Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Estudo: 'direitos autorais fazem livros desaparecerem'

Um estudo do professor de direito Paul J. Heald, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriu que há três vezes mais livros disponíveis na Amazon a partir da década de 1850 do que de 1950 pra cá. E isso acontece por causa do protecionismo das leis de direitos autorais do país.
Entitulado "Como os direitos autorais fazem livros e músicas desaparecerem", o levantamento conclui que as obras de domínio público, que estão livres para serem publicadas e comercializadas por qualquer um, estão mais propensas a permanecer no mercado.
Por outro lado, os títulos que pertencem a alguém (geralmente, editoras) enfrentam dificuldades por conta das poucas possibilidades de comércio. Há uma contradição entre o que pedem os donos de direitos autorais e a realidade, pois eles geralmente querem mais tempo até que a obra se torne de domínio público sob justificativa de que isso estimula o mercado.
Como revela o trabalho de Heald - que foi divulgado pela Fortune -, ocorre o contrário: há mais interesse por títulos que podem ser comercializados à vontade. Confira os dados, em inglês,�aqui�.