Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Acorda promove atividades culturais online e gratuitas em Teresina

Atividades culturais estão sendo realizadas de forma gratuita pela Associação dos Amigos do Cordão Grupo de Dança (Acorda), no modelo online, em Teresina. Com oito anos de existência, a associação tem como o objetivo de criar e executar projetos e atividades que beneficie a comunidade teresinense. Algumas dessas atividades já iniciaram e tem período de duração de dois meses.

Foto: Reprodução/Ascom

O diretor da Acorda, Roberto Freitas, que é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, vê com satisfação a promoção da cultura na capital piauiense.

“A associação vem realizando projetos, eventos, ações artísticas e educativas contribuindo para a formação integral de crianças e jovens teresinenses promovendo formações artística-educativa, participação em congressos internacionais, dentre outras atividades, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas cidadãs, artistas crítico-reflexivas que produzem novos entendimentos de corpo, de mundo e das relações que se processam entre estes”, disse.

Por causa da pandemia de coronavírus, o projeto teve que se reinventar e, com isso, usa a internet para dar continuidade as atividades – para jovens dançantes e não dançantes – agora de forma de forma online. A iniciativa proporciona ainda outras formas de se dançar em casa, no período de isolamento social.

Conheça algumas atividades da Acorda que estão acontecendo em 2021:

OFICINA JOGOS DE DANÇA: pensada para um público infanto juvenil, a oficina visa experimentar a dança enquanto caminho de descobertas e investigação do movimento corporal por meio do brincar. Oficina proposta pela artista Laryssa Oliveira.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA MEMORAR: pensada para um público jovem/adulto propondo acessar as lembranças afetivas inscritas no corpo e descobrir como elas podem potencializar a vida, a dança. Residência composta por quatro proponentes: Laryssa Oliveira, Raian Santos, Armando Cavalcante e Roberto Freitas.

As atividades iniciaram no dia 17 de maio, com 30 vagas e possuem duração de até dois meses. Os cadastros foram feitos por meio de links na internet. Segundo a Acorda, essas atividades estão sendo realizados por meio de recursos oriundos da Lei Aldir Blanc além do edital 10/2020 da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, referente a Concessão Financeira a Manutenção de Espaço e Território cultural.