Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Alteração em linhas de ônibus na zona Sudeste gera reclamações

Os moradores do bairro Redonda, na zona Sudeste de Teresina, reclamam das mudanças nas linhas, terminais e paradas de ônibus da região. O terminal, que antes ficava no bairro, foi fundido com o do bairro São Paulo e agora funciona no bairro Novo Milênio. Além disso, algumas paradas foram modificadas e linhas foram tiradas de circulação. 
De acordo com a moradora Joana Darc, depois das alterações, os transportes públicos estão mais lotados, demoram mais a passar e têm menos opção para a região. “Não gostei, porque os ônibus estão mais lotados e a gente fica muito tempo na parada esperando. Depois que mudaram, todas as paradas daqui ficam cheias, todo mundo esperando, tem ônibus quem nem para aqui de tanta gente que tem. Ficou ruim demais”, critica Joana. 

Passageiros lotam paradas à espera de condução no Redonda (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
Mesmo com as reclamações, o diretor de Transportes Públicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Francisco Nogueira, ressalta que a mudança não ocorreu para prejudicar a população, mas para agilizar e melhorar o sistema de transporte público da região. 

“No acompanhamento diário que a gente faz nas linhas de ônibus, detectamos algumas com demanda maior que a oferta, especialmente no horário de pico. O ônibus saía do Redonda, passava pelo Novo Milênio, voltava para o Redonda e seguia para o Centro. Isso sobrecarregava o sistema, porque ele pegava mais tempo. Então, unificamos os terminais para que os ônibus peguem menos tempo e fique equidistante para todos. Queremos proporcionar maior fluidez, agilidade e disponibilizar mais ônibus”, explica o diretor. 
Falta de informação 
As mudanças na zona Sudeste aconteceram no feriado da Sexta-Feira Santa e, enquanto alguns moradores afirmam que foram notificados antes das mudanças, outros alegam que não houve comunicação com os usuários. A respeito disso, Francisco Nogueira afirma que, de fato, algumas linhas falharam na comunicação. 
"Algumas linhas, a gente detectou que faltou comunicação, mas pedimos e enfatizamos para as empresas reforçarem que iam acontecer as mudanças, fizemos até panfletagem nos comércios que têm no Redonda e Renascença, além de placas dentro dos ônibus”, frisa ele.

Strans avalia nova adaptação 

Dentre as linhas que foram retiradas de circulação está a 504, que era o Redonda via Alto da Ressurreição. Os usuários afirmam que era uma linha com um percurso mais rápido para ir ao Centro e reclamam da retirada do transporte. “Depois que tirou a linha 504, ficou muito ruim. Aumentaram a frota do ônibus do Todos os Santos. Porém, antes, a gente tinha duas opções, agora só temos uma”, comenta Eva de Sá, passageira que utilizava a linha para ir trabalhar. 
Por sua vez, o diretor de Transportes Públicos da Strans esclarece que a linha foi retirada, mas que os ônibus foram incorporados na linha Todos os Santos, para aumentar a frota e não prejudicar os passageiros. Ele frisa que essa linha em especial está sendo reavaliada, por conta das reclamações de sua retirada. “Estamos analisando no sentido de fazer uma adaptação com o 520 (São Cristóvão/Redonda)”, diz. 
Francisco Nogueira enfatiza ainda que toda mudança causa um impacto nos envolvidos, mas garante a normalidade na circulação dos ônibus e afirma que a Prefeitura pretende apenas melhorar o sistema. Ele destaca que as críticas e reclamações dos usuários são essenciais para que o sistema melhore e incentiva que a população continue denunciando. 
“A gente precisa da fiscalização, não só da Strans, mas também dos usuários. Precisamos saber os problemas para, após a reclamação, fazermos um trabalho de acompanhamento com o fiscal dentro do ônibus, verificando o tempo que levava antes da mudança e o tempo que leva agora. Se detectarmos o problema, colocaremos mais ônibus ou mudaremos a rota”, assegura Francisco. 
Zona Norte 
Na Zona Norte da cidade também houve mudanças, a linha 205 (Mocambinho/ Buenos Aires/Centenário) foi fundida com a linha 206 (Mocambinho/Buenos Aires/Aeroporto). E a linha 304 (Nova Theresina/Buenos Aires/Shopping) com as linhas 203 (Anita Ferraz/ Nova Theresina/Mocambinho) e 302 (Mocambinho/ Assembleia/Shopping). 
O diretor de Transportes Públicos da Strans explica que os usuários ainda terão a opção de integração entre as linhas 203 e 302, pois as pessoas podem pegar a linha 203, descer na avenida principal do Mocambinho e integrar com a linha 302 para ir, por exemplo, para o shopping.