Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Em bom estado de saúde, Pelé já está liberado para cirurgia, diz hospital

De acordo com o último boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, Pelé concluiu a fase de exames ao longo da noite de sexta-feira e já está liberado para cirurgia de retirada do cálculo renal, que deverá ocorrer neste fim de semana. Ele deu entrada na última terça-feira após internação de cinco dias em um hospital nos arredores de Paris, na França, onde teve diagnosticada uma infecção urinária após sentir febre em um evento comercial.

O "Rei do Futebol" realizou tratamento para combater a infecção no Hospital Americano, na França, mas ainda havia necessidade de retirada do cálculo que causou o problema e por isso a transferência para o hospital no Brasil logo que ele desembarcou no Aeroporto de Guarulhos. Toda a logística já estava prevista e a equipe do Einstein, formada pelo urologista Gustavo Caserta Lemos e pelo geriatra Fabio Nasri, teve contato com os médicos franceses.


Foto: Reprodução/Instagram

"O paciente Edson Arantes do Nascimento segue em bom estado geral", informaram os médicos brasileiros no último boletim divulgado pelo hospital.

Pelé disse por meio de nota na segunda-feira (dia 8) que havia sofrido uma "severa infecção urinária que requisitou assistência médica e cirúrgica emergencialmente". Há cinco anos, Pelé passou pelo mesmo procedimento e teve alta após 48 horas. No entanto, dez dias depois, ele voltou a ser internado por causa de uma nova infecção urinária que teve complicações e demandou 15 dias hospitalizado. A reincidência não é um fator de risco, e sim o fato de ele ser paciente de rim único - um deles foi retirado ainda na década de 1970, após uma joelhada quando ele era jogador do Cosmos, nos Estados Unidos.

Será a sexta cirurgia de Pelé em sete anos. Ele já teve problemas na coluna (2015), duas vezes no quadril (2012 e 2016), além do quadro de infecção em 2014 e 2019.