• Enem
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner
Com Estilo

Entrevista: Vanessa Damasceno se prepara para temporada internacional em NY

Na entrevista ao Blog Com estilo top piauiense fala sobre os bastidores da moda e revela planos para uma nova temporada internacional, desta vez com foco em Nova York

16/08/2013 15:26h - Atualizado em 17/08/2013 09:54h

Aos 21 anos e com 1,73cm de altura, 90cm de quadril e 63cm de cintura, Vanessa Damasceno chama atenção por onde passa. Não somente pelo par de olhos verdes, cada vez mais conhecido, e pelas medidas invejáveis para a profissão de modelo, mas também pela a postura e pela carreira promissora que vem construindo. Com DNA piauiense, a top já é conhecida em todo o país e desponta no segmento da moda como uma das principais apostas para o mercado exterior.

De férias, a modelo piauiense tirou quinze dias da agenda corrida para voltar ao estado. Aproveitando o aniversário do Pai, Vanessa aproveitou a temporada para rever amigos, matar a saudade da família e de Teresina. O Blog Com Estilo aproveitou sua passagem pelo Piauí para bater um papo (e fazer uns cliques) com a top. Em entrevista ela releva detalhes dos bastidores do mundo da moda, fala sobre os trabalhos para grandes revistas e ainda revela planos profissionais marcados já para este ano.

Vanessa Damasceno iniciou sua carreira de maneira bem tímida e aos poucos foi conquistando espaço e ganhando cada vez mais destaque na mídia nacional. Começou a modelar em 2005, em Teresina, e no ano seguinte já havia passado na etapa do Elite Model. Desde 2009 mora em São Paulo, trabalhando desde então em desfiles, editorias e campanhas publicitárias.

Durante todo esse tempo a piauiense já estreou nas passarelas das principais semanas de moda do País, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Passou por temporadas de trabalho em Milão e Tóquio e coleciona no currículo editorias nas mais importantes revistas de moda do Brasil. Ainda sim a carreira e a agenda de Vanessa não deve parar, na entrevista abaixo ela conta dos planos para uma nova temporada internacional, desta vez com foco em Nova York.

Blog Com Estilo: Você já estava sem vir ao Piauí há algum tempo. Conta detalhes de mais essa temporada pelo estado. Veio matar a saudade da família?

Vanessa Damasceno: Eu vim pra passar quinze dias, porque era aniversário do meu pai e o meu aniversário também. Eu sempre venho, procuro vir de três em três meses, ou de cinco em cinco meses. O máximo de tempo que fiquei sem vir para o Piauí foi sete meses, que foi na época do Fashion Rio, porque começou a ficar muito corrido pra mim. Sempre venho pra Teresina por conta da minha família, visito pais, avós, tios, primos.

Blog Com Estilo: Mas a viagem não ficou só pelo Piauí. Pelo seu perfil no Instagram você publicou imagens também em Jericoacoara. As férias com a família se estendeu até lá também?

Vanessa Damasceno: Isso, a gente foi para lá para comemorar o meu aniversário, acabamos ficando por quatro dias para conhecer também a cidade. Tenho uma tia que foi lá recentemente. Então fomos conhecer porque minha mãe gosta muito de lugares assim com praia.

Blog Com Estilo: Já está pensando e se preparando para a próxima temporada de desfiles no Rio de Janeiro, que acontece agora no segundo semestre?

Vanessa Damasceno: Talvez eu não participe porque talvez esteja em Nova York. Se eu estiver lá eu não vou participar. Mas se vale a pena, por exemplo, tiver muito desfile pra fazer, eu volto só para participar da temporada, retornando depois pra Nova York.

Blog Com Estilo: E como vai ser essa viagem à Nova York. O que vai fazer por lá?

Vanessa Damasceno: Eu vou pra fazer temporada. Geralmente a gente faz temporadas de trabalho de dois, quatro e até seis meses. Geralmente quando você vai pra Nova York (a trabalho) você passa a ir sempre. Vai e passa a morar praticamente lá. Passa seis meses, ai volta pro Brasil para mais trabalho e retorna pra lá. Essa vai ser a primeira vez que eu vou.

Blog Com Estilo: Quem vai decidir sobre a temporada e a participação na semana de moda é você?

Vanessa Damasceno: Não, isso quem decide é minha agência. No caso do Fashion Rio não é que eu tenha a opção de escolher, é uma decisão baseada em se vai valer a pena para mim ou não. Se eu tiver em Nova York e eu estiver trabalhando super bem, talvez não seja interessante voltar só para a fashion week, por que lá vai acontecer muita coisa também. Então ou eu fico lá, ou eu fico cá (risos).

Blog Com Estilo: Como costuma ser esses períodos de trabalho intenso?

Vanessa Damasceno: Época de fashion week é bem corrido, porque geralmente você tem muitos desfiles. O primeiro Fashion Rio que eu participei foi no ano passado e eu tinha cinco desfiles no primeiro dia, e era tudo muito novo pra mim. Então você fica num expectativa, com uma ansiedade. Hoje em dia eu já me acostumei, claro, porque Fashion Rio é um evento grandioso, tem muitos produtores famosos, tem muita gente de Paris e Nova York, que vem pra assistir os desfiles.

Blog Com Estilo: Como funciona a seleção para participar do Fashion Rio?

Vanessa Damasceno: A gente faz um teste, que chamamos de bancada do Fashion Rio, e lá tem todos os produtores. Eles já te escolhem a partir deste teste. É um teste só. Tem produtor que faz dez marcas, tem produtor que faz cinco marcas, então se ele gostar de ti, ele chama você, por exemplo, pra cinco marcas das dez que ele produz.

Blog Com Estilo: Durante esses anos de carreira, qual desfile te marcou mais?

Vanessa Damasceno: Todos os cinco que eu fiz no primeiro dia do meu primeiro Fashion Rio. Todos esses me marcaram, e o do Herchcovitch e da Cantão me marcaram bastante porque eu lembro que o cabelo para o desfile do Herchcovitch tinha que ser bem cacheado enquanto o da Cantão foi chapado. Então nesse dia eu mudei bastante meu cabelo.

Blog Com Estilo: Se fosse pra selecionar um trabalho que você nunca vai se esquecer, qual seria?

Vanessa Damasceno: Uma campanha que eu fiz e gostei bastante foi a da Yne. É a segunda vez que faço, e eu acho linda, porque é uma marca paulistana nova que tem roupas lindas e simples, sem muitos detalhes. A campanha com eles sempre tem um diferencial. A primeira, no ano passado, a campanha era tipo uma dançarina acordando, saindo de um apartamento, com toda uma história. Agora, a desse ano eu fiz uma que eles usavam bastante cor.

Blog Com Estilo: Você já estampou alguns editoriais de moda de grandes revistas de circulação nacional. Como acontecem essas participações? Qual a sensação de se ver em renomadas publicações do segmento de moda?

Vanessa Damasceno: É legal. Quando eu comecei em São Paulo fazia editorial pra revistas pequenas, tipo a Capricho. Mas depois que você faz fashion week, os produtores de lá que também fazem trabalho para grandes revistas como Elle, Marie Claire, Vogue, Bazar, L’officiel te chamam. Então depois que eu fiz Fashion Rio muitas portas se abriram pra mim para modelo comercial de campanha. A primeira grande revista que eu fiz foi a Marie Claire, que foi um editorial onde usava uma peruca curtinha preta que eu adorei. As fotos ficaram lindas e você fica muito feliz de ver seu trabalho ali.

Blog Com Estilo: Quais ainda são seus focos profissionais? Onde você ainda pretende chegar?

Vanessa Damasceno: O foco é Milão, Paris e Nova York. Milão eu já fui e não gostei porque eu era muito nova, tinha 16 anos, eu tinha apenas três meses modelando, então foi uma experiência totalmente nova. Acabei que não peguei tanto trabalho como eu gostaria de ter pegado. Paris talvez eu vá, um dia. Mas Nova York agora é meu foco, ir e ficar sempre indo. Eu gosto muito de Tokyo adorei ir, e lá é um lugar que nunca falta trabalho, então é um lugar que ainda quero voltar sempre.



Fotos: Yuri Ribeiro
Look: Mundoposto

Por: Yuri Ribeiro

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas