Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Falta de apoio entre prefeitos dificultou desempenho eleitoral do PTB


O ex-deputado federal e presidente do PTB no Piauí, Paes Landim, afirmou que o fraco desempenho do partido na eleição de 2018 foi decorrência de uma dificuldade do partido em vários estados brasileiros, a falta de apoio por parte de prefeitos, o que fez a sigla encolher em número de candidatos eleitos.

“O PTB sofreu um problema porque em alguns estados, como no Piauí, a maioria dos prefeitos não votou com o partido para federal, e isso atrapalhou a legenda com o Fundo Partidário e com o tempo de televisão, que são definidos por essa votação (...) infelizmente em todo Brasil perdemos espaço”, disse o presidente petebista.

Paes Landim foi diretamente afetado pelo problema apontado, já que não conseguiu renovar seu mandato de deputado, alcançando apenas a segunda suplência da coligação governista. Apesar disso, estima-se que pode retornar à Câmara Federal após o governador Wellington Dias (PT) definir seu novo secretariado com integrantes da bancada federal.

Contestado

Apesar das explicações quanto ao baixo desempenho eleitoral no último pleito, o deputado estadual Nerinho (PTB) voltou a defender a troca de comando na sigla. “O deputado Paes Landim é um excelente parlamentar, mas quanto ao partido, no momento oportuno iremos discutir. A minha posição continua a mesma, se ele ficar eu saio”, disparou.

O atual presidente do PTB, por sua vez, garantiu que permanece à frente do diretório estadual da sigla, mas disse respeitar a opinião individual de cada filiado. “Isso é um problema pessoal de cada um, não posso entrar no mérito da decisão”, finaliza.