Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Sem água há três meses, moradores do Monte Castelo pensam em se mudar

Os moradores do bairro Monte Castelo, zona Sul, já contabilizam mais de noventa dias que enfrentam problemas com abastecimento de água na região. É preciso a contribuição de vizinhos e se deslocar a outros bairros para conseguir água. No trecho mais alto da Rua Arimateia Tito, a situação se agrava a ponto de moradores já cogitarem se mudar do bairro. 

Teresina de Jesus, que tem 68 anos, precisa carregar baldes de água e armazenar o líquido em garrafas (Foto: Jaílson Soares/ O Dia)

Os afazeres básicos ficam comprometidos: lavar roupa, louça, cozinhar e tomar banho. Há três meses precisando recorrer a vizinhos ou na casa da filha para conseguir o líquido, a aposentada Teresinha de Jesus relata as dificuldades de carregar dois baldes cheios da água todos os dias, especialmente pela região possuir muitos morros. 
Com 68 anos de idade, a situação terrível é o motivo pelo qual Teresinha quer se mudar do bairro, onde mora em uma casa alugada. Ela acrescenta que nove pessoas moram na sua residência, o que representa uma demanda grande da necessidade de água. Como solução emergencial, um carro pipa foi abastecer a rua há cerca de uma semana. 
“Todo dia a gente vai atrás nas casas alheias. Minha filha mora nessa mesma rua, só que muito distante e vou lá lavar roupa. Eu preciso subir um morro com os baldes, tenho 68 anos, falto não conseguir. Já disse para a dona da casa que vou sair daqui, sem água não tem condição, a gente está pra morrer”, lamenta. 
A proprietária da casa onde Teresinha de Jesus mora é a costureira Antônia de Araújo, que teme a saída da aposentada do imóvel devido aos problemas de água, uma vez que o valor arrecadado com o aluguel é usado para pagar contas. 
Além do medo de perder a inquilina, Antônia também reclama da falta de água. Ela relata que todos os dias liga para a empresa Águas de Teresina reclamando da situação, mas nada é feito. Ela ainda conta que, ao ligar para empresa, foi informada de que existe uma taxa de cobrança pela água enviada pelo carro pipa. 

Maria Roseli Brito ficava acordada durante a madrugada para garantir que teria um pouco de água. (Foto: Jaílson Soares/ O Dia)

Segundo Antônia, quando o problema começou, a água chegava de madrugada mas pela manhã já acabava. Mas há mais de uma semana os moradores sofrem com a falta definitiva do líquido. 
“Antes disseram pra gente pagar essa água que o carro pipa ia trazer. Ai eu disse para não mandar, porque já pago talão sem ter água. Eles mandavam o carro pipa e vinha no talão essa conta a mais, mas ninguém aceitou. A gente pressionou tanto que mandaram um carro semana passada”, conta a moradora. 
Quem também precisa se deslocar em busca de água é Maria Roseli Brito. Segundo a dona de casa, com a situação, ela fica acordada quase toda madrugada esperando o retorno da água. “Na minha casa somos apenas três e por isso evitamos o máximo possível sujar roupa e louça. Se for sujar muito e secar todas as vasilhas de água que a gente tem pra beber, vamos ter que ficar incomodando os vizinhos e eu não gosto”. 
Contraponto 
Por meio de nota, a empresa Águas de Teresina informa tem enviado equipes às ruas do Monte Castelo, onde os moradores apresentaram demanda sobre desabastecimento em determinados horários. A situação, que é histórica, ocorre especialmente em ruas localizadas em áreas extremamente altas. 
Nos próximos dias, a empresa fará a troca de um registro de grande diâmetro, que proporcionará a regularidade no fornecimento de água tratada. 
Sobre o abastecimento por meio de carros-pipa, a empresa informa que não tem cobrado nenhum valor dos moradores do Monte Castelo. 
Desde que assumiu os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, no dia 7 de julho, vem executando o plano emergencial que contempla cerca de 30 bairros da capital com histórico crítico de falta d'água. 
Qualquer reclamação sobre falta d’água e vazamento deve ser imediatamente comunicada através do 0800 223 2000, 115 ou ainda pelo Whatsapp (98124-3199), para a devida identificação e solução