e reiniciando a busca pelo ciclo rumo a Tóquio 2020. A competição é muito importante para a piauiense porque distribui 1000 pontos a campeã, e depois de um ano fora da categoria Sarah despencou no ranking e ocupa da 43ª posição.

A mexicana é velha conhecida de Sarah, pois as duas se enfrentaram em 2010, no Japão e em 2016 no Masters de Guadalajara, no México e nas duas ocasiões a piauiense se deu melhor. A surpresa desse começo de competição é a ucraniana, que Sarah nunca pegou no quimono. Apesar disso, o treinador Expedito Falcão se mostra confiante e frisa que a piauiense chega muito bem para a competição.

“Sarah está muito bem preparada, na verdade faz muito tempo que via ela tão focada como está agora”, conta Expedito Falcão.

Sarah Menezes vai para a oitava participação no Grand Slam de Paris e acumula dois bronzes (2011/2016) e uma prata, conquistada em 2012. Os combates começam neste sábado (10), com Sarah Menezes (48kg), Jéssica Pereira (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Ketleyn Quadros (63kg), Phelipe Pelim (60kg), Felipe Kitadai (60kg) e Charles Chibana (66kg). No domingo (11) o Brasil será representado por Samanta Soares (78kg), Camila Yamakawa (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Rafael Buzacarini (100kg), Eduardo Bettoni (90kg), Victor Penalber (81kg) e Leandro Guilheiro (81kg). As lutas terão início a partir das 6h (horário local) da manhã. 

Por: Pâmella Maranhão
Mais sobre: