Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

“Só será resolvido com nova licitação”, diz Dudu sobre problemas do transporte público

O vereador Dudu Borges (PT), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público na Câmara de Teresina, declarou nesta segunda-feira (21/03), no primeiro dia de greve de motorista e cobradores, que os problemas do sistema só serão resolvidos se a Prefeitura de Teresina romper o contrato com as empresas concessionárias das linhas.


Leia tambémPrefeitura entra na Justiça para que 70% da frota de ônibus circule em Teresina 


Ele defendeu que essa medida já foi apontada no relatório final da CPI, que propôs ainda a contratação emergencial de novas empresas e logo depois a realização de uma nova licitação. “O problema do transporte de Teresina só será revolvido quando acontecer o que a CPI apontou: rompimento do contrário, contrato emergencial e nova licitação, aos moldes que o poder público possa controlar”, disse.

Foto: Jailson Soares / O Dia

Ao O Dia, Dudu defendeu a aprovação da Câmara Municipal de retirar o comando da bilhetagem dos ônibus das empresas e transferir para a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB). “Com a bilhetagem eletrônica, com o controle por parte do poder público, através da ETURB, inclusive, com a venda dos passes, nós vamos começar a ter a real radiografia. Aí nós vamos saber se todos os números que foram apresentados ao longo desses seis anos, essas cobranças que foram feitas, se é verdade”, afirmou o vereador. 

Decreto revogado 

A Prefeitura de Teresina revogou na segunda-feira (14/03) o decreto que estabelecia o estado de calamidade no transporte público e que possibilitava a contratação de novas empresas de ônibus.