Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Morte de onça em Teresina: Semar pede abertura de inquérito

morte da onça suçuarana durante captura na noite desse sábado (4) no Terminal Zoobotânico, na zona Leste de Teresina, deverá ser apurada por um inquérito da Polícia Civil. A investigação foi solicitada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

“A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informa que solicitou abertura de inquérito policial junto à Polícia Civil para apurar as causas da morte da onça suçuarana, que veio a óbito na madrugada deste domingo após operação de captura”, informou a SEMAR através de nota neste domingo (5).

Foto: Reprodução / redes sociais

A Semar lamentou o ocorrido e disse que tem compromisso com apuração dos fatos e na defesa e proteção dos animais. A onça será levada para a Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde vai passar por uma necropsia, para a contatação da real causa da morte. 

Nas redes sociais, a vereadora Thanandra Sarapatinha, que defende a pauta animal, disse que a onça sofreria de problemas cardíacos. Ela escreveu que o episódio da onça colocou não só a vida do animal em risco, como a das pessoas de nossa cidade.

“Já se foram a onça, o leão, os meus macacos que foram injustamente levados para lá…Quantos mais vão ter que morrer para entenderem que da forma que está não pode continuar?”, relembrou a parlamentar sobre outros casos de mortes de animais do Zoobotânico.

A MORTE

A onça suçuarana (ou onça-parda, como também é conhecida) fugiu do recinto no Zoobotânico de Teresina, na Zona Leste da Capital, na madrugada da última sexta-feira (03). Devido uma forte chuva, uma árvore caiu, provocou um rasgo na rede de proteção do recinto e o animal acabou fugindo.

A onça foi localizada no Parque Zoobotânico nesse sábado (4) e equipes de resgate iniciaram buscas para a captura do animal. Durante a noite, a onça foi encontrada nas dependências do Terminal Zoobotânico. Na ação, o  laço cambão usado na captura travou logo depois que o animal havia sido sedado, o que teria provocado a morte da onça.

Vídeos gravados por membros das equipes de resgate mostram o momento que o animal é localizado e perseguido. Nas imagens é possível ver a tensão na captura e o trabalho realizado para a imobilização da onça. Em outro vídeo, o animal já aparece sem vida e envolvido pelos dispositivos usados na captura.