Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Vídeo: moradores se assustam ao confundirem gato com onça no Alphaville

Imagens de um felino tentando entrar no condomínio Terras Alphaville, na BR 343, em Teresina, repercutiram nas redes sociais nesta terça-feira (17). Em algumas publicações e mensagens, os moradores assustados chegaram a informar que o animal se tratava de uma suçuarana (onça parda). Em entrevista ao O Dia, o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, Tenente-Coronel Texeira, disse que na verdade o animal que aparece nas imagens é um jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco de pequeno porte.



“Ele é um felino de pequeno porte. A diferença em relação a uma onça é justamente essa questão do porte. Há felinos de grande porte como os leões, tigres, que não existem na nossa fauna. Existem os de médio porte, que são as onças, e elas aparecem raramente em algumas regiões do nosso estado. Além disso, há também os gatos do mato, que são mais comuns e que são de várias espécies. Esses gatos são selvagens que não atacam a não ser que eles sintam afugentados para se defender”, explicou Texeira.


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal tentando entrar no condomínio pela área verde que fica ao fundo da construção. Ele tenta duas vezes passar por cima da cerca elétrica, mas leva choques e volta pra mata.

O Batalhão de Policiamento Ambienta foi acionado para tranquilizar os moradores. Por o condomínio estar localizado próximo a uma região de mata, o animal poderá aparecer outras vezes.