Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deixe seu amigo em casa sozinho e FELIZ!

Dicas para minimizar a solidão e ansiedade de separação do seu Bichinho

25/11/2016 18:09

 

 Se você trabalha durante o dia todo e precisa deixar seu cão sozinho em casa, sabe que ele pode aproveitar para dormir ou fazem tudo o que puderem fazer para mostrar que estão chateados, melhor dizendo ociosos e aí vão procurar uma diversão: roer móveis, fazer xixi no tapete, revirar o lixo, ou comer as plantas, afinal ninguém gosta de ficar sem nada pra fazer, sem ninguém para brincar e interagir( cães gostam e precisam da companhia dos humanos) um pouco diferente dos gatos, não se preocupe, isso não é o fim do mundo e saiba ele pode ficar muito bem em casa ou apartamento durante sua ausência. Basta seguir algumas dicas para que ele não se sinta abandonado. Dessa forma você poderá trabalhar tranquilo, sem preocupações e com seu amigo feliz.

1- Leve seu amigo para um longo passeio. Acorde um pouco mais cedo que o habitual e saia para exercitar-se com seu cão. Um passeio matinal fará com que ele não se sinta sozinho e – dessa forma – ele poderá ficar cansado e dormir por um bom tempo.

2 - Deixe alguns brinquedos para que ele possa mastigar e se distrair durante o período que você estiver fora; essa é uma das soluções mais bacanas e simples. Diversos donos reclamam que seu animal destruiu algum objeto da casa, porém não deram nenhuma outra opção para ele se distrair.  Ofereça opções interessantes para explorar quando ele estiver sozinho em casa. Cuidado com coisas como brinquedos que soltam partes, pelúcia, ossos, o ideal é pedir ajuda ao médico veterinário.

3 - Deixe a televisão ou o som ligado, eles se distraem com o som, ficam mais relaxados na ausência do dono o que diminuí sua ansiedade de estar sozinho. Opte por programas mais calmos.  Deixar em um programa de natureza com música clássica, por exemplo.

4- Acostume seu animal à ficar sozinho. ltar.Saia de casa por alguns poucos minutos e não se distancie muito (se ele latir, miar, você deve conseguir ouví-lo). Se o animal estiver esperneando, não volte até ele se acalmar. A ideia é que ele aprenda a ficar calmo, sabendo que você sempre irá voltar.  Aumente gradativamente o tempo que você fica longe e volta – 1 min e volta, 5 min e volta, 10 min e volta, 15 min e assim por diante.  Esse treino ajudará o seu pet a ficar menos ansioso e compreenderá que você irá retornar.

5 - Deixe alguma peça de roupa sua com ele. Seu cheiro será um bom aliado para que ele não sinta sua falta;

6 -Não diga tchau e nem incentive recepções muito calorosas. Em diversos casos, o nosso comportamento pode reforçar a ansiedade dos bichinhos.  O ideal é tornar a separação e o reencontro hábitos normais e corriqueiros, nada de muito especial. Por isso, assim que você voltar, procure não fazer muita festa. Isso deixará o animal ansioso demais à sua espera diariamente e poderá fazer mal a ele.

7- Considere florais para ajudar seu bichinho a lidar com as emoções. Florais ajudam os animais a lidarem com as suas emoções e, dessa forma, reduzem os maus comportamentos e danos que eles causam quando expressam essas emoções. Consulte um médico veterinário especialista.

8 - Adote outro animalzinho. Converse com um especialista em comportamento animal para saber como introduzir um novo animal na família e com o seu veterinário para explorar as melhores possibilidades para o seu bichinho.

Mais sobre: