Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Paralisação de agentes da Strans deve reduzir aplicação de multas

Os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito de Teresina (Strans) confirmaram, por meio do SINDSERM (Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina), a paralisação dos serviços por 48 horas, a começar pela próxima quarta-feira (17) e quinta-feira (18).  Com isso, a aplicação de multas será reduzida na capital. A categoria reivindica o plano de carreira, cargos e salários e o reajuste anual, que está em atraso, além de melhores viaturas para trabalhar. 


Os agentes de trânsito afirmam que as reivindicações irão durar até obterem uma resposta concreta do prefeito. Foto: Arquivo ODIA

De acordo com o representante dos agentes de trânsito, Biro Santos, 70% da categoria irá parar. “A paralisação permanece até o prefeito conversar de verdade com os agentes, pois desde o ano passado que marcam reuniões e nada é decidido de fato. Vamos todos parar, funcionará apenas os 30% que a lei manda”, afirma.

A Revisão Geral Anual dos Salários é prevista pelo artigo 37 da Constituição Federal, que garante o reajuste dos agentes de trânsito. Segundo a categoria, o salário está defasado deste 2016.

Em ofício enviado ao prefeito Firmino Filho, o SINDSERM ressalta que enviou avaliações da pauta, incluindo os impactos financeiros, e a PMT não apresentou uma contraproposta. Na quinta-feira, a partir das 10h, haverá uma Assembleia Setorial em frente ao Palácio da Cidade para avaliar a continuidade da greve.

O outro lado

Procurada pelo ODIA, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), explicou que o Plano de Cargos e Carreiras dos agentes de trânsito está em avaliação na Secretaria de Administração, que elabora estudos completos da situação, pois todas as ações realizadas têm impacto na folha de pagamento e é preciso ser feito com cautela para que não seja ultrapassado os limites com a Lei de Responsabilidade Fiscal.