Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Se a leitura para alguns é fuga, para mim não se aparta do que é vida"

Histórias do Coletivo Leituras sobre o envolvimento com os livros

30/10/2015 14:49

Esta semana celebramos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Para celebrar a data, nós, do Coletivo Leituras, abrimos o coração e falamos sobre o nosso envolvimento pessoal com os livros e a leitura – uma atividade contemplativa que é lazer, constrói estórias, faz parte de histórias pessoais e coletivas, expande o conhecimento e o vocabulário, faz-nos fugir do óbvio porque é uma atividade intelectual e que estimula nosso senso crítico, aguça nossos sentidos e ajuda a termos para com as pessoas e as experiências diárias um olhar mais sensível e enternecido.

Ananda Sampaio: A cada ano ou ciclo da minha vida encontro novos bons motivos para ler. Porque um bom livro é fonte de aprendizados que se renovam. Dizem que a partir do momento em que o autor lança a obra, ela deixa de pertencer a ele. A ela vão se incrustando novas perspectivas, interpretações que, por fim, entrelaçam-se com a vivência do leitor. Ler é um exercício de alteridade e ao mesmo tempo de autoconhecimento. É um reflexo no qual nos reconhecemos e nos reinventamos.

Existem livros que me escolheram, aos quais serei grata eternamente porque me deram mais uma fonte de vida, de amor e de fé. Os livros trazem a poesia que o cotidiano usurpa sorrateiramente. Embora seja um hábito muito solitário, é por meio da leitura que me sinto mais conectada ao mundo, aos outros e a mim mesma.




Luciana Lis: Viver em meios aos livros é saber que sempre teremos a oportunidade, ao abrir uma nova obra, de sentir prazer e felicidade; às vezes, tensão, medo e angústia; desdobrar-se; crescer; ir ao outro lado do mundo e além; e, nessa miscelânea de sentimentos e de experiências, ter a certeza de que ao terminar um livro já não seremos mais os mesmos, pois cada leitura é uma experiência indelével– construímos nossa identidade, fantasiamos, ampliamos a compreensão da realidade em que vivemos, já que existe um conhecimento do mundo e dos homens proporcionado pela experiência literária que humaniza em sentindo profundo, não porque ensina ou moraliza, mas porque nos faz viver! Livros são transformadores!



Laís Romero: Quando eu tinha 11 anos, achava que o aspecto mais interessante que uma pessoa poderia exibir era o livro que ela carregava, quando o fazia. Cresci acreditando na beleza do objeto livro e vivendo entre histórias. Se a leitura para alguns é fuga, para mim não se aparta do que é vida.


  Eulália Teixeira (que ainda nos oferta uma linda poesia): Desde criança, sempre fui curiosa. Gosto de saber histórias e gosto quando elas me levam ao desconhecido e a outras muitas histórias. O livro me permite isso, entrar em mundos ainda a serem desvendados. E o engraçado é que um dos primeiros livros que ganhei, foi um presente de aniversário, chamado “Longe é um lugar que não existe”, de Richard Bach. Um livro que resume bem o que penso sobre viver: não existem distâncias nem barreiras para nada. Ganhei esse livro e, depois disso, sempre as pessoas me presenteavam com mais livros.  Daí, passei a ler muito e querer ler mais.

  Comecei com poesia, Da Costa e Silva, acho que algum perdido pela casa dos meus avós e na minha mesmo, e então passei a ler Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Mas tudo muito solto, pegava e lia.  





  Em 1987, antes dos meus 13 anos de idade, li “Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva. Este livro me marcou como pessoa e como leitora. Então conheci Hemingway, Clarice Lispector e me agarrava à poesia. Descobri o concretismo dos irmãos Campos, Décio Pignatari, chegando a Arnaldo Antunes. Voltava para os clássicos, Stendhal, Machado de Assis, Dostoyeviski, e muito Hemingway e Drummond. Vivia entre as biografias, os clássicos, os romances e as poesias. Gostava de ler para entender a diversidade do mundo.

  Ler, para mim, é conhecer, é descobrir, é encontrar, é se conectar com mundos, pessoas, histórias.

“Muita gente me pergunta por que eu gosto tanto de ler

ou o que me levou a gostar de ler.

Não sei, de verdade.

Acho que foi a curiosidade.

Sempre gostei de indagar, questionar

de entender os acontecimentos

Mas, muitas vezes, para os adultos, tantas interrogações

geram aborrecimentos.

Daí, melhor buscar suas respostas

nas prateleiras sobrepostas

carregadas de conhecimento.

É na estante, em cada abrir e fechar de livro

em cada virar, folhear, acariciar de página

que eu navego entre mundos,

muitas vezes escondidos

nos textos mais profundos

que você nem imagina

e que te leva direto para viver experiências na surdina.

Me deixe com o livro, à vontade

que a gente se entende

Entre nós tem muita reciprocidade

Ao entrar no mundo dos narradores

sinto cheiros, vejo cores e me envolvo com amores.”

__

Já curtiu nossas redes sociais?

Estamos por toda parte, nos acompanhe!

Facebook: Coletivo Leituras

Twitter: @coletivoleitura

Instagram: @coletivoleituras

YouTube: Coletivo Leituras

 

Mais sobre: