• COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 2019 - 2020
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia
Boas e novas

O "se" nosso de cada dia

Ser abençoado em tudo é um efeito certo na vida de quem escolhe dar ouvidos à voz de Deus

07/08/2013 09:48h

Para tudo nessa vida há uma condição. Só se ganha dinheiro no final ou início de cada mês se houver trabalho (ao menos esta é a regra para a maioria); só se tem amizades quando se conquista; só se colhe quando algo foi plantado. É uma lei tão comum do dia a dia que nem nos atentamos tanto para ela. É o SE nosso de cada dia!

A Bíblia também tem vários SEs, que expõem para os leitores opções, escolhas, condições e, claro, consequências, resultados. O capítulo 28 de Deuteronômio nos mostra alguns deles:

“Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”

Até o versículo 14, Deus enumera a colheita desse plantio (obedecer à voz do Senhor):

1.Serás abençoado na cidade e no campo;

2.Serás abençoado o fruto do ventre, o fruto da tua terra, o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas;

3. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira;

Quatro, cinco, seis, sete... doze são os efeitos maravilhosos que acompanharão aqueles que optam por obedecer a doce voz do Senhor. Vale a pena ler cada um dos versículos!

No versículo 15, olha quem aparece de novo: “Será, porém, que SEnão deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão”. E novamente são enumeradas as consequências:

1. Serás maldito na cidade e no campo;

2. Maldito o teu cesto e a tua amassadeira;

3. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas...

Quatro, cinco, seis... Vinte e nove resultados são listados, destinados aos que escolhemdesobedecer a doce, sábia e maravilhosa voz de Deus.

Este texto bíblico foi destinado ao povo de Israel, que na ocasião encerrava sua peregrinação no deserto, rumo à Terra Prometida, mas também serve para homens e mulheres deste século. Ainda é uma escolhadar ouvidos ou desprezar a voz de Deus (Bíblia Sagrada). Ainda há consequências, efeitos, para cada escolha feita. São abençoados nesta Terra e serão ainda mais na eternidade, aqueles que dizem SIM para o amor do Pai, que foi tão grande ao ponto de entregar seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Serão, porém, amaldiçoados (que forte, hein?) aqueles que escolhem jogar a bíblia no lixo, não a amando, não a vivenciando.

Alguns podem achar tudo isso grave, injusto, cruel, mas eu defendo que se durante toda uma vida alguém escolhe viver sem Deus, Ele tem o direito de não o querer por perto na eternidade de gozo e paz que Ele tem preparado para aqueles que fazem a melhor escolha agora. E esta é a hora!

Oro para que você, leitor, escolha ser abençoado agora, e para sempre!

Edição: Pollyana Rocha

Deixe seu comentário