Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Internautas fazem petição para resgatar urso do Zoobotânico de Teresina

Uma petição online, criada por ativistas dos direitos dos animais, ganhou grande repercussão nas redes sociais nas últimas horas. Isso porque o documento pede o resgate da ursa Marsha, abrigada no Zoológico de Teresina. Na descrição da petição, os ativistas descrevem o que seria uma condição inadequada para um urso da espécie parda, devido ao intenso calor da capital e ao alimento que estaria sendo dado para o animal no zoológico. Até a publicação desta reportagem, a petição tinha em torno de 3.300 assinaturas.

A ursa Marsha tem 26 anos de idade e pesa mais de 210 kg. Resgatada de um circo em Belém do Pará, há seis anos, a ursa viveu a maior parte da sua vida em uma jaula de dois metros quadrados. Após o resgate, a ursa foi encaminhada para o Zoológico de Teresina, onde atualmente vive em uma área de aproximadamente 450 metros quadrados, reservada para o animal.

A ursa Marsha tem 26 anos de idade e pesa mais de 210 kg. (Foto: Moura Alves/O Dia)

Na petição, os ativistas argumentam que as temperaturas de Teresina, em especial no período do B-R-O-Bró, são inadequadas para o bem-estar do urso-pardo. A espécie, em seu habitat natural, vive em temperaturas mais amenas em territórios no Hemisfério Norte, podendo chegar a enfrentar graus negativos no inverno.

Além disso, o documento afirma que a ursa é alimentada por ração de cachorro, o que, segundo os ativistas, seria inapropriado para a espécie. Por conta desses fatores, os internautas pedem a retirada da ursa do Zoológico e transferência dela para um santuário, onde o animal possa viver em um local mais adequado, com espaço maior e em um clima mais ameno.

 A ursa é alimentada por ração de cachorro. (Foto: Moura Alves/O Dia)

Contraponto

A Portal O Dia tentou entrar em contato com a administração do Zoobotânico, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno. Entretanto, em entrevista a uma emissora de TV local, o diretor do Zoobotânico de Teresina, José Renato Uchôa, afirma que o espaço de Marsha é o maior recinto para ursos do Brasil e que o local conta com maternidade, área de cambeamento, duas piscinas e aspersores de água para combater o calor excessivo de Teresina. “Montaram um vídeo irresponsavelmente para massacrar a equipe do Zoobotânico, e tirar a ursa daqui”, declarou José Renato.

 José Renato Uchôa, afirma que o espaço de Marsha é o maior recinto para ursos do Brasil. (Foto: Moura Alves/O Dia)

Segundo o veterinário Alexandre Clarck, o recinto em que Marsha vive atualmente foi adaptado para ursos. “Comparado com o lugar onde ela vivia, está bem melhor. Ela viveu anos em um circo, viajando pelo Nordeste em uma jaula muito pequena”, disse.

Quanto à ração de cachorro, o biólogo Celso Mendes, que trabalha no Zoobotânico, explica que a ursa Marsha passou os anos que viveu no circo se alimentando com esse tipo de produto. “Não queríamos, bruscamente, mudar essa ração. O único objetivo dela é a fonte de proteína”, disse o biólogo, que garante que a ração não causa nenhum mal à ursa. Ainda segundo Mendes, o animal se alimenta de cerca de 15 quilos de comida diariamente, entre carne de frango, frutas e verduras.

Veja o vídeo: