Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Incêndio atinge dois hectares da Floresta Fóssil na Raul Lopes

As chamas transformaram em cinzas dois hectares da Floresta Fóssil de Teresina, na Avenida Raul Lopes, na tarde desta quinta-feira (09). O fogo teria iniciado a partir de bagas de cigarro jogadas no local por transeuntes. Em contato com a vegetação seca, o fogo acabou se alastrando facilmente, foi o que explicou o Comando de Socorro do Corpo de Bombeiros, que enviou uma guarnição para controlar as chamas.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

O fogo já se concentra mais na parte de trás da Floresta, mais próximo ao Rio Poty, o que reduz o perigo, uma vez que as chamas não têm muito por onde se espalhar. No entanto, a vegetação próxima à pista ficou mais destruída, causando uma concentração maior de fumaça. “O que reduz mais os riscos é porque não há construções por perto e nem é uma área de fiação elétrica. A situação já está controlada e não há mais perigo”, destacou o sargento Edmilson Azevedo.

A guarnição dos Bombeiros foi acionada por volta das 13h30min e esta foi a primeira ocorrência do dia, segundo o tenente Lima, do Comando de Socorro. O oficial conta que já se percebe uma redução na quantidade de chamados diários que a Corporação vem recebendo, isso em razão da mudança no tempo em Teresina nos últimos três dias.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

“De ontem para hoje nós atendemos 10 ocorrências: nove ontem e somente esta hoje, até o momento. No mês passado esse número era praticamente em um único dia”, ressaltou o tenente Lima. As ocorrências, segundo ele, continuam se concentrando mais na zona urbana, em terrenos baldios e área de vegetação seca.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

A recomendação dos Bombeiros é que os proprietários façam a capina dos terrenos e evitem tocar fogo em lixos e entulhos, porque o tempo e a vegetação secos são propícios para que as chamas fujam de controle e se alastrem mais rapidamente.