Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Variedade de plantas atrai teresinenses para Festival Flores de Holambra

O Festival Flores de Holambra chega a sua 9ª edição e encanta os teresinenses pela variedade de cores e aromas das flores e plantas frutíferas e ornamentais. O evento faz parte do calendário oficial do aniversário de Teresina, que completa 166 anos, e acontece na Praça Pedro II e no Shopping Rio Poty, até o dia 19 deste mês.

Quem não perdeu a oportunidade de visitar a feira foi a aposentada Maria do Carmo Alves do Bonfim, que costumar presentear parentes e amigos com arranjos e vasos de plantas. “Minha irmã, meu cunhado e minha sobrinha chegaram do Rio de Janeiro e eu quero presenteá-los com flores, por isso, vim aqui escolher algumas variedades para eles. Eu gosto muito de planta e flores e ter um local onde podemos encontrar muitas espécies é muito interessante, até por ser de fácil acesso”, afirma.

Foto: Poliana Oliveira/O Dia

Já o aposentado Raimundo Carcará Filho mudou-se do Rio de Janeiro para Teresina e conta que achou a feira muito atrativa, seja pela variedade de espécies como pelos locais escolhido. Para o aposentado, o verde promove uma sensação de leveza e bem-estar, por isso, ele e sua família não abrem mão de sempre adquirirem novas plantas.

“Eu estava passando aqui no Centro e lembrei que estava tendo o Festival e decidi passar aqui, porque adoro plantas, principalmente flores. Estou achando ótimo ter essa opção de compra de flores, porque é difícil a gente encontrar um local que vendas flores de diferentes espécies, e colocar em uma praça é muito bom porque fica mais perto do povo”, comenta.

O festival

O voluntário do projeto Viva Bem, Tiago de Sousa Leite, conta que o Festival tem atraído, a cada ano, muitos visitantes, principalmente por conta da variedade de espécies de flores e plantas. Mais de 100 mudas de flores, plantas ornamentais e frutíferas provenientes de Holambra (SP) estão sendo ofertadas na feira, além de adubos orgânicos, tudo a preços acessíveis para o público.

“Temos azaleias, orquídeas, rosas do deserto, bonsai, além de variedades frutíferas, como pitangas, jabuticaba e manga. Como estamos em dois locais, a perspectiva é de termos um bom público até o último dia, e como funcionamos em horário estendidos, fica acessível para todos”, comenta.

Horários

Na Praça Pedro II, o Festival funciona das 8h às 20h, e no Shopping Rio Poty das 10h às 22h. A programação também inclui um bazar beneficente. Toda a renda adquirida com a comercialização desses produtos será revertida em ações desenvolvidas pelo Centro Espírita União do Vegetal e Associação Beneficente Viva Bem, organizadoras do festival.

Oficinas

Durante o Festival de Flores e Holambra, serão disponibilizadas cinco oficinas gratuitas, visando proporcionar mais conhecimento para o seu público. Natildes Lima Verde, uma das organizadoras do evento, destaca a importância desse tipo de atividade. "Estamos disponibilizando cinco oficinas gratuitas para a população. As inscrições podem ser feitas no evento e as vagas são limitadas. Muitos assuntos importantes serão trabalhados. Vale a pena participar", disse.