Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Reveja o debate do Sistema O Dia com candidatos ao Governo do Piauí

Após as considerações finais, o debate foi encerrado! Agradecemos a você, que acompanhou este momento de discussão de ideias, tão salutar para a democracia. Continue acompanhando a cobertura das Eleições 2022 em todos os veículos de comunicação que fazem parte do Sistema O Dia de Comunicação. Boa noite!


Atualizado às 22h42

Ainda no último bloco, nas considerações finais, Silvio Mendes afirmou que ser candidato foi uma decisão bem pensada e pediu o voto do eleitor para mudar a gestão do Estado. Já Gessy Lima, iniciou a fala citanto um trecho do livro de Eclesiastes e disse vir de família simples. "Não vou conseguir rodar os 224 municípios do Piauí, porque nossa estrutura de campanha é pequena, a gente conta com o apoio de vocês". O último candidato a se pronunciar foi Rafael Fonteles. O candidato do PT afirmou que tem coragem para enfrentar esta campanha e que está para cuidar de gente: "garantir trabalho, estudo, acesso à água, à alimentação e que a população melhore de vida".


Atualizado às 22h33

O quarto e último bloco, ficou reservado para as considerações finais dos candidatos. Em 90 segundos, Gustavo Henrique abriu esse bloco, afirmando que é o único candidato a registrar em cartório as propostas de campanha. Já Coronel Diego reforçou o seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro e que pretende mudar a forma de gerir o Estado. Madalena Nunes ressaltou as propostas de campanha e agradeceu aos demais candidatos a senador e deputado federal que compõem a chapa.


Atualizado às 22h24

Ainda no terceiro bloco, Sinésio Soares, coordenador geral do Sindserm, questionou Rafael Fonteles (PT), sobre o cumprimento  da Lei Federal em relação ao piso salarial dos professores. Em resposta, o candidato afirma que  o Governo estado cumpre o piso nacional dos professores desde 2008 e continua em diálogo com os professores. Erick Riccely, presidente do Senatepi, pergunta para o Coronel Diego Melo (PL) sobre a valorização dos servidores públicos. Em resposta, Diego Melo destaca que os servidores públicos carregam o Piauí nas costas e que os cargos de nomeação livre do governador devem ser reduzidos. O economista Cezar Fortes destaca que 30% dos teresinenses são pobres e questiona o candidato Silvio Mendes (União Brasil) em relação ao tema. Sobreo assunto, o candidato informa que há muito o que ser feito e que fará diferente.


Atualizado às 22h21

O terceiro bloco foi de temas livres, com perguntas feitas por populares. A primeira pergunta foi realizada pelo empresário Ezequias Costa e a sorteada para responder foi a candidata Madalena Nunes. Ele questionou sobre o que poderia ser feito para evitar o loteamento de cargos. Madalena afirmou que vai tentar fazer diferente um governo diferente. Já Alzir Neto, presidente da Aprosoja, fez um questionamento sobre a importância do agronegócio para o Estado, que foi respondido pela Gessy Lima. Ela disse que muitas vezes o setor do agronegócio é culpado por questões relacionadas a falta de alimentos. Mas ela disse que não é culpa do empresário, a culpa da fome é do governo que falhou na assistência social. E que como governadora vai apoiar esse setor. Em seguida, Humberto Lopes, do Sindicapi questionou a estrutura e logística do Estado para ser respondido pelo candidato Gustavo Henrique. Ele afirmou que vai dar atenção à infraestrutura e voltar as balanças nas estradas, que disciplinam aqueles que querem transportar cargas além do peso permitido. Ele afirmou que pretende despolitizar esta pasta.


Atualizado às 21h49

No último embate do segundo bloco, Rafael Fonteles (PT) perguntou para Gustavo Henrique sobre educação. Gustavo respondeu criticando a gestão petista, especialmente no ensino superior, afirmando que houve problemas na gestão da UESPI. E Fonteles revelou que ainda na gestão de Regina Sousa, novos investimentos na área serão realizados.


Atualizado às 21h43

Na sequência, Gustavo Henrique foi sorteado para fazer a pergunta e foi sorteado também para responder. Como a organização do debate previa essa situação, foi feito um novo sorteio para definir quem responderia, e Silvio Mendes foi o selecionado. Ambos discutiram sobre as medidas adotadas no período da pandemia. E Silvio disse que Gustavo estaria sendo orientado por marqueteiros. 


Atualizado às 21h34

Na sequência, Gessy Lima (PSC) perguntou para Silvio Mendes (União Brasil) e logo em seguida, Rafael Fonteles (PT) foi o sorteado para perguntar à Gessy Lima. Em ambos os dois momentos, foram debatidas as questões econômicas do Estado, como o Distrito Industrial de Teresina e os índices de pobreza da população piauiense. Madalena Nunes (PSOL) debateu com Coronel Diego (PL) sobre a pandemia e seus efeitos na economia; ambos divergiram sobre as medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19, no período mais crítico da Pandemia.


 Atualizado às 21h16

Na rodada de perguntas entre os candidatos, Madalena Nunes (PSOL) abordou o tema Educação na pergunta para Rafael Fonteles (PT), sobretudo a greve dos professores da rede estadual. Na resposta, Fonteles afirmou que o Estado na gestão do PT deu um reajuste de 14% aos docentes do Estado e afirmou que não está satisfeito com o aumento e pretende dar mais. Na réplica, Madalena afirmou que os governos atuais (federal e estadual) são parecidos quanto ao tratamento dado à educação. Na tréplica, Rafael reafirmou que pretende dobrar o número de escolas de ensino médio e aumentar o número de alunos matriculados no ensino profissionalizante.


Atualizado às 20h54

Os candidatos Coronel Diego Melo (PL), Gessy Lima (PSC), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil) explanaram, no início do debate, as propostas do plano de governo e agradeceram ao Sistema O Dia pela realização do momento de confronto de ideias.


Atualizado às 20h30

Começou o debate! Sintonize sua TV no Canal 23.1. Você pode ouvir o debate pela FM O Dia 92,7. Ou se você preferir, continue acompanhando o Tempo Real aqui no Portal O Dia! Assista online através do link: https://www.televisaoodia.com.br/


O Portal O Dia começa agora a transmissão em tempo real do debate entre os principais candidatos ao Governo do Piauí, realizado pelo Sistema O Dia de Comunicação nesta quarta-feira (17). Aqui você poderá conferir, minuto a minuto, os principais pontos do debate e as falas dos candidatos. Participarão da sabatina o Coronel Diego Melo (PL); Gessy Lima (PSC); Gustavo Henrique (Patriota); Madalena Nunes (PSOL); Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil). 

O debate será  mediado pelo jornalista e apresentador do O DIA News, Douglas Cordeiro. Antes do debate, os candidatos participaram de uma live, transmitida no Instagram do Portal O Dia, e conversaram com o jornalista Otávio Neto sobre o que esperam do momento de discussão de ideias.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)