Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente do River começa a planejar temporada 2019: "Usar o tempo"

River volta a ter calendário para 2019 e nos bastidores o presidente Genivaldo Campelo afirma que os planos estão avançados.

12/07/2018 16:54

Genivaldo Campelo (FOTO: Jaílson Soares)

Ainda restam alguns meses até acabar o ano de 2018, mas o futebol profissional do estado já está sem calendário e os dirigentes usam o tempo a mais para se organizar. Entre os clubes, o presidente do River, Genivaldo Campelo, usa o tempo a mais, que não teve esse ano para encerrar pendencias desse ano e formar um grupo mais competitivo para 2019. O Galo Carijó foi vice-campeão Piauiense, pois o título ficou com o Altos, mas o time volta a ter calendário para o ano que vem e além do Estadual, vai disputar Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro.

Formação do elenco; técnico e jogadores

O primeiro dilema para a nova formação do Galo é o comando. De acordo com o presidente Genivaldo Campelo, o nome do treinador vice-campeão Piauiense esse ano com o River, Wallace Lemos, é forte, mas outros nomes estão sendo pensados e alguns deles com um currículo mais forte, com experiência na disputa de Série D e Série C do Brasileiro. “O Wallace é um desejo meu, pois gostei dele como pessoa e do trabalho, mas tem dois técnicos campeões que são do dia a dia em outras divisões e são desejos da diretoria”, explica. A intenção é fechar com o novo treinador até o mês de outubro.

Quando o assunto é a formação do elenco, Genivaldo, confessa ter interesse em trazer atletas que já passaram pelo River e fazem parte da geração tricampeã piauiense e com o histórico de acesso pelo Galo em 2015, mas não revelou os nomes. Além desses, nomes pontuais que formaram o elenco esse ano e também atletas que estão disputando ou disputaram a Série D desse ano por clubes do Maranhão e Ceará.

Presidente do Galo fala sobre temporada 2019 (FOTO: Jailson Soares)

Prioridades da temporada 2019

O presidente Tricolor não nega que as cotas de participação, os valores por avanço de fase e visibilidade da Copa do Brasil atrai e a intenção é avançar na competição. “O que está na nossa cabeça é essa Copa do Brasil, pois vai crescer o nome do River e alavancar a parte financeira e claro ninguém vai esconder que vai participar da Copa do Brasil sem pensar na parte financeira, que vai garantir as finanças também e nós vamos montar um time para Copa do Brasil e no Piauiense vamos mesclando, mexendo no grupo e a Série D já é um pensamento para pós pré-temporada”, conta.

Membros da Diretoria

O River teve algumas perdas também na diretoria do clube nos últimos meses. Marco Antônio, pediu desligamento do cargo de Diretor de Futebol e até então alguns nomes são estudados. O River tem a diretoria mais volumosa do estado, distribuídos em vários cargos e o presidente confessa que isso vem sendo um problema. “Não tenho tantas pessoas expert em futebol na minha diretoria, mas ainda sou aconselhado pelo próprio Elizeu (ex-presidente), que afirma ter errado muito e não quer que eu erre. Renato Berger e o deputado Júlio Arcoverde, Jairo e Geraldo (Serv Cozinha), os outros são mais distantes”, afirma.

Brasileiro Série E

Há alguns anos a CBF estuda a possibilidade de criar a Série E do Campeonato Brasileiro e a intenção é que a competição passe a existir a partir de 2020, neste caso, o ano de 2019 será crucial aos clubes piauienses. De acordo com o cartola, Genivaldo Campelo, o River nem pensa nessa situação. “Nós já temos dificuldades para conseguir patrocinadores e respeito dentro do futebol por estar na Série E. A intenção é conseguir colocar o River na Série C ano que vem e somar mais pontos no ranking da CBF e fugir dessa possibilidade”, afirmou.

O River é o maior campeão piauiense, mas há dois anos vê o Altos levantar o título Estadual. Em 2018, o time disputou somente o Piauiense e com o vice-campeonato garantiu vaga na Copa do Brasil e também na Série D do Brasileiro 2019. A previsão é de fechar o nome do treinador em outubro e no mês de novembro assinar com os jogadores com previsão de reapresentação para o dezembro.

Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: