Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Lagoas do Norte: prefeitura instala grades e frequentadores reclamam

Um dos principais pontos turísticos de Teresina, o Parque Lagoas do Norte, localizado no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina, foi cercado por grades. Segundo a direção do Programa Lagoas do Norte, a obra de gradeamento tem como objetivo ofertar segurança para os frequentadores e proteger os equipamentos públicos contidos na área do parque dos constantes crimes de vandalismo, roubo, furto e assaltos sofridos por praticantes de esportes e funcionários do parque.


Leia também: Prefeitura de Teresina volta atrás e fecha comércio nesta sexta-feira (16)

Foto: Arquivo O Dia

Segundo a direção, ao todo, já foram registrados mais de 90 Boletins de Ocorrência no 7° DP, realizadas diversas reuniões com a Secretaria de Segurança e Polícia Militar, sem que nenhuma providência fosse tomada para responsabilizar os criminosos.

“A experiência da Prefeitura com a construção de parques indica que aqueles que são gradeados ofertam segurança e, por isso, são mais frequentados, a exemplo do Parque da Cidadania e Parentão. A instalação do gradio foi pensada para facilitar o acesso da população. Por isso, serão disponibilizados 28 portões de acesso em toda sua extensão”, completou.

Foto: Reprodução/Instagram

No entanto, a medida adotada pela Prefeitura de Teresina, responsável pelo parque, repercutiu nas redes sociais e causou indignação em moradores e pessoas que utilizam o parque para a prática de esportes.

Em uma das postagens, uma moradora avalia que a medida não traz segurança e diminui a sensação de ocupação e pertencimento da comunidade que utiliza o parque diariamente. “Estraga a linda vista que o Lagoas nos dá e desrespeita a comunidade, além de ir contra os estudos de segurança feitos pelo próprio Programa Lagoas do Norte. Não consigo entender”, disse.

Um outro internauta também questionou o uso das grades com o objetivo de promover segurança para quem utiliza o parque. “É aquela ideia do rico brasileiro que só existe segurança com grade”, ironizou.

Estrutura do parque

Construído há nove anos, o Parque Lagoas do Norte tem uma estrutura linear em 7 km de extensão, composto por bicicletário, anfiteatro, quadra de areia, estação de transbordo, quadras poliesportivas, horta comunitária, Centro Municipal de Educação Infantil, pista de skate, estação elevatória, campo de futebol, Praça dos Orixás, Batalhão da Polícia Militar e sistema de vídeo monitoramento que auxilia na segurança da região. Cerca de 80% da área do parque é composta por espelhos d’água, nas lagoas do Cabrinha e Lourival.