Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Poucas chances, 1 ª convocação e inspirações: Goleira Awanny chega a Seleção Sub17

A piauiense Awanny Míria, 17 anos, foi convocada para treinos na Granja Comary a partir do dia 12 de agosto visando o Sul-Americano.

03/08/2020 15:56

Mesmo longe dos grandes centros o futebol feminino no Piauí chama atenção. Bate e volta uma das nossas garotas aparece vestindo a camisa amarelinha e nutre o sonho de várias outras. No último final de semana foi a vez da Awanny Míria, 17 anos, viver a sensação de ser convocada para Seleção Brasileira Sub17. Os treinos na Granja Comary, em Teresópolis, acontecem entre os dias 12 de agosto a 9 de setembro visando a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub17.


Awanny Míria goleira seleção sub17

Awanny, natural de Barra D’Alcântara, à 234km da capital, conta que foi impossível não se emocionar com a boa surpresa em meio a um calendário incerto devido a pandemia. “Eu soube pela minha mãe, estava voltando de uma competição no Maranhão quando ela me ligou em uma vídeo chamada dizendo que fui convocada. Eu chorei demais”, lembra a goleira.

A história de Awanny em pouco muda se comparada a várias garotas que hoje são atletas do futebol feminino. O esporte entrou na vida dela como uma atividade qualquer, de início o futsal era a preferência, mas ela conta que já tentava formar um time feminino em sua cidade e não conseguia. A solução era jogar com os rapazes. “Eu tentava de todo jeito, mas nunca dava meninas o suficiente para formar o time e aí quando faltava gente no masculino eu entrava, mas o preconceito era muito grande”, frisa Awanny.

Awanny Míria foi convocada para integrar seleção sub17 (FOTO: Reprodução instagram)

A passagem pelo futebol piauiense se resumiu ao time de Fut7 do Tiradentes. Depois disso, chegou a ser inscrita para disputar a Copa Batom em 2019, mas lesionou o dedo. Pelo Iranbuba-AM chegou a fazer dois jogos do Brasileiro e em meio a pandemia foi contratada como reforço do Fortaleza-CE. Mesmo com pouco espaço no time piauiense, lesão e por último a pandemia, a Camisa 1 teve inspirações de peso para seguir tentando.

“A Júlia Beatriz (atacante RedBull) e a Valéria (atacante Madri) sempre foram próximas e vê elas chegando longe me fazia acreditar que dava para mim também”, cita Awanny.

A convocação é visando primeiro a Copa Sul-Americana Sub17, mas o calendário do futebol feminino também tem Copa do Mundo Feminina Sub-17, que acontecerá na Índia, ficou para 17 de fevereiro, terminando 7 de março de 2021. Mantendo as regras originais de nascidos em ou após 1° de janeiro de 2003 e antes de 31 de dezembro de 2005. 

Por: Pâmella Maranhão - JornalODIA
Mais sobre: