Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Sinal 5G é liberado a partir de hoje em Teresina; veja se seu celular é compatível

A partir desta segunda-feira (19), Teresina já pode ativar o sinal de Internet de Quinta Geração, o 5G. A liberação é feita pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e garante internet mais rápida e estável em dispositivos móveis (celulares). Além de Teresina, mais seis capitais também liberam a partir de hoje o sinal 5G: Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, e São Luís.

As operadoras de telefonia Claro, Tim e Oi/Vivo têm até o dia 28 de novembro para ativarem ao menos oito estações 5G. Teresina terá 11 estações para distribuição e replicação do sinal. O secretário municipal de Governo da Capital, André Lopes, garantiu na semana passada que todas as antenas que ainda precisam ser instaladas estarão prontas para serem usadas até o fim deste prazo.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Vale lembrar que a tecnologia 5G não vai funcionar em todos os aparelhos celulares. Isso vai depender das especificações técnicas dos dispositivos. Só podem ser usados no Brasil os aparelhos homologados pela Anatel. A agência disponibilizou a lista dos mais de 80 celulares compatíveis com o 5G e que têm autorização para serem comercializados no país. 

Confira abaixo se seu celular está entre eles:

Apple

Samsung

Motorola

Xiaomi

Asus

Realme

TCL

Nokia

Lenovo

Zebra

É possível ainda consultar se seu celular possui tecnologia 5G na lista do site Anatel. Basta verificar o modelo do aparelho no manual de instruções que vem instalado nele e checar se ele consta na relação que a agência divulgou em abril deste ano. Consulte aqui o modelo de seu celular no site da Anatel.