Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

10 mil famílias de Teresina podem ter recebimento do Bolsa Família bloqueado

Cerca de 10 mil famílias teresinenses podem ter o Bolsa Família suspenso ou bloqueado por não atenderem mais às exigências de saúde para recebimento do recurso e precisarem atualizar seus cadastros juntos às Unidades Básicas de Atendimento. Este número equivale a 22% do total de famílias acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Para evitar a suspensão ou bloqueio do benefício, devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde de Teresina as famílias com crianças de até sete anos de idade, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes que atendem ao perfil de renda per capita de R$ 170 por mês e que fazem parte da lista de beneficiários do Bolsa Família. Os beneficiários devem ir às UBSs munidos do cartão do programa, a caderneta de vacinação das crianças e, caso haja, das gestantes. Os beneficiários que já possuem o Cartão de Acompanhamento do Bolsa Família também devem leva-lo.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Além de estarem em dia com o cadastro de saúde, as famílias devem atender também a outras duas exigências para continuarem a receber o benefício regularmente: o da assistência social, ou seja, ter frequência nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por meio do comparecimento aos Centros de Referência em Assistência Social de Teresina, os Cras; e o da Educação, ou seja, ter membros em idade escolar com frequência e bom desempenho nas atividades desenvolvidas na escola.

“Em 2018 nós batemos o recorde de acompanhamento das famílias que recebem o Bolsa Família em Teresina. Nossa cobertura chegou a 78%, enquanto que anteriormente a média girava em torno de 55% a 60%. E isso só foi possível graças à criação do cartão de acompanhamento e a essa conclamação que viemos fazendo para que as pessoas atendam a todas as condicionalidades do programa”, é o que afirma Samuel Silveira, secretário municipal de Assistência Social e Políticas Integradas.

Os beneficiários do Bolsa Família que estão em falta com a atualização do cadastro de Saúde têm até junho para regularizar sua situação. Caso contrário, o recebimento do recurso será imediatamente suspenso ou bloqueado. A recomendação da Semcaspi é que as pessoas não deixem para a última hora e compareçam o quanto antes para evitar problemas futuros.