Com Estilo

A barba como ícone de estilo: confira dicas valiosas para cuidar dos fios

O Com Estilo também entrou na onda do #barbaday para comentar sobre como a barba assume um papel de reflexo de estilo

29/07/2013 15:22h - Atualizado em 29/07/2013 15:42h

Compartilhar no

“Abaixo a ditadura do gilette”. “Faça amor, não faça a barba!”. Se você entrou na internet no fim de semana sem dúvida deve ter se deparado com a imagem de algum barbudo. Foi para celebrar aos que aderem à barba que o movimento #barbaday movimentou as redes sociais neste domingo (29) pela terceira vez. Com o uso cada vez mais presente entre o público masculino, a barba tem feito sucesso, agradando a homens e mulheres, e se firmando como um reflexo de estilo e como um referencial na composição da imagem pessoal.


Fotos do tumblr do #barbaday

A mobilização entrou em sua 3ª edição com o objetivo de reunir os barbudos mais legais das redes sociais em várias plataformas – Twitter, Tumblr, Instagram e Facebook – para valorizar o uso da barba. A próxima data para uma nova mobilização já foi escolhida. Dia 27 de julho de 2014, os adeptos da barba voltam a se unir a favor de fios bem tratados e cuidados.

Nós do Com Estilo também entramos na onda do #barbaday, mas calma, não foi aderindo ao uso da barba. Resolvemos aproveitar o assunto para abrir um espaço aqui para comentar sobre como a barba assume um papel de reflexo de estilo e os cuidados que os homens precisam ter para mantê-la sempre bem tratada.


Fotos do tumblr do #barbaday

A barba em outros tempos assumia um papel de proteção a pele do rosto, depois passou a ser sinônimo de virilidade, e hoje pode até mesmo completar uma boa produção, harmonizando o look e contribuindo para a composição de uma imagem pessoal. Com crescentes adeptos, incluindo grandes personalidades, apresentadores, atores e estrelas do cinema, a barba se firmou de vez como um elemento de estilo.

Da mesma maneira que o bigode e as costeletas ganharam adeptos em todo o mundo nas décadas de 70 e 80, a barba tem ganhado legiões de adeptos. De acordo com informações do The Guardian, uma pesquisa de uma loja de departamentos do Reino Unido revelou que as vendas de aparadores de barba cresceram 57% nos últimos anos, dado que reafirma a barba como uma tendência.

Cuidados especiais

Alguns especialistas recomendam alguns cuidados diários para o adeptos da barba. A atenção deve estender-se até a pele. Os usuários do visual devem garantir esfoliações pelo menos três vezes na semana usando produtos específicos para o tipo de pele. Isso irá ajudar a controlar a oleosidade e reduzir impurezas que podem gerar pelos encravados e obstrução de poros.

Quem possui acne ou tem a pele mais sensível deve evitar o uso de barbeadores descartáveis. A lâmina agride a pele. O ideal é ir usando produtos pré e pós-barba, percebendo qual o que mais se adequa. Para ambos os casos, hidratantes são boas opções para usar depois e se barbear.

Dicas valiosas

1 – Ao se barbear passe o aparelho sempre no sentido em que o pelo nasce

2 – Lembre-se sempre de descartar a lâmina após usar umas quatro vezes. Elas podem cortar e agredir o rosto

4 – Para fechar os poros lave o rosto com água fria, isso dará brilho e maciez à sua pele

3 – No caso da pele com acne, evite passar a lâmina nas espinhas inflamadas para evitar cortes e cicatrizes

6 – Da mesma forma que os cabelos, a barba também precisa ser higienizada sempre. Para deixar os pelos macios especialistas recomendam passar condicionador após o banho e deixar por cinco minutos antes de lavar.

5 – Em caso de cortes, lave com água abundante e sabonete. Em seguida pressionecom algodão ou gaze até para de sangrar

Gostaram das dicas?

Compartilhar no
Por: Yuri Ribeiro

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas