Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fim de ano - Bem-estar animal

Como deixar os pets confortáveis

15/12/2016 12:24

Resultado de imagem para final de ano cães e gatos

 

As festas de final de ano para cães e gatos pode ser traumática, mudanças de hábitos tais como: grande número de visitas em casa, viagens, barulho diferentes e  alimentos natalinos ameaçam o sossego e a saúde dos nossos bichinhos de estimação.  Além disso, nesse período é comum a queima de fogos de artifícios, o que pode atormentar seu animalzinho aumentando ainda mais o seu estresse. Mas algumas dicas de como cuidar de seu animalzinho ajudam a prevenir problemas.

Dê atenção! dedicar atenção ao seu bichinho e observar seu comportamento é imprescindível para ajudá-lo a enfrentar melhor esse período.

Dessensibilização. Isso pode ser realizado colocando sons no computador, diária e gradualmente, que imitem o barulho de fogos. O som deve ser aumentado e o tutor precisa brincar e fazer carinho para que ele “entenda” que não há nenhum mal com aquele barulho.

Medicamentos específicos. Há  fitoterápicos e diversos remédios como florais que os veterinários podem recomendar, dependendo do animal, porém fique atento e não deixe para última hora, pois alguns medicamentos não funcionam de um dia para o outro, requerem um tratamento antecipado.

Local confortável. O local em que cães e gatos ficam, também faz toda a diferença. É necessário que o animal fique abrigado em um local seguro, fechado e sem objetos cortantes, durante o barulho dos fogos, pois ao ficarem com medo, tentarão fugir e uma grande parcela das visitas ao veterinário durante essa época é justamente em decorrência de ferimentos porque tentaram escapar por janelas, portas e grades.

Resultado de imagem para final de ano cães e gatos

Não prenda o animal na coleira. Procure colocá-lo em um cômodo fechado e seguro, pois em momentos de desespero ele pode se enforcar com a guia ou coleira. Se possível, fique por perto, ofereça atenção, petiscos e brinque com ele, desviando a atenção do barulho e fazendo-o entender que está tudo bem. Os maiores riscos para um animal durante o estresse são que ele fuja de casa ou se machuque gravemente durante uma tentativa de fuga, ao quebrar janelas ou portas de vidro, derrubando objetos, ou ainda se ferir tentando saltar grades, além da possibilidade de ficar preso em algum lugar.

Resultado de imagem para final de ano cães e gatos

Viajar com seu animal também requer algum planejamento e cuidados.  Do transporte adequado e seguro, com cinto de segurança ou em caixas de transporte, passando pela atenção às características do “novo” lar. Escadas, excesso de liberdade, plantas tóxicas e doenças com maior incidência  em praias ou regiões  do país, nesse caso consulte o veterinário, conte seus planos e ele, que, além de avaliar a condição de saúde do animal para “enfrentar” as tão esperadas férias, poderá orientar sobre esses e outros cuidados preventivos ou emergenciais.

Para ajudar o animal é preciso estar atento ao seu comportamento. Em momentos de estresse, por exemplo, cães podem uivar em excesso, ter incontinência urinária, não se alimentar ou se automutilar (mordendo sua própria pata ou cauda, causando ferimentos severos). E os gatos, acrescenta, tendem a se esconder e evitam se alimentar, podem miar ou vocalizar bastante também, mas na maioria das vezes, ficam em silêncio escondidos. Em todas essas situações é preciso dar atenção e tentar minimizar o estresse das formas que forem possíveis.

Em alguns casos, o medo e o estresse dos animais são tão grandes que os médicos-veterinários podem prescrever medicações tranquilizantes que acalmem os cães e gatos. “Alguns medicamentos com ação tranquilizante deixarão o pet levemente sedado, o que garante maior tranquilidade e conforto para cães e gatos”. Porém, os tranquilizantes são medicamentos de controle especial e só podem ser prescritos por veterinários com notificação de receita, por isso antes de adotar qualquer medicamento é fundamental consultar um veterinário, que é o profissional que pode indicar o melhor tratamento e orientar os tutores no processo de deixar o animal mais calmo em dias mais movimentados e com barulhos em excesso.

Mais sobre: