• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Da Arquibancada

06 de dezembro de 2019

Júlia Beatriz faz balanço do ano e fala em busca por vaga na Seleção

Júlia Beatriz faz balanço do ano e fala em busca por vaga na Seleção

Em Teresina, Júlia fala sobre experiência no Iranduba (AM) e também na Seleção Brasileira Sub20, com treinador Jonas Urias.

A piauiense Júlia Beatriz está de volta à terrinha, após a temporada vestindo camisa do Iranduba, do Amazonas. Em Teresina, ela reencontrou a família, amigos e aos poucos começa planejar sua temporada 2020. Júlia Beatriz ainda não sabe se retorna ao time amazonense, mas o objetivo, assim como nesta temporada é chegar até a seleção brasileira sub20 no próximo ano.

Júlia Beatriz ao lado de Nathy acompanham treino do Tiradentes (FOTO: Jailson Soares)

Esse ano Júlia foi convocada pelo técnico Jonas Urias, que atualmente comanda a seleção sub20 e tem como auxiliar técnica  a ex-jogadora Jéssica Lima. A garota foi convocada duas vezes, mas acabou sendo cortada da lista por conta de uma lesão no joelho em jogo pelo Campeonato Amazonense. “O ano que vem começa de agora, pois estou me preparando principalmente fisicamente para poder corresponder em campo e por consequência através do trabalho ser convocada novamente”, conta Júlia.

Júlia Beatriz em título com a Seleção (FOTO: Arquivo Pessoal)

O futebol feminino tem o ano de 2019 como um divisor de águas. A Copa do Mundo, a chegada da sueca Pia Sundhage até a seleção principal e o reinicio dos trabalhos nas categorias de base (sub17 e sub20) que estavam parados a um ano dão esperanças de mudanças significativas dentro da modalidade e a piauiense Júlia teve oportunidade de acompanhar um pouco dessas mudanças.

“É um trabalho muito diferente os deles. Faz gosto demais você correr por eles (Jonas e Jéssica), pois tem um estilo muito bacana, são muito inteligentes e tudo que sai da boca deles acrescenta para cada uma de nos que está lá. Espero ter oportunidade de conviver mais com eles ano que vem”, afirmou Júlia Beatriz.

Júlia reecontrou as amigas de Tiradentes (FOTO: Jailson Soares)

O destino na temporada 2020 ainda não foi definido, mas a jogadora não fecha as portas para um possível retorno ao Iranduba. Júlia Beatriz começou sua caminhada no futebol feminino através do Tiradentes, assim como muitas outras garotas que ganharam o Brasil e o mundo hoje em dia. 

05 de dezembro de 2019

No Paraguai, Victor Raphael garante ouro duplo no Sul-Americano de atletismo

No Paraguai, Victor Raphael garante ouro duplo no Sul-Americano de atletismo

Junto a Seleção Brasileira de Atletismo Sub16, Victor Raphael foi campeão no salto em distância, com marca de 6m66cm e no revezamento.

Com o garoto Victor Raphael missão dada é missão cumprida. Nesta quinta-feira (5) ele entrou nas pistas pelo Sul-Americano Escolar de atletismo Sub16, que acontece em Assunção, no Paraguai e garantiu dias medalhas de ouro. No salto em distância, com marca de 6m66cm e no revezamento. Essa foi à primeira competição internacional na carreira de Victor Raphael.

Victor Raphael comemora ouro duplo em Sul-Americano (FOTO: Divulgação)

“Deu tudo certo. Esse era o objetivo, pois o Brasil é favorito na competição e o Victor sabia disso. Além disso, ele conseguiu melhorar sua marca no salto. O objetivo era saltar 6m70cm, não fizemos, mas ficou bem próximo”, conta Nilson,  treinador de Victor Raphael.

Recém-chegado das disputas nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Blumenau, Santa Catarina e lhe rendeu medalha de ouro, Victor conseguiu voltar ao lugar mais alto do pódio e de quebra ainda melhorou sua marca. Nos Jogos Escolares saltou 6m45cm e no Sula chegou aos 6m66cm, foram 21cm à mais.

Victor Raphael e a equipe de revezamento do Brasil (FOTO: Divulgação)

O ano de Victor Raphael, de 14 anos, foi marcado por resultados expressivos e muitos pódios. Dentro do estado o garoto não encontra concorrência em sua categoria e foi campeão Piauiense sem dificuldades. Depois ele conquistou ouro em regionais e o bronze no Campeonato Brasileiro Sub16, ouro nos Jogos Sul-Americanos e garantiu a vaga no Sul-Americano.

Para disputar o Sula o trabalho foi intensificado, pois os Jogos Escolares aconteceram e na semana seguinte a competição internacional. “Fizemos alguns poucos ajustes, pois foi apenas uma semana entre um torneio e outro e somente dois dias entre uma viagem e outra, mas deu tudo certo”, disse o treinador Antônio Nilson.  

Timon anuncia a contratação do técnico Lancuna para Piauiense 2020

Timon anuncia a contratação do técnico Lancuna para Piauiense 2020

Lancuna retorna ao futebol piauiense após passagens pelo futebol goiano.

O Timon anunciou o novo comandante do elenco da Águia Soberana. Nivaldo Lancuna, de 65 anos, foi confirmado pela diretoria do clube como novo técnico para o Campeonato Piauiense 2020. Lancuna é bastante conhecido no futebol do estado por conta da campanha no Jacaré na temporada 2016, em que chegou até as oitavas de finais da Série D do Brasileiro. O técnico assume o time que pela 1 ª vez irá disputar a elite do Piauiense. 

Lancuna (FOTO: Elias Fontenele)

O carioca Nivaldo é conhecido do torcedor piauiense e já comandou quatro clubes do Estado: River-PI, Altos-PI, Picos-PI e Flamengo-PI. O treinador também acumula passagens pelos times do América-GO, Anapolina-GO, Araguaína-TO, CRAC-GO, Goianésia-GO, Goiânia-GO, Novo Horizonte-GO, Araxá-MG, dentre outros. No futebol piauienses, sua última passagem aconteceu no ano de 2017 quando assumiu o Flamengo em situação complicada dentro da tabela do Estadual. 

No mercado, Lancuna é conhecido pelos trabalhos no Altos e antes disso no futebol Goaino e pelos bons 'contatos' com relação a jogadores para formação de equipes. O treinador foi responsável para trazer nomes como o atacante Manoel e o meia Esquerdinha para o futebol piauienses, nomes que com passar dos anos se tornaram xodós da torcida altoense. 

A apresentação de Nivaldo está prevista para acontecer no dia 20 de dezembro, mesma data que o elenco da Águia se apresenta para o início da pré-temporada.

O Timon estreia no Campeonato Piauiense 2020 no dia 19 de janeiro, enfrentando Altos. A partida válida pela primeira rodada da competição será no estádio Felipão, na Cidade da Manga.

03 de dezembro de 2019

Altos descarta pré-temporada em Oeiras; ‘Vamos ficar perto do torcedor’

Altos descarta pré-temporada em Oeiras; ‘Vamos ficar perto do torcedor’

A diretoria voltou atrás quando a definição de fazer parte da pré-temporada fora. A reapresentação do elenco do Jacaré acontece no dia 17 de dezembro, na cidade de Altos.

A data de apresentação do elenco do Altos se aproxima, mas a essas alturas ainda são realizadas muitas definições. A diretoria Alviverde havia definido que uma parte da pré-temporada do time iria acontecer na cidade de Oeiras, mas o presidente Warton Lacerda afirmou que a possibilidade está descartada e a apresentação do elenco acontece no dia 17 de dezembro, no estádio Felipão, na cidade de Altos.

Warton Lacerda presidente do Altos (FOTO: Elias Fontenele)

“Acabou ficando um valor alto levar toda a equipe para cidade de Oeiras, então decidi voltar atrás na decisão e deixar mesmo o elenco na cidade de Altos para que exista uma aproximação desse novo grupo com a cidade até porque temos uma renovação muito grande para a temporada 2020”, explicou Warton Lacerda.


Além disso, o presidente confirmou que o meia Roger Gaúcho não estará no elenco 2020. O jogador que se apresentou a Portuguesa Santista tem contrato com o Altos, porem será liberado em comum acordo entre atleta, clube e a própria Portuguesa. “De inicio a gente fica chateado, pois o jogador tem contrato com o clube, mas decidi liberar porque estamos falando de uma atleta de 33 anos que recebeu uma proposta quatro vezes maior do que a do Altos”, emendou o mandatário.

O presidente ainda confirmou a saída também o zagueiro Júlia Pitbull por uma situação parecida com a de Roger, o defensor recebeu proposta do Marília-RJ. “A gente entende e não vamos insistir em jogador que não quer ficar no Altos. Com a Portuguesa eu posso fazer um acordo e trazer duas peças de lá e assim liberar o Roger. Fora isso eu estou conversando com um atacante que era interesse meu e do treinador (Fernando Tonet) e teve uma proposta mal sucedida no exterior e pode ser que retorne para o Altos”, conta Warton.

O Altos tem na temporada 2020 a disputa da Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e o Campeonato Piauiense. A apresentação do elenco acontece no dia 17 de janeiro, na cidade de Altos. 

02 de dezembro de 2019

Sem repasses, CT Sarah Menezes tem atividades paralisadas

Sem repasses, CT Sarah Menezes tem atividades paralisadas

De acordo com os pais dos alunos a falta de pagamento dos salários dos professores é o motivo do fechamento do CT localizado no Bairro Saci.

Uma obra que custou milhões aos cofres públicos e que ao longo dos próximos dias deve ficar completamente inutilizada. Essa é a situação do CT Sarah Menezes, localizado no Bairro Saci, que atualmente recebia alunos atletas do Saci e Região com aulas de judô e taekwondo. Os pais das crianças usaram as redes sociais para desabafar sobre o abandono do local e a falta de recursos para poder dar continuidade às atividades.

CT Sarah Menezes fecha por falta de recursos (FOTO: Reprodução)

“É com o triste pesar que informo que o CT Sarah Menezes vai fechar as portas e o motivo é a falta de pagamento do salário dos professores, pois o governo não os paga desde 2018”, afirmou um dos pais.

O convenio do CT Sarah Menezes é através da Seduc. A reportagem entrou em contato com a assessoria do órgão e eles informaram que uma nota será emitida nas próximas horas sobre o assunto.

O CT localizado no Bairro Saci já funcionava com muitas dificuldades financeiras há meses. Todos os professores sem receber salário, mas com aulas acontecendo nos três turnos: manhã, tarde e noite. Além do judô e taekwondo, recentemente o local era casa de mais duas lutas; o karatê e a luta olímpica. 

Na tarde dessa segunda-feira (2) acontece uma coletiva de imprensa com o Sensei Expedito Falcão, técnico da piauiense campeã Olímpica Londres-12 Sarah Menezes e sempre esteve diretamente ligado ao funcionamento do centro. A coletiva acontece às 17h com a presença também dos pais dos alunos.  

27 de novembro de 2019

Rodrigo Lima renuncia à Presidência da Sociedade Esporte de Picos

A SEP usou as redes socais para anunciar a renuncia de Rodrigo Lima do cargo. Rodrigo presidia a equipe desde abril de 2016.

Na manhã dessa quarta-feira (27) o torcedor do Picos foi pego de surpresa com um anunciou através das redes sociais sobre a renuncia do então presidente Rodrigo Lima do cargo. 

A equipe do Picos foi recentemente campeã da Série B do Piauiense e retornou a elite do futebol Piauiense para disputa do Estadual 2020. A estreia no Estadual será no dia 17 de janeiro diante o River.

Carta de renuncia de Rodrigo Lima (FOTO: Reprodução)

Na carta, Rodrigo conta seu histórico nos três anos à frente da equipe e pontua. “renuncio a presidência de forma pacifica, sem magoas e ressentimentos”, cita. No decorrer da carta, o ex-presidente da SEP agradece ao apoio dado pelo torcedor e principalmente empresários da região que de alguma forma contribuíram com os êxitos da equipe.

Em entrevista à rádio Cidade Modelo nesta quarta Rodrigo afirmou ter solicitado ao poder municipal cerca de R$ 500 mil para o planejamento da temporada do time em 2020, mas apenas R$ 300 mil teria sido garantido pelo o atual prefeito de Picos. A diretoria não conseguiu arrecadar o valor estimado e teria sofrido ataques de torcedores.

"Gostaria de agradecer a todos os torcedores e patrocinadores que contribuíram com a Sociedade Esportiva de Picos, além do poder público que honrou com o compromisso em meio a tantas as dificuldades financeiras. Fizemos um planejamento para a temporada 2020 de aproximadamente R$ 500 mil, levamos ao prefeito municipal, e lá recebemos dele a garantia que poderíamos contar com R$ 300 mil. Então fomos tentar buscar parceiros na iniciativa privada, mas não conseguimos e sofri diversas pressões da torcida ", disse.  

Rodrigo Lima assumiu a presidência da SEP em abril de 2016, após a saída de Junior Santos. Com sua saída o possível sucessor ao cargo fica em aberto. 

26 de novembro de 2019

Na seleção do Paulistão, Valéria fala em ano ‘incrível’ no São Paulo

Na seleção do Paulistão, Valéria fala em ano ‘incrível’ no São Paulo

A cerimonia aconteceu no Museu do Futebol, no estádio Pacaembu e a piauiense recebeu prêmio de melhor atacante da seleção Paulista.

A piauiense Valéria Cantuário escreveu na noite da última segunda-feira (26) mais um belo capitulo em sua história. Vestindo a camisa do São Paulo Futebol Clube, equipe vice-campeã Paulista do ano de 2019 e que em 2020 irá disputar a divisão principal do Campeonato Brasileiro Série A1, ela foi uma das homenageadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), em cerimônia realizada no Museu do Futebol, no estádio Pacaembu, e está na seleção da competição, entre as melhores atacantes do torneio paulista.  

Seleção Paulista Feminino (FOTO: FPF OFICIAL)

“Foi uma noite e um momento muito especial para mim, coroando esse ano que foi de crescente, vitorias e faltam palavras mesmo. Quero agradecer primeiramente a Deus e minha família, mas também a todos que de alguma forma sempre me apoiaram e acreditam no meu trabalho”, disse Valéria.

No clube desde fevereiro desse ano, a piauiense fez 19 jogos e marcou cinco vezes na competição, vice artilheira do time paulista. Valéria deve seguir no São Paulo nas próximas temporadas e buscar se destacar nas competições nacionais para estar na lista de convocadas da técnica Pia.

Valéria foi eleita uma das melhores atacantes da competição (FOTO: Reprodução)

O Paulista Feminino 2019 bateu recorde de audiência na FPF TV, alcançando mais de 4 milhões de pessoas nos 59 jogos transmitidos. A grande final, na Arena Corinthians, entre São Paulo e Corinthians registrou outro recorde marcante: o maior público em uma partida feminina entre clubes no Brasil, com mais de 28 mil pessoas.

Ao longo da temporada 2019, Valéria formou ataque ao lado de nada mais, nada menos do que a atacante Cristiane, referencia da Seleção Brasileira e fez parte desse projeto do São Paulo para conseguir se inserir na divisão principal do futebol feminino em 2020. Além de Cristiane, o ataque tem nomes como Ottília e Yaya, 17 anos e convocada pela técnica Pia Sundhage para seleção esse ano.

Confira os prêmios entregues na festa da Seleção do Paulista 2019:

Goleira
Luciana (Ferroviária

Lateral-direita
Katiuscia (Corinthians

Zagueiras
Pardal (Corinthians)
Érika (Corinthians

Lateral-esquerda
Juliete (Corinthians

Meias
Angelina (Santos) 
Gabi Zanotti (Corinthians) 
Ary Borges (São Paulo)

Atacantes
Gláucia (Santos) 
Valéria (São Paulo) 
Victória Albuquerque (Corinthians)

Técnico
Lucas Piccinato (São Paulo)

Artilheira
Victória Albuquerque (Corinthians)

Craque da Galera (votação popular)
Gabi Zanotti (Corinthians)

Craque do Campeonato 
Victória Albuquerque (Corinthians)

22 de novembro de 2019

Sarah Menezes cai em segunda luta no Grand Slam do Japão

Sarah Menezes cai em segunda luta no Grand Slam do Japão

A competição no Japão foi a primeira após quatro meses longe dos tatames por conta de uma cirurgia no ombro.

A piauiense Sarah Menezes voltou aos tatames, após quatro meses da cirurgia que fez no ombro. Na madrugada dessa sexta-feira (22) a judoca disputou o Grand Slam de Osaka, no Japão. A primeira luta dentro da categoria meio-leve (-52kg) foi contra Cristianne Legentill, das Ilhas Mauricio, vencida por um ippon, mas caiu na segunda luta ao perder para a francesa Amandine Buchard atua líder do ranking mundial e que duas lutas depois garantiu o ouro na competição internacional.


Sarah foi derrotada por Buchard por um wazari faltando 42 segundos para encerrar a luta. Apesar da eliminação precoce, a participação na competição rendeu 160 pontos a piauiense.

Sarah Menezes lutou no Japão nesta sexta-feira (22) (FOTO: Jailson Soares)

Essa foi à primeira competição de Sarah após a cirurgia no ombro. A piauiense decidiu retornar logo as competições por conta da pontuação no ranking internacional, pois a judoca busca estar nas Olímpiadas de Tóquio 2020, e por isso precisa ‘correr contra o tempo’ para somar pontuação suficiente para ser a representante do Brasil na categoria.

A seleção brasileira teve ainda a atleta Larissa Pimenta brigando pelo bronze na categoria, mas a judoca encerrou sua participação em quinto lugar.

O Grand Slam foi uma espécie de teste, pois no ano de 2020 Sarah vai realizar uma verdadeira maratona de competições e vai chegar a disputar três competições em menos de 30 dias; Grand Prix de Tel Aviv, em Israel; Open de Odilevas, em Portugal; e Grand Slam de Paris, na França. 

Lesão

No dia 5 de julho, Sarah sofreu a lesão mais grave de sua carreira ao disputar o Grand Prix de Montreal, no Canadá. Na ocasião, Sarah chegou a subir ao pódio e conquistou uma medalha de bronze. A campeã olímpica de 2012 sofreu ruptura total dos ligamentos do músculo peitoral esquerdo. Depois de passar por cirurgia, Sarah só deve voltar a treinar no fim deste ano. 

20 de novembro de 2019

River amplia anúncios no setor defensivo com Murilo Souza e Wagner Silva

River amplia anúncios no setor defensivo com Murilo Souza e Wagner Silva

Murilo Souza é volante e estava no Lagarto (SE). O zagueiro Wagner Silva vestiu a camisa da Aparecidense (GO) nos últimos dois anos.

O elenco Galo Carijó 2020 está praticamente fechado. Nesta quarta-feira (20) o time anunciou mais dois reforços: volante Murilo Souza, de 22 anos, ex-Lagarto (SE) e o zagueiro Wagner Silva, que estava no Aparecidense (GO). O River se apresenta as atividades no dia 9 de dezembro e tem no calendário a disputa da Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e o Piauiense.

Zagueiro Wagner (FOTO: Ascom River)

O volante Murilo Souza, de 23 anos, foi revelado pelo Internacional e com passagens pelo Cruzeiro e Grêmio, chega ao River após temporada pelo Lagarto, de Sergipe. O defensor Wagner Silva iniciou nos gramados no Internacional, de Porto Alegre e acumula passagens pelo Benfica, de Portugal, além de Portuguesa, CSA, Athletico, chega para o Galo na temporada 2020 após duas temporadas com a Aparecidense, de Goiás.

O River manteve muitos atletas da temporada 2019, apesar de ter avançado tanto dentro da Série D do Brasileiro, foram 10 nomes remanescentes. O time faz um investimento maior na formação do grupo para próximo ano com o objetivo de chegar até a segunda fase da Copa do Nordeste e o tão sonhado acesso de divisão até a Série C, como aconteceu em 2015.

Volante Murilo (FOTO: Ascom River)

O primeiro compromisso do ano será pelo Campeonato Piauiense, no dia 17 de janeiro, quando irá enfrentar o Picos. Depois disso, o Galo faz sua estreia na Copa do Nordeste contra o Náutico (PE), no dia 23 de janeiro, fora de casa, no estádio dos Aflitos, em Recife. 

19 de novembro de 2019

Altos anuncia atacante Xilú e volante Ray, ambos ex-Globo (RN)

Altos anuncia atacante Xilú e volante Ray, ambos ex-Globo (RN)

Xilú, de 22 anos e Ray, de 25 anos, ambos trabalharam com o técnico do Jacaré da temporada 2020 Fernando Tonet.

Aos poucos, o Altos da temporada 2020 ganha corpo. Essa semana a diretoria do clube anunciou a contratação do atacante Xilú, de 22 anos e do volante Ray, ambos com passagens pelo Globo (RN) e bem conhecidos do treinador do Jacaré, Fernando Tonet. O Jacaré se prepara para disputar Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e Campeonato Piauiense em 2020.

O atacante Xilú, de 22 anos, acumula passagens pelo Globo (RN) Itabaiana (SE) e recentemente estava no Força e Luz (RN) onde disputou o Campeonato Potiguar. O atleta vem para sua primeira passagem em time piauiense e é uma das peças mais jovens do elenco.

Xilú irá reforçar o Altos 2020 (FOTO: Ascom GLOBO RN)

O volante Ray, de 25 anos, esteve no Santa Cruz de Natal na temporada 2019, disputou Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. Em 2018 defendeu o Globo (RN), assim como Xilú, o volante também trabalhou com Tonet nos clubes do Rio Grande do Norte.

Com as chegadas, o setor ofensivo agora conta com Jânio Daniel, ex-Parnahyba, Rafael Carioca e Klenisson, um dos nomes remanescentes da temporada 2019. No meio campo, o time confirmou os nomes de Rivaldo, Roger Gaúcho, que chega para sua segunda passagem e Rafael Piauí, e entre os volantes tem Netinho, Alberto, Max Carrasco e Ray.

No setor defensivo, o Alviverde tem Marcelão, que passou pelo clube em 2018, Rafael Araújo e Junior Pitbull como nomes confirmados. O goleiro Rodrigo Ramos, conhecido pelos trabalhos nas equipes do Maranhão, principalmente com a camisa do Sampaio Corrêa.  

Warton Lacerda presidente do Altos (FOTO: Jailson Soares/ODIA) 

Em 2020, o Jacaré pretende fazer uma pré-temporada diferente e irá usar a cidade de Oeiras, CT do Carcará, como casa por pelo menos 20 dias. A decisão segundo o presidente do clube, Warton Lacerda, é para trazer maior tranquilidade ao longo do período de preparação, já que o elenco será praticamente todo renovado. O Altos deve se apresentar as atividades no dia 17 de dezembro. A apresentação do elenco será no estádio Felipão, na cidade de Altos.

NOMES CONFIRMADOS NO ALTOS 2020:

Goleiros: Rodrigo Ramos

Zagueiros: Marcelão, Júnior Pitbull, Rafael Araújo

Meio-campo: Roger Gaúcho, Rivaldo, Rafael Piauí, Netinho, Max Carrasco, Alberto e Ray

Atacantes: Klenisson, Rafael Carioca, Xilú e Jânio Daniel 

18 de novembro de 2019

Piauí será sede do Campeonato Brasileiro Sub18 de judô em 2020

Piauí será sede do Campeonato Brasileiro Sub18 de judô em 2020

Após anos o Piauí volta a ser sede de uma competição nacional. A data e local onde irá acontecer o Brasileiro ainda será definido.

Após anos o Piauí voltará a ser sede de competição nacional. Foi definido que o Campeonato Brasileiro Sub18 de Judô irá acontecer em solo piauiense no ano de 2020. A última grande competição nacional que aconteceu na capital Teresina foi Campeonato Brasileiro Regional I.

Brasileiro Sub18 de judô será no Piauí (FOTO: Jailson Soares)

“Todos nós (federação) estávamos pensando e buscando isso há alguns meses e agora foi concretizado. A data de quando irá acontecer ainda não está certa porque o próximo ano é olímpico e por isso a definição do calendário junto a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) depende de muita coisa”, explicou Queiroz Filho técnico AJQ.

A categoria é uma das que o estado vive um bom momento. No último mês aconteceu a seletiva nacional Sub18 e o estado conseguiu classificar três atletas para o meeting, uma espécie de fase final da seletiva que acontece no mês de fevereiro no próximo ano. Um feito inédito dentro da categoria até 18 anos.

Felipe Silva (FOTO: Jailson Soares)

Entre os destaques da categoria está o garoto Felipe Silva (-90kg) que foi campeão da seletiva sub18 em seu peso e disputou a seletiva sub21 e terminou em quinto lugar. As mulheres também tem representantes fortes, caso de Michelly da Silva e Kayla Macedo, ambas estarão no meeting final no próximo ano e brigam para estar na seleção brasileira de base.

“Voltamos ao cenário nacional em uma categoria que tem nos surpreendido com nomes fortes, competitivos. A intenção era essa e estamos com planejamento engajado para que o cenário do judô no Piauí siga crescendo”, acrescentou Queiroz Filho.

A definição de data e local onde irão acontecer o Brasileiro Sub18 na cidade de Teresina devem ser feitas apenas próximo ano, após o fechamento do calendário nacional junto a CBJ. 

14 de novembro de 2019

Reforçado, Resenha embarca para Taça Brasil de Fut7

Reforçado, Resenha embarca para Taça Brasil de Fut7

A equipe é formada por nomes conhecidos dos gramados do Piauí. Essa será a 1ª participação na competição nacional.

O Fut7 do Piauí vive a expectativa por participações históricas. A modalidade que cresce cada vez mais com o passar dos anos terá a partir da sexta-feira (15) inicio a Taça Brasil de Fut7, que acontece em Fortaleza, no Ceará. A competição reúne 24 equipes de diversos estados do Brasil e o Piauí leva dois representantes – Resenha FC e Espartanos FC.

Equipe do Resenha encerrou treinos (FOTO: Jailson Soares)

A equipe do Resenha é formada por muitos nomes conhecidos, principalmente dos gramados no Piauí. O comando tem o experiente Carlos Alberto e o auxiliar-técnico Clemilton Miranda. “Elenco muito forte e que está à muito tempo se preparando, vamos para lá respeitando todas as equipes, mas nosso objetivo é ser campeão. A máxima é estar bem atento aos detalhes, pois isso vai fazer a diferença”, disse o auxiliar.

Entre os nomes conhecidos estão o volante Netinho, do Altos, o zagueiro Índio, o atacante Fabiano, ex-River. O Resenha buscou reforços e dois cariocas podem ser o ‘algo a mais’ dentro da competição. Rafael Dabá, ex- Vasco e com passagem até pela seleção brasileira e que pela segunda vez veste a camisa do clube piauiense. “Vim ano passado para disputar a Copa do Nordeste e retornei exatamente pelo bom trabalho realizado aqui, receptividade. Vamos com o objetivo de conquistar o titulo e representar muito bem o estado que está indo pela primeira vez para Taça”, conta.

O outro nome é Rafa Neguinho, ex- América e que recentemente disputou o mundial de clubes e foi vice-campeão. O atleta chegou poucos dias antes da competição, mas acredita que a parte de entrosamento com o elenco não será um problema. “Esses dias de convivência estão sendo ótimas, a rapaziada aqui é boa e sabe o que quer. Agora é chegar lá e conseguir fazer bons jogos, adaptar rápido”, conta.

Rafa Neguinho reforça a equipe do Resenha (FOTO: Jaílson Soares)

O Resenha está no Grupo 3 ao lado do Reali (CE), Ache Aqui (RN) e Pau Ferro (RJ), que será o primeiro adversário da equipe na sexta-feira (15), às 14h10min, na Arena Cearense. O Espartanos tem como adversários: Serpro (CE), Palestra (CE) e Sociedade Esportiva Pinimbu (RN), o primeiro confronto é contra o time potiguar.  

A Taça Brasil de Fut7 tem inicio nesta sexta-feira (15), em Fortaleza. A competição terá 24 equipes e mais de 400 atletas disputando o título. 

11 de novembro de 2019

1ª vez: Júlia Nunes será o Piauí no Brasileiro Adulto de handebol

1ª vez: Júlia Nunes será o Piauí no Brasileiro Adulto de handebol

As atletas do Júlia Nunes/GHC fazem sua estreia na competição nacional nesta terça-feira (12) quando irão enfrentar o Sport Recife.

O handebol do Piauí há alguns anos saiu do degrau ‘saco de pancadas’ nas competições nacionais e se tornou uma das principais escolas do país, mas esse status na maioria das vezes é exclusivo do naipe masculino. Aos poucos, as mulheres que praticam a modalidade no estado tentam mudar isso e a partir dessa terça-feira (12) o grupo que embarcou para Cascavel, no Paraná, para disputar o Campeonato Brasileiro Adulto colocou seu nome na historia, pois é a primeira vez que um time feminino representa o Piauí na competição.

Equipe feminina disputa Brasileiro Adulto de handebol pela 1ª vez (FOTO: Elias Fontenele)

“Nós sabemos que estamos fazendo história e até por isso a dedicação para chegar até a competição foi enorme”, disse a pivô Rebeca.

As atletas do Júlia Nunes/GHC tem Danilo Moreira como técnico e é formato por um elenco com atletas veteranas, sem experiência em brasileiro, mas com disputa de Jogos Universitários e Brasileiros Junior no currículo. A estreia na competição nacional será nesta terça-feira (12), às 14h, contra o Sport Recife. Ainda na primeira fase o time piauiense faz mais três jogos.

O elenco do Júlia Nunes disputa Brasileiro (FOTO: Elias Fontenele)

Por questões financeiras a equipe que deveria ir com 19 atletas levou apenas 11 para competição, mas o objetivo é superar essas dificuldades e conseguir fazer uma boa campanha. “Nós conseguimos um valor da SEMEL e o resto das passagens tiramos do bolso. O grupo vai reduzido e a parte física é que pode definir nosso avanço na competição ou não, mas todas elas estão cientes de que terão que dar seu máximo”, afirmou o técnico Danilo Moreira.  

O caminho das piauienses na primeira fase passa por: Sport (PE), Português (PE), Vikings (RJ), Associação Cascavelence (PR) e Londrina (PR).

O Campeonato Brasileiro Adulto de handebol tem inicio nesta terça-feira (12) e a primeira fase se encerra na quinta-feira (16). Quem chegar até a final da competição joga até o próximo sábado (18). Ao total, dez equipes brigam pelo título do torneio que é um dos principais no naipe feminino no país. 

O que a Copa Nordeste evidenciou no futsal do Piauí?

O que a Copa Nordeste evidenciou no futsal do Piauí?

O estado teve três representantes e o JES chegou a final da competição, apesar da falta de estrutura do esporte que no Piauí ainda é amador.

Quais as consequências que um vice-campeonato em uma Copa Nordeste pode trazer ao futsal do Piauí ? A competição que aconteceu na última semana teve 12 equipes de cinco estados na briga por titulo e entre elas clubes com tradição dentro das quadras. A final foi entre JES, representante do Piauí, e Ceará. Na prorrogação, o Ceará se sagrou campeão pelo placar de 3 a 2.


JES foi vice-campeão da Copa Nordeste (FOTO: Jailson Soares)

O estado do Piauí teve três representantes no torneio: AABB, eliminada ainda na fase de grupos. O Campo Largo, que chegou até as quartas de final e o JES, vice-campeão do torneio.

Porém existia uma diferença monstruosa entre os piauienses e os outros times que disputam a competição e que passa diretamente por duas palavras: Estrutura e planejamento. Ao longo desses seis dias desgastantes de competição, eu digo isso, pois quem chegou até a final jogou seis dias consecutivos em um ginásio com teto de zinco nas temperaturas NADA amenas da capital Teresina.

JES busca título Estadual (FOTO: Jaílson Soares)

No Piauí, o futsal ainda é amador. Os jogadores não vivem do esporte e maioria esmagadora tem outros empregos e precisam cumprir diversas funções antes de entrar em quadra e representar o estado e essa é a realidade dos membros da comissão técnica das equipes também. Porém do outro lado, eles encontraram adversários que treinam três períodos por dia, atletas que se dedicam apenas ao esporte e o principal, um suporte em torno dado pelos clubes que tem quadra fixa para treinos e alguns até CT, pelo fato de fazerem parte uma equipe que tem a estrutura do futebol de campo como aliada.

A escassez de quadra não é um ‘privilégio’ dos clubes. Realizar uma competição estadual de futsal, fechar tabela aqui no estado gera uma dor de cabeça gigantesca, e nos últimos anos quase todos os jogos acontecem na cidade vizinha de Timon. Os poucos que acontecem na capital se dividem entre: Ginásio da UFPI, Iate Clube e Verdão. 

Dito isto, acredito que o desabafo do técnico do JES, Paulo Evaristo, após a derrota vendida de forma bem ‘cara’ diga-se de passagem, resume a realidade; “Eu acredito que se olharmos e começarmos a investir no futsal do Piauí os resultados serão impressionantes, esses garotos (do JES) deram muito mais do que poderiam dar aqui (na Copa Nordeste). O futsal do Piauí tem muitos bons jogadores só que eles não conseguem somente com o emprego de jogador de futsal se sustentar. No dia que eles puderem trabalhar só como jogadores nós vamos enfrentar de igual por igual como aconteceu hoje aqui também”, finalizou.  

Técnico Paulo Evaristo (FOTO: Jaílson Soares)

O JES é uma equipe que pode ser considerada nova no futsal piauiense. O time é campeão Piauiense 2018. Em 2017, participou da Copa Nordeste e chegou até a semifinal, esse ano se sagraram vice-campeões. “O jogo foi decidido no detalhe, não houve diferença, pois quando você perde por 3 a 0, 4 a 0 ou 6 a 1 não é detalhe é diferença e aqui não houve diferença”, acrescentou o treinador Paulo Evaristo.

A equipe volta suas atenções ao Campeonato Piauiense de futsal 2ª turno. O time busca o titulo da competição esse ano e está mais próxima do que os adversários, pois foi campeão do 1ª turno da competição. No 2ª turno o time acumula; duas vitórias, um empate e uma derrota. O último jogo da primeira fase será no dia 22 de novembro contra o Cajuína, na cidade de Timon. 

08 de novembro de 2019

Semifinais da Copa Nordeste acontecem hoje; JES segue vivo

Semifinais da Copa Nordeste acontecem hoje; JES segue vivo

O jogo entre Garapa-PE e Ceará será às 17h e depois tem início o jogo entre JES e Eusébio-CE. Os finalistas se enfrentam no sábado (9), ás 19h, no Verdão.

A Copa Nordeste de Futsal chegou a suas semifinais. Eusébio, Garapa, Ceará e o JES, único piauiense que segue vivo na competição brigam por duas vagas na final. O primeiro jogo será às 17h30 entre Garapa-PE x Ceará, logo em seguida acontece a partida entre JES x Eusébio-CE, ambos os jogos no ginásio Verdão, em Teresina.

JES está na semifinal da Copa Nordeste (FOTO: Jailson Soares)

A competição teve inicio na segunda-feira (4) e tinha 12 equipes em quadra diariamente. Para chegar até as semifinais o Garapa venceu o Pires Ferreira-CE por 4 a 2. O Ceará passou pelo Sampaio-MA por 3 a 2.

O Eusébio eliminou o Campo Largo do Piauí por 4 a 3, em jogo emocionante e a equipe do JES fez o único jogo do dia que foi para prorrogação e decisão de pênaltis. No tempo normal empate em 2 a 2. Prorrogação sem gols e nos pênaltis Alexandre Timon, Dannylinho e Carapiá marcaram e colocaram o time na próxima fase.

Com pouquíssimo tempo de recuperação, o técnico Paulo Evaristo frisa as dificuldades de enfrentar um adversário forte, qualificado e que chega mais inteiro, pois apenas tempo normal. Além disso, o desgaste depois de quatro dias seguidos de jogos.

“O Piauí não está acostumado com isso, pois tem que está sempre inteiro, temos uma semifinal com um time super gabaritado vice-campeão cearense, forte e que está inteiro e nos pegamos uma prorrogação e é semifinal ainda. No dia que tiver alguém para olhar para o esporte do Piauí tem muito talento aqui dentro. Classificação todo mundo quer, mas eles estão dando mais do que podem dar”, afirmou o técnico Paulo Evaristo.

O jogo entre Garapa-PE e Ceará será às 17h e depois tem início o jogo entre JES e Eusébio-CE. Os finalistas se enfrentam no sábado (9), ás 19h, no Verdão. 

River conhece seu caminho na Copa do Nordeste 2020; “Traçar estratégias”

River conhece seu caminho na Copa do Nordeste 2020; “Traçar estratégias”

O Galo fará sua estreia na competição Nordestina dia 23 de janeiro dentro de casa. Recebe o Náutico (PE) a 1ª fase terá oito jogos.

O River conheceu seu caminho dentro da Copa do Nordeste. O Galo Carijó é único representante do estado na competição, que tem inicio no dia 23 de janeiro, e o primeiro jogo será em casa, o time recebe o Náutico, de Pernambuco. Dentro do novo formato utilizado desde esse ano as equipes fazem oito jogos na primeira fase. Quatro jogos em casa e quatro fora de casa. A primeira fase começa dia 23 de janeiro e encerra dia 21 de março, os quatro primeiros de cada grupo avançam.

Caminho do River na Copa do Nordeste (FOTO: Divulgação)

“Falando de Copa do Nordeste eu penso que nosso grupo é um grupo que irá pontuar bastante. Precisamos saber administrar bem nossos confrontos até porque nos não vamos ter o confronto direto com nosso grupo que vai está pontuando nos teremos confronto direto com o outro grupo e se você for olhar nosso adversário nos temos o América que está na mesma Série (D do Brasileiro) e temos o Santa Cruz e o Imperatriz na Série C e se for olhar as outras equipes são times de historia no cenário nacional”, disse Márcio Goiano técnico do River.

A estreia será em casa dia 23 de janeiro contra o Náutico (PE). Os outros jogos em casa serão contra: América (RN), Ceará e Santa Cruz (PE). Fora de casa o River irá enfrentar: CSA (AL), Confiança (SE), Imperatriz (MA) E Vitória (BA).

O River será o único representante do estado na competição (FOTO: Victor Costa/River AC)

Como de praxe o calendário das equipes do estado tem muitos jogos nos primeiros meses e calendário mais esvaziado no final da temporada. O técnico do Galo desde já fala sobre a necessidade de traçar uma estratégia para não desgastar o grupo. “Temos que fazer um bom planejamento pensando nessa logística, pois esse começo de temporada será de muitos jogos e precisamos dar um jeito de conseguir recuperar os atletas”, explicou.

A Copa do Nordeste 2020 terá 16 equipes brigando por título. A competição se divide em dois grupos com oito equipes e um grupo enfrenta o outro. O River é o único time do estado que conseguiu chegar até as quartas de finais da competição, mas quando ela era disputada em outro formato. 

07 de novembro de 2019

Com dois piauienses, quartas de finais da Copa Nordeste acontecem hoje

Com dois piauienses, quartas de finais da Copa Nordeste acontecem hoje

O JES e o Campo Largo seguem firmes na briga pelo titulo da Copa Nordeste de futsal. Os jogos acontecem no ginásio Verdão e tem entrada gratuita.

A Copa Nordeste de futsal segue a toda vapor e se afunilando cada vez mais. Após três dias de torneio restam apenas oito times e duas equipes piauienses seguem na briga por título; JES e Campo Largo. O outro representante do estado era AABB, que acabou sendo eliminada na fase de grupos. Hoje (7) acontecem quatro jogos o primeiro com inicio as 15h e o último ás 19h30.

JES enfrenta o Tamandaré (PE) (FOTO: Jailson Soares)

O primeiro confronto das quartas será entre Pires Ferreira (CE) e Garapa (PE), ás 15h. Logo em seguida acontece o jogo entre Campo Largo e Eusébio (CE), a partida se repete, pois na fase de grupos os dois times mediram forças em um belo confronto em que os piauienses saíram de quadra com uma vitória de virada por 6 a 4.

Depois será a vez da partida entre Ceará e Sampaio (MA), que acontece às 18h. O outro piauiense a entrar em quadra é o JES enfrenta o Tamandaré (PE), que na noite de ontem (6) goleou a AABB por 6 a 2 e acabou eliminando o outro representante do Piauí. Entre as oito equipes que seguem na competição, três são cearenses, demonstrando uma força do estado vizinho.

Todos os jogos da competição nordestina acontece no ginásio Verdão e tem entrada gratuita.

Retrospecto

O JES fez na noite de quarta-feira (6) um jogo equilibrado e muito tático diante o forte Ceará e ficou no empate por 2 a 2. Assim como nos outros dois jogos da competição a equipe comandada pelo técnico Paulo Evaristo, o Paulão, saiu atrás no placar e conseguiu reagir igualando o marcador. Antes disso, na rodada de estreia venceu o Sampaio por 5 a 2. Na terça (5) ficou no empate diante o Lagarto (SE) por 3 a 3.

Piauí tem duas equipes na briga pela competição (FOTO: Jailson Soares)

O Campo Largo enfrenta nessas quartas um time conhecido, pois se cruzaram na primeira fase. O Eusébio, que tem título de um dos favoritos do torneio, mas quem se deu melhor no primeiro encontro foram os piauienses que conseguiram de virada vencer o jogo por 6 a 4. Antes disso, na estreia ficou no empate 2 a 2 contra o Itabaiana (SE) e venceram o Eusébio e perderam para o Garapa (SE) por 2 a 1.

COPA NORDESTE QUARTAS DE FINAIS:

ÀS 15: PIRES FERREIRA –CE X GARAPA-PE

ÀS 16H30: CAMPO LARGO-PI X EUSÉBIO-CE

ÀS 18H: CEARÁ X SAMPAIO-MA

ÀS 19H30: TAMANDARÉ-PE X JES-PI

06 de novembro de 2019

Altos deve fazer pré-temporada em Oeiras: “Concentrar e corrigir falhas”

Altos deve fazer pré-temporada em Oeiras: “Concentrar e corrigir falhas”

O presidente do Jacaré, Warton Lacerda, afirmou estar bem próximo de fechar parceria com o Oeirense para usar o CT do Carcará por pelo menos 20 dias.

Aos poucos, a diretoria do Altos vai liberando as definições do planejamento para temporada 2020. Uma das novidades é que o time do Jacaré está muito próximo de fechar uma parceria com o Oeirense e usar o CT do clube para realizar pré-temporada. De acordo com o presidente Warton Lacerda depende apenas da resposta de um patrocinador. O Altos disputa no próximo ano a Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e o Campeonato Piauiense, que tem inicio no dia 19 de janeiro.

“Todos os anos eu pensei em fazer isso, mas me faltava dinheiro (risos) agora com essa oportunidade dada pelo Oeirense fica mais fácil. Estar lá concentrado, corrigir falhas ou alguns erros de contratação que ninguém percebe”, acrescentou o presidente do Jacaré.

Inclusive o presidente do clube afirmou que chegou a visitar o CT do Carcará e se agradou do que viu. “Eu preciso conseguir patrocínios locais para conseguir, lavanderia, academia, o campo é bom, tem dormitórios que estão praticamente em cima do campo é coisa de 70 metros então me agradei muito do que vi e estou muito perto de fechar essa parceria”, explicou Warton Lacerda.

Warton Lacerda presidente do Altos (FOTO:Jailson Soares)

A equipe do Altos vem com uma renovação de quase 100% para temporada 2020. Entre os nomes remanescentes apenas o volante Netinho, o meia Rafael Piauí e o atacante Klenisson. Entre os reforços nomes conhecidos como o goleiro Rodrigo Ramos, com passagens por muitos clubes do Maranhão, o meia Roger Gaúcho, conhecido pelo período que vestiu a camisa do Santos e Inter, chega para sua segunda passagem no Altos. O zagueiro Marcelo Amaral, que também já vestiu a camisa do clube e o volante Alberto, piauiense, mas que nunca defendeu equipes do estado.

“Na verdade nos já estamos montando um bom time. Eu me arrisco a dizer que nos estamos fazendo bons negócios e estou até surpreso com o que estamos conseguindo fazer com o valor bem abaixo do que contratamos em anos anteriores, eu acredito que o segredo vai estar na preparação e eu já mudei de ideia e acredito que vou sair 20 dias dos treinos Altos e Teresina para fazer uma preparação fora, estou tentando Oeiras”, disse Warton.

A previsão de apresentação do Altos é no dia 17 de dezembro, no estádio Felipão, na cidade de Altos.