Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resenha: A casa dos amores impossíveis, de Cristina López Barrio

Romance relata a saga da família Laguna

01/02/2016 21:12


A saga da família Laguna tem sobretudo imagens maravilhosas. Clara Laguna é uma moça com olhos tigrinos que encanta os homens do povoado, que, no entanto, não se aproximam por conta da maldição de morte e desamores que ronda a família. Os rancores e a austeridade de Clara após sua grande desilusão lembram muito Bernarda Alba, o que é mais um motivo para amar este livro. Sua mãe, a “bruxa” Laguna, também maldita, é conhecida por fazer divinação em vísceras e costurar hímens mediante pagamento.

Com a chegada de um rico fazendeiro ao povoado, Clara se apaixona e pensa que a maldição será quebrada, para depois descobrir que esta transcendeu os limites do povoado. Magoada, muda-se para o Casarão Vermelho, presente do amante fazendeiro, e lá monta um bordel como vingança. Consumida pela amargura, dá à luz Manuela, uma criança feia, que cresce em meio à cozinha do bordel e tem o sonho de conhecer o mar.

Da viagem para o mar Manuela retorna grávida. Nasce Olvido, uma moça de beleza sem-par. Olvido Laguna também tem um amor de juventude contrariado, e dele advém outra criança de destino ainda mais trágico, que não por coincidência chama-se Margarita: crescem margaridas em profusão pelos caminhos do Casarão Vermelho quando há alguma Laguna enamoradas, a superstição diz margaridas que são flores nascidas de onde nada mais há de ser fecundo, um péssimo agouro para amores. A esperança da quebra da conjura contra o nome das Laguna vem com o nascimento de Santiago, filho de Margarita e o primeiro homem Laguna em sete gerações malditas, que é educado por Olvido e tem como grande confidente o Padre Rafael. Só que não parece tão simples a desdita de algo que permeia a família por séculos... 


Por: Lara Matos

Mais sobre: