Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais chegados que irmãos

Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles

19/07/2013 14:55

Existe data comemorativa para tudo nessa vida, e nós aproveitamos as que são legais para homenagear quem amamos. Eu aprendi a lembrar e gostar do Dia do Amigo com minha amigona Val, que sempre foi ligada nessas coisas e costuma mandar cartõezinhos, mensagens e coisas fofas pros miguxos. Então, quero aproveitar este dia20/07para falar desta "invenção" tão maravilhosa que é a AMIZADE. 

Se você tem bons amigos, saiba que a Bíblia diz que "quem aumenta o número de amigos é sábio" (Pv.15:30). 

Todo mundo precisa de amigos, e nem digo "amigos verdadeiros" porque defendo que a palavra amigo só combina com verdade. E é por isso que nem sempre é fácil ser um, porque implica em fazer e falar aquilo que pode ser desagradável, embora seja necessário. O bom amigo diz quando a roupa do outro não está tão legal; confessa que não concorda com um relacionamento que não faz bem; discorda, quando discordar é a melhor opção, mesmo quando tudo o que o amigo espera é uma mãozinha no ombro. E a Palavra corrobora com isso: "O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas o abraço do inimigo é enganoso" (Pv. 27:6).

O nosso manual de vida aconselha a não estarmos sozinhos. Em Eclesiastes 4:9-10, está escrito: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro. 

Davi tinha um grande amigo, Jônatas. Mesmo sendo filho do inimigo de Davi, o rei Saul, Jônatas provou que a amizade era maior que qualquer dificuldade e ajudou a salvar a vida de seu amigo. Mas Davi também teve amigos que falharam. No Salmo 41 ele declara: Até meu melhor amigo, em quem eu confiava, aquele que tomava refeições comigo, até ele se virou contra mim. 

Davi, porém, não foi o único na Bíblia a se entristecer com as amizades. Jó tinha três amigos, e eu creio que eram amorosos e preocupados, mas por serem humanos, falharam no momento em que Jó mais precisava de apoio. Eles julgaram, ao invés de permanecerem ao lado, consolando e orando, cumprindo o que diz Provérbios 17:17 - "O amigo ama sempre e na angústia se torna irmão". 

Eu e você também podemos falhar como amigos, mas podemos pedir perdão, perdoar e seguir em frente, embora em algumas ocasiões possa ser bem complicada a reconciliação, como nos lembra Pv. 18:19 - "�‰ mais difícil ganhar de novo a amizade de um a amigo ofendido do que conquistar uma fortaleza; as discussões estragam as amizades". 

Sendo assim, preservemos nossas amizades, sejamos atenciosos, sinceros, cuidadosos e amorosos com aqueles que podem ser mais chegados que irmãos (Pv. 18:24). E, o principal, hoje e sempre, podemos contar com o AMIGO PERFEITO, Jesus Cristo. Este, sim, jamais falha. Ele é o melhor amigo que podemos ter. Antes mesmo de você contar os seus segredos, Ele já os conhece. 

Como diz a Palavra: "Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles (João 15:13). Neste dia do amigo, convide aquele que já deu a vida por você para ser seu melhor amigo! 

Edição: Pollyana Rocha
Mais sobre: