Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Que Deus ME abençoe! Por que não?

A história de Jabez poderia ter sido bem menos ilustre se ele não tivesse usado a poderosa arma da oração

05/08/2013 11:22

Os primeiros capítulos do Primeiro Livro das Crônicas são um desafio para qualquer leitor, porque estão repletos de genealogias, descrevendo desde a descendência de Adão (capítulo 1) até a de Benjamin (capítulo 8). Mas, os perseverantes encontram nestes textos muitas lições preciosas e podem ter surpresas no meio do caminho. Uma destas surpresas está em I Cr. 4:9 e 10, onde encontramos a oração de Jabez, muito conhecida e elogiada. Mesmo que você já a conheça, vale a pena meditar nela novamente neste início de semana.

Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh, tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que tinha pedido. 1 Crônicas 4:9-10

Quanta riqueza podemos extrair desta pequena oração que ganhou espaço no meio das genealogias! Não sabemos muito sobre Jabez, já que ele é citado apenas nestes dois versículos em toda a Bíblia, mas concluímos que ele se destacou entre os irmãos, apesar de ter recebido um nome que não lhe dava muitas esperanças. Sabemos que o povo de Israel colocava o nome nos filhos com base no momento em que viviam, e a mãe de Jabez sentiu muitas dores quando ele nasceu e decidiu dar-lhe um nome que poderia traçar uma história de vida não muito fácil.

Jabez, porém, não se contentou com o que os outros diziam a respeito dele ou com o que o seu próprio nome dizia, ele certamente ouviu falar sobre o Deus de Israel, o Deus que muda histórias, e decidiu usar uma arma poderosíssima: a oração. Jabez fez a oração mais importante de sua vida, pedindo a Deus que o abençoasse.

O mesmo Deus que mudou a vida de Jacó (o enganador) e a vida de Saulo (o perseguidor), decidiu também mudar a trajetória de Jabez (aquele que causa sofrimento). O final do versículo 9 contém as palavras mais lindas �€“ E Deus lhe concedeu o que tinha pedido.

Como é bom saber que o Senhor ouve a oração dos pequeninos e é misericordioso para atender nossos pedidos. Este Deus pode também transformar a minha e a sua vida. Qual é a sua maior dificuldade? Quais são as fronteiras que estão impedindo o seu crescimento? Medo? Timidez? História de fracassos na família? Desânimo? Frustrações? Traumas? Não importa o que todos têm dito ou o que você mesmo tem falado a seu respeito, a simples e sincera oração de Jabez pode ser repetida por nós hoje: Senhor, peço que me abençoes e alargues as minhas fronteiras, que a tua mão seja comigo e me livre do mal! Que Ele, pelo seu infinito amor e misericórdia, nos conceda o que temos pedido.

Quer saber mais sobre a oração de Jabez? Leia o livro de Bruce Wilkinson, A Oração de Jabez. �‰ bem curtinho e emocionante!

Boa semana a todos! E que Deus nos abençoe!

Mais sobre: