Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Manifestantes erguem boneco de Lula 'presidiário' em frente a triplex

Um grupo de pessoas realiza um protesto, nesta quarta-feira (24), em frente ao triplex, em Guarujá, no litoral de São Paulo, atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância por corrupção. Os manifestantes também inflaram, na Praia das Astúrias, um boneco do político como presidiário.

O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão. O magistrado entendeu que a construtora OAS pagou R$ 2,2 milhões em propina a Lula por meio da entrega do triplex e reformas no imóvel. O recurso é analisado por três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O grupo de manifestantes está disperso no calçadão da orla em razão do calor, mas o boneco inflável, semelhante a outros já posicionados em diversas regiões do país, chama a atenção de banhistas, moradores e turistas que estão na cidade. Muitas pessoas param para tirar fotos e gritam palavras de ordem contra o ex-presidente.

Na terça-feira (23), aproximadamente 50 pessoas se reuniram em frente ao Edifício Solaris, onde localiza-se, na cobertura, o triplex atribuído a Lula como recebimento de propina. Com faixas e cartazes, os manifestantes defenderam que o ex-presidente seja punido e que a Operação Lava Jato siga adiante.

O ato foi organizado pelas redes sociais. Assim como a manitestação realizada na véspera do julgamento do recurso, equipes da Polícia Militar e da Secretaria de Trânsito da cidade também acompanham o protesto desta quarta-feira. Segundo informações oficiais, não houve qualquer intervenção ou bloqueio no trânsito.