Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Moradores denunciam corte de árvores para reforma de praça no bairro Dirceu II

Moradores do bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina, estão denunciando o corte de árvores de grande porte para reforma de uma praça do conjunto. Por meio de vídeos postados nas redes sociais, eles classificam o caso como “absurdo” e “cenário de guerra”. Nas imagens feitas, são mostrados o que restou dos troncos e raízes das árvores, que teriam entre 30 e 35 anos.

Os populares dizem que o corte foi feito por uma empresa contratada pela Prefeitura de Teresina para fazer a reforma. “Na terça-feira passada veio um pessoal da construtora iniciar o corte por volta das 21 horas e terminaram na quarta-feira, às 11h da manhã. Fizeram esse cenário de guerra”, diz o vereador Deolindo Moura (PT) em um vídeo, mostrando o que restou dos troncos e raízes expostos e destacando, ao fundo, a placa sinalizando que se trata de uma obra da Prefeitura.

Ainda, segundo o vereador, foram cortadas 12 árvores pela raiz. Ele lembra o caso ocorrido também na semana passada no bairro Saci, em que um morador contratou uma empresa para fazer o corte as árvores de uma praça, alegando que o local era usado como abrigo para usuários de drogas durante a noite. Este episódio foi investigado pela SDU Sul e, mediante abertura de inquérito pela Delegacia do Meio Ambiente, o responsável pelo corte e quem o ordenou foram indiciados por crime ambiental.

No vídeo gravado na praça do Dirceu, o vereador reitera que, assim como aconteceu no bairro Saci, as autoridades competentes serão acionadas para fiscalizar a obra e aplicar as punições cabíveis caso o corte das árvores tenha sido feito de maneira irregular e sem autorização. “Poderia ser feita a reforma sem necessariamente arrancar as árvores pela raiz. Espero que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara e o Ministério Público fiscalizem esse caso aqui também e nós vamos cobrar, assim como já viemos cobrando”, diz o morador.


A Prefeitura de Teresina reconheceu que a obra na praça do Dirceu II é de sua competência e afirmou que o corte das árvores teve autorização dos órgãos de meio ambiente competentes. A PMT disse ainda que foram cortadas seis árvores e não 12, como o morador afirma no vídeo.

Em nota, a SDU Sudeste informou que está realizando obras de reforma na praça da Igreja Santa Teresinha. "O local possuía árvores com troncos inclinados e raízes expostas, com risco de tombamento, razão pela qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) autorizou a supressão vegetal, com a consequente compensação ambiental, na mesma praça da Igreja Santa Teresinha, tão logo as obras sejam finalizadas", disse.

A SDU Sudeste se comprometeu em realizar a compensação ambiental e replantar, na referida praça, o dobro de árvores extraídas do local. "Fora suprimidas seis árvores e a compensação será feita com o plantio de 12 árvores, conforme recomendação da SEMAM. Além disso – e superando a recomendação feita pela SEMAM – a SDU Sudeste fará também ações de plantios de mudas em outras áreas da zona Sudeste", afirmou.