Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Sete candidatos ao governo já registraram candidaturas

Sete candidatos ao Governo do Piauí já registraram suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 10 nomes que foram aprovados em convenção para disputar o Palácio de Karnak, sete já aguardam o julgamento da candidatura pela Justiça Eleitoral. O prazo para registo de candidatura encerra às 19 horas desta quarta-feira (15). A partir de quinta (16) os candidatos já podem iniciar suas campanhas nas ruas.


Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (Foto: Assis Fernandes / Arquivo O DIA)


Até o final da tarde desta terça-feira (14), já haviam registrado candidatura Dr. Pessoa (Solidariedade), pela coligação “Mudar Para Servir Nossa Gente”; Luciano Nunes (PSDB), pela coligação “Piauí de Verdade”; Sueli Rodrigues (PSol), pela coligação "Poder Popular na Construção do Piauí”; Romualdo Seno (PSDC); Wellington Dias (PT) pela coligação “A vitória com a força do povo”; Elmano Ferrer (Podemos) pela coligação “Resistência pelo Piauí”; e Luciane Santos (PSTU).

Ainda faltam ser registradas  as candidaturas de Lourdes Melo (PCO), Fábio Sérvio (PSL) e Valter Alencar (PSC). 

Para o Senado, 14 candidatos já solicitaram os registros de suas candidaturas. Exatamente os candidatos ao Senado das chapas em que os governadores já apresentaram o pedido ao TRE. Entre eles estão 

Para o cargo de deputado federal, o Piauí tem, até o momento, 96 nomes com candidaturas cadastradas junto ao TSE, e para deputado estadual, 159 nomes. Vale destacar que o candidato que já tem seu nome na base de dados da Justiça Eleitoral não tem garantida a participação nas eleições gerais de outubro. Isto porque ele precisa cumprir todas as condições de elegibilidade que serão observadas durante a fase do julgamento de candidaturas pelo TSE. Só após esta etapa é que a candidatura é homologada.

São considerados como critério de elegibilidade o candidato possuir domicílio eleitoral no respectivo local onde vai concorrer, e estar filiado ao partido pelo qual lançou candidatura seis meses antes do pleito.