Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Trabalhadores exibem faixa e protestam contra reforma da previdência

Várias entidades sindicais se uniam durante a manhã de hoje (28), no centro de Teresina, para protestar contra a reforma da previdência social. Servidores do Instituto Federal do Piauí, dos Correios, servidores públicos, membros da OAB entre outras categorias estão concentrados em frente ao prédio do INSS, próximo à Praça da Bandeira, e devem fazer caminhada pelo Centro de Teresina.

Trabalhadores se reuniram em frente ao prédio do INSS, no centro. (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Marco Aurélio, secretário de formação do Sintertel (Sindicato de trabalhadores de Empresas de Radiodifusão e Televisão do Piauí), é um dos sindicalistas que estão à frente do Fórum de Defesa da Previdência, disse que o objetivo da manifestação é sensibilizar a população a respeito da reforma da previdência social. “Fazer com que percebam de que forma o trabalhador está sendo prejudicado por estas mudanças”, disse.

Marco destacou os direitos das mulheres. Segundo ele, a reforma quer igualar o tempo de contribuição da mulher com o do homem. “Não somos a favor. A mulher, por que a mulher trabalha até cinco horas além do homem, em horário extra comercial”, disse.

Marco Aurélio, secretario de formação do Sintertel: objetivo é sensibilizar população (Foto: Moura Alves/O Dia)

O professor Daniel Solon esteve na manifestação. Ele aponta que, além da reforma da previdência, é preciso informar a sociedade a respeito da nova lei sobre a atividade de terceirização, que permitirá que empresas usem servidores terceirizados para qualquer função dentro das organizações, além de liberar em vários setores do serviço público.

“Para além do protesto contra a reforma previdenciária, é preciso fazer também uma greve geral. Foi aprovado o dia 28 de abril como dia nacional da greve. Vai ser um momento de grande greve geral, para barrar a reforma da previdência e a proposta de terceirização, que é uma reforma trabalhista que foi feita sem qualquer diálogo com a sociedade”, disse Daniel Solon. 

Grande faixa diz "Luto pela previdência pública", estendida no prédio do INSS (Foto: Moura Alves/ O Dia)