Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Mais de mil beneficiários do "Minha Casa" são considerados desistentes

Dos 1.391 beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) convocados pela Prefeitura de Teresina, apenas 210 compareceram ao posto de atendimento dentro do prazo estabelecido - representando 15% dos convocados. A chamada incluía pessoas com pendências em documentos e também para o preenchimento de vagas pelo cadastro reserva. 

A assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Cristiane Miranda, explica que o prazo estipulado para regularização de pendências e preenchimento de vagas foi de um mês, de 12 de junho a 12 de julho. O prazo não será prorrogado e os beneficiários que não se apresentaram ao posto de atendimento do Programa serão considerados como desistentes e terão o processo arquivado. 

Prefeitura ainda vai definir destino de vagas remanescentes (Foto: Arquivo O Dia)

De acordo com a assistente social, quem foi convocado por pendência deveria levar o documento solicitado para regularizar sua vaga. Já quem foi chamado pelo cadastro reserva deveria levar todos os documentos para preencher a vaga, conforme indicado no edital divulgado. “A convocatória foi divulgada através de sites de notícias e jornais, além do site da Prefeitura. O edital deixa claro que a forma de acesso à informação das chamadas e resultados de entrada nos documentos é por meio do site da Prefeitura. O ideal era que eles estivessem acompanhando”, argumenta. 

Para Cristiane, o principal motivo do não comparecimento é que as pessoas não estão acompanhando o processo do Programa no site devido. “Eu acredito que elas não estejam buscando no local certo. Desde o início, foi falado que é através do site. Mesmo quem não tem acesso à internet pode estar pedindo outras pessoas para acompanharem, porque o recomendado foi que quem se inscreveu acompanhasse todo o processo no site da Prefeitura”, esclarece. 

Segundo a representante da Semduh, no último dia do prazo de comparecimento, ontem, a procura aumentou, mas não foi significante, visto que o posto de atendimento só funciona meio expediente. Ela explica que, após o encerramento do período, será feito um levantamento dos dados a fim de verificar quantas vagas foram preenchidas e quantos beneficiários resolveram as pendências. Posteriormente, a Semduh vai se reunir com os órgãos que acompanham o Programa para traçar as novas definições e saber como tratar as vagas remanescentes. 

Os beneficiários convocados foram sorteados nos dias 15 de outubro de 2014 e 30 de julho de 2015, que corresponde às etapas III e IV do Minha Casa Minha Vida. Ao todo, 466 contemplados foram convocados para solucionarem pendências e os outros 925 para formalizarem o dossiê de atendimento no MCMV